Pride and Prejudice

Pride and Prejudice Jane Austen

Resenhas - Pride and Prejudice

Nicole 01/01/2022

Só um bando de pessoas andando de uma casa para outra
Se você leu o título dessa resenha e achou que eu escreveria algo negativo sobre Orgulho e Preconceito, achou errado. A primeira vez que tive algum conhecimento desse clássico da literatura foi em 2005/6, quando assisti a adaptação mais recente (com a atriz Keira Knightley).

Amei desde então, apesar de que só tenha vindo a ler a história de origem em 2017, aos trancos e barrancos, já que achei a história lenta até o ponto em que Elizabeth e seus tios chegam a Pemberley. Depois disso, terminei a leitura em 3 dias.

Mas agora falando especificamente sobre a edição em inglês da Penguin Classics (a qual li em 2021), eu decidi ter uma abordagem diferente da experiência de 2017: leria a história sem pressa, curtindo todo o humor da escrita de Jane Austen.

E funcionou. A introdução foi como uma reapresentação calorosa escrita por alguém que estuda Austen (e não tenho dúvidas disso).

Além disso, vi e revi várias vezes um vídeo usando falas do comediante John Mulaney para explicar o filme de 2005. É hilário e perfeito!

Vitoria Ondina 22/12/2021

Grandioso
Elizabeth é uma das protagonistas mais interessantes e corajosas que já li, não se deixando humilhar por ninguém de classe superior e não se calando diante dos argumentos prepotentes dos homens, ainda mais quando viessem dum lugar de interesse que ela não correspondia.
Já o Darcy, são as escolhas dele, após a metade do livro, a prova de seu bom caráter e percepção do ponto de vista da Eliza. Suas belas demonstrações de respeito e amor, apesar dos erros, má interpretações e infortúnios que partem do orgulho e preconceito semeado por ambos.

Como alguém que não se sente muito inclinada a leituras deste gênero, me surpreendi com tudo que Jane Austen conseguiu retratar nessa história; é muito mais do que um romance, e apaixonante neste ponto.

leaveme_here_ 21/12/2021

Amei reler esse livro que é um dos meus favoritos. A experiência foi incrível principalmente por poder ler em inglês e reler todas as partes que eu tanto amo.
Elizabeth sempre minha favorita e aprendi a amar ainda mais o Sr. Darcy.

bela 16/12/2021

Melhor livro da história e quem discorda tá errado. Esse livro me traz uma felicidade e um conforto que é inexplicável

rebecamarfim 13/11/2021

Muito, mas muito bom
Apesar de ter achado o desenvolvimento da história um pouco lento, eu gostei bastante da dinâmica entre a Elizabeth e o Darcy, eu torci muito por ela o livro todo e fiquei muito feliz com a conclusão da história.

duda 11/11/2021

Pride & Prejudice
Preciso admitir que eu tinha muito preconceito com Jane Austen, porque achava que os livros dela eram apenas romances bobinhos. Mas é muito mais do que isso, eu fiquei embasbacada com o tanto de atenção aos detalhes que essa mulher tinha, até as frutas que eles comem tem algum significado. Foi muito legal ler junto com outras pessoas, porque me fez refletir sobre algumas coisas que eu não conseguiria pensar sozinha. Eu também tinha muito medo de ler e não entender nada, até em português, mas eu li e inglês e tô muito orgulhosa de mim ? A contrução da personalidade dos personagens é incrível, e a crítica que ela faz através deles é genial. Obrigada Jane Austen por criar o único casal hétero que eu amo ? Elizabeth e Darcy são perfeitos demais, e a trajetória deles até chegar em amor, meu deus que coisa linda!! amo um enemies to lovers

sa 04/11/2021

uma coisa interessante sobre a globalização é o fato de que esse livro me conectou a tantas outras mulheres do mundo de diferentes épocas que também o leram, gosto de pensar nisso quando leio um livro conhecido mundialmente. eu gostei muito da elizabeth e queria que fossemos amigas. eu li em inglês e foi desafiador, aprendi bastante.

Bruna 27/10/2021

A simplicidade desse romence é gostoso de acompanhar. Não estou acostumada com esse tipo de leitura, mas valeu a pena.

doepic_angel 25/10/2021

É Orgulho e Preconceito! Acho que só isso faria com que eu não fizesse essa resenha, mas aqui estou ... Amo esse livro, Jane e Elizabeth são minhas garotas favoritas. Não só isso, mas eu adoro muito o relacionamento delas, elas não são apenas irmãs, são amigas também. E o que posso dizer sobre o Sr. Bingley e o Sr. Darcy? Eles são dois homens adoráveis à sua maneira. O Sr. Darcy tem esse 'lado difícil' que mostra primeiro, o que nos faz pensar que ele simplesmente não tem coração. E o Sr. Bingley é o cavalheiro mais fofo.

Ratinha de Biblioteca 16/10/2021

Ler no original um livro do século XVIII é muito desafiador! Mas a escrita não é difícil, apesar de ter um vocabulário um pouco diferente.

É muito interessante acompanhar a vida amorosa de Elizabeth Beneth e sua irmã Jane, numa época em que o único objetivo de uma mulher era o casamento e perceber que Eliza ou Lizzy queria mais! Ela queria amor e respeito pelo homem com o qual se casasse. Aos nossos olhos modernos isso é básico; para Jane Austen e seus leitores era revolucionário.

Barbara193 03/10/2021

De 1775 para 2021
Para uma pessoa criada em outro século, Jane Austen cumpriu com excelência na criação de mulheres fortes, com personalidades únicas e objetivos distintos. Por ser um clássico da literatura o livro atinge a meta de escrita e história. Para mim, no entanto, a leitura foi um pouco cansativa pelo tipo de literatura que tenho mais afinidade.

Beatriz Lorena 01/10/2021

Como descrever em poucas palavras uma obra que eu tanto amo?
Bom, sendo esta a primeira resenha que estou fazendo nesse aplicativo, não poderia deixar de prestigiar um dos maiores clássicos da literatura inglesa, que foi o "pontapé" inicial para me influenciar a ler outras obras de Jane Austen, e sem dúvidas, um dos meus favoritos que tanto eu amo. Orgulho e Preconceito continua sendo um sucesso literário; ainda que tenha sido publicado no início do século XIX, esse grande romance continua cativando e prendendo os leitores a uma história extraordinária. Ao contar a história da família Bennet, descrevendo costumes e comportamentos da época, o leitor é envolvido pelos acontecimentos em Longbourn, Hertfordshire e Pemberley, e se envolve também, com os pensamentos e ações dos personagens, principalmente no que se refere a Mr. Darcy(ele, com seu orgulho) e Elizabeth Bennet(ela, com seu preconceito). É impressionante a maneira como Jane Austen demonstra as ações e emoções de cada personagem de uma forma tão sutil e ao mesmo tempo tão reveladora, além da maneira que eles vão superando as barreiras que os separam. Sem sombra de dúvidas, é uma grande indicação de leitura, uma leitura verdadeiramente maravilhosa.

gi :) 26/09/2021

"In fact, I feel the opposite. I love you"
Eu nunca me canso dessa história. Eu já havia lido ela em português e ter lido ela em inglês foi uma experiência muito boa. A editora fez esse livro com uma escrita mais fácil e resumiu bastante a história com o objetivo de fazer com que as pessoas que estão aprendendo inglês consigam entender melhor. Esse foi meu primeiro livro que li em inglês e amei a experiência.

Carol.Hamano 16/09/2021

Amo
Sou suspeita pra falar, porque amo de paixão, mas é perfeito. Não tão complicado em inglês quanto eu achava também.

tessacarstairs 14/09/2021

Such splendid writing! I was captivated from the very beginning to the very end, this piece is indeed worthy of being so famous. Having watched the movie it was easy for me to think of the places and scenarios where events took place but if it wasn't for it, I wouldn't be able to and that's the only thing I regret in this entire book: it not having enough descriptions. Even that I can overlook as the story is so carefully constructed. But weirdly enough, that was a motive of disturbance and pleasure of mine because even if the descriptions were lacking (therefore i couldn't picture the scenes well enough) it allowed the story to be as straightforward as possible without losing its quality, which I can't help but admire.
Lizzie who displays strong personality and, at the same time, cordiality makes such a likeable main character, I love her. I am not a fan of the romance genre as I continuously find the themes that are explored in these kind of books very boring and of no originality, but I do have a different opinion of this. Everything is so well thought of. His gradual change of personality as he fall deeper in love with her and her change of attitude as she realizes what kind of person he actually is are part of a complex but subtle narrative that one cannot help but to feel attached to.
I was not yet finished with the reading when I started pondering on how much I wanted to read it wholly again