A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Larisse 13/06/2021

Achei complexo
Eu sempre achei a maioria dos livros do C.S. Lewis um pouco difíceis de ler, porque a escrita dele é muito refinada e, em alguns livros há muitas referências, mas nunca havia pego um livro que não consegui entender, até ler esse.

Esse livro começa com ele criticando um livro didático que chegou até ele para ser avaliado, chamado aqui de "Livro Verde", e à partir disso, Lewis delonga-se falando como a educação moderna tem contribuído para que o homem seja abolido.

"A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos."

Acho o C.S. Lewis um gênio, sempre adorei a forma como a escrita dele me faz pensar nos assuntos abordados nos livros que leio, mas esse foi demais pra minha cabeça. Quem sabe daqui a alguns anos eu volte pra uma releitura e consiga aproveitar melhor o livro.

Alex JR 20/06/2021

Sobre o livro
Esse livro é sensacional, aliás qual do CS Lewis que não é né ? Esse livro aborta assuntos como Relatividade da ética e moral , uma aula desses assuntos , além de edificar , nos ensina muito sobre esses assuntos que são muitos importantes nas nossas vidas.

Priscila.Senna 10/07/2021

Leitura bem densa e complicada mas muito bom, voltei várias vezes as páginas pra tentar entender. Muitos ensinamentos valiosos.

Carol851 11/07/2021

Necessário entender bem o contexto
Achei a leitura complexa porque Lewis fala de situações que parecem ser bastante específicas. Me pareceu um livro resposta, o problema é que eu não sei o que está sendo respondido. Mesmo tratando do relativismo, parece mais que o autor está falando para fatos que ocorreram pontualmente e que ele gostaria de responder especificamente, o que torna difícil acompanhar o raciocínio

Mayara945 11/07/2021

A abolição da moral humana
Leitura bem densa, cheia de referências a outros textos e autores. Com certeza carece de uma releitura rsrs

O livro relata sobre a tentativa do homem em ?dominar? a natureza, para isso, deixando de lado as leis morais (as quais o autor denomina de Tao) e seguindo suas próprias leis e instintos.
Todavia, Lewis aponta como essa é uma prerrogativa perigosa, uma vez que todo esse caminho só aponta para o domínio dos homens sobre os próprios homens, tendo a Natureza como instrumento de dominação.

Bruna 21/07/2021

Lewis inicia o livro falando sobre um livro que ele tem na estante e que decide chamar de ?o livro verde? para preservar assim o titulo do livro e o nome dos autores. Esse livro verde aborda uma teoria subjetivista em que o seu objetivo é tirar o sentimentalismo e emoções das coisas e torna-las apenas racional. Lewis critica isso e desenvolve seu livro a partir dessa teoria. No percurso, ele aborda temas complexos como moralidade sexual, preservação da sociedade e o domínio dos homens sobre os próprios homens.

Leitura confusa, parecia uma leitura comentada de outro livro com ideias complexas, porém soltas. É possível compreender o que ele quis expor, mas me parece que não foi a melhor forma de comunicar ao leitor.

Sandra452 23/07/2021

O que pode levar à abolição do homem?
Olá, amigos leitores!

Hoje quero compartilhar com vocês mais um livro do C. S. Lewis, um autor que, embora tenha uma escrita mais formal e complexa, eu amo!

"A abolição do homem" foi escrito em 1944 mas traz uma mensagem tão atual que fiquei impressionada!

Ele trata da questão da moralidade e dos valores universais, como o amor, o altruísmo, a benevolência, etc., e fala sobre como o abandono destes princípios pode levar à abolição do homem.

Lewis faz também uma análise de livros didáticos de Língua Inglesa e da influência dos professores na vida dos alunos e da sociedade como um todo, chamando-os de "Manipuladores". E tem gente que acha que a questão da "doutrinação" é um tema da atualidade...rs

A leitura, embora densa, é rápida. O livro tem apenas três capítulos e um apêndice com muitas citações interessantes relacionadas ao tema, de diversas culturas.

Para os amantes de Lewis, boa leitura!

DIÓGENES ARAÚJO 25/07/2021

Eita livro chato
Gosto muito de C.S. Lewis, mas esse é tipo um ensaio filosófico entediante.
Tive que ter muito poder de concentração durante a maior parte da leitura.

Davi Asafe 28/07/2021

Absoluto e real
Início de leitura muito complicada, mas depois engatou de vez e foi muito proveitoso. Passou muito fundamento e argumentos plausíveis sobre o que é absoluto dentro do nosso mundo. Achei sensacional quando ele traz a concepção sobre o domínio humano, onde na verdade é apenas uma manipulação daquilo que domina e controla. Outra visão muito empolgante foi sobre o relativismo, demonstrando que era fora do seu tempo. A mais pura verdade, o relativismo nada mais é que uma visão ideológica sobre o que a humanidade quer que seja o absoluto. Então, super recomendo a leitura, mas a dica que dou é a concentração. Leia!

Ju de asgard 30/07/2021

Um livro super interessante e reflexivo embora a sua leitura seja um pouco demorada, pois é um pouco complicado a leitura algumas vezes e preciso reler várias vezes a mesma parte pra entender

J.v 30/07/2021

O dito "difícil" entre as obras de Lewis
Abolição do homem fica entre as leituras mais difíceis que fiz, mas ao mesmo tempo fica entre as mais necessárias. Neste que seria o dito "profético" entre as obras de Lewis é o necessário para o nosso presente momento, Lewis faz críticas duras acerca de um livro didático para estudantes da fase final da educação inglesa, mas que é possível fazer diversos link's com a nossa educação brasileira, ressalto que a leitura é um pouco complexa (dou a dica de olharem o apêndice antes do cap 01) mas, se lido com cuidado se torna de extremo aproveitamento.

Bruno 04/08/2021

Muito atual
É bem complexo conseguir enxergar qual o cerne dos ensaios desse livro, mas eu consegui entender algumas coisas, e achei muito atual. Se Lewis fosse de nossa época e retratasse a sua visão sobre os fatos de doutrinação e ideologias diversas que vão contra aquele que ele defende no livro o "Tao", esse livro teria umas mil páginas.
O apêndice é excelente pois sintetiza através de versos, provérbios e frases, oriundos de diversas culturas aquilo que ele defende, como uma moral básica, universal, difundida simultaneamente entre diversos lugares na antiguidade mas de forma não colaborativa. E era isso que era atacado pelo livro verde e outros, a criação e imposição de algo não natural.

CaiqueSGarcia 09/08/2021

Difícil
Um livro que foi bem difícil de ler pelo menos para mim que não tenho consolidado o hábito da leitura. É necessário prestar muita atenção nas analogias de Lewis a cerca dos temas de Educação, Política, Moralidade e A Corrupção do Homem.

Braulio 14/08/2021

Curto, denso e instigante
Resolvi comentar por conta do grande número de comentários negativos.
Não será uma resenha ou resumo, apenas minhas impressões.

Para mim o 3 capítulo funcionou muito bem.
Os outros dois são complementares.
O apêndice é super interessante.
Precisa ser lido e relido para ser compreendido. Não adianta leitura rápida ou "dinâmica".

Difícil é sim.
Genial? Também achei.

Pela quantidade de comentários positivos e negativos mostra que não é de fácil entendimento.

Para mim valeu muito a pena a leitura.

"Cada novo poder conquistado PELO homem também é poder SOBRE o homem"