Le cose che non ho

Le cose che non ho Grégoire Delacourt




Resenhas - A Lista dos Meus Desejos


47 encontrados | exibindo 46 a 47
1 | 2 | 3 | 4


Karini.Couto 19/04/2013

A Lista dos Meus Desejos foi uma surpresa, não esperava uma leitura tão fluente e que me prendesse tanto. A história me encantou e pude me identificar com Jocelyne em alguns momentos! Com uma abordagem suave o autor me ganhou e conseguiu tornar A Lista dos Meus Desejos um dos melhores livros lidos desde o início de 2013!

Jocelyne é uma mulher que se vê mergulhada em uma vida pacata marcada por acontecimentos que a marcaram profundamente e percebe que aos poucos ao longo de sua vida foi deixando de lado seus sonhos e desejos. Ela não pode reclamar por inteiro, pois sua vida é estável mesmo sendo um pouco ensossa! Jo aprendeu a apreciar os pequenos momentos do dia a dia, da rotina.

Jocelyne está acima do peso, e encontra-se casada com um homem de nome Jocelyn, possui dois filhos adultos que seguiram seus rumos na vida! Seu marido é um homem comum, trabalhador, mas que não tem aquele interesse que deveria por Jo. Ele não a procura na cama e passa suas noites na frente da tv ou com os amigos batendo papo. Jo vive na mesmice de sua rotina indo de casa para seu pequeno negócio, um armarinho onde vende linhas, botões e afins. Ela cria um blog "dedosdeouro" onde publica diariamente sobre costura e etc.
Apesar de Jo não ter sua vida como gostaria, ela aprecia os bons momentos e a tranquilidade em que vive e não deseja alteração alguma em sua rotina.

Ao longo da curta narrativa o autor nos apresenta Jocelyne de maneira íntima, nos conduzindo pouco a pouco por seus anseios antes e após ganhar 18 milhões na loteria.

Jocelyne não sabe o que fazer com o dinheiro e receia que ele possa causar transtornos irreparáveis em sua vida e é por isso que resolve manter o fato em segredo e cria a Lista dos desejos aonde vai colocando e tirando o que poderá fazer com os 18 milhões.
E de fato essa quantia acaba trazendo muita tristeza e grandes mudanças em sua vida!

Dinheiro não traz felicidade ele pode colaborar para que consigamos bens materiais, mas a felicidade está nos pequenos gestos, no sorriso do seu parceiro, em sermos surpreendidos com carinhos ou cuidados quando não esperamos, em sermos apreciados pelo que somos e não pelo que possuimos.

O livro é de uma delicadeza fantástica que nos envolve e nos faz sentir com Jo cada golpe que a vida lhe traz!
Confesso que chorei ao término dessa leitura!

Com essa leitura pude ter a certeza mais uma vez que às vezes temos TUDO e não percebemos e sempre estamos querendo mais, desejando mais.. Estamos sempre insatisfeitos com o nosso dia a dia e muitas vezes deixamos de dar valor aos pequenos detalhes, àqueles que parecem banais, aqueles dos quais reclamamos.. E infelizmente em alguns momentos perdemos aquilo que mais amávamos na vida por conta de burrices, ambições e desejos que na verdade eram pequenos diante daquilo que não possuímos mais!

Concordo plenamente com um trecho do livro que diz:

"O amor tolera mais facilmente a morte que a traição"
Pág.134


E é com esse pensamento que me despeço de Jocelyne e de vocês queridos leitores!
comentários(0)comente



Raffafust 13/04/2013

Quem nunca passou por uma csa lotérica viu aquele anúncio de " Mega sena acumulada" e mesmo sem jogar - ou jogando - começou a fazer planos do que faria com tanto dinheiro? A protagonista desse livro é uma francesa de 47 anos que nunca nem sonhou ganhar na loto. Conforme ela mesma narra, ela se acostumou com a vida na pequena cidade de Arras, casada com um funcionário de uma empresa de sorvete, mãe de 3 filhos sendo que um morreu logo após o nascimento e os outros 2 já saíram de casa e dona de um armarinho que lhe dá pouco lucro por mês.
Desde que casou e teve filhos ganhou formas avantajadas e sabe qeu seu marido sonha em ter alguém mais jovem do que ela e mais bonita de corpo, não que ele tenha lhe falado, mas ela sabe. Sabe também que o sonho dele é ter um carro esporte, a coleção toda de dvds do 007 e alguns outros artigos que com o que ganham ele raramente o terá. Mas se orgulha do marido trabalhador que ainda faz um curso tarde da noite para quem sabe virar gerente da fábrica um dia.
Ao lado de 2 solteironas que já ganharam na loto uma vez um prêmio não táo grande como de costume são os prêmios, ela acha que as amigas só andam com ela pra se sentirem mais bonitas.
Acho que esqueci de falar que Jocelyn é casada com Jocelino, até ela acha graça mas é uma das poucas vezes que acha graça da vida, de resto ela se lamuria o livro inteiro, inclusive da falta que sente da mãe já falecida e de ter que lidar com o pai que só lembra das coisas por 6 minutos, de resto não a reconhece.
A vida dela é isso até resolver por incentivo das amigas jogar na loto, e logo ela ganha os 18 milhÕes de euros tão esperados.
O que você faria?
Bem, nossa protagonista não faz nada, ela faz sua lista calada e não conta sequer para o marido que ganhou o tal prêmio.
Daí pra frente tenho medo de contar spoilers, mas como já podeos imaginar nem sempre o dinheiro nos traz somente felicidade, muitas vezes ele faz com que vejamos o real caráter das pessoas que nos cercam.
"A lista dos meus desejos" não é um livro de lições de moral, de uma história linda de emocionar e sim uma espécie de verdade, a verdade de Jo, que aos 47 anos mesmo rica vê que nem tudo é o que parece ser! Gostei tanto desse livro, da forma como o autor nos apresenta Jo que fica difícil explicar o como essa personagem me ganhou em poucas páginas, acho que porque ela seja como muitas de nós somos, ela vê os erros, o lado ruim das coisas nela mesma e nem sempre está certa sobre a força ou os valores que tem si mesma.
Jo é lindamente forte pode dentro e por fora! Amei esse livro!
comentários(0)comente



47 encontrados | exibindo 46 a 47
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR