A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Pam 17/04/2021

Releitura a revolução dos bichos
Li esse livro pela primeira vez quando eu era bem mais nova, acho que por isso acabei deixando muita coisa passar despercebida.
Ler agora, depois de muitos anos, foi uma experiência totalmente diferente.
A narrativa é extremamente envolvente, com personagens cruéis, bondosos, sábios e ignorantes, que através deles Orwell conseguiu propor reflexões duras e pertinentes sobre problemas que estão presentes na nossa sociedade até hoje. Considero essa uma leitura obrigatória para todos! (é um livro bem curtinho, portanto, nem vai tomar muito do seu tempo)

Acabei fazendo diversas marcações durante a leitura porque MEU DEUS, QUE LIVRO GENIAL!!!!
Enfim, termino essa resenha com uma pergunta: será que para sempre viveremos essa troca de 6 por meia dúzia?! (entendedores entenderão rs)

E aqui vai uma de suas famosas frases também:
?Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.?
Pam 18/04/2021minha estante
EU PRECISO LER 1984 LOGOOOO

Natália Simião 23/06/2021minha estante
Esse livro é um dos meus favoritos da vida! ?????
Muito aprendizado!

Pam 28/12/2021minha estante
Concordo, Natália

Aione 18/01/2021

A Fazenda dos Animais foi o livro que consagrou George Orwell. Publicado originalmente em 1945, o romance satírico se valeu da alegoria para criticar o totalitarismo do governo de Stálin, pretendendo ser uma história simples e de fácil compreensão para qualquer público. Apesar disso, a obra deixa margem para inúmeros questionamentos e controvérsias, tendo sido erroneamente utilizada pela crítica conservadora, desde sua publicação, como propaganda de suas convicções, desconsiderando a filiação socialista do autor. No Brasil, o livro até então havia sido publicado como A Revolução dos Bichos, ganhando nova tradução pela Companhia das Letras ao final de 2020.

Os animais da Fazenda Solar se organizam para uma rebelião ao ouvirem os ensinamentos de Major, um velho porco que, após um sonho, decide compartilhar suas reflexões com os demais animais, antes de morrer. Major percebeu o quanto os animais são explorados pelos humanos, produzindo tudo o que é consumido pelos Homens, mas sem ter acesso a essa produção. Assim, quando os humanos são expulsos, a fazenda passa a ser a primeira unicamente comandada por animais, que se consideram iguais e compartilham do que produzem. Contudo, quando os porcos, que haviam liderado a rebelião, passam a reorganizar a fazenda a fim de aumentar sua produtividade, novas hierarquias começam a surgir e a dinâmica entre os animais se alterna, distanciando-se cada vez mais do ideal inicialmente proposto.

Assim como pretende ser, a leitura de A Fazenda dos Animais é ágil. A linguagem é direta e clara, bem como os personagens representam tipos, sem haver um aprofundamento em suas personalidades. Assim, a Revolução Russa é brevemente recontada, simplificando seus acontecimentos para torná-los compreensíveis, transpondo Karl Marx na figura do Major, e Stálin e Trotsky nos porcos Napoleão e Bola de Neve, respectivamente. Dessa forma, os artifícios típicos de um governo totalitário em ascensão ficam visíveis e funcionam como um alerta, havendo destaque para a manipulação da verdade. Os ideais propostos aos poucos são distorcidos, e os animais considerados menos inteligentes acabam por acreditar no que é dito a eles por confiarem em suas figuras de liderança. Contudo, se o propósito do romance é demonstrar a instauração de um governo totalitário, o que soa desesperançoso pelo óbvio fracasso de um ideal perdido, a última frase da narrativa reacende a chama da rebelião, na qual Orwell ainda crê: é a consciência da própria condição que leva à mudança.

Acredito que, mais até do que a história em si, o que muito me interessou em A Fazenda dos Animais foi a leitura crítica que acompanha essa edição. A inclusão do prefácio do autor à edição ucraniana de 1947 traz certa luz ao texto e rebate muito do que foi propagado pela crítica conservadora, uma vez que o autor reafirma seu descontentamento com o totalitarismo de Stálin, mas defende sua crença no Socialismo. Segundo ele, o que foi feito na URSS distanciou-se completamente do que poderia ser considerado, de fato, socialista. Além desse prefácio, a nova edição da Companhia das Letras traz posfácio de Marcelo Pen, bem como um compilado de ensaios críticos sobre a obra publicados ao longo dos anos. Cada um desses textos analisa uma diferente perspectiva do romance apontando tanto suas controvérsias quanto seus pontos altos, além do perigo contido em leituras redutoras, que partem da simplificação proporcionada pela alegoria sem se aprofundarem, podendo ocasionar interpretações imprecisas, senão incorretas. Cada ensaio certamente permite a percepção de uma nova camada na obra, demonstrando o quanto ela vai além da “fábula satírica” como muitas vezes é apresentada.

A própria questão da escolha do título em português interessa por si só e é debatida no posfácio. Se o anterior A Revolução dos Bichos apontava para a ação, para o ato da revolta, o novo A Fazenda dos Animais — mais próximo do original — refere-se ao local onde a ação é centrada — o que soa mais próximo do enredo, visto que a rebelião acontece logo nas primeiras páginas e o romance trata, na verdade, do que acontece após a ela. Além disso, foi interessante compreender as condições de recepção da obra quando primeiramente traduzida em 1964, em meio ao contexto do Golpe Militar, cujo interesse era mais por seu potencial como ferramenta psicológica anticomunista do que por relevância literária ou comercial, como aponta Marcelo Pen. No posfácio, também, são demonstradas algumas das diferenças entre a primeira tradução e a atual, de Paulo Henriques Britto.

No geral, adorei A Fazenda dos Animais como romance, cuja leitura foi certamente enriquecida pelo aparato crítico disponível na nova edição da Companhia das Letras. Além disso, o projeto gráfico está belíssimo, que inclui, além da capa dura em tecido, uma seção exclusiva com diversas capas da obra ao redor do mundo desde sua publicação.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/01/13/resenha-a-fazenda-dos-animais-george-orwell/

Letícia 04/05/2024

Me arrependi de não ter lido antes!
Com uma escrita simples e história apresentada em forma de fábula, George Orwell nos coloca para refletir a respeito da ganância humana e como o poder pode subir cabeça até mesmo dos que inicialmente aparentam ter uma boa intenção.
A construção dos personagens é muito boa, mesmo sendo bem curtinho. Você consegue ver a crescente de forma gradual e bem encaixada nas situações.
Gostaria muito que as pessoas lessem sem ficar colocando ideais políticos e sem fazer comparativos com questões dos dias atuais. Assim é possível que você aproveite a leitura de uma forma bem mais clara.
Recomendo fortemente a leitura, não irá se arrepender!
Apenas 04/05/2024minha estante
Muito bom, né?

Mica.0 04/05/2024minha estante
eu abandonei esse mais ou menos na metade.. vou voltar a ler

MonirA.Vieira 04/05/2024minha estante
Esse livro e incrível!

Apenas 04/05/2024minha estante
É um livro daqueles que pode ser lido como uma fábula ou como uma alegoria fazendo críticas profundas dentro de um contexto histórico

David 26/11/2022

QUE LIVRO!!!! com certeza TOP #1 2022!!!!

aqui, Orwell narra uma história onde se pode constatar uma característica que já foi denunciada por Maquiavel : o homem é um ser corrupto e volúvel. no contexto do livro, os porcos.

" as criaturas do lado de fora olhavam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos e dos porcos para os homens mais uma vez, mas já era impossível dizer quem era porco, quem era homem. "

mnk0 05/07/2021

Macarrão
"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem,de um homem para porco e de porco para um homem outra vez;mas já era impossível distinguir quem era homem ,quem era porco".

Desde que a blibiotecaria me deu esse livro eu pensei eu vou ler esse livro sabendo que vou ter q reler daqui alguns anos,pq eu não posso fingir q não fiquei meio confusa pois esse livro fala sobre política.

Mesmo assim achei um livro muito bom e realmente divertido de ler por isso avaliei como 4 estrelas.

Agr bora almoça?

jessylins 23/04/2021

Maravilhoso
Livro para ler num fôlego só, leitura fluída, totalmente atual e essencial na sociedade de hoje.

Queria Estar Lendo 21/01/2021

Resenha: A Fazenda dos Animais
Estou com a crescente sensação de que resenhar A Fazenda dos Animais não vai raspar o tacho da grandiosidade que tem nessa história. A obra de George Orwell faz, brilhantemente, tantos paralelos com políticas socialistas e críticas ao totalitarismo, que se tornou uma favorita em pouco mais de uma hora de leitura.

Este e-book foi cedido para resenha pela Companhia das Letras através do NetGalley.

A Fazenda dos Animais é uma sátira política que fala muito sobre totalitarismo de maneira bem simples, quase desenhada. Na história, os animais da Fazenda do Solar decidem se rebelar contra o Sr. Jones, o humano que toma conta de tudo e, com sua rebelião, conquistam a fazenda e as terras para si.

A princípio, o paraíso parece ao seu alcance, mas logo a ambição e a sede de poder tomam conta de alguns entre os animais, ameaçando a ordem pacífica em um formato de controle bastante semelhante ao que experimentavam quando eram liderados pelo humano.

A Fazenda dos Animais é uma crítica aberta e ferrenha à ditadura stalinista e traz discussões bastante lúcidas a respeito de revoluções, conquista de meios de produção e de como, eventualmente, a corrupção pelo poder vai encontrar o elo mais perturbado e desesperado por ela.

George Orwell conta uma história simples através dos bichos da fazenda, mas faz isso de maneira tão brilhante e educativa que esse se tornou rapidamente um dos meus livros favoritos. Eu nunca tinha lido nada do autor, mas coloquei 1984 na minha meta de leituras de clássicos para 2021 exatamente por considerar o autor um dos mais importantes da literatura mundial.

A maneira com que a história conversa com o leitor, apresentando seus animais e suas posições na fazenda - aquele que é o mais forte, mas também o mais influenciável; aquele que questiona em silêncio, mas permanece em cima do muro por capricho; aquele que bate de frente com a corrupção e é abertamente punido por isso; o tirano; o rebelde; o líder e o mártir. Pouco a pouco, o cenário deixa de ser uma fazenda e se torna a História do mundo.

É nítida a maneira com que Orwell aponta o dedo para a ditadura de Stálin e o caos que trouxe ao pegar ideais brilhantes e transformá-los num meio de opressão, encobrindo essa opressão com patriotismo e falsos cuidados.

Tal como na História, o ditador aqui - um dos porcos chamado Napoleão que se ergue no poder em um golpe e ali permanece através da força bruta e da manipulação de mídia e de discurso, como tantos outros ditadores também fizeram - influencia as mentes mais influenciáveis e oprime aquelas que tentam questionar. Não apenas através da violência, mas também desacreditando, plantando mentiras, usando seus informantes para fazer com que os questionadores desviem o olhar de onde realmente importa.

Lentamente, os oprimidos se tornam opressores; os porcos assumem sua posição como líderes dessa nova sociedade e, pouco a pouco, se tornam uma sombra dos humanos que juraram destruir.

"Já era impossível saber quem era homem e quem era porco."

É tudo tão brilhante que fica difícil explicar em uma resenha. Para um livro tão curto - 136 páginas nessa edição da Penguin Companhia, contando com o prefácio de Morris Dickstein, onde se analisa muito a respeito de passagens dos textos originais e das analogias que Orwell tão brilhantemente expôs em sua história.

Diferente de 1984, que é descrito como uma obra muito mais pesada e demorada, aqui a mensagem é simples e limpa, clara em toda a sua crítica.

A tradução de Paulo Henriques Britto está maravilhosa. Eu não li o original, mas o trabalho do tradutor me afundou na história de tal maneira que me senti parte da fazenda, sofrendo pelos animais, pela opressão silenciosa, pelas manipulações e corrupções e eventualmente, pelo banho de sangue que se seguiu.

Eu provavelmente não raspei a base de tudo que esse livro questiona e comenta e satiriza, mas eis um pedacinho do que senti lendo - e o comentário de que vou continuar estudando e entendendo mais a respeito das obras do Orwell pelo tanto que ele me fisgou aqui.

Do início ao fim, A Fazenda dos Animais é uma aula e abre espaço para debates importantes. É um livro impactante e extremamente atual, como muitas sátiras políticas que refletem histórias que tendem a se repetir; mesmo que não no mesmo nível brutal, mas é impossível ler as mentiras espalhadas entre os animais e as ladainhas criadas pela "mídia" dos porcos sem reconhecer isso no governo que estamos vivendo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/01/resenha-fazenda-dos-animais.html

EduardoBragga 31/03/2024

Uma propositiva analogia
?Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros?. Uma leitura rápida, provocativa e cheia de frases feitas que nos fazem (re)pensar comportamentos e os impactos do sistema que estamos inseridos.

Mrdeescorpiao 24/03/2021

Uma analogia sobre a prepotência da raça humana.
Animais cansados das injustiças causadas pelos humanos, decidem se revoltar.

Uma crônica com tom humorístico, que nos faz pensar.

Acho que passei mais raiva do que qualquer outra coisa, durante a leitura desse livro!
Ver alguns animais (porcos) infligindo os mesmos sofrimentos que os humanos, nos outros animais, fez o meu sangue subir.
Sei que é apenas uma história (completamente irreal, até porque animais são seres irracionais), mas ao mesmo tempo, a gente consegue fazer vários paralelos com a nossa realidade, e isso causa raiva e tristeza.

A falta de conhecimentos, nos faz alienados, cegos. As vezes, estamos com a realidade escancarada diante de nossos olhos, mas preferimos não ver, ou florear tal realidade, da maneira que nos soar mais convincente.
George Orwell escreveu essa crônica em 1945, mas ela continua atual. O que é bem triste, pois só nos mostra, que não evoluímos em nada!

Enfim, esse é um ótimo livro, e já ganhou um lugar de favorito no meu coração! E com certeza, irei ler outras obras desse autor memorável!
Michele.Matos 24/03/2021minha estante
O foco do livro é o sofrimento infligido pelos semelhantes. No caso, a analogia é a violência de seres humanos contra seres humanos. O autor mostra todo o processo de regimes totalitários, desde a sedução, a revolta e o domínio do autoritarismo.

Deise 24/02/2021

Quanto mais eu lia, mais queria que Napoleão e Garganta virasse bacon
?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.?

?O trabalho é estritamente voluntário, mas qualquer animal que se abstenha dele terá sua ração cortada pela metade.?

"De certa maneira, era como se a granja tivesse ficado rica sem que nenhum animal houvesse enriquecido ? exceto, é claro, os porcos e os cachorros."

"1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal."

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."
Joel R. 25/02/2021minha estante
Todo mundo fala que é um livro essencial ! ?

Clayton Exarius 25/02/2021minha estante
Eita agora q eu leio mesmo!

Deise 25/02/2021minha estante
Ele é muito bom. Até agora estou refletindo sobre o assunto.

Bruna 23/07/2022

Atemporal
Um livro que retrata perfeitamente o cenário brasileiro atual. Uma leitura dura e que muitas vezes embrulha o estômago.

A ganância,a busca pelo poder e a soberba são e sempre foram o grande mal do mundo. O autor retrata com exatidão o tempos sombrios que vivemos.
Renata.Ferreira 23/07/2022minha estante
A ideia da história ser cíclica com certeza é enfatizada por esse livro. Me senti nauseada na maioria dos capítulos, mas também extremamente admirada por como Orwell conseguiu retratar praticamente todas as revoluções em uma fábula.

Bruno 23/07/2022minha estante
Falou tudo. O final é bem impactante. ?

DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Anna 20/12/2021

Os burros vivem muito.
Apesar de ser um livro relativamente curto, o seu conteúdo é imenso. É uma leitura densa ao mesmo tempo em que é de fácil entendimento. No decorrer das páginas pude estabelecer diversos paralelos com a contemporaneidade, o que é terrivelmente preocupante dado o período histórico no qual revolução dos bichos foi publicado. George Orwell foi certeiro em pouquíssimas páginas, apesar de ser uma fábula é tão condizente com a realidade que dá medo. Tenho 1984 aqui, sua obra de maior prestígio, após essa leitura me sinto mais curiosa para lê-lo.

maria 02/09/2021

Um ótimo livro
Eu adorei esse livro, essa sátira é sensacional, é um livro educativo e sem ser tedioso. É bem fácil de ler e pode ser lido bem rapidinho também.
Ceci 02/09/2021minha estante
To pensando em ler, amg

Rhayssa Andrade 02/09/2021minha estante
Já li há um tempo !! É um livro maravilhoso, atemporal !

Dika 02/09/2021minha estante
Realmente, muito gostoso de ler, história bem pensada, com humor, que nos faz refletir muito

sarah506 02/09/2021minha estante
eu abandonei esse livro, achei a leitura mto chata :(

NAY 02/09/2021minha estante
Li para a escola , depois pra faculdade , depois pq queria ler kkk acho que sempre dar pra tirar uma lição desse livro.

Rhayssa Andrade 02/09/2021minha estante
Sarah, é densa mesmo mas vale muito a pena a leitura.

Flavio - @geekcorp303 17/06/2021

Incrível
George Orwell o sr. foi perspicaz, em?!
Olha, esse livro é surto atrás de surto, onde que você iria ler um livro que se passa pelo ponto de vista de animais, que acabam se metendo em um grande ditadura?
Aqui temos um exemplo claro de como alguns indivíduos são tão baixos e podem corromper a sociedade para benefício próprio, como a manipulação de informações, e da "lei" pode ser tão fácil para aqueles que estão no poder.
Orwell esfrega na nossa cara a importância de estudar, e de como muitos governantes não querem isso para o povo, pois sem estudo eles conseguem fazer o que bem desejarem com o população, e que eles sempre vão da um jeito de fazer tudo aquilo que abominavam antes de conseguir o poder, porque o importante é o status, e se manter bem, já que você pode ne?!
E fazer toda essa crítica com a temática dos animais foi uma sacada sensacional, apesar de ser um tema mais pesado, o autor conseguiu passar a mensagem de uma forma leve, dinâmica e rápida, enfim uma fabulazona maravilhosa pra gente se esbaldar, vem você também se estressar com esses porcos safados, vai ser divertido, eu prometo!! Livro 5 estrelas e favoritado!!!!
MarcelleC. 17/06/2021minha estante
Tá na minha lista, mas depois de 1984, preferi algo mais ficção mesmo. ?

Flavio - @geekcorp303 17/06/2021minha estante
Deixa a vida real pra depois Hhahahahahaha