O Alquimista Paulo Coelho
Ota

Resenhas - O Alquimista

Vivi 23/08/2021

O Alquimista
Queria ler mais livros de autores brasileiros e posso dizer que já comecei bem. O livro é leve e o personagem passa por várias aventuras que faz a gente entender e pensar sobre várias situações diárias. Gostei bastante, espero ler mais livros do autor!

Stephanny.Manini 28/12/2020

“Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.”
Um livro que te faz refleti sobre a vida e como é importante não desisti do que você quer pois até o universo vai conspirar para te ajudar.
Super recomendo e ando apaixonada com a escrita do Paulo Coelho.

roses in winter 20/12/2021

o alquimista - 2021
leitura fácil e rápida, gostei. recomendo, é um livro que eu compraria para na ter na minha estante, tanto que comprei.
cinco estrelinhas. :)

Estela M 07/03/2024

Eu levei para un lado mais religioso justamente por conta da minha religião, porém é claro que o livro incentiva muito essa questão de sair da bolha, acreditar nos sinais e etc. Confesso que achei meio confuso o objetivo do livro no início, porém você vai se acostumando com a leitura e aos poucos vai entendendo o significado.

Sté 31/08/2021

Alma do mundo
Paulo Coelho estudou por 11 anos a misteriosa arte da alquimia. Para ele "O Alquimista" é um livro simbólico, feito após anos de aprendizado com grandes mestres na área, no qual obteve descobertas que vão muito além do típico intento do alquimista de "tranformar metal em ouro" ou descobrir o "elixir da longa vida".
O livro traça a trajetória de Santiago, um pastor de ovelhas de Andaluzia, que já havia abdicado de seus estudos como padre, para poder viver pelos campos da Espanha com suas ovelhas.
A partir dalí, o pastor vai iniciar uma jornada em busca de um tesouro próximo as pirâmides do Egito, que lhe foi apresentado em um sonho por de duas vezes. Ele conhece uma cigana, um rei, um vendedor de cristais, um inglês, uma moça e o Alquimista, ao longo de sua busca pela realização de sua Lenda Pessoal e a compreenção da Alma do Mundo.
O livro é estremamente simbólico, e, ao fim, um diáligo bem filosófico e mais do que isso, dotado de teor pscológico, me fez pesquisar. A expressão "Alma do Mundo" utilizada diversas vezes pelo autor, é o que Carl Gustav Jung (psiquiatra e psicoterapeuta suíço) chamou de "Inconciente coletivo", uma mergulho pela camada mais profunda de nossa psiquê, alterando nossa compreenção de mundo.
"E o rapaz mergulhou na Alma do Mundo, e viu que a Alma do Mundo era parte da Alma de Deus, e viu que a Alma de Deus era sua própria alma. E que podia, então, realizar milagres", p. 159.
Em muitos momentos senti os mesmo ideais de "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder e "O Pequeno Principe" de Saint-Exupéry. O mesmo teor filosófico sobre o homem em relação ao mundo.
No fim, o jovem percorre o deserto do Saara e o que descobre é fascinante...

"-Meu coração tem medo de sofrer - disse o rapaz para o Alquimista, uma noite em que olhavam o céu sem lua.
-Diga para ele que o medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E que nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade", p. 140

diliterando 22/10/2023

Pg: 176
"
????
QUOTES:
- "E a interpretação é esta: você deve ir até as Pirâmides do Egito. Nunca ouvi falar delas, mas se foi uma criança que lhe mostrou, é porque existem. Lá você encontrará um tesouro que lhe fará rico."
- " As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las."
- " A alma do mundo é alimentada pela felicidade das pessoas. Ou pela infelicidade, inveja, ciúme. Cumprir sua lenda pessoal é a única obrigação dos homens. Tudo e uma coisa só. E quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo."
- " As pessoas aprendem muito cedo sua razão de viver - disse o velho com uma certa amargura nos olhos. Talvez seja por isso que elas desistam tão cedo também.
- " Quando você deseja uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la, havia falado o velho rei."
- " Quanto mais se chega perto do sonho, mais a Lenda Pessoal vai se tornando a verdadeira razão de viver."
-" Quando se ama, as coisas fazem ainda mais sentido."
-"Tudo que acontece uma vez poderá nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, certamente acontecerá uma terceira."
-"Não tenha medo do sofrimento, pois nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca dos seus sonhos."

@LuanLuan7 27/03/2022

O famigerado livro do mago.
Serei cancelado pela patrulha literária por ter lido uma obra de Paulo Coelho?
Parece bobagem mas essa é uma dúvida pertinente.

O livro é poético e exotérico. Tem um arco simples, mas repleto de pequenas histórias.

O enredo trata da viagem em busca de um tesouro, empreendida por Santiago (o ?rapaz?). Começa na Espanha e ?termina? no Egito. No decorrer da trama ele conhece diversas pessoas e enfrenta vários desafios, como: a decepção na feira, a loja de cristais, a viagem ao oásis, o amor de uma mulher do deserto, a guerra inesperada e a travessia do deserto.

O clímax da obra surge de forma inesperada, com tempestade de areia e poderes místicos que lembram x-man (risos).

O final contém um plot que eu, realmente, não esperava.

No geral, não encontrei nada que justifique o ranço que surge à simples menção do nome Paulo Coelho.

Seja pela simplicidade da obra, metáforas, frases clichês, pelos ?erros? de concordância (cadê a licença poética?) enfim? nenhum dos problema encontrados são justificativas razoáveis para tamanho descrédito.

Enfim, uma pena. Certeza que se ele fosse um autor estrangeiro seria respeitado pela galera que hoje o abomina tanto.

Thiago Barros 22/05/2020

?O vento?
É um livro com bastantes teor motivacional, implícita em sua história. Admito que me frustrei com o livro por ter sido indicado por muitas pessoas a ler essa obra. Me deparei com uma história simples, uma linguagem simples e uma compreensão simples, é um livro muito bom para quem está começando com os hábitos de leitura.
Um relato fantástico que este livro trouxe para dentro de minha casa foi totalmente relevante, pois meus pais que não possuem nenhum hábito de leitura, o leram e já partiram para outra obra, algo que nunca imaginaria ver.

diariodeliteratura 12/11/2023

Surpeendente
"Quando se quer uma coisa, todo o Universo conspira para que a pessoa consiga realizar seu sonho"

Considerado um livro clássico contemporâneo, que teve sua primeira publicação em 1988,
O Alquimista é uma verdadeira lição de vida. A narrativa segue as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja até o Egito em busca de um tesouro enterrado nas pirâmides. Para essa longa travessia, Santiago vai contar com a ajuda de uma cigana, de um homem que afirma ser um rei e um de alquimista que guiam o rapaz até o destino desejado.

Poucas leituras nos deixam em estado de transe. Essa elevou o meu modo de pensar no poder dos sonhos. Desde conversas com a alma, a momentos de autodescoberta,os ensinamentos do livro me fizeram entender que nossa caminhada passa por altos e baixos até chegarmos naquilo que já nos espera: o propósito. Nesse meio período, ficamos ansiosos por respostas imediatas; mas essas respostas só surgem no tempo certo. A vida é feita de jornadas e cada um de nós possuímos a chamada "lenda pessoal", basta seguir com o coração. Se tropeçarmos durante a caminhada, o importante é tentarmos quantas vezes for necessário, por mais difícil que seja. ❤Fracassar não significa que deu errado, pelo contrário, abre portas para a persistência de acreditar nos sonhos.

Dani Veiga 30/10/2023

Bom mas... Poderia ser melhor.
Primeira vez lendo Paulo Coelho, perdi as contas do quanto me indicaram, me rendi a essa obra dele que é uma das mais famosas.
Este livro conta uma história com inúmeras metáforas sobre o equilíbrio entre os sonhos, anseios, futuro e caminho, possibilidades e o momento presente.
Acaba por ter muitas passagens religiosas como base, além de um pezinho no misticismo, que para quem não é religioso ou tenha sua fé atrelada ao padrão tradicional acaba se sentindo pouco representado.
Mas no geral diria que gostei, esperava mais, bem mais, visto pelos comentários de como esse livro muda vidas e perspectivas, eu achei um auto ajuda bem razoável, mas tem algumas passagens boas.
tainaoliveirazz 30/10/2023minha estante
Oii, criei um Instagram pra falar sobre livros, caso tenha interesse o nome é tatareadingg

vhsblog 17/01/2024

O deserto pode ensinar
Comecei a leitura meio sem expectativa, mas preciso dizer que esse livro me surpreendeu bastante.

Santiago é o personagem principal dessa história que te ensina a não desistir dos seus sonhos e que se esforçar e curtir a vista, vai te trazer muitas belezas e tesouros durante a sua jornada. A mensagem que o livro passa é bonita e tem muitas frases marcantes que te faz parar pra reler e pensar.

É um bom livro que recomendo a leitura. Tudo vai se explicando ao longo da história. E os capítulos são curtos, para quem gosta.

O personagem é simples e descomplicado, apesar de ter seus anseios, amores e preocupações. Ele vai entendendo que observar e ouvir é a melhor forma de aprender e viver.

O Santiago também pode ensinar.

LetíVariani 24/12/2021

Incríveis reflexões
Iniciei esta leitura com um pé atrás, nunca imaginei que uma obra de Paulo Coelho iria se encaixar tanto nos meus gostos pessoais de leitura, mas fui surpreendida.

É um livro muito relaxante, repleto de reflexões e metáforas muito bem desenvolvidas.

Mateus 09/11/2023

A leitura é leve e fluida, sem dúvida. Gostei do jeito direto de passar a mensagem, sem enrolação. No entanto, por algum motivo, não me prendeu tanto quanto esperava.

Talvez tenha sido o momento em que o li, ou quem sabe alguma outra variável.
Elisabete 09/11/2023minha estante
Eu ouvi o audiobook desse livro e também não me prendeu.

Mateus 09/11/2023minha estante
É eu realmente concluí porque não gosto de abandonar livro. A história é interessante, as parábolas, mas nesse momento, não me prendeu.

Binho 12/01/2023

O Alquimista
a primeira leitura do ano foi paulo coelho e eu gostei. o livro não é longo, a leitura é gostosa e a história cativante mas me incomodou que não tinha capítulos, as vezes eu parava de ler numa parte e qdo voltava já tinha esquecido tudo.
coelho 14/01/2023minha estante
q fofo, vc tem várias curtidas

Binho 14/01/2023minha estante
seu namo e famoso

Jonas incrível 26/11/2021

Muito refrescante
Um livro rápido e de fácil digestão, com tons de limonada e uma brisa de primavera. Gostei da história, da forma como o personagem age e se comunica. Passa uma sensação de calma, paciência e aconchego. Para mim um dos melhores que li este ano.