A Lenda do Lago Dourado

A Lenda do Lago Dourado Edson Vanzella Pereira

Resenhas - A Lenda do Lago Dourado

1 | 2 | 3 | 4

Fran 08/10/2013

David tem um QI altíssimo, embora estudar não seja lá uma de suas coisas preferidas. Sempre foi destaque na escola por sua inteligência, até que foi aprovado no Programa do Superdotado quebrando todos os recordes anteriores e todos os olhares do país se voltaram para ele. De tão surpreendentes que foram seus números, o governo americano resolveu criar uma nova categoria para integrá-lo, o Agente Zero, onde ele trabalharia direto com a alta cúpula da Casa Branca e viajaria em missões especiais para outros países.
Feitas as apresentações, David viaja à China com seu pai e Srta. Marshall -a agente responsável pela execução do projeto-, depois decolam ao Brasil. Mas o garoto não está contente com essas suspostas viagens de campo, onde não realizou nenhuma pesquisa ou coisa parecida. Quando passeiam pelas praias do Rio de Janeiro, um terrível e misterioso acidente acontece e o deixa em estado de coma irreversível.

Paralelamente a este acontecimento, sua família realiza uma visita ao antigo Lago Dourado após a insistência de Peggy -a caçula da casa-, que ficou interessada pelo local ao ouvir a história da lenda que paraiva sobre o lago, que atualmente funciona como uma espécie de aterro sanitário da maior fábrica da cidade, a Moranreal. Mas após a visita, coisas estranhas começaram a acontecer com Max, que não aguentou de curiosidade e voltou ao local para verificar o que de fato havia acontecido.
Esta segunda visita mudou de vez a vida da família Baltimore, Max a partir dali jamais seria o mesmo. A lenda havia se tornado real para ele, que agora estava encarregado de descobrir quem fizera mal ao irmão e a tantas outras pessoas na cidade.

O "poder" obtido naquele dia tornou o garoto em um jovem adulto, sensato, coerente e maduro nos seus pensamentos. Que, praticamente, sozinho soube muito bem lidar com aquela mudança drástica e usá-la a seu favor. Max começou um plano de investigações dignas de FBI para solucionar o grande mistério que rondava a cidade e agora a vida de seu irmão, com ajuda dos pais e da Srta. Marshall descobriu coisas fortes, que envolviam pessoas que jamais pudera imaginar e que formavam um grande e complicadíssimo quebra-cabeça. Estando em estado de alerta, foi atrás de cada novo detalhe que encontrara, sem temer a represália "inimiga".

Um grande duelo entre o bem e o mal está por vir. O autor coloca grandes questões no enredo, como inveja, corrupção, sabedoria e humildade. Acho que fica claro que há algumas conspirações na história e muitas informações juntas para serem processadas, eu sei que algumas pessoas "torcem o nariz" para essas temáticas, mas acho que vale a pena arriscar.

O livro possui uma narrativa leve, os capítulos não são muito longos -o que torna a leitura mais fácil. Mesmo com alguns termos técnicos, tudo é super simples de ser entendido. As aventuras do garoto Max são eletrizantes e a cada novo capítulo sempre temos alguma coisa acontecendo, o que deixa a história muito mais emocionante. Só há um grande mistério que permanece até o final, todos os outros vamos revelando junto com Max.

Quando recebi não sabia o que esperar, mas acabei gostando bastante do enredo. A única coisa que ressalto de um ponto negativo são os diálogos entre os personagens que, às vezes, acabam sendo formais demais e tiram aquela ideia de uma bate-papo real entre amigos. E uma conversa mais longa muito formal acaba se tornando cansativa.

Gih 16/03/2022

Aquele livro que você não consegue parar de ler !!
Escrita impecável que prende bastante , um livro com um pouco mais de 300 páginas porém bem construído sem deixar o livro maçante e sempre acontecendo algo novo.

Heima 01/04/2013

Clebio Marques
vale a pena ler, uma historia intrigante que somente se resolve no fim, este livro faz voce reavaliar na sua vida.

Acredite. O livro é bom demais. foi duro nao chorar no final. fiquei com a sensaçao de querer mais. sinceramente é bom mesmo

Gil 05/08/2013

A Lenda do Lago Dourado trás uma história bem legal. A história tem dois momentos, o primeiro onde David, é reconhecido como gênio e passar a fazer parte dos superdotados (programa do governo), porém acontecem coisas e David acaba ficando em coma. Com isso a tristeza se apossa da família Baltimore, mas logo surgem novas descobertas e tramas e a história ganha um novo desenrolar. Ao irem em um passeio até o lago dourado, Max descobre muitas coisas e depois de um tempo, ele também se descobre ser super inteligente, mas por conter diversas desconfianças guarda isso pra si, confiando apenas na Srta Marshall, que trabalha no programa de superdotados. Com sua incrível habilidade para tudo, Max e fazendo parte do Poder da Luz, ele descobre um grande complô, onde um Agente Negro, alguém infiltrado que tenta manipular e conquistar o mundo. Max, com a ajuda da Srta Marshal e posteriormente de membros de sua família, vão conseguindo descobrir o que está atrás de tudo, inclusive do que causou o coma em David.

Gostei bastante de alguns personagens, como o Max, ele é esperto e mesmo diante de toda sua inteligência ele não é prepotente, é um garoto doce e amigo. Srta Marshall, muito esperta, solicita, amiga, uma ótima personagem. Gabe, amiga de Max, no início é muito chata e mimada, mas depois melhora. A narrativa foi bem articulada e uma coisa leva a outra, os personagens foram bem construídos, tirando uma coisinha ou outra. A formatação é simples, porém bem confortável, (páginas amarelas, número de fonte), capa remete para a história. Leitura para todas as idades!

site: http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2013/08/a-lenda-do-lago-dourado-edson-vanzella.html sintam-se a vontade para visitar!

Liachristo 11/06/2013

RESENHA - A Lenda do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira - Editora Dracaena
Ao receber este livro para resenha, confesso que fiquei meio receosa quanto a leitura, já que o tema Infanto/Juvenil, não é um estilo de leitura que eu curta muito. Mas, qual não foi minha surpresa ao me ver interessada pela leitura e quando cheguei ao final do livro, perceber que havia gostado.

A Lenda do Lago Dourado, como o próprio título já diz, se trata de uma lenda da cidade de Morangoville, uma pequena e tranquila cidade norte-americana. É lá que vivem os Baltimore, uma família deliciosamente comum, bem parecida com várias famílias que conhecemos, até o dia em que descobrem ter um super dotado na família, o jovem David. Após passar por um concurso do Governo Americano, David é contratado por eles, para trabalhar como cientista e desenvolver um projeto.

A partir daí, toda a família se verá envolvida em grandes mistérios, dramas e muita ação.
E ainda temos o recheio de um romance bem fofo, daqueles que irão deixar as jovens leitoras suspirando.
O autor soube mesclar muito bem diversos temas em sua história, como ficção, suspense, romance e ação, nos fazendo torcer por seus personagens, e muitas vezes até nos colocando em situações de espionagem, ou seja ajudando os personagens a desvendar uma trama bem articulada pelo mal.
Vemos a luta do bem contra o mal, mas de uma maneira diferente e inusitada, que não nos deixa cair em lugar comum durante a leitura.

Podemos contar com personagens interessantes, bem construídos e que conseguem criar empatia com o leitor. A única coisa que não gostei muito no livro, foi a formalidade dos diálogos, mesmo quando eram conversas entre o núcleo jovem do livro, mas isto não fez com que eu gostasse menos do livro e nem atrapalhou de nenhuma maneira o desenvolvimento da história. Só gostaria que o autor, tivesse conseguido dar mais leveza aos diálogos...

O livro tem uma capa muito bonita em sua simplicidade, uma ótima diagramação, boa revisão, e o tamanho das letras aliado a cor das páginas facilitam a leitura.

Um livro diferente, com uma boa história e que consegue mexer com nossas emoções durante sua leitura. Eu mesma cheguei a me emocionar algumas vezes.

Eu recomendo a leitura, para todos aqueles que gostam de hitórias bem escritas, com muitas aventuras, pitadas de sobrenatural e boa ficção.
Bjus

Marcos Cruz 16/05/2013

Impressionante, Motivador
Impressionante, motivador , simplesmente o melhor livro que eu já li e olha, que sou leitor assíduo, leio muito mesmo.

Rodrigo Neves 05/05/2013

Um dos melhores livros que já li até hoje
Um dos melhores livros que já li até hoje. Quem não leu recomendo.

Celso Scaburi 23/04/2013

Sensacional este livro!!!!'
Digno de virar roteiro para filme de ação.
Achei muito interessante. O autor conseguiu criar uma estória muito envolvente, incrustada de mensagens sérias e princípios p/a vida. Digno do verdadeiro Agente da Luz.
PS: Só p/vc ter uma ideia, comecei a ler seu livro as 9:00 hs e às 14:00 já estava na pág 300. Fui almoçar e a primeira coisa que fiz após o almoço foi terminar o livro.

Sensacional................

Celso Scaburi

Clecio Eggers 17/04/2013

Ótimo
Leitura fácil e fluente de um fim de semana. Boa trama onde o autor se aventura num terreno difícil que é a ficção científica, porém consegue criar um conteúdo verossímil e sustenta uma história interessante que mantem o leitor atento até o final.

Aliandra 14/04/2013

Bom demais
Uma história gostosa e de fácil leitura que te prende o tempo todo, deixando o final sempre em aberto. Além de recheada de surpresas e valores que jamais deveriam ser abandonados. Com uma mensagem forte de amor familiar e doaçao ao próximo. É um livro que te leva a relfexão, que te faz pensar na vida, e nas atitudes que deixamos de tomar. Eu terminei o livro querendo que a história continuasse. Bom demais!!!

Pedro R. Mazzar 12/04/2013

Eu já li e recomendo
Uma excelente leitura, agradável, envolvente, ela nos faz entrar dentro da trama sendo difícil parar de ler, também propicia rever conceitos e princípios que muitos já não valorizam.
Uma excelente e agradável leitura a todos.

Marilda Pirani 11/04/2013

Adorei! Leitura dinâmica, atual, não dá vontade de parar de ler.
Bom dia!!! Terminei de ler o livro!! Adorei! Leitura dinâmica, atual, não dá vontade de parar de ler. É muito diferente do que li nos ultimos tempos. A historia é super envolvente. Estou recomendando e emprestei para minha cunhada ler e ela também está adorando e minha filha de 10 anos leu algumas páginas e disse que quer ler também.
Marilda.

Claudio Melem 10/04/2013

Resenha - Claudio R. Melem
Eu comecei a ler seu livro e fui até a pagina 10. Depois disso só tive coragem de abrir novamente duas vezes.
A primeira fui até a metade e a segunda até o fim, abri poucas vezes o livro porque hora que eu vi, eu já tinha acabado de ler. Parabéns ao autor, não conseguia parar de ler enquanto não chegava o desfecho final que por sinal foi muito bem elaborado. O moleque bao hein?
Abraços deste seu fã.

Cláudio Roberto Melem

Tri Pasa Eggers 10/04/2013

Vale a leitura !!
Livro muito bom, história que mistura mistério com situações familiares. Um daqueles livros que quando começamos a ler, não dá vontade de largar antes do final. Parabéns !!

Franciele 10/04/2013

Vale muito a pena ler.
Uma trama eletrizante com grandes aventuras que chama atenção envolvendo diversos aspectos que torna o enredo mais fascinante. Envolve o leitor e este acaba desvendando o mistério junto com os personagens.
Envolvido com a trama e se sentindo como os próprios personagens você não consegue parar de ler sequer um minuto. De capítulo em capítulo quando você percebe já acabou o livro e fica imaginando como a vida daquela família seguiu… Um livro fantástico, vale muito a pena ler

1 | 2 | 3 | 4