Ratos e Homens

Ratos e Homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Emanuel Xampy Fontinhas 12/12/2021

Uau! Um soco no estômago esse livro, daqueles que você sente por meses a fio. Vai ser difícil esquecer essa leitura por um bom tempo. Compacto e escrito de uma forma que aparenta indiferença e até crueldade na clareza das imagens retratadas, mas que se trata de uma ferina crítica a sociedade norte americana da época. É por livros assim que ler está sempre na frente na minha lista de passatempos.

Adriana1161 21/11/2021

Amizade triste
É um livro curtinho, mas bastante intenso.
Já li outros livros do autor, e gosto bastante da escrita, ele apresenta personagens duros, sofridos, e reais.
O livro é direto, mas nem por isso deixa de ser profundo.
A linguagem original dos personagens é mantida, isso foi a única coisa que me incomodou um pouco.
O período em que se passa, é o da Grande Depressão americana, que levou a uma recessão econômica.
História marcante, daquelas que ficam na lembrança!
Personagens: George, Lennie, Curly, Candy, Carlson, Slim
Local: Fazendas da Califórnia - década de 30
@driperini

Iago 16/11/2021

Esperanças e realidade.
A obra é pequena, demasiado pequena para sua grandeza. Os protagonistas são apresentados em toda sua humanidade logo de cara, e de imediato você se importa com eles, sabe de suas limitações, suas características mais importantes e esperanças. E isso tudo prossegue por uma narrativa onde tipos humanos característicos do meio rural compõem i cenário de uma obra muito psicológica, mas sem entrar em espirais de pensamentos e complexas sinapses entre o real e o imaginário. Não, é uma obra seriamente realista e que não espera ser agradável, pelo contrário. O tipo de obra que te faz lembrar como tudo pode mudar em milissegundos.

Trajano 24/10/2021

Curto e intenso
Simplesmente um dos melhores livros que eu li esse ano. Uma história trágica, curiosa, densa e profunda. A história de dois homens distintos em tudo (tudo mesmo) mas que têm um vínculo muito especial. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e interessantes e o livro se desenrola de uma forma muito fácil de ler, sen enrolações desnecessárias e com algo interessante acontecendo sempre. Deixa algumas mensagens importantes como companherismo, sacrifício, discriminação, além de abordar temas como problemas mentais e semi escravidão. O final é muito emocionante. Recomendo muito a leitura.

Jécyka 24/10/2021

Vamos lá... depois de ler As Vinhas da Ira, eu criei uma expectativa muito grande em relação a Ratos e Homens. O livro é envolvente, dramático e com uma escrita ótima. Mas me decepcionei com os preconceitos e estigmas. Sei que ele retratou uma época, mas eu esperava alguma reflexão sobre o que foi colocado, talvez. Enfim, é ótimo mas não ganhou meu coração, nem entrou para a lista de preferidos.

Wesgueber 22/10/2021

Curtinho mas emocionante
Achei a história meio rasa mas o assunto abordado é interessante, tem momentos que você sente a agonia dos personagens. Gostei e recomendo!

Ingrid 30/09/2021

Emocionante!
Ratos e Homens é uma daquelas obras de fácil leitura e compreensão, mas que nos toca de uma forma inexplicável?

Através da história de George e Lennie e de todos aqueles que cruzam seus caminhos, o livro nos fala sobre amizade, sonhos, solidão, paciência?

É um livro forte, mas ao mesmo tempo, excepcional! Fica a recomendação. 10/10

Gabriel.Matias 23/09/2021

Bem...
É muito bom pra fazer algumas reflexões e a leitura não é nada entediante gostei bastante , o final me surpreendeu muito mas eu achei um pouco vago , se bem que também não sei como imaginar a história depois , mas é ótimo

Slim
-"A gente num precisa sê inteligente pra sê bom. Às veiz, eu fico achando que é bem o contrário. Se a gente pega um sujeito bem isperto, ele quase nunca é um sujeito bom de verdade.".

de Aquino 20/09/2021

Californication
Como pode um livro tão pequeno conseguir reunir de forma simples e efetiva tantos sentimentos? De sonhos com Hollywood às alfafas dos coelhos.

Ca Vie 19/09/2021

Ratos e homens
Historia de dois amigos que durante suas aventuras se envolvem em uma trama que definirá o destino de ambos.

17/09/2021

Livro facílimo de ler pela escrita, mas carregado de sentimentos pesados e cruéis. Levei um soco no estômago com esse final, sinceramente não esperava. A ingenuidade de Lennie nos faz pensar bastante acerca das pessoas e nos objetivos que temos no futuro.
Mari Fourquet 17/09/2021minha estante
Eu amo esse autor!!! Já li A Leste do Éden (meu favorito) e As Vinhas da Ira, Ratos e Homens eu vi uma peça teatral e achei linda, mas ainda me falta ler essa obra na íntegra!

17/09/2021minha estante
Eu adorei, Mari! Pretendo ler outros de suas obras, ouvi falarem muito bem. Eu li Ratos e Homens beeem rapidinho, e compensa ein!!! Muito bom

GdeAlmeida 31/08/2021

Pretty cool...
It’s as though World threw a handful of truths in our faces.
Based on two different friends, called George (smart and short guy) and Lennie (Strong man with mental problems), the book takes us straight on their infamous attempt of “life’s glory”, explaining to us about:

(1) The fight for human dignity;
(2) The hard condition of affect relationship facing the world’s cruelty;
(3) Loneliness.

They’re poor and marginalized (by the system) agricultural workers, searching for a job could assemble money enough to buy “happiness”, a farm/ranch full of animals and resources such as rivers and plantations, just don’t work for anyone anymore, it means, neither humiliation nor suffering.

In 1937 John Steinbeck (1902-1968) gave us a painful history in the period of the American great depression, capable of making us rethink until nowadays: “How many people are working for a long time, getting money enough just for food and habitation? ”. This dichotomy is exposed blatantly, as the title: OF MICE & MEN. What kind of treatment you can’t see coming from government/establishment/laws/taxes, etc., considering you as an animal (rats) also throwing you in the lowest life’s level?

The social context goes beyond, Of Mice & Men is talking ‘bout issues such as racism, feminism, social injustice are also presented, showing us today, nothing changed at all.

I did like losing my prejudice ‘bout “pocketbooks”. It was an amazing idea/experience, once they’re cheaper than common sizes, we can finish faster, furthermore encourage no readers.

Vininini 27/08/2021

Leia, leia imediatamente!
Sabe quando você sente que tudo vai dar errado, mas mesmo assim não consegue deixar de ter esperança? E de repente tudo vira de ponta cabeça. Que livro sensacional! Steinbeck já virou um dos meus autores favoritos.

Inspirações Literárias 11/08/2021

Sem fôlego e com nó na garganta
George e Lenine uma história entre dois amigos em busca de um recanto para viver e trabalhar.

Uma narrativa metafórica que descreve a dualidade do sujeito diante das experiências ora pueril e irracional ora consciente e racional.

133 páginas de profundidade emocional.

Uma história simplesmente inesquecível que nos comduz a reflexões singulares do que é a vida e quem somos nós diante da existência.

Cada personagem é sem dúvida um pouco de cada um nós em algum momento na vida.

Jotta Cavalcanti 06/08/2021

Divertido & Tenso
Lennie e George são dois amigos que saem fugido de uma fazenda para trabalhar em outra e nessa outra fazenda o desenrolar da história começa.

Lennie é um grandão com "mente de uma criança", a sombra de George. Tudo o que ele faz, pergunta a George ou tem que ter George no meio.

George é baixo, esperto, equilibrado, o cabeça. Tá sempre pensando em crescer, comprar uma fazenda para viver com seu amigo Lennie.

Nessa fazenda, além dos empregados, temos Curley, filho do fazendeiro, baixo, que costuma implicar com grandalhões e sua mulher que geralmente está o "procurando". [...]

Em um cenário verdejante, ensolarado, ardilo e caipira. O livro #Ratos&Homens do John Steinbeck, numa linguagem caipira, traz uma estória pra lá de interessante, envolvente e drástica. (Não é a toa que es premiado)