A República

A República Platão
Platão
Cícero
Cícero




Resenhas - A República


175 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Max 23/07/2021

Eu fico impressionado com a capacidade de argumentação desses filósofos , algumas partes eu tive que ler 2 e até 3 x mas creio que tenha entendido a ideia principal do que era discutido . Vou me aprofundar mais nesses assuntos. Por ser muito leigo meu sentimento quando terminei o livro foi ... Nada sei.
comentários(0)comente



Clio0 23/04/2021

Em tempos em que a discussão política permeia tudo e é quase impossível ver um meme, ler uma notícia ou mesmo sair na rua sem se deparar com meia dúzia discutindo, faz bem estudar um pouco do assunto em seus conceitos mais básicos.

A República, também chamado Da Justiça, é um diálogo socrático escrito por Platão no século IV a.C. Nele temos um grupo de filósofos discutindo primeiramente sobre a validade da Justiça e da Injustiça.

Só essa primeira parte já valeria a leitura do livro. O conceito atual de Justiça se confunde com a noção de Igualdade que por sua vez se mistura com a Democracia. Os três termos representam ideias totalmente diferentes, e aqui temos uma rica discussão ainda em seus primórdios.

Mas a discussão sobre Justiça se desenvolve para a de Sociedade. A proposta descrita em A República é que a formação de uma cidade depende exclusivamente de seus cidadãos, então temos a maior parte do texto descrevendo e tentando definir o que é o cidadão perfeito.

Esse não deve ser considerado unicamente como um termo político. O autor discorre sobre a formação dele como individuo em função da comunidade, moldando corpo e alma (parte do conceito platônico de dualidade) para melhor servi-la.

Se dá então uma longa discussão sobre quais são as virtudes buscadas, os vícios a serem evitados, o que define alguém ou sua profissão, a forma como a própria análise é buscada. E é claro, conceitos como falta de ciências que suportassem tal empreitada - A parte que talvez seja a mais complexa do livro: a exposição de Platão do Mundo das Ideias e dos graus de conhecimento que depois será usada para definir o tipo de educação que formaria essa sociedade.

A discussão se encerra referindo-se aos diferentes tipos de governo e a escolha mais adequada a essa cidade ideal. Convém, contudo, prestar atenção aos termos utilizados que podem facilmente se confundir com seus homônimos modernos. Não seria nem um pouco improvável que algum primeiranista ou leigo no assunto confundisse o Anarquismo grego com o de Trotsky.

De fato, acho sempre complicado analisar o uso de termos em uma obra traduzida, especialmente porque não sei por quantas traduções e revisões o original passou. Mas posso dizer que embora linda, a edição da Nova Cultural não traz notas ou qualquer outro texto de suporte.
Tiekon 23/04/2021minha estante
Esse livro deve ser lido com cuidado pois beira o autoritarismo e o preconceito àqueles que não tem o ?conhecimento?.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kah 07/04/2021

Necessário
Li por conta de um trabalho e precisava fazer o resumo dele. No começo, achei um ?saco?, não estava familiarizada com o tema, porém, ao fim do livro percebi que ele é necessário, há muita sabedoria para várias questões.
comentários(0)comente



saraalmeida.reading 28/03/2021

Difícil
Demorei muito tempo pra terminar esse livro, foi realmente difícil de ler, complexo. Mesmo assim gostei muito do livro, pretendo um dia ler novamente, quando estiver com a mente mais descansada e aberta.
comentários(0)comente



Ricardo de Andrade 13/03/2021

Diálogos e mais diálogos
Os diálogos facilitam a leitura, que pela sua linguagem milenar acaba sendo cansativa. Mesmo assim, a obra não é de tão difícil compreensão. "A República" é o relato do homem da antiguidade ganhando força no pensamento e filosofando sobre aspectos que até então não eram tão bem destrinchados. Platão cumpre bem esse papel encarnando seu mestre Sócrates. Se você gosta de filosofia, principalmente a clássica, manda bala.
comentários(0)comente



nanda 13/03/2021

???
precisei ler o livro por causa da faculdade, e mesmo com a leitura um pouco massante, me encontrei um pouco apegada nela. com certeza, me fez ter várias crises existenciais e em muitos momentos eu não tinha paciência pra mais nada, acabava brigando com os personagens das narrativas e deixava a leitura de lado até precisar voltar. mas foi uma experiência bastante interessante, eu diria.
comentários(0)comente



Blonde Venus 08/03/2021

Um livro pra saborear
Uma das melhores leituras que fiz até hoje. Pra mim a República é uma leitura que deve ser saboreada. Eu particularmente lia, meditava e depois retomava. Platão disserta sobre tudo: poesia, arte, música, filosofia, política, sociedade, etc etc. Não concordo com tudo o que foi postulado, principalmente quando ele fala das mulheres, mas tudo bem, o livro tem muito mais a nós acrescentar.
comentários(0)comente



rcmonteiro 09/02/2021

O que é justiça?
Que vontade de beber umas cervejas e desbravar os conceitos de justiça com estimados convivas...
Leitura não é tão fluída, tive que reler parágrafos mais de uma vez, e outras me cansei.
Ainda sim, o livro é uma excelente obra, que percorre muito profundamente o significado do que é ser justo.
comentários(0)comente



Ju 08/02/2021

Achei que o caminho traçado para se chegar até o que seria, afinal, a justiça e o homem justo, bem interessante, porém, confesso que algumas partes para mim foram profundas demais, a ponto de precisar ler e reler várias vezes alguns trechos até conseguir entender, ou até perder a paciência mesmo e ignorar o que não deu pra entender. Fundamental gostar ou, pelo menos, ter um certo nível de conhecimento de filosofia para seguir pleno com a leitura.
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 01/02/2021

Essencial.
Um dos livros mais importantes da história, A República trata de temas que a humanidade ainda debate, ou seja, o livro ainda nos têm coisas a dizer.

Indico a todos que gostem de refletir sobre as bases do pensamento filosófico ocidental, a todos que queiram refletir sobre a vida em sociedade.

Obs.: Apesar de não ser um livro tão complicado de se ler, indico a leitura de algum livro introdutório, ou a pesquisabb de textos ou vídeos de especialistas, pra aproveitar melhor a leitura. No meu caso, estou lendo "Uma Introdução à República de Platão", de Giovanni Casertano (que será minha próxima resenha), além de vídeos no YouTube.
comentários(0)comente



RodrigoRdeCarvalho 25/01/2021

Podcast de Filosofia sobre o Livro
A iniciativa nasce com cinco amigos se unindo para fornecer, aos alunos de graduação das humanidades e entusiastas da filosofia em geral, uma ferramenta que contribua com a leitura de obras clássicas.

Nosso objetivo é fomentar a leitura das obras, bem como fornecer as chaves de leitura, facilitando assim seu entendimento.

Apresentaremos uma obra a cada episódio, reunindo os elementos que possam facilitar sua compreensão, tais como contexto, influências, estrutura, ideias centrais, comentadores e críticos.

site: https://simposiodasluzes.wordpress.com/a-republica/
comentários(0)comente



Vic 15/01/2021

Agora eu entendo os gregos
As vezes da vontade de dar um soco na cara de Sócrates pq ele é muito chato
comentários(0)comente



Amanda 12/01/2021

Esse não é o A República de Platão
Na forma de diálogos, o autor faz uma análise sobre as formas de governo. Me chamou atenção uma passagem sobre equidade entre homens e mulheres, cidadãos e escravos porque ele reconhecia a desigualdade existente entre eles sem criar nenhuma justificativa estapafúrdia para isso...
comentários(0)comente



Clara 25/12/2020

Sendo bem sincera, caso queira ler este livro arrume marcadores de textos e se possível faça anotações, pois é um livro no qual algumas coisas são explicadas e fazem completo sentindo atualmente no contexto político e social. Já que certas explicações são aplicadas até atualmente este livro é um belo exemplo de obra que se manteve contemporânea.
comentários(0)comente



175 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR