Arte e Beleza Na Estética Medieval

Arte e Beleza Na Estética Medieval Umberto Eco

Resenhas - Arte e Beleza Na Estética Medieval

Marcus 20/05/2022

Bom texto
Um bom texto introdutório para quem se interessa pelo tema. Recomendo para aqueles que buscam não só sobre artes, mas sobre idade média e filosofia medieval como um todo.

Tiago 04/02/2021

Umberto Eco impressiona sempre
Eco é um escritor de inegável erudição e um conhecimento mais que abrangente. O livro faz um apanhado da filosofia medieval no que toca a beleza e a arte (bem mais a beleza que a arte). Como não deixaria de ser, comete alguns deslizes com respeito a sua incredulidade da aplicação dos conceitos medievais no mundo atual. Para ele a escolástica foi definitivamente superada, se não de todo, mas certamente na sua inaplicabilidade no mundo real como o concebemos hoje.

De resto, percorre com maestria quase dez séculos de filosofia - e mais, pois sempre busca as fontes gregas e romanas antigas - e apresenta uma bibliografia das mais ricas já vistas para um livro de reduzidas proporções.

É um livro valioso para um leitor advertido, e um mergulho profundo e agradável dentro do pensamento medieval.

Solinercia 04/04/2023

Complexo e bastante completo
Focando na filosofia por trás da construção estética medieval, o livro me pegou de surpresa, eu esperava um conteúdo mais voltado pra arte e suas representações, contudo, não deixou a desejar no conteúdo realmente proposto. Relacionando o pensamento aristotélico associado aos dogmas religiosos da era medieval, o livro propõe uma extensa investigação acerca das diferenças manifestações do pensamentos estético através dos pensadores do medievo. O trecho que mais me interessou foi no final do livro, onde Umberto Eco discute brevemente o impacto do pensamento estético na vivência cotidiana das pessoas, e consegui criar paralelos diretos relacionando esse modo de agir com o que vivemos na atualidade.

Apesar de pega de surpresa (mais por desatenção minha que por informação pouco clara), o livro me surpreendeu positivamente, e foi muito relevante pra construir um pensamento mais aprofundado sobre a era medieval. Recomendo para aqueles que buscam entender o impacto da filosofia na criação humana da Idade Média.

najuliass 22/05/2024

"[...]se o belo era um valor, devia coincidir com o bom, com o verdadeiro e com todos os outros atributos do ser e da divindade."