Variedades da experiência científica

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

Bruno.Defaveri 12/01/2022

O mito carl sagan
No livro, através de sua perspectiva, Carl nos fala da relação religião ciência e Deus, mostrando seu ponto de vista, boa leitura e com várias perguntas e respostas no final.

Daniele 25/11/2021

Carl Sagan, obrigada por ter existido
Variedades da experiência científica, é um livro que reúne diversas palestras do Carl Sagan. Bom, Carl Sagan é uma daquelas pessoas que não deveriam morrer, e infelizmente ele se foi cedo.
Nesse livro, ele fala sobre biologia, evolução, e o mais polêmico, Deus.
Foi uma leitura muito fácil e engrandecedora, Carl tem um jeito único de ser irônico e nos fazer rir, de ensinar com paixão, nos mostrando o quão somos pequenos diante desse vasto universo.
Apesar de tudo, devo dizer que no final do livro, onde tem as perguntas da plateia, fiquei um pouco com vergonha alheia do que o pessoal perguntou kkkkkkkk mas enfim, faz parte, ne?
Um último pedido, leiam e assistam Carl Sagan. Ele foi e continua sendo gigante.
Gustavo.Baldissera 25/11/2021minha estante
Não vejo a hora de ler esse

Daniele 26/11/2021minha estante
É incrível

Luan Carvalho 23/04/2023minha estante
Esse livro é incrível, quando eu comecei a ler foi difícil parar kkkkkkkkkk

Daniele 23/04/2023minha estante
Carl Sagan foi e continua sendo incrível
Comecei a ler cosmos, mas depois de precisar parar pra ler livros da faculdade, acabei deixando de lado :/
Mas pretendo ler muito mais dele

Luan Carvalho 03/05/2023minha estante
Falou tudo, os livros dele são incríveis.

Paula1630 20/09/2021

Que falta Sagan faz, esse livro é mais uma prova do raciocínio impecável, da argumentação com humildade, da didática simples porém eficiente deste homem que tanto faz falta. Que a sua sabedoria seja sempre uma luz nesses tempos difíceis, em que o ceticismo e o pensamento crítico são vistos com maus olhos.
Um livro de fácil leitura, com diálogos muitas vezes divertidos e explicações simples e ilustradas.

Felipe863 14/09/2021

Palestra em formato de livro!
O livro é si é muito bom, traz belas imagens e desenhos científicos que ajudam na compreensão do texto, que na verdade é uma transcrição de uma palestra ocorrida na década de 1980 dada pelo Carl Sagan e foi organizado em formato de livro por Ann Druyan após sua morte.
O que me surpreendeu foi que a noção do homem imaginar a existência de outros mundos e pensar nas estrelas como semelhante a nosso Sistema Solar não é tão recente assim. O autor também debate com os ouvintes sobre Ciências e Religiões, que ainda mais interessante a leitura do livro.

Ale 22/07/2021

Carl Sagan participou de uma palestra para a Universidade de Glasgow sobre teologia natural. Com uma didática incrível ele dircursa sobre a existência ou nao de Deus.

Angelo.Miguel 27/06/2021

Ótimo livro !
Adoro os livros do Sagan! Neste compilado de palestras são abordados vários assuntos interessantes, desde astrofísica a filosofia e religião. Muito bom, recomendo.

Lab of books 27/04/2021

Sagan ?
Sagan é meu mestre,simplesmente incrível!Aborda a religião de forma pensativa e racional,com respeito e muita didática.Sabe expor sua opinião sem denegrir os outros.

Bruno.Marconato 27/03/2021

Muito bom!!
O livro é uma transcrição de algumas palestras do Sagan que falam sobre Deus, se e como as religiões podem ser benéficas para o ser humano, se há inteligência extraterrestre, entre outros. Ler esse livro, me fez imaginar estar em uma aula com Carl Sagan. Uma das partes mais interessantes são as perguntas e respostas no final do livro, nos mostra as fragilidades humanas em querer acreditar, mesmo quando não existem provas para isso.

Tenho certeza que vou precisar reler mais algumas vezes para absorver a profundidade de cada argumento. No geral, é um excelente livro para aqueles que querem conhecer mais sobre teologia, ciência e, por mais incrível que pareça, a própria humanidade.

Tati.Tatiana 30/01/2021

Essencial!
Mais uma obra do Sagan que devorei. A maneira como ele traz várias reflexões extremamente essenciais.
" Se rezar funcionasse, estariam contratando gente para rezar."
Mesmo criticando o radicalismo religioso, Sagan conhecia bem a sensação de temor e deslumbramento que os move e propôs um tipo de "adoração informada" em que religião e ciência caminhem lado a lado.
"Não podemos depender totalmente do que as pessoas dizem. Temos que olhar quais são as provas."
Ótima dica de leitura ?

Lucas.Avelar 04/01/2021

Bom livro
Carl Sagan foi um grande cientista e intelectual. Percebe-se nas páginas desta obra seu vasto conhecimento para além de sua área de atuação, isto é, a astronomia. Ele entendia e lia pensadores das ciências humanas e sociais, o que produziu reflexões profundas.

O livro consiste em transcrições de palestras realizadas em 1985, época da guerra fria. Nota-se a preocupação constante com o risco de uma guerra nuclear iminente, que felizmente não aconteceu. Marcou-me muito as reflexões nas quais o astrônomo afirma que a extinção é a regra entre as espécies e a sobrevivência exceção . E ainda assim seu olhar para o futuro era de alguém que via possibilidade da humanidade prevalecer e adotar outros caminhos. De fato, hoje, vivemos no mesmo ponto crítico no qual a Terra, nossa casa, encontra-se ameaçada. Eu gosto da perspectiva humilde que o livro traz quando analisa a nossa pequenz em comparação com o cosmos.

Em resumo, Sagan, mesmo sendo ateu, ainda via a religião com um olhar otimista e reconhecia suas qualidades: a transmissão da moral, a estabilidade que a mesma provoca nas sociedades, ensinamentos de conduta etc. Não obstante, não deixava de criticar seus aspectos problemáticos. Como a ciência e a religião, apesar de diferentes, tem em comum a explicação da realidade e do mundo, conclui-se que a religião tem muito a ganhar adotando o método criterioso de uma ciência.

jonathanrausch 03/12/2020

Ter fé é necessário?
Diria que essa é a pergunta para instigar quem seria o público para este livro. Simplesmente a sociedade impõe que não há como viver sem ter fé em algo, algo sobrenatural, que o ser humano é mais do que se vê e sente no mundo natural e temos que ir atrás disso nessa vida para alcançarmos os sentimentos inspiradores da pós vida, mas não seriam as coisas encontradas aqui, vislumbrada na nossa pele e no "tato das sensações" liberadas pela relação com o meio meras sensações do próprio mundo natural? Não vejo porquê não. Sagan em nenhum momento desmerece a fé de ninguém, mas fala a respeito da responsabilidade de ter fé, pois, apesar de não ser certo que fé mova montanhas, ela move pessoas e essas pessoas tem voz para mudar o curso de uma nação e/ou guerra, temas tratados também nessa obra.

Apluix 23/10/2020

Me fez pensar de maneira incrível
Realmente gostei muito de como ele constrói sua linha de raciocínio através dos capítulos, utilizando fatos científicos e nos mostrando cada vez mais como somos pequenos perante o cosmo, como temos muito a conhecer e como as religiões estão presentes em nossa sociedade muitas vezes para ajudar as pessoas a lutarem contra essa insignificância cósmica

Dori.JR 11/10/2020

Sagan faz falta nesses tempos sombrios.
Que livro magnífico! Sagan, mais uma vez, usa seu dom de ensinar e passar a suas mensagens , de forma clara, com palavras de fácil compreensão e, exemplos simples. Este livro, é uma série de palestras proferidas em 1985, as palestras Gifford. Ele trata de vários assuntos: vida extraterrestre, a existência de Deus, armas nucleares entre outros assuntos. O principal tema, é a busca na existência de Deus. Ele fala muito sobre a teologia natural ( que tenta provar a existência de Deus e outros atributos divinos por meios filosóficos, sem nada do sobrenatural.) No final, tem as perguntas e respostas, que é um show a parte. Em suma, é um livro excelente, para todos aqueles com a mente aberta. Pois aqui, trata-se de assuntos muito delicados.

Dori.JR 11/10/2020

Sagan faz falta nesses tempos sombrios.

Rafasaje 10/05/2020

O livro faz você viajar sobre várias ideias diferentes sobre assuntos mais comuns que vemos hoje na ciência, enxergando de forma objetiva carregada de fortes ideais de Sagan.

1 | 2 | 3 | 4