Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

Jeniffer Viana 15/06/2013

Presságio - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

ricardo_22 19/12/2012

Resenha para o blog Over Shock
Presságio: O Assassinato da Freira Nua, Leonardo Barros, 1ª edição, Barueri-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 224 páginas.

Médico formado pela Universidade do Rio Grande do Norte, Leonardo Barros é autor de cinco livros de sucesso, sendo Presságio: O Assassinato da Freira Nua seu mais recente trabalho, livro que em pouco mais de 200 páginas já pode ser considerado o melhor thriller nacional de 2012.
Lançado pela editora Novo Século, Presságio: O Assassinato da Freira Nua conta a história de Alice, uma mulher de 26 anos e que desde sua adolescência tem visões em momentos nada comuns. Devido a esse dom, Alice é considerada psicótica, mas isso pode mudar a partir do momento em que ela tem um presságio sobre um misterioso assassinato e talvez seja a única com a capacidade de evitar uma injustiça. Ela então precisa correr contra o tempo para provar ser uma pessoa normal e salvar a vida de uma possível nova vítima do serial killer.

“Sentia novamente um toque úmido lhe acalorando os lábios. A língua atrás da orelha se multiplicando, lambendo seus ombros. Sentia cada batida do coração nos pulsos nervosos dos vasos de suas coxas. Os cabelos macios entre seus dedos. A cabeça entre suas pernas” (pág. 33).

Desde a leitura de 72 Horas para Morrer que um thriller nacional não conquistava tanto quanto Presságio: O Assassinato da Freira Nua. A obra de Leonardo Barros, além de uma escrita viciante e de contar com uma estrutura dinâmica, possui tudo o que geralmente um fã da literatura policial busca e largar o livro por ao menos um instante é praticamente impossível.
Tudo começa com o assassinato de uma freira, o que bastaria para chocar a todos, porém o que envolve esse assassinato vai muito além de uma simples morte e os mistérios existentes criam pontos interessantes e bem desenvolvidos para o longo da história. Não demora muito para um novo assassinato acontecer, dessa vez de uma mulher que estava fantasiada de freira em uma festa como qualquer outra. A proximidade dos dois crimes e os detalhes semelhantes mostram que o assassino de ambos os casos deve ser o serial killer conhecido como Beato Judas, mas apenas Alice sabe o que realmente aconteceu na noite da festa.
Conforme se envolve na investigação e revela coisas que só sabe devido ao seu dom, Alice tem novos presságios e todos eles narrados de forma completa, mas sem muita enrolação. Isso acaba sendo um dos pontos fortes do livro Presságio: O Assassinato da Freira Nua, que mostra que para um livro ser bom não é preciso muitos detalhes. Apenas o necessário.
Autor de um romance erótico, Leonardo se aproveita do que já usou outrora para deixar o livro mais fascinante. Com muita sensualidade, e isso apenas nos momentos adequados, percebemos aqui que um livro policial pode ter muito mais do que apenas assassinatos e investigações, e que esse casamento dá muito certo tanto para o autor, como para o leitor. Vale lembrar também que Leonardo dedica essa obra a todas as vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares.

“Voltou a observar o diretor do manicômio, que falava ininterruptamente. Ela percebera algo diferente em seu olhar: uma breve, quase imperceptível contração de suas pálpebras, que se repetia, vez por outra. E ela viu, no canto do lábio dele, um breve sorriso. Ele não a estava testando ou examinando. Apenas tinha prazer em ridicularizá-la, em diminuí-la. Talvez, irritar as pacientes fosse sua maior diversão. Ou a única forma lícita de um sádico se divertir ali” (pág. 142).

Mais do que apenas uma investigação, encontramos também todo o drama vivido pela protagonista ao ser considerada uma psicótica por alegar ter presságios. Quanto mais se envolve na história, mais Alice sofre com isso e acaba parando em um manicômio. A partir desse ponto, a realidade de pessoas com os problemas semelhantes ou não é revelada. Apenas mais um detalhe que deixou essa obra diferente.
Com tudo isso, aos poucos o livro contém uma investigação minuciosa e algo nem sempre usado nesse gênero literário: o envolvimento constante dos médicos forense. Isso se deve muito pelo fato do autor ser um médico, portanto com uma especialidade maior do que outros autores que se aventuram nos livros policiais. Toda a experiência de Leonardo com a medicina ajudou a ter detalhes, da psicologia ou não, até então desconhecidos pelo leitor e isso contribuiu muito para a avaliação final da obra, rica em todos os seus aspectos – inclusive pela atenção jurídica dada antes de se encerrar a história.
O essencial para esse tipo de obra é a estrutura da história, que deve prender e surpreender a cada página. Isso acontece desde a primeira página e ao chegar ao último capítulo, nos perguntamos como o autor conseguiu criar tantos pontos sem se perder em nenhum momento, mas talvez essa pergunta seja respondida ao classificar Presságio: O Assassinato da Freira Nua como o melhor thriller de 2012. Um livro que merece inúmeras releituras.

“Qualquer pessoa que se aproximasse dele e o encarasse fixamente veria no fundo de seus olhos a imagem de uma mulher bonita, de cabelos curtos e sorriso imenso, se despindo com tanta naturalidade e doçura que deixaria claro que uma freira também é mulher e que em suas carnes também ardem desejos, que em sua mente habita um anseio constante por carinho e companhia” (pág. 210).

Resenha original em: http://www.blogovershock.com.br/2012/12/resenha-123-pressagio-o-assassinato-da.html

Milena @albumdeleitura 11/09/2015

Presságio
Este romance policial conta a história de Alice, uma jovem de 26 anos que possui o dom da clarividência. Ela já passou por diversos terapeutas com o intuito de esclarecer para si mesma esse dom de premonição, mas não é lavada a sério. Para os terapeutas não passa de alucinação e desconfiam de que ela esteja louca.

Mas enfim, esse delírio não tinha muita importância: até certo ponto. Convidada para participar de uma festa a fantasia regada de droga, bebida e sexo, Alice tem uma premonição: vê sua ex-colega de faculdade, Vívian, vestida de freira e sendo assassinada por um homem vestido de diabo. Interrogados pela polícia, os convidados da festa prestam seu depoimento, mas como encontram substâncias alucinógenas no sangue de Alice, não levam a sério a história de clarividência.

Enquanto isso, o principal suspeito é o jovem Danilo, acusado de assassinar brutalmente a professora Irmã Bianca, após serem encontradas pistas pelo delegado e investigador que os levam a crer que o aluno tinha um caso com a corrompida freira.

Só que Danilo não é nada parecido com o diabo que Alice viu... E é a partir desse momento que ela entra em uma aventura perigosa e fará o impossível, se necessário, para provar que os assassinatos ocorreram por motivos e pessoas diferentes. Não é justo culpar uma única pessoa, enquanto a outra está desfrutando da liberdade e fazendo mais vítimas, não é mesmo?

Mas é preciso cuidado:

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!"

Com um espírito justiceiro, Alice nos convence a acreditar em suas premonições e nos deixa com os nervos a flor da pele e curiosos para descobrir quem é de fato o protagonista desse mistério.

Através de uma narrativa envolvente, cativante, perigosa e criativa, o autor nos leva a refletir sobre os valores morais e faz uma crítica à impunidade e anti-ética da sociedade atual. Super indico!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2015/03/eu-li-e-voce-22.html

Jess 16/05/2013

Presságio - Leonardo Barros
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net
Blog: http://twilightbrasilfanfics.com/blog/

Eu sei que é errado julgarmos um livro pela capa, mas eu sou assim, primeiro a capa tem que me encantar – o que aconteceu com Presságio: o assassinato da freira nua, foi amor a primeira vista – depois eu vejo a sinopse. Não é uma forma muito legal de ir atrás de livros interessantes, mas é uma mania – quase um vicio – que não consigo deixar de lado. Então para tentar reparar um pouco meu erro, hoje em dia mesmo não gostando do trabalho da capa vejo a sinopse.
Enfim, mas com Presságio não tive trabalho algum de não gostar, assim que coloquei meus olhos naquela capa misteriosa, meio sombria, cheia de segredos desejei fervorosamente ter o livro em mãos e graças ao Leonardo Barros tive a grande oportunidade de ler sua incrível obra e por horas me deliciar com sua escrita encantadora, envolvente.
Estou em uma época que quero desfrutar novos gêneros, normalmente leio romances água com açúcar, cheio de drama ou comédia, nunca me interessei por suspense, para mim qualquer livro que tenha morte eu passo longe, pois me sinto angustiada e não consigo me focar bem na estória, mas novamente consegui ir até o final, talvez pelo fato da escrita do Leonardo ser agradável, leve com uma leve pitada de humor em comparação com algumas obras mais fortes que tive a oportunidade de ler como 72 horas para morrer de Ricardo Ragazzo – o primeiro suspense que li.
Eu gostei principalmente da leitura rápida e direta, ela me deixou mais presa, mas senti um pouco de falta na descrição dos locais, mesmo essa pequena falha não me desanimou. A cada parágrafo fiquei mais presa, me vi loucamente tentando descobri quem era o assassino, às vezes me pegava tentando incriminar um personagem e logo em seguida com as novas provas eu mudava totalmente de opinião. Eu adoro quando o autor consegue fazer esse pequeno joguinho com seus leitores, pois isto significa que a estória está fluindo bem, como deveria. O ruim é apenas quando o leitor descobre logo no inicio quem é o assassino, pois assim a estória perde totalmente a graça, mas Leonardo se saiu muito bem quanto a isto.
Agora deixe-me contar a vocês um pouco sobre a trama:
Tudo se inicia com um assassinato da Irmã Bianca, uma freia que é professora, a policia corre para investigar tal acontecimento, vai atrás de depoimentos para assim tentar descobrir quem fez isto a pobre mulher... Até ai tudo bem, algo normal para este livro, todos esperávamos isto apenas por ver o titulo, mas tudo muda no momento em que nos deparamos com a personagem principal Alice e vemos que nem tudo é normal nesta obra...
Alice Vegas uma mulher jovem, mas que tem o incrível dom de prever o futuro, assim como pode ver alguns fatos passados, mas o impressionante ainda não é isto, o que realmente me chocou foi a forma como essas visões acontecem; ela precisa está tendo um orgasmos. Sim, vocês leram bem. A principio quando li isto precisei reler algumas centenas de vezes para ter certeza que realmente estava lendo certo, ainda pedi que minha amiga me confirmasse que eu havia realmente lido tal coisa e quando foi confirmado eu fiquei chocada, nunca havia visto nada igual, não apenas isto, mas alguns acontecimentos no decorrer da estória também me pegaram de surpresa e foi uma sensação boa, afinal de contas, não era isto que o autor esperava?
Mas para quem pensa que é uma maravilha ter este dom, para Alice é diferente, isto é um fardo que a mulher carrega em suas costas, pois inúmeras vezes fora taxada de louca por seus psiquiatras, nenhum deles acreditou que ela realmente era uma clarividente.
Porém é graças a este tom que toda a estória vai tomar um rumo.
Alice acaba sendo convencia por sua amiga Geórgia de ir a uma festa e é em meio a bebidas e drogas que ela tem a visão de sua “inimiga moral” sendo assassinada. Tal fato a principio deixa a mulher transtornada sem saber como lhe dar com a situação, afinal de contas, ela não poderia sair por ai dizendo a policia que havia tido a visão... Mas é o que ela acaba fazendo e isto apenas desencadeou risadas dos policiais. É a partir daí que Alice decide começar a investigar sozinha e comprovar que o que tinha visto era real, não uma alucinação por ela ter usado drogas.
A cada pista descoberta, a cada nova visão eu ficava mais animada e minha leitura ia se tornando mais rápido, realmente me diverti muito lendo este livro, virei uma verdadeira investigadora. Para quem gosta de um bom suspense eu recomendo este livro.
Drica 22/05/2013minha estante
Sua resenha me fez querer ainda mais ler o livro. Parabéns!!

Brendinha 29/12/2014

A capa do livro é simples, mas interessante, o olho ao fundo me lembra os presságios de Alice, a protagonista do livro. A diagramação também é simples, as páginas são amareladas, que é algo que particularmente acho melhor para ler. É um livro considerado pequeno, pois conta com apenas 224 páginas.

Conta a história de Alice Vegas, uma jovem de 26 anos, que mora em um apartamento com uma amiga. Desde pequena, Alice insiste em afirmar que tem presságios que vê coisa que já aconteceu e que ainda vai acontecer, os vários psiquiatras que ela consultou afirmaram que ela tinha distúrbios e não acreditavam nela. Até que um dia, em uma de suas visões, Alice vê a morte de uma conhecida, e tem a certeza de que foi preso o culpado errado. E por isso mesmo se passando por louca, ela vai fazer de tudo para que seja descoberto quem foi o real assassino. Quando nem seu pai, nem sua amiga acredita nela, Alice luta contra todos e com isso é até abusada sexualmente. Para saber mais sobre essa história vai ter que ler! Kkkk'

Um livro que me prendeu bastante, e que a cada página tive mais vontade ainda de ler, é suspense do início ao fim, quando li o título do livro fiquei intrigada, querendo saber primeiramente como alguém teria a coragem de assassinar uma freira e o porquê dela estar nua. Não encontrei erros gramaticais durante a leitura, e eu juro que procurei rs. Alice mostra ser um mulher de fibra, que quando quer algo, não desiste e não se deixa abalar pela opinião alheia.

A parte que achei mais surpreendente foi quando o enfermeiro do hospício judiciário, tentou abusar da Alice e ela tinha colocado a armadilha que a outra louca deu a ela, e com isso ele foi preso, pois achei um absurdo a pessoa não ter sossego nem no hospício, mas como ele é louco tive medo pela Alice no fim do livro!!!

Uma história interessante com suspense do início ao fim, gostei muito, só achei pouco confuso durante a leitura, as idas e vindas de cenas e personagens que às vezes fazia com que eu me perdesse na história, fora isso a narrativa é excelente. Recomendo!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/12/resenha-34.html#more

JEAN 13/05/2013

Presságio-O assassinato da freira nua
Presságio é o primeiro romance brasileiro que leio após muito e muitos anos, nem sei quantos! Acho que o último que li foi ‘agosto’ de Rubem Fonseca. Confesso que comecei a ler o livro com uma certa ressalva, acho que até mesmo preconceito, muito disso devido a falta de divulgação que essa nova literatura nacional tem. O consumo da literatura estrangeira é tão grande que ao nos depararmos com a capa de um livro onde o nome de seu autor é brasileiro, o primeiro pensamento que vem é que o livro não é bom por ser nacional. Por outro lado se o livro tem um nome estrangeiro na capa e o selo de uma grande editora, nossa curiosidade é aguçada e na maioria das vezes o livro é comprado. Não nego que sou um consumidor e leitor de literatura estrangeira, até porque foi com ela que iniciei meu gosto por leitura, mas após a leitura de ‘presságio’ posso dizer, na minha opinião, que a nova literatura nacional é sim, muito boa e merece ser prestigiada.

Presságio foi uma leitura bem agradável, mas que não me conquistou de imediato. Achei os três primeiros capítulos um pouco corridos e com muitos diálogos, senti um pouco de falta da descrição dos lugares e até dos personagens. Mas com o passar dos capítulos – acho que do sexto em diante – a leitura fluiu muito bem, o ritmo dos acontecimentos ficou muito bom e até os personagens tornaram-se mais interessantes e mais encorpados digamos assim. Dai em diante a história me conquistou e eu não via a hora de chegar ao fim para ver como todo o mistério se resolveria.

Até chegar ao final que me deixou bem surpreso e com um gostinho de quero mais, muitas coisas aconteceram na vida de Alice, a protagonista; umas bem perigosas e outras bem esquisitas a meu ver. Alice não foi a protagonista que eu esperava, mas também não foi uma decepção. Acho que determinação é a característica mais forte de sua personalidade, visto tudo que ela passa para descobrir a verdade por trás dos crimes, sem contar que é vista como louca por conta do seu dom de clarividência. A parte que eu achei bem esquisita na personagem, e um pouco surreal, foi o que desencadeia os tais presságios que ela tem. Achei bem estranho e acho que faltou uma certa explicação para como tudo começou, mas nada que prejudique a história.

Quanto aos personagens masculinos não me identifiquei com nem um, tive apenas uma simpatia maior pelo Dr. Sócrates, que a meu ver foi bem importante na solução dos crimes. Acho que posso dizer que a personagem que mais gostei foi a Georgia, melhor amiga de Alice. Bem divertida, meio doidinha e que eu achei que teria uma participação mais ativa na história, o que eu acho que teria rendido bons momentos engraçados, mesmo tratando-se de um thriller policial.

A narrativa da história é muito boa, flui bem rápido e os acontecimentos movimentam a trama o tempo todo. Como nunca fui bom em desvendar mistérios e só leio thriller policial para me divertir, não imaginava nem de longe o desfecho que o autor deu para a história. Parecia uma coisa, mas no fim foi outra bem diferente e diga-se de passagem, tudo muito bem amarrado. A história em si do livro foi totalmente diferente da que eu imaginava quando comecei a ler. Os capítulos finais foram os mais envolventes e eletrizantes, principalmente os do julgamento. É tudo narrado tão bem que nos sentimos mesmo dentro de um tribunal. E então, quando menos se espera, o desfecho de tudo nos é servido de bandeja e com muita inteligência pelo autor. A última cena foi a que me deixou com um gostinho de quero mais e uma interrogação no ar que caso se confirme, hum!…

Recomendo muito esta leitura e podem pesquisar que outros blogueiros também. Leiam e prestigiem a nova - e muito boa - literatura nacional.

A outra resenha feita em vídeo pela minha mulher está no nosso blog:

Edy 23/06/2013minha estante
Só faltou classificar lá em cima..

Amoras Com Pimenta 24/04/2013

Olá amigos!!!
Mais um livro que me deixa sem palavras.
Conversando com Carol do blog Irreparável, ela me disse que era engraçado, não no sentido e comédia, me ver elogiando um livro de suspense, que envolve ficção policial e mistério, porque não é u m livro que eu leio habitualmente. Rimos juntas, mas disse a ela que gosto e muito do gênero, apesar de os sobrenaturais serem os que mais leio.
Mas PRESSÁGIO: O ASSASSINATO DA FREIRA NUA é um daqueles livros que se tornam quase que obrigatória a sua leitura.
Esse não é um livro que se leia, e sim se devora.
Antes de falar do enredo em si, gostaria de falar do livro, não sou crítica literária, nem nada parecido, mas sei ver uma obra bem escrita. E Presságio: O Assassinato da Freira Nua se enquadra em todos os requisitos de um livro bem feito.
Primeiro a capa, tem aquele ditado que não se deve comprar um livro pela capa, mas é impossível não notar a capa e ver o quanto ela chama atenção. Por ela podemos sim julgar que vem um livro e tanto.
As folhas são amarelas, \o/, o que facilita e muito a leitura. A maneira como o autor conduz a história, como a trama é bem fechada, te faz querer ler logo e desvendar todo o mistério. Não é um livro longo, tem apenas 220 páginas, o que me fez lamentar... Meio que me envolvi com Alice e terminar o livro foi meio que deixar uma colega que poderia virar amiga. Eu sei, coisa de louco, mas creio que todo leitor acaba por desenvolver laços com os personagens lido.
Mas vamos à trama em si:
Alice é uma jovem que tem um dom muito peculiar. Ela consegue prever alguns fatos futuros, e também ver alguma coisa do passado das pessoas. Apesar de parecer que é algo muito legal de se ter, não é fácil ser assim. Ela convive com isso desde sua adolescência. Ela prefere dizer que tem clarividência, e os médicos que ela tem um transtorno psicológico. E assim Alice vive sua vida, entre uma visão e outra.
Ela mora com uma amiga, Geórgia. Adorei Geórgia, ela é aquela amiga meio louca que algum dia na vida já tivemos uma parecida.
Apesar de seu dom, tudo ia bem na vida de Alice, até que ela vê uma mulher sendo assassinada. Mas como fazer as pessoas acreditar nela? Para todo mundo que ela contar que viu um assassinato, sem estar na cena do crime, e sim através

de uma visão poderão achar que ela enlouqueceu de vez... Pior ainda: ela foi a unica que viu a vítima sair com seu assassino...
Alice começa uma busca desenfreada para provar que ela está certa. Se envolve em "encrencas", leva uma surra homérica de uma namorada ciumenta. Procura ajuda de um médico, o qual ela acha que poderia ajudá-la, mas esse por sua vez acaba por ajudar a interna-la em um manicômio. Aí quando a gente pensa que mais nada de ruim poderia acontecer a Alice, acreditem meu amigos, as coisas pioram.
Resgatada por seu pai desse manicômio ao qual foi levada, Alice retorna ao mistério que a colocou em toda aquela situação.
O final do livro é surpreendente, pelo menos foi pra mim.

Ao mesmo tempo em que fui querendo ler o mais rápido possível para saber o resultado das visões de Alice, eu queria diminuir o ritmo, porque assim o livro não chegaria ao final...
Como já disse, é um livro que se torna quase que obrigatória a sua leitura. Amantes do gênero não deixem de ler, pois vão se surpreender...

Meus Livros, Meu Mundo 14/04/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Alice Vegas é uma clarividente, sim ela tem visões, presságios. O grande problema da moça é convencer as pessoas de que ela não é louca, de que ela realmente tem essas visões.
Na cidade onde a moça mora um serial killer assassina freiras e o caso causa grande repercussão.
O problema é que, o jovem identificado como “Beato Judas” o suposto assassino não se parece em nada com o homem das visões de Alice.
Agora a moça tenta provar a inocência do rapaz, mas as únicas provas que ela possui estão em suas visões. Como convencer a polícia de que ela não é maluca e que realmente é uma Clarividente?
Geórgia sua melhor amiga e Walter o médico que namora Geórgia, são os únicos que escutam Alice e assistem de perto ela se afundar nessa busca por justiça. O problema é que não vai ser nada fácil convencer a polícia de que ela tem razão, de que eles prenderam o cara errado e que um jovem está prestes a ser condenado por um crime que não cometeu. Mesmo correndo o risco de entrar numa camisa de forças a moça não desiste e vai luta, buscando a ajuda do médico legista Sócrates que trabalha nos casos fazendo a perícia dos corpos das freiras assassinadas.
Mas será que ela pode confiar nele? Será que Sócrates acredita nela ou também acha que Alice é louca?
Pondo tudo em risco, sua liberdade e sanidade a prova, Alice segue descontrolada em busca da resolução do caso.
O problema é que, não se sabe em quem confiar...
A história é incrível, um thriller eletrizante, com suspense do início ao fim e muita, muita ação.
Toda a ação é muito bem estruturada a historia é totalmente atual e comum, o que só torna os fatos mais reais quando se lê. É como se estivéssemos lendo um jornal com aquelas noticias.
O autor soube conduzir uma trama recheada, de mistérios, suspense, investigação, ação e um toque leve de romance. Há cenas de sexo, que são retratadas entre as vítimas e o assassino, e também entre outros personagens, mas este não é o foco da história, porém eu entendi que são necessárias pra construção da trama. Então ainda temos uma dose picante de sensualidade e sexo.
Acho que o autor soube dosar tudo no livro o que só tornou ainda mais perfeito. Os personagens, como não poderia ser diferente, são todos adultos e muito bem construídos, cada um tem sua historia paralelamente contada, mas que em algum momento se cruza com a dos outros.
O livro não tem pontas soltas, todos os acontecimentos sempre acabam se ligando ou levando a algum outro novo acontecimento, como em toda boa historia policial, né!?
Eu amo historia assim, uma pena que não encontramos muitos livros deste gênero com tamanho realismo e de tão boa qualidade. Li o livro inteiro em uma noite e não me arrependo.
E pasmem... não encontrei erros de revisão. Desculpem-me, mas a Editora Novo Século SEMPRE peca em suas revisões, já disse isso aqui e acho uma pena. Mas este surpreendentemente não possui erros, ou se possui me desculpem não ter notado eu realmente devorei as páginas, então pode ser que tenha passado algo.
Com certeza é leitura mais do que indicada para quem gosta do gênero. É eletrizante e te consome até a última página!

Allison Feitosa 10/04/2013

Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros
Louco. Instigante. Eletrizante. Alucinante. Sensacional.

Um assassino de freiras está solto pelas ruas e uma das pessoas que poderia solucionar esse caso é motivo de piada... o motivo? Ela possui a clarividência.

'' - Eu tenho o dom da clarividência!
O delegado se dobrou numa gostosa gargalhada.
Felipe não se controlou. Riu ainda mais alto que Matias.
A boca se rasgou num ricto. Disse:
- É verdade! Eu não sou louca! Vocês tem de acreditar em mim!
Matias desculpou-se:
- Sinto muito, Alice! Estamos sendo grosseiros, eu sei... Mas você tem de concordar: essa história de clarividência é um delírio seu!
- Eu vi!
- Então, você estava lá!
- Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.'' Pág. 40.

Alice sempre previa algumas coisas... nada preocupante no começo. Foi quando ela começou a prever mortes que ela começou a se preocupar. Conhecida por vários terapeutas e psiquiatras, Alice era tachada de louca por possuir um dom humanamente impossível, ou humanamente anormal. Isso tudo se agrava quando Alice é convidada a ir em uma festa à fantasia e uma conhecida é morta vestida de freira. Alice vê sua morte, mesmo não estando presente no local do crime.

Nesse mesmo contexto, o Delegado Matias investiga outra morte ocorrida nos últimos dias. A vítima: uma freira. Ao ficar sabendo dessa segunda morte, Matias e sua equipe de investigação procuram saber se as duas mortes se relacionam. Várias pessoas são convocadas para dar depoimento, entre elas Alice, que é motivo de piada na delegacia após revelar seu dom.

É encontrado um suspeito denominado pela polícia por ''Beato Judas'' para a primeira morte e a equipe sai em busca de algo que comprove que o suspeito esteja relacionado com a segunda morte, apesar dele negar.

Alice nunca tinha saído dos trilhos... sempre certinha, se envolve numa trama que até ela mesmo dúvida de que vá acabar bem. Leonardo Barros leva a trama a diversos rumos diferentes, inserindo diversas reviravoltas e nos mostrando que nenhum personagem é totalmente correto. Ele constrói um romance psicológico com os personagens que são verdadeiramente complexos, humanos.

Não consegui parar de ler até terminar. A escrita de Leonardo é super fluente, gostosa e rápida de ler. O romance policial é recheado de sensualismo e um toque de eroticidade. Para se ter ideia, Alice costuma ter suas visões quando atinge o orgasmo! Alice passa por várias provações até atingir seu objetivo que é a justiça. O final é surpreendente e o autor deixa-nos com vontade de uma sequência imediata! (não sei se isso vai acontecer, mas...) acredito que ele esteja trabalhando nisso! Falando na edição, a capa é fiel ao tema thriller policial e a revisão está ótima. Recomendo demais aos fãs de policial/investigação e aos que não são tão fãs assim! Muito obrigado ao Leonardo por ter me presenteado com essa obra fantástica e mal posso esperar para ler suas outras publicações!

Lizianesg 14/12/2012

Presságio: O Assassinato da Freira Nua
Um livro que envolve amor, assassinatos, drogas e o dom de ter visões.

Alice é uma jovem que desde cedo sofre por preconceito de médicos devido ao seu dom de ter visões, mas todos acham que a jovem na verdade tem problemas psiquiátricos.

Durante uma investigação de um assassinato de uma freira chamada Bianca, um dos policias encontra algo na cena do crime, que guarda para si.

Muitos são interrogados a fim de encontrar o principal suspeito de ter cometido o crime contra a freira, que foi encontrada deitada sobre a cama, estrangulada e violentada.

Dias depois Alice se encontra com uma ex-amiga em uma festa a fantasia. Vivian e Alice foram amigas até o dia em que Alice descobriu que seu namorado a traia com a sua amiga. Vivian era muito sexy e atraente, estava vestindo uma fantasia que se resumia a praticamente um hábito de freira.

O que Alice não sabia é que sua vida viraria uma confusão depois daquela noite regada a drogas e bebidas, ela teria uma visão que poderia ajudar a polícia a desvendar o assassinato da freira nua, ou seja de Vivian.

A polícia encontrou um suspeito que confessou ter matado a freira Bianca e resolveu que o rapaz também teria matado a jovem Vivian devido o crime ter sido cometido no mesmo modo que o da freira. Vivian foi encontrada na cama, estrangulada, porém não havia indícios de que teria sido violentada.

Alice tinha certeza que o rapaz não era o culpado pela morte de Vivian e tudo que queria era poder ajudar, mas só se meteu numa super enrascada, acabou indo parar em uma clínica psiquiátrica onde sofreu abuso de um dos enfermeiros, mas com a ajuda de outra paciente ela conseguiu fazer com que o enfermeiro não conseguisse chegar ao seu objetivo e também fosse pego pelo médico diretor da clínica.

“Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal.” Pág. 211

Bom vou parando por aqui porque se não vou acabar contando o livro todo e ai a surpresa para os outros leitores vai acabar né.

Até que ponto uma pessoa vai por amor, será que o amor justifica os atos de uma pessoa? Será que realmente uma pessoa que está acima da justiça conseguirá se safar de atos tão sórdidos, talvez sim, mas não pode esquecer que uma das personagens pode ver tudo o que está escondido e isso foi o que mais me surpreendeu no final do livro.

Juliana 08/05/2014

Mistério, misticismo e erotismo
O livro narra a história de Alice, uma jovem de 26 anos que, desde sua adolescência, possui o dom de ver coisas que aconteceram ou irão acontecer, especialmente em momentos de êxtase. Como era de se esperar, a jovem e sua clarividência são desacreditados por amigos e psiquiatras, até que Alice, em uma festa regada a álcool e drogas, têm a visão de um crime sendo cometido.

A vítima é Vívian Montegart, que comparecera àquela mesma festa usando uma provocante fantasia de freira, encontrada morta num dos quartos da casa. O crime, logo é associado pela polícia a um outro assassinado onde a freira conhecida como Irmã Bianca, fora violentada e estrangulada. Não demora até que a polícia conclua que os dois crimes foram cometidos pela mesma pessoa e leve à prisão o jovem Danilo. Porém, devido à suas visões, Alice sabe do erro cometido pela polícia, e começa, ela mesma, a tentar investigar o caso. Baseando-se, sobretudo, em sua clarividência, a jovem têm de passar por inúmeras situações complicadas, enquanto tenta provar que o assassino de Vivian ainda está a solta.

Além da caça por pistas e investigações minuciosas em busca de um assassino, elemento essencial de um livro de mistério, a narrativa possui um toque de misticismo no dom sobrenatural da protagonista e uma dose considerável de sensualidade e erotismo, o que certamente agradará muitos leitores, mas talvez, em igual medida, desagrade outros.

O que mais me cativou em relação à leitura, é que narrativa surpreende com reviravoltas interessantes, mesmo quando se crê que o mistério já está solucionado, tornando o livro cativante do início ao fim. Além disso, o final da trama deixa alguns elementos em aberto, dando a possibilidade, mas não carência, de uma continuação. Como pontos negativos, eu diria que a protagonista poderia ser um pouco mais aprofundada. Em alguns momentos, não ficava tão claro as motivações da jovem e suas atitudes insensatas e inconsequentes me desagradaram um pouco. Por outro lado, a força, a sensualidade e a impetuosidade de Alice, sobretudo no final da livro, quando esta se mostra mais amadurecida e sensata, é capaz de cativar muitos leitores.

Enfim, Presságio é um livro bem rápido de ler, com uma leitura fácil, apesar de seu conteúdo um tanto denso. Apesar de breve, é uma história interessante que recomendo, principalmente, para leitores adultos.

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

Leeh 17/03/2014

Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Sobre a escrita: O autor me passou uma segurança, muito boa na escrita e achei interessante pois muitas palavras eu não conhecia, então foi possível grifar algumas e pesquisar depois no dicionário o que para alguns parece ser chato, para mim foi uma experiencia incrível. Conhecer novas palavras enriquece nosso vocabulário e isso é algo magnifico e realmente de muita valia. Só para salientar caso haja duvidas a respeito dessa questão do vocabulário, as palavras são novas para mim, outros já podem saber o significado e mesmo que não venham a conhece-las não interfere em nada na compreensão da narrativa.

O livro como um todo: O livro vem dividido em 29 capítulos e dentro desses capítulos a pequenas repartições que envolvem o lado da Alice, a protagonista, e também apontam fatos relevantes de outros personagens que se interligam de acordo com o avançar da narrativa. O curioso é que essas repartições podem acontecer ao mesmo tempo, ou seja, passar duas visões e dois lugares distintos em um mesmo momento, ou simplesmente abordar os fatos em momentos distintos que podem ter ocorrido no passado e/ou presente. Sendo que o livro é narrado na terceira pessoa.

Do que se trata: Logo nas primeiras páginas é possível saber que o livro vai em busca de descobrir um assassino. A Irmã Bianca uma freira professora de Língua Portuguesa é brutalmente assassinada em seus aposentos e no corpo são encontradas marcas de estrupo e estrangulamento. Alice por sua vez, vivi mais um dilema, agora ela tenta acreditar que depois de passar por oito psiquiatras finalmente será entendida e que o médico não a taxará como louca, pelo seu dom , a clarividência.
Enquanto a policia tenta desvendar quem possa ser o assassino da irmã Bianca, está acontecendo uma festa no qual Alice, foi quase que obrigada a comparecer depois de tanta insistência de sua amiga de quarto e do namorado da mesma. Apos, a ingestão de várias drogas e já no dia seguinte, Alice se vê frente a frente aos policiais que investigam o caso da freira morta, só que desta vez a morte de uma outra freira aconteceu bem perto de Alice e seus amigos, na tal festa onde boa parte dos convidados estavam drogados, o que a policia não sabe é que os dons de Alice sempre estiveram certos, mas será que um policial ou qualquer outra pessoa iria acreditar nos dons de uma drogada ?
Dias depois da morte das duas "freiras" a policia prende um rapaz apelidado de Beato Judas, afirmando ser ele um serial killer de freiras, Alice afirma não ser ele o assassino da segunda morta, a freira nua, e o desenrolar da estória fica instigantemente cada frase mais insaciável. A cada capítulo novas pistas vão aparecendo e por mais que o livro não tenha um grande número de páginas, o autor soube colocar todos os pontos sem dar sequer uma pista para a próxima descoberta, ao meu ver esse foi o ponto que me prendeu na leitura, além da Alice ser uma protagonista cativante e de ela tentar mostrar o tempo todo que não é louca. O final me surpreendeu e me deixou com um gosto de quero mais.

Leitura super aprovada e recomendada, acho que não só a estória como a escrita do autor abriram meu instinto de leitora de suspenses, Thriller policial e muito outros gêneros.

Me desculpem se a resenha ficou muito grande, mas eu precisa realmente afirmar todos os pontos positivos do livro.

site: http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2013/11/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

Marcia Leão 26/09/2023

Legalzinho
É uma trama de suspense e investigação policial. É legalzinho, achei algumas falas e observações de alguns personagens machistas, me dando um leve desconforto.
Mas para quem gosta de suspense e deseja um passatempo sem grandes reviravoltas vale.

Kelinha 29/05/2013

Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Blog Livros e Marshmallows
Resenha: Presságio conta a história de Alice, uma jovem de 26 anos que mora com sua amiga Geórgia. Aparentemente Alice parece ser uma moça normal, que tem uma vida normal. Mas isso não é verdade. Alice sofre de clarividência (visões paranormais), uma especie de presságio. E na maioria das vezes essas visões acontecem no seu momento de orgasmo. Ela consegue prever o futuro, ou algo que já aconteceu.
Depois de vários tratamentos com terapeutas e psiquiatras, um de seus médicos identificou a sua habilidade como "clarividência orgástica" (rir muito quando eu li isso). E tudo a partir dai começa a ficar muito complicado, pois ela tem a visão de um crime acontecer. Sua rival meio que "amiga" é assassinada no quarto de um apartamento em uma festa a fantasia, vestida de freira.
A policia que investiga o caso e instaura o inquérito, prende um principal suspeito. Alice tenta contar pra policia que viu todo o crime acontecer em um presságio, mas ninguém acredita. Pois ao entendimento de muitos; Presságio não existe e é coisa de louco. Mas de todas as formas ela tenta desvendar esse grande mistério.

Quando comecei a ler o livro, consegui me ver completamente presa ao enredo da história e dos personagens. Gosto muito de suspense policial, e escrever um suspense policial não é fácil. O autor tem que ter sensibilidade, descrição e malicia. Pra poder jogar no meio da história quem é o assassino sem que ninguém perceba quem realmente ele é, antes que chegue no final do livro. Se descobrir antes perde a graça.
E o autor conseguiu fazer tudo isso. Depois que eu já tinha lido umas vinte páginas ou mais, pensei: Ah! Já sei quem matou a "Freira Nua", foi fácil demais. Descartei os suspeitos que estavam muito na cara, e logo disse quem era. Mas as minhas suspeitas estavam muito francas e erradas diante de um grande autor.

Os personagens foram todos eles muito bem elaborados, a protagonista se encaixou perfeitamente no papel. Da forma em que ela foi descrita, não poderia existir personagem melhor. A criatividade do autor foi simplesmente perfeita; É impressionante quando na ultima pagina do livro ele revela uma outra situação que aconteceu, e que você nunca consegue imaginar como foi que aquilo aconteceu.

O diálogo entre os personagens é claro e objetivo, com as palavras muito bem escritas. Existe alguns detalhes importantes na história (na minha opinião isso faz toda diferença em um bom livro), o autor consegue fazer você imaginar tudo, e toda a sena passa diante dos seus olhos como um filme.

Li o livro em mais ou menos 3 dias. Confesso que fiquei economizando pagina; Mesmo ele sendo um livro muito bom, com capítulos curtos, diagramação ótima, e eu morrendo de curiosidade pra saber quem era o assassino. Simplesmente não queria que o livro acabasse.

Telma 19/07/2013

Suspense, misticismo e uma sensualidade "contagiante".
Amigos, estou encantada com mais esse livro.

Nossos brasileiros, que a Novo Século teve a felicidade de publicar no selo “Novos Talentos”, estão “arrebentando!!!!

Esse livro é o MÁXIMO!

Meus gêneros favoritos de leitura, são: o Suspense, os Thrillers Policiais, as histórias que envolvem psicopatia e outras desordens psiquiátricas. Esse livro é uma soma disso tudo e ainda aborda outro tema que pra mim é apaixonante: a paranormalidade.

Uma freira é assassinada e estuprada. Pouco depois, outra freira é também assassinada e estuprada. Com isso a polícia assume que há um serial killer à solta pela cidade e tem as freiras por alvo. Elas são encontradas nuas e com sêmen no corpo.

Tudo estaria resolvido se fizessem um DNA com o sêmen e encontrassem o autor, certo? E é o que a polícia faz: prende o “dono” do esperma encontrado na primeira freira. Um rapaz franzino que era aluno da freira. Game Over! O serial killer é preso.

No entanto, contanto e, entretanto, Alice, que desde a adolescência tem premonições e já frequentou um sem número de clínicas psiquiátricas, vê o verdadeiro assassino em uma de suas visões e o descreve para a polícia:

“... o homem que vestia uma fantasia de diabo a puxou pelos cabelos e a beijou. Ele vestia um terno negro com chamas amareladas bordadas na lapela e usava uma capa com duas faces. Seu rosto estava pintado de vermelho. Os olhos maquiados em preto simulavam lágrimas de tinta que lhe vazavam dos olhos e escorriam até a altura do nariz. Os cabelos estavam besuntados com gel.” p.31

Ela também afirma que é impossível se tratarem da mesma pessoa, uma vez que o rapaz que a polícia prendeu tem metade do tamanho (tanto em altura quanto em massa muscular) do homem que ela viu.

Como acreditar se ela própria duvida de suas visões?

Com isso, Alice fica decidida a investigar por conta própria, na ânsia de provar (e descobrir) que não é louca. Que é uma paranormal.

O livro é uma delícia.

Prende-nos a cada página.

O assassino? Sei lá quem é... mudo de ideia a todo momento e adoro isso.

Há cenas pesadas no livro (adoooooooooooro) ... e há também romance e um grau de erotismo que é tão bem escrito que te incita a saber mais e a ler mais das descrições das cenas carregadas de sensualidade. Essa mistura é TNT pura! Explosiva no melhor dos sentidos! :)

Leonardo Barros tem muita intimidade com a arte de escrever e contar histórias.

Os capítulos são bem alinhavados e ele consegue contar dois fatos que estão ocorrendo num mesmo momento, sem fazer com que o leitor se perca (essa é uma característica que admiro muito e noto falhas em vários escritores, que acabam por nos deixar confusos por vezes).

Resumindo: suspense, regado a misticismo e sensualidade.

5 estrelas com louvor!

Estou ansiosíssima pelo próximo livro de Leonardo Barros e já vi que ele tem livros anteriores. Vou à caça! ;)

Deixo você com esse quote, que narra uma pequenina parte de uma das visões de Alice:

“Alice sentiu o coração da estranha tamborilando em seu próprio peito, sua mente tilintando, o pulso martelando em suas carótidas. Não sabia como nem por quê, mas Alice e a estranha eram, naquela hora, a mesma mulher.” p.71

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/