Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Isabella Pina 17/03/2024

Divertido igual ao que eu lembrava - é interessante ver como a escrita da Holly Black sempre tem o seu tom, e dá pra notar isso especialmente porque reli esse livro depois de ler a trilogia do povo do ar.
em tempo: acho que os personagens fora da família do Cassel poderiam ser melhor desenvolvidos, especialmente a Lila. ela em particular eu espero que ganhe uma personalidade fora de existir em razão do Cassel.

May 20/03/2024

A gata branca
Em uma realidade semelhante a nossa, uma pequena parcela da população começa a desenvolver habilidades que são denominadas de maldições. Essas pessoas conseguem enfeitiçar as outras apenas com um toque das mãos. Essas pessoas são conhecidas como mestres, e existem alguns tipos de mestres, dependendo do seu poder. Existem mestres de sorte, emoções, memória, morte e transformação...

Tai Costa 28/04/2024

Sensacional!
Holly Black criou uma distopia contemporânea interessantíssima.
Os mestres da maldição!
Mestres da sorte, das emoções, da memória, físico, de transformação, dos sonhos e da morte.
Os personagens são muito interessantes. Todos com personalidades e motivações complexas.
O mocinho e a familia dele não tem nada dos mocinhos convencionais. Pelo contrário: São golpistas e criminosos.
Adorei como a Holly mesclou a fantasia distópica à trama de crime e máfia.
Devorei o livro e estou ansiosa pelo que vem por ai!
Recomendo muuuito a leitura. Foi uma ótima surpresa!

Spoiler abaixo:
Desconfiei desde o princípio que o Cassel era mestre de transformação e que a Lila era a gata...
Adorei como tudo se desenrolou!
Achei muito legal o Cassel ter usado o rebote do Barron contra ele mesmo... Me surpreendeu.
E tb gostei que a Maura conseguiu escapar do Philip.
A mãe do Cassel ja saiu da cadeia fazendo confusão com esse feitiço na Lila... Vai dar ruim...

Bruna Moraes 16/06/2024

Gata Branca #1 - Holly Black
Cassel vem de uma família nada convencional, uma família de Mestres da Maldição, pessoas que possuem o poder de transformar emoções, memórias e destinos das outras com apenas o toque das mãos, o que tem gerado uma grande preocupação nos Estados Unidos, por isso o uso constante das luvas, mas como toda ação tem uma reação, qualquer mudança provocada por eles gera um efeito rebote, de forma que algo deles também será tirado. Diferente de seus irmãos e todo o resto da família, Cassel acredita não ser mestre de nada, levando uma vida normal em um internado de elite, até seus sonhos com uma gata branca se tornarem constantes e começar a agir como sonâmbulo.

Contudo, seus sonhos não são atoa, a noite que tirou a vida de sua melhor amiga Lila ainda o assombra, apesar de não lembrar muito bem daquela noite, seus irmãos fizeram de tudo para protege-lo, pelo menos é nisso que o fizeram acredita. Sua família não é nenhum exemplo de honestidade ou fidelidade, mas parecem servir muito bem a família Zacharov, o pai de Lila. Desconfiado dos segredos que poderiam estar escondendo dele, Cassel busca por respostas sobre o seu passado e tenta encontrar memórias que façam sentido, mas algo parece impedi-lo de conseguir, para desvendar esses mistérios precisará armar um golpe de mestre.

A autora Holly Black tem um jeito muito próprio de escrever suas histórias, sendo uma das razões que me fazem gostar tanto dela, nas primeiras páginas o leitor fica completamente perdido, sem entender nada, mas tudo faz total sentido e ela consegue construir muito bem a narrativa, prendendo o leito no seu universo de fantasia e mistério sobre máfia dos metres da maldição.

A construção se ambientaliza em um cenário do tipo “Poderoso Chefão”, mas com um toque de magia da Holly Black, os personagens são bem desenvolvidos e nada carismáticos, o que faz o leitor odiar grande parte deles e ficar com um pé atrás com o restante, pois tudo gira em torno de poder, dinheiro e controle. Cassel é o filho excluído da família, não sabe de nada, vive tentando arrancar algumas respostas de quem quer que seja, mas do meio para o final do livro, é possível ver um crescimento do personagem, que deixa de ser aquele menino perdido para ser o que enfrenta sua família e se posiciona.

Merecem destaque também os amigos de Cassel, que reforçam a ideia da amizade superar as relações familiares, em relação a confiança, companheirismo e sinceridade, a narrativa vai muito além da fantasia, quando explora essas relações. Não esperava menos de um livro escrito pela Holly Black, o plot twist não me surpreendeu muito, esperava que a Lila não estivesse morta e que ele pudesse ter algum poder também, o que mais me deixou surpresa, na verdade, foi a relação de controle que a mãe exerce sobre o Cassel. Aguardando ansiosamente para o próximo livro e o desfecho completo dessa incrível história.

“Depois que uma pessoa magoa você, é mais difícil relaxar com essa pessoa, mais difícil pensar nela como segura para se amar. Mas isso não impede você de querê-la. Às vezes, acho que torna o desejo maior”.

“As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade”.

“Os alvos esquecem que, quando uma coisa é boa demais para ser verdade, significa que é golpe”.

Luara139 11/07/2024

É
O livro é bom, a história é bem construída, mas não me instigou à ler o segundo livro. Até comecei a ler, mas parei pq não me interessei no desenrolar da história.

Vivi Barroso 08/08/2024

Um novo universo que me fisgou
Amei que o protagonista é um "normal" achei inovador, mesmo com uma disconfiança muito grande. Eu sei que o livro tem mais de uma decada e agora que fui ler essa preciosidade com os olhos de agora, mas é cansativo o par romantico nunca poder ficar junto logo no primeiro livro e arrumar outros problemas para os proximos livros.

Nhyx 02/09/2024

Gata Branca - Holly Black
Gata Branca é a primeira parcela da trilogia de fantasia urbana jovem escrita por Holly Black. O livro conta a história de Cassel Sharpe, um garoto mentiroso e trambiqueiro de dezessete anos, inserido em um mundo semelhante ao nosso, mas com a existência de magia, maldições para ser mais exato... Todos sabem da existência das maldições, no entanto, apenas alguns podem acessá-la, com apenas um toque das mãos.

A trama não é exatamente complexa, eu diria que até um pouco fraquinha em alguns aspectos. No entanto, aborda assuntos relevantes como famílias disfuncionais, paralelos com fatos da história humana, e principalmente os receios de interações sociais do protagonista, tanto amizade quanto relacionamento romântico.

"Todas as amizades são negociações de poder."

O livro é bom. A leitura foi bem fluída, apesar de uma escrita simples, Black construiu um texto descente, e desenvolveu a voz narrativa de Cassel de forma bem humorada e levemente mórbida. Acho que narrar em primeira pessoa fez toda a diferença, principalmente por esse artificio tornar o protagonista ainda mais carismático.

"Inteligente como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele."

Eu queria ter gostado mais de Gata Branca, no entanto, algumas coisas me incomodaram, principalmente a falta de respostas de algumas perguntas. Acho que havia espaço para respondê-las, ainda mais que esse livro é, de certa forma, introdutório. Espero que Black responda as interrogações que instigou durante a leitura. Um exemplo é se o tipo de maldição é aleatória ou não?

Um dos pontos positivos desse livro foi a construção do sistema de magia. Não é exatamente complexa, mas ainda é superior ao "glamour", quem leu o universo das fadas de Black, sabe do que estou falando. A ideia de que a magia sempre cobra um preço, é o que mais me atrai em enredos de fantasia.

A história é interessante, um tom cinzento, mas fraquinha e com recursos previsíveis. Eu esperava mais, principalmente por ver em alguns lugares Cassel sendo comparado a Kaz Brekker... Por outro lado, a construção de mundo é instigante, a história não me prendia o tempo todo, mas houve cenas que me obrigaram a ler mais um capítulo. A minha nota é mais sobre a experiência agradável de leitura do que qualquer outra coisa.

Obs.: Eu quero muito que a mãe de Cassel apareça mais no segundo livro, bem mais trambiqueira e vigarista que o filho.

Nota: 4 Estrelas
Finalização da Leitura: 02/09/2024

Sandra953 03/09/2024

Cassel vem de uma família de
Mestres da Maldição - pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel.
Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. Apesar de ser o único sem poderes entre os irmãos, Cassel está longe de ser um santo.
Aos 14 anos, ele matou uma jovem, Lila, sua melhor amiga e por quem era apaixonado, carregando desde então a culpa do crime e a vergonha da lembrança mais forte que tem daquele fatídico dia: a euforia de escapar impune.

Hanna.Felizardo 13/09/2024

É uma história que prende o leitor. Gostei do livro, foi bem divertido ir desvendando os acontecimentos junto com o Cassel, o principal, e imaginar as possibilidades do que poderia ter acontecido. Não gostei muito dos capítulos da vingança, achei muito teatral, mas não estragou a história. O último capítulo foi bem planejado para a continuação no próximo livro.