Monster Kanzenban Volume 9

Resenhas - Monster #09

@vcdisselivros 22/11/2021

Convite a imaginação
NA CONTINUAÇÃO

Nina recupera todas as lembranças e diante de Johan, revela os segredos da Mansão das Rosas Vermelhas. A terrível verdade por trás do nascimento do monstro!

Em meio à busca por um monstro que foge do passado, uma improvável parceria é firmada, mas a paz está prestes a ser substituída por um mar de sangue, capaz de atingir todos os envolvidos desde o começo da história.

A receita para transformar um homem real em um personagem fictício, basta eliminar todos que o conhecem e que sabem seu passado.

POR FIM

Naoki Urasawa trabalha o suspense de modo a torturar o leitor que implora por respostas. O desfecho polêmico não irá agradar a todos, mesmo com o quebra-cabeça principal formado, ficamos com um gosto de quero mais e colocamos em prática a imaginação para solucionar algumas pontas soltas, deixadas propositalmente pelo autor.

ANDER CELES 15/05/2021

Naoki Urasawa é um gênio de seu tempo.
Naoki Urasawa é um gênio da sua geração. Para isso não há a menor sombra de dúvidas. Além do cara desenhar quadros muito cinematográficos, o enredo é espetacular! Personagens muito, mas muito humanos. Não dá pra não ter empatia com a maioria deles.

O final chega nesse nono volume, com um desfecho épico. O final não poderia ser de outro jeito. O mangá começou e terminou exatamente como precisava.

Amo todos os personagens, mas tenho um amor especial pela Eva, pelo Lunge e pelo Richwein. A Eva foi a personagem com a maior evolução de todas. Ela passou por uma montanha-russa de situações e transformações. Toda sua vida é virada do avesso, revirada e revirada. O Lunge é foda! Apesar da obstinação com o Tenma, os métodos dele, as falas, as percepções, o jeitão fechado! Gosto muito dele! O confronto dele com o lixo humano do Roberto é o auge, fora o pedido de desculpas ao Tenma. E o Dr. Richwein, que é um personagem de apoio, e de apoio em todos os sentidos e para todos. Não é um protagonista, não banca o herói, mas é uma voz centrada e equilibrada, nos momentos de crise dos demais.

Mas eu amo tantos, como o Grimmer, que tem uma das histórias mais tristes de todas, o fofo do Dieter, que dá a visão de criança dele sobre toda a desgraceira que tá acontecendo e ama o Tenma de forma incondicional desde o momento que é salvo por ele. Enfim...

Claro, o próprio Tenma, que consegue conduzir a história muito bem! É o protagonista que chega pra salvar o dia e vc vibra!

E, óbvio, o maior vilão de todos os tempos, Johan. Bicho mau que controla tudo e todos, mesmo quando pensam que estão controlando ele, é ele colocando esse pensamento na cabeça dos outros.

Essa é a minha segunda leitura desse mangá, já tinha lido a primeira publicação da Panini, e posso falar que amei igualmente ou até mais! Fora que essa edição da Panini está perfeita! Monster merecia essa publicação.

De mais, minha admiração e respeito ao grande Urasawa, e que mais obras suas possam vir pra terras tupiniquins.

João Pedro 09/09/2022

A criação de um monstro
Podemos em nosso imaginário criar o mais diversos tipos de monstros; aterrorizantes, caricatos e os mais fantasiosos possíveis, mas o mais assustador e aterrador dentre todos eles é próprio ser humano.

Que grande obra, a construção de toda a narrativa foi boa demais, Naoki Urasawa entrou para meu grupo de Mangakás favoritos. Seu traço belíssimo e a construção do ar misterioso e aterrador me impressionou bastante.

Maria 17/07/2023

Monster volume 9
A história tem personagens bem desenvolvidos, um enredo envolvente com reviravoltas bem posicionadas, uma arte bastante humanizada.
Johan é um personagem fascinante, nele há a completa ausência de qualquer moralidade e mesmo no fim, nunca fica certo a motivação dele. Por trás do jovem belo, simpático e educado há o vazio, que promove a destruição e o caos.
E foi bem interessante que o experimento psicológico em crianças para a construção de um ?cidadão ideal?, fez ao contrário do que se pretendeu, desse orfanato não saíram modelos ideais de cidadãos, mas indivíduos com sequelas mentais irreversíveis.
Recomendo a leitura!

EduardoCDias 28/05/2021

Inesquecível
Uma história pra ficar na memória. Excelente! A história de um neurocirurgião que escolhe o paciente para operar e descobre que que seria melhor não tê-lo salvo. Muito mistério, reviravoltas, assassinatos em traços muito bem feitos.

felipebrb 06/07/2021

Obra-prima absoluta
Vamo lá... essa é a segunda vez que leio Monster, a primeira tendo sido já alguns bons anos atrás. Qualquer tentativa minha de por aqui em palavras a potência dessa obra será falha. Pra tentar ao máximo fugir de textão cansativo e spoiler, só irei destacar alguns pontos pra tentar convencê-los a ler.

Antagonista : Em minha humilde opinião o melhor vilão já construído em qualquer mídia, seja filme, literatura ou que quer que seja, está presente aqui na figura do Johan.

Protagonista : Sem o Tenma a história simplesmente não existiria, ele é o fio condutor da narrativa principal e também tem uma evolução incrível ao longo da obra, principalmente nos momentos de questionamento moral que exploram a dualidade de vida/morte sendo ele médico

Personagens "secundários" : o secundários aqui entre aspas é pelo fato de todos serem tão bem construídos, vivos e humanos que acabam todos sendo tão carismáticos e tendo tanto destaque quanto, cada personagem que aparece aqui tem alguma importância pro escopo total da história e você sente empatia por todos. Grimmer é pessoalmente meu personagem preferido, por exemplo.

Arte : Naoki Urasawa não é considerado um dos maiores mangakás de todos os tempos à toa, sua narrativa gráfica e os desenhos são tão sofisticados quanto o roteiro.

Obs : falhei em não escrever um textão mas isso aqui nem de perto chega a arranhar a profundidade dessa obra. Se você gosta de suspense com muitos desdobramentos, viradas de plot, leiam Monster imediatamente.

bardo 02/01/2022

E no capítulo final ainda que tenhamos o clímax da história o autor deixa a principal pergunta da obra com uma resposta ambígua ou que parece ambígua. Para além da trama muito bem construída e lamentavelmente crível construída aqui, o mais interessante é o intenso debate que percorre toda a obra e é intensificado com a inclusão de alguns personagens: O que será de fato o Mal? Alguém pode nascer maldoso ou é corrompido pelo meio? E sobretudo o Mal existirá em sua forma absoluta? São várias questões que perpassam a obra e talvez sejam eclipsadas pela trama numa leitura desatenta. Mas são questionamentos extremamente interessantes os levantados aqui, sem dúvida uma leitura extremamente proveitosa.

line 26/11/2021

o maioral
Simplesmente o mangá mais FODA que eu já li. Merece muito mais reconhecimento. Além de ter o melhor antagonista possível, tem uma conexão praticamente perfeita entre todos os fatos. Até os personagens secundários são profundos, cara.

Onyxia 18/05/2023

Fantástico
Eu posterguei a leitura desse último volume, pois eu sabia que essa obra é tão maravilhosa que depois que eu terminasse de ler, dificilmente iria achar algo tão bom para ler novamente.

Essa obra é simplesmente fantástica. O mangaká não deixou pontas soltas, manteve a história seguindo uma linha que a cada volume lido era impossível parar.

Sem dúvidas, cinco estrelas.

Giuliano.Behring 19/07/2021

MEU DEEEEUS URASAWA SEU MONSTRO!
Nessa resenha não me refiro apenas ao ultimo volume de "Monster" (9 volume) mas sim a obra como um todo.
Como começar? Em primeiro lugar, que obra prima!! As vezes eu me esqueço como que Pluto foi uma das minhas obras favoritas da existência e como que o Urasawa (Autor de Monster "Naoki Urasawa") consegue desenvolver um mundo e uma atmosfera absolutamente fenomenal, e eu gostaria de falar que eu acho que o ponto forte real dele são as histórias secundárias que aparecem ao longo da obra, explorando os sentimentos do ser humano, sua miséria e também a gratidão por um cotidiano e pelas pequenas coisas da vida.
Eu sinceramente acho que eu poderia escrever 10 páginas sobre "como Monster é estupendo" mas eu ainda quero falar sobre 2 outros temas, em primeiro lugar o maniqueísmo que é apresentado em Monster em que: Tenma é o bem absoluto e incorrompível (na prática) enquanto Johan é o Mal absoluto, eu sinceramente fiquei perplexo com as últimas páginas e acho que acabaram deixando o leitor um pouco confuso sobre o trabalho, mas mesmo assim em momento algum da obra esse maniqueísmo que normalmente é algo a apontar como "ruim" deixa a obra menos profunda, muito pelo contrário na verdade isso é o verdadeiro motor da obra e me deixou abismado o jeito que ele trabalha isso.
Acho que por fim o último tema que quero abordar é basicamente uma recomendação, se você tem menos de 16 anos, não leia Monster, mas não é pela violência ou cenas de sexo, mas pois a experiência não pode ser considerada completa sem um nível mínimo de tempo de leitura ou de experiência de vida. Fora isso a leitura é incrível mesmo, absolutamente incrível!!!!

Allana 23/05/2022

Monster vol 9
O plano final de Johan está sendo posto em prática, onde um cidade pacata do interior vai se transformar em um mar de sangue. Nina se lembra de tudo e revela tudo na frente do próprio Johan? do que aconteceu na Masão das Rosas Vermelhas e como o monstro surgiu.
Personagens que foram apresentados no de correr dos volumes acabam todos tendo alguma participação nesse volume final. Ficaram ainda pontas soltas e um final ? para nos deixar com um gostinho de quero mais e nossa imaginação a mil.
Qual era seu verdadeiro nome ???????

Lia 10/08/2021

Monster 9
E chega o fim da saga Monster. Fui surpreendida várias vezes positivamente mas confesso que ficou um gostinho de quero mais e algumas pontas soltas?.
anoca 11/08/2021minha estante
eu, hater de finais abertos, passei mal c o final c este volume

Clara 18/05/2023

Queria poder dar 6 estrelas, o jeito que a história mexe com sua cabeça enquanto vai se desenrolando é bizarro, não dá pra parar de ler. fora o desenvolvimento dos personagens que é um show a parte, dificil fazer personagens moralmente complexos de forma tão brilhante quanto aqui. sem defeitos

lisa hallowey 23/02/2022

Mangá perfeito
Deixei para fazer minha resenha no final. Monster é um mangá de mistério, com uma história tensa, repleta de reviravoltas, com um vilão calculista, um verdadeiro serial killer.
A história se passa na Alemanha Ocidental, no ano de 1986. O jovem cirurgião Kenzo Temma, resolve desobedecer seus superiores e, ao invés de operar o prefeito, ele resolve salvar a vida de um garoto que levou um bala na cabeça. Mal sabe ele que esse foi seu maior erro. O Garoto some do hospital. E a partir daí, a vida de Temma toma um rumo que ele jamais imaginária. O diretor do hospital, mais dois médicos são encontrados mortos, e Temma é o principal suspeito, ele é obrigado a fugir da polícia. Tudo porque ele salvou esse garoto. Mal sabe ele que o moleque fazia parte de uma seita relacionada ao Hittler e a sua supremacia ariana.
Fiz apenas um resumo da história, se não dou mais spoiler. Esse é um mangá que recomendo sem medo. A história prende, e cada página é um suspense. As imagens são incríveis, impecáveis. Com certeza, foi uma das minhas melhores leituras do ano no quesito mangá.