A sociedade literária e a torta de casca de batata

A sociedade literária e a torta de casca de batata Mary Ann Shaffer
Annie Barrows

Resenhas - A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Nati Morgan 08/08/2020

Cinco estrelas e favoritado!!
Confesso que não estava esperando muito deste livro, mas o filme da Netflix e este nome peculiar me chamou atenção.
O livro todo é narrado a partir de cartas, o que pelo menos em minha opinião, deixa o livro ainda mais pessoal.
Há um toque do humor britânico durante a leitura que me divertiu demais, e lembrando agora de umas passagens fiquei rindo sozinha aqui kkkk, mas também há a parte dramática que me arrancou algumas lágrimas, apesar de ser sutil a forma como é contada, qualquer história que se baseia pela segunda guerra mundial mexe muito comigo.
Recomendo demais a leitura e pra quem for ver o filme da Netflix, ele tem muitos pontos diferente do que é mostrado no livro.
Cristiane.Ramos 21/11/2021minha estante
Meu confortbook

Lizia.Yohanna 21/01/2021

Diferente
No começo cheia a leitura estranha e um pouco complicada, o estilo da escrita é muito diferente do que estou acostumada e fiquei meio perdida com tantos personagens parecendo de uma hora pra outra só em cartas, mas com o decorrer da leitura filme apaixonada por cada um deles e Isola se tornou a minha preferida. Fiquei muito feliz com esse final de Juliet e Dawsey e o quanto isso também será bom para Kit. É um livro diferente e com personagens cativantes que vale a pena a leitura.

Thaí 03/01/2024

Amei
Amor por livros, referências literárias, cenário pós guerra e uma dose de romance em um livro escrito em cartas!
Incrível, eu já tinha gostado muito do filme, e o livro é muito melhor!!!
YasClarck1609 03/01/2024minha estante
Parece bom msm

Thaí 03/01/2024minha estante
É muito bom!

Cecilia.Alcantara 08/01/2024minha estante
Aahhhh, sempre tive receio em ler o livro, pelo filme ser um dos meus favoritos... Reacendeu a vontade de lê-lo!

Thaí 08/01/2024minha estante
Cecília, eu tbm gostei muito do filme, mas o livro é melhor!
O livro é escrito em cartas, o começo fiquei confusa mas depois que peguei o jeito achei perfeito

Paula 08/01/2010

Encantador
Um livro doce, como eu há muito tempo não tenho o prazer de ler. Um livro contado através de cartas, e eu amo cartas. Elas contam tantas histórias, e acredito que elas aproximam muito as pessoas. E quem não gostaria de ler as cartas que os outros recebem?

Um livro com amizades tão bonitas, que talvez você fique até triste por perceber que nunca teve uma amizade assim. Amizades nascidas em uma sociedade literária (que tem um nome esquisito mesmo, mas pode apostar que você vai querer saber a razão do nome só quando estiver lendo).

Um livro que fala do quanto os livros, a arte, a poesia, podem mudar a vida da gente. E esse amor pelos livros está em cada página. A minha vontade é de ficar abraçada a esse livro. Porque nele eu vi muitas coisas bonitas nas quais eu acredito. Porque ele certamente me lembrará dessas coisas bonitas. Porque eu gostaria muito de escrever cartas para esses amigos e falar com eles sobre os livros que gostei ou sobre qualquer outra coisa. E a parte mais dura da história talvez seja se convencer de que esses personagens foram mesmo inventados, de tão verdadeiros que eles são.

Um livro que fala de guerra, pois a ilha onde os habitantes da sociedade literária moraram foi ocupada pelos alemães na Segunda Guerra. E as coisas horríveis que aconteceram nessa época, e com as quais já nos horrorizamos tantas vezes, aparecerão na história sim e, se você for como eu, vai chorar sempre pela dor dos que sofreram. Mas em muitas outras páginas, na maioria delas, acredito, você vai se ver com o livro nas mãos e sorrindo. E quando você terminar de ler, certamente se sentirá feliz.

Um livro para ser lido e para ser dado de presente para aqueles amigos que compartilham com a gente o amor pela leitura, porque, como a autora diz "talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos". Talvez eu não seja a leitora perfeita, mas certamente sou uma das mais apaixonadas. E eu fico feliz que este livro tenha chegado às minhas mãos.

"É isto que amo na leitura: uma pequena coisa o interessa num livro, e essa pequena coisa o leva a outro, e um pedacinho que você lê nele o leva a um terceiro. Isso vai em progressão geométrica - sem nenhuma finalidade em vista, e unicamente por prazer". pág.20
DIRCE 09/01/2010minha estante
Pau-laaaaaaaaaaaa, sua resenha me deixou extremamente emocionada e eu também quero sentir vontade de ficar abraça ao livro.Vou agora mesmo incluí-lo na minha Estante.

bjs

Sandra :-) 21/01/2010minha estante
Fiquei com uma vontade louca de ler esse livro, só por causa da sua resenha. Parabéns!

Keila Cavalcante 24/05/2010minha estante
Paula foi incentivada por sua resenha que li esse livro, tão profundo e delicado.Obrigada!

Cris 11/04/2011minha estante
Adorei sua resenha. Vou ler o livro!

cau 15/11/2011minha estante
Há tempos que quero agradecer a Paula pela indicação. O livro é uma delícia. Todos que leram se apaixonaram pela história.

Cris 19/09/2013minha estante
Perfeita resenha! Foi assim que me senti, e também agradeço por ele ter parado em minhas mãos. Estava ano passado num sebo, com uma amiga querida (que se foi há 1 mês), que foi responsável por eu aderir ao Skoob e me viciar ainda mais, rs, e ela me disse que eu tinha que ler, que o livro era maravilhoso, nem discuti e comprei. Só posso agradecer, ele é um bálsamo!

Ana 01/06/2014minha estante
Exatamente, você se sente triste por nunca ter tido amizades assim na vida. kkkk

Lelê Maciel 25/03/2021

A sociedade literária e a torta de casca de batata
Que livro maravilhoso!!! A algum tempo assisti ao filme da netflix e me apaixonei pela história, quando eu descobri o livro quis logo começar a leitura e como sempre o livro foi ainda melhor do que o filme. Gostei do livro ser escrito em formato de cartas saindo fora do padrão tradicional. Os personagens? Eu amei todos!! Sim, até mesmo Mark Reynolds afinal todo enredo precisa de personalidades diversas.
Juliet é incrível e muito determinada, é claro que estava torcendo para ela e Dawsey juntos no final (e amei o pedido) mas a relação mais bonita da história foi dela e da pequena Kit.

Lidiane 28/01/2022

Só a pouco descobri que A sociedade literária e a torta de casa de batata era uma adaptação literária (só conhecia o filme)?

Esta obra deliciosa escrita por Mary Ann Shaffer e Anne Barrows foi minha primeira leitura de 2022!

O que mais me encantou na obra, além do incrível uso da metalinguagem, foram as diferentes camadas que são construídas ao longo da leitura: ao mesmo tempo que é a história de uma autora em busca de seu próximo trabalho, essa é também uma história sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o poder da Literatura e das palavras na vida das pessoas, aqui meu coração vagabundo vibrou muito com as referências a Shakespeare, Charles Dickens, Jane Austen, entre outros.

Nas cartas trocadas entre as diferentes personagens (sim, é um romance epistolar), temos relatos pessoais dos mais diversos episódios da Guerra, o que me ajudou a construir uma imagem muito potente sobre o que foi viver nesse período tão traumático da história.
Percebemos que foi a literatura a responsável por auxiliar os moradores de Guernsey a encontrar alento para suportar o período que a ilha foi ocupada pelos alemães.

Com uma narrativa sensível e fluída - daquelas que a gente já quer virar a próxima página - o romance vai muito além da história romântica e adentra nas relações humanas, nos aquecendo o coração com histórias cheias de camaradagem, solidariedade, amizade, empatia e, claro, aquela pitadinha de romance?

Terminei a leitura querendo participar da sociedade ?
nara.monize 28/01/2022minha estante
Não sabia q o filme era uma adaptação literária tb não ?

Bea 28/01/2022minha estante
Meu deuuus, tem livro ????
Preciso ler ??

Kézia 28/01/2022minha estante
Aiiii quero muito ler.

Jessica 28/05/2023

Sobre amizade e pessoas certas.
Graças a minha TPM terminei o livro aos prantos, mas eu poderia dizer que talvez terminaria assim de toda forma. Juliet é uma escritora que mora em Londres e começa a se corresponder com Dawsey que vive em Guernsey, nas Ilhas do Canal. Dawsey havia conseguido um livro que foi de Juliet, em que constava seu endereço na capa. Ao longo do tempo, Dawsey discorre nas cartas sobre a ocupação alemã na ilha, o surgimento de uma sociedade literária e os laços de amizade durante o duro período de guerra. Juliet se encanta com a história e decide ir a Ilha para saber mais sobre tudo e escrever um livro. Em todo momento a história se desdobra de forma leve e linda, todos os acontecimentos são descritos em forma de cartas para outro personagem o que dá aquele toque pessoal e sentimental a todo momento. A história é divertida, envolvente e linda a ponto de deixar o coração quentinho.
Fabio 30/05/2023minha estante
Lindíssima Resenha, Jéssica!
Parabéns!

marianasb 27/08/2020

Fluido e genial
"Será algo tão insignificante ter apreciado o sol, ter se alegrado na primavera, ter amado, ter pensado, ter feito, ter cultivado amizades verdadeiras?".
Para mim, isso foi e é o mais significativo. Eu amei a forma como esse livro retratou um refúgio encontrado pelas pessoas: na arte e na apreciação das coisas simples.
A Ocupação Alemã nas Ilhas do Canal foi algo que eu ainda não tinha ouvido falar e, como toda a história relacionada à Segunda Guerra Mundial, me deixou impressionada e reflexiva. Ler sobre isso através das cartas na perspectiva de pessoas - fictícias, mas que poderiam muito bem ser reais - tornou tudo ainda mais emocionante.
O romance da Juliet, por sua vez, foi algo que na minha opinião poderia ter sido mais desenvolvido. Mas gostei por ter dado algumas risadas, inclusive com a Isola tentando ser a detetive Miss Marple.
Por fim, eu indico esse livro se você quer sentir esse desenrolar de acontecimentos tão fluido, e se ficou a curiosidade pelo título tão peculiar - a explicação para ele é engraçada e genial.

Alessandra.Adams 07/04/2021

A história é contada através de cartas trocadas entre os personagens do livro. Tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, mas apesar disso, a narrativa foi conduzida de modo a ser um livro leve e sensível e, em certos pontos, até irreverente.
Super recomendo!

isiss0 19/10/2023

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata ???
Esqueci completamente de fazer a resenha e vim fazer uma bem meia boca desse livro e dps de quase 2 meses ?

Achei o livro muito bom mesmo, a leitura é bem facinho e a história é muito boa, mas em compensação ao filme, deixa a desejar, a melhor parte do livro que não tem no filme com certeza é o melhor amigo dela indo visitar Guernsey.

Larissa.Candido 16/06/2021

Uma leitura especial
Comecei esse livro por um grande acaso, simplesmente porque estava incluso no K.U e eu não tinha opções de próximas leituras, e posso dizer que me surpreendi positivamente.

No inicio achei que não iria gostar por ter a história toda contada por cartas, mas foi bem ao contrário, a leitura fluiu super bem. Acompanhar a Juliet em suas pesquisas para seu novo livro, sua viagem e um pouquinho de cada morador da ilha de Guernsey foi especial! Mas também foi triste ver o quanto a Ocupação Alemã nas Ilhas do Canal afetou a vida das pessoas, porém a sua esperança de voltar às normalidades, foi cativante! Meu momento favorito foi quando comemoraram depois de anos, a chegada de uma notícia do mundo à fora!!!

Agora vou assistir o filme que está na Netflix, sei que a história não será igual, mas espero que a essência seja pelo menos parecida!!
Paola 16/06/2021minha estante
eu comecei a ver o filme e não gostei, será que eu gostaria do livro?

Larissa.Candido 16/06/2021minha estante
Eu gostei bastante do livro, no início confesso que fiquei meio perdida mas depois que vc pega o jeito a leitura flui bastante! Dê uma chance sim!! Vi alguns comentários falando que o livro é bem melhor, eu ainda não sei dizer pq não assisti o filme, mas quero pra ter uma opinião sobre... Vc achou ele meio parado?

Paola 16/06/2021minha estante
Não sei dizer bem o que achei do filme, só não me prendeu. Mas quero dar outra chance pro livro porque a história parece bem interessante, e acho que é do tipo que realmente é melhor ser lida do que assistida.

Larissa.Candido 16/06/2021minha estante
Realmente, acredito que ele foi um pouco modificado, já que o livro todo é em forma de cartas, então ficaria algo meio chato de ser assistido. Mas a leitura achei que vale a pena sim, quando ler poste aqui pra mim acompanhar suas opiniões!!

Bia.Mo 28/01/2022

Que amoor?
Comecei esse livro sem nenhum expectativa, tinha sido uma recomendação e não estava tão empolgada, e quando vi que o livro era narrado todo em cartas até desanimei um pouco, mas quando realmente comecei a ler com afinco, simplesmente me apaixonei.
A escrita da autora é maravilhosa, cada carta e cada narrador tem uma identidade própria, com histórias enraizadas, profundas e muito bem encaixadas, onde as informações são dadas como um quebra cabeça que é imprecionantemente fácil de montar e muito satisfatório. A Juliet é uma clássica escritora apaixonada por livros o que só torna é experiência mais empatica e apaixonante.
Com personagens apaixonantes e uma narrativa viciante eu posso dizer que esse livro com toda certeza é um favorito.??

ninico0 25/01/2024

Essa foi definitivamente uma ótima escolha pra começar o ano
Eu definitivamente amei esse livro... A ambientação histórica, as gracinhas pontuais que deixaram o clima mais leve nas horas certas, mas sem se deixar banalizar a dor que perpassa a época. Com toda a certeza um ótimo livro.

Renata CCS 21/06/2016

Livro que aproxima pessoas
“Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam!” (Miguel Unamuno)

Um livro encantador! É o que me ocorre de imediato para descrever esse romance que, devo confessar, já me conquistou pelo título: A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATAS, escrito por Mary Ann Shaffer, uma bibliotecária estreante no ofício de escritora e por sua sobrinha, Annie Barrows. Como se o título não bastasse para me conquistar, imaginem a seguinte situação: você recebe uma carta de uma pessoa que leu um livro que já te pertenceu – e seu nome e endereço estavam no livro – somente para perguntar se você tem outro livro do mesmo autor para recomendar. Surge uma amizade por correspondência, com todas as afinidades e paixões que os leitores ávidos possuem em comum. E, a partir desta pessoa, você começa a se corresponder também com todos os amigos dele, moradores da ilha de Guernsey, de dependência da Coroa Britânica. Quem não gostaria de estar em uma história assim? É exatamente o que acontece com Juliet Ashton, uma jovem escritora de Londres que é apresentada à Sociedade Literária de Guernsey através de Dawsey Adams, um pacato morador daquela ilha.

“O senhor já notou que quando a mente é despertada ou atraída por uma pessoa nova o nome dessa pessoa surge de repente onde quer que a gente vá? Minha amiga Sophie chama isso de coincidência, e o sr Simpless, meu amigo pároco, chama de Graça. Ele acha que, quando uma pessoa gosta muito de alguém ou de alguma coisa, ela envia uma espécie de energia para o mundo, e isso dá frutos. Sinceramente, Juliet.”

O livro começa em janeiro de 1946, com o mundo finalmente respirando aliviado com o término da II Guerra Mundial, quando Juliet retorna de uma viagem e se depara com a carta em questão. É através da correspondência trocada com Dawsey que ela é apresentada à Sociedade Literária de Guernsey, um grupo de leitura que surgiu por causa de um pequeno incidente com os alemães durante a guerra. E para quem está se perguntando de onde vem a torta de casca de batatas do título, a receita foi uma invenção de um dos personagens, Will Thisbee, que se recusava a participar de qualquer reunião que não houvesse comida. Porém, com a escassez de mantimentos durante a guerra, a torta era feita basicamente de purê de batatas, beterrabas coadas para adoçar e coberta com cascas de batata. Apesar de ser composta de alguns ingredientes inesperados, a duvidosa torta acabou sendo a preferida daquele pequeno clube de leitores.

Dawsey apresenta a Juliet um grupo de personagens tão encantadores, comoventes, engraçados e bucólicos, com características tão peculiares, que é impossível não querer fazer parte dessa plêiade. Ainda mais para Juliet, que não se contentou em conhecê-los apenas por carta e resolve ir pessoalmente provar a famosa torta.

São todos imensamente marcados pelos horrores da II Guerra. De uma maneira leve, vamos sendo levados a conhecer as cicatrizes de cada um, deixadas em todos que viveram a experiência da ocupação alemã. Mas engana-se quem pensar que vai encontrar apenas drama na vida desses homens e mulheres. São personagens adoráveis que, apesar de suas dores e perdas, e de ter que lidar com um país destroçado, deixam lições surpreendentes e fascinantes. E a narrativa é descontraída e cercada do leve humor tipicamente inglês.

É uma história encantadora, comovente e repleta de ensinamentos e, apesar de clichê, me fez muito feliz. No fim das contas, é o que importa, não é?

Por fim, vale citar uma frase do livro da personagem Juliet: "Talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos. Se isso fosse verdade, seria encantador". Lindo e perfeito!

“É isto que amo na leitura: uma pequena coisa o interessa num livro, e essa pequena coisa o leva a outro livro, e um pedacinho que você lê nele o leva a um terceiro. Isso vai em progressão geométrica – sem nenhuma finalidade em vista, e unicamente por um prazer.”
GilbertoOrtegaJr 21/06/2016minha estante
Re, que resenha linda,muito linda. Sou louco para ler este livro, vc me animou mais ainda

DIRCE 21/06/2016minha estante
Esse livro é enternecedor. Adorei sua resenha, Renata.

Nanci 21/06/2016minha estante
Também não li ainda, Renata. Concordo com o Gilberto: sua resenha me animou.

Marta Skoober 21/06/2016minha estante
Daqueles que aquecem a alma, como se costuma dizer. Adorei!
Belíssima resenha.

Renata CCS 22/06/2016minha estante
Para os que leram, sempre vale a pena revisitar. Para quem ainda não leu, não fiquem na vontade. Uma delícia de livro!

Paty 22/06/2016minha estante
Gostei a ponto de querer fazer as malas e ir para Guernsey.

S@m 22/06/2016minha estante
Direto para a estante!

Helder 02/07/2018minha estante
Renata, vi ontem que virou um filme na Netflix. Vai estrear em agosto. Vim aqui procurar resenha e encontrei a sua. Queria ler para ver o filme depois. Sua resenha me deixou bem curioso.

Rhaíssa 13/12/2022

"... mas é melhor saber a verdade do que viver na incerteza."

"Humor é a melhor maneira de tornar suportável o insuportável."