O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain




Resenhas - O Poder dos Quietos


170 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


alyveloso 15/11/2023

Compreensão por meio de informações
Leitura enriquecedora que contribuiu para o meu autoconhecimento; corroborou para a compreensão da estrutura social que exalta a extrovertidos em detrimento da introversão; esclareceu acerca das bases fisiológicas e influência do meio; diferenças entre "atitudes"; como podem se complementar; pontos positivos e negativos; estratégias (pseudoextroversão) e adaptação.
comentários(0)comente



Nah S 30/08/2023

O Poder dos Quietos - Susan Cain
Essa leitura foi tão esclarecedora para mim que gostaria muito que todos que se consideram introvertidos pudessem lê-lo.

Susan Cain fez um estudo amplo sobre o campo dessa característica de personalidade, demonstrando como o "culto à personalidade extrovertida" surgiu, suas implicações e consequências para as pessoas que não se enquadram neste perfil.

Em suma, tal mudança se deu pela nova organização da sociedade, que saiu do campo para cidade, e pelas novas formas de trabalho, onde as pessoas passaram a ter que "se vender" junto com o produto; demonstrando e vendendo seus talentos.

Muitos exemplos foram dados a respeito dos desafios que pessoas introvertidas se deparam no ambiente de trabalho, estudos, religioso e também familiar, na busca de encontrar espaço para ser naturalmente o que são, sem serem vistas de maneira inferior pelo simples fato de terem aspirações por atividades que, em sua maioria, contemplam quietude, interiorização, e menos interatividade.

Me surpreendi muito durante os relatos dos comerciais de TV e das descrições de como é dinâmica diária de aprendizado dos estudantes da Harvard Business School, não que seja algo novo a se descobrir, mas ao refletir sobre o tema, percebi que parece não haver espaço na sociedade atual para todos os diferentes talentos existentes, que se desenvolvem naturalmente a partir das inclinações naturais das pessoas, sendo aqui divididos como extrovertidos e introvertidos.

Uma excelente leitura e, com certeza, enriquecedora.



*****Minha citação favorita:

"Introvertidos vivendo sob o Ideal da Extroversão são como mulheres vivendo em um mundo de homens, desprezadas por um traço que define o que são."
comentários(0)comente



Sra. Star Wars 14/08/2023

Um livro para INTROVERTIDOS E EXTROVERTIDOS
Pessoas introvertidas tendem a sofrer mais que os extrovertidos por dois motivos.

1° pela dificuldade de se adaptar a grupos em uma sociedade dominada por ideias e valores que os forçam a se anularem para se encaixarem;

2° pelo preconceito e maus olhos ao serem vistos pelos extrovertidos.

Peguei esse livro na biblioteca aleatoriamente, nem sabia de sua existência e depois de ler posso afirmar que ele é sensacional. Tanto pra extrovertidos, quanto pra introvertidos (principalmente para).

É uma leitura mais densa, mas é bastante interessante. A autora traz explicações, estudos e análises de vivências de pacientes e conhecidos que toparam participar da construção do livro.

Ao final, garanto que os mais quietinhos se sentiram mais orgulhosos de si mesmo e de suas características. E os extrovertidos refletirão sobre e a visão sobre os quietos será mais profunda.
comentários(0)comente



Diegovisisoo 31/07/2023

Necessário no Histórico de Leitura.
Finalmente finalizado, após extensos e arrastados meses fazendo a leitura, de forma alguma culpo o livro pois coincidentemente resolvi por lê-lo em um momento que passo por muitas mudanças ao mesmo tempo em minha vida. Comprei-o há alguns anos atrás, cerca de 5 anos, e após tantos anos guardado no meu guarda-roupas finalmente o escolhi como minha próxima leitura. Foi sem dúvida uma leitura agradável e mais do que agradável eu diria que foi muito proveitosa, essa palavra talvez seja a melhor para descrever o livro, pois é possível extrair muito aprendizado de suas páginas.

Não posso negar que a sua degustação é sim mais arrastada que outros gêneros de livros pois a linguagem empregada é mais científica do que narrativa, é claramente como se estivéssemos lendo um artigo científico de cerca de 300 páginas, ou seja, requer paciência, vontade e apreço pelo ato de ler. Agora, é impossível finalizar a leitura sem ter aprendido algo, isso eu garanto, se você se manteve firme em continuar lendo e encerrar as páginas pode ter a certeza de que ao final do livro terá aprendido bastante coisa sobre comportamento humano, muitas delas complexas mas reconfortantes, no sentido de saber que é normal vários comportamentos diferentes que apresentamos. Eu digo complexas também pois o comportamento e o temperamento humano é um espectro que nem de longe e nem de perto é determinista, nós não somos preto no branco, somos uma complexa construção de diversas emoções que conversam, negociam e se embatem diariamente dando vida à nossa personalidade. Por mais que durante todo o livro a autora esteja sempre elencando e comparando duas formas de funcionar, a extrovertida e a introvertida, ela mesma fala em diversas partes do livro que como indivíduos não somos determinadamente um ou outro, para caracterizar uma pessoa dentro destes dois espectros existem dezenas de poréns, que eventualmente podem ser turvos e acinzentados, como expliquei acima não é só preto ou branco, 0 ou 1, é uma mesclagem de várias situações que para mentes não treinadas pode ser dificílimo compreender. Imagine só você caracterizar um introvertido nato com habilidades extrovertidas, ou um extrovertido nato com momentos introvertidos, quando um está fingindo e fazendo esforço para se parecer com o outro, sobre como isso afeta a nossa vida social, o nosso trabalho, essas caracterizações são processos que levam anos de pesquisa e observações. E acredite em mim elas fazem total e absoluta diferença na vida do indivíduo e no meio social como um todo. Este livro além de te ajudar abrir os olhos para compreender melhor a forma de pensar e agir de outras pessoas, te ajuda muito como forma de autoconhecimento, de você se compreender como ser humano, a forma como a sua mente e emoções funcionam e que está absolutamente tudo bem em relação a isso, o livro deixa claro durante toda a leitura que existe local para todos os tipos de personalidades e que todas elas podem contribuir na construção social.

É sem sombra de duvida uma leitura que eu recomendo, é absurdamente bem explicado e é possível notar que se trata de um trabalho de anos e anos e anos da autora, o que torna o livro mais sólido ainda é o fato de que as últimas 80 páginas aproximadamente são apenas referências que a autora utilizou para embasar o seu livro, demonstrando a seriedade do conteúdo. Uma leitura que vale a pena estar no seu histórico de livros lidos.
comentários(0)comente



Rogerio Orp 17/07/2023

O mundo privilegia e exalta a extroversão, quem é introvertido sente na pele essa cobrança por exposição e o desdém que a sociedade trata aquele que não quer seguir a receita criada como modelo de "sucesso".
O livro é excelente para quem se identifica e mostra vários estudos e situações que contrastam introversão e extroversão.
Susan Caim escreveu de forma primorosa e fluída, me identifiquei com várias situações, talvez para você também seja legal a leitura.
comentários(0)comente



giovanadesalves 16/07/2023

Sensacional! tem um título de livro "autoajuda", mas eu prometo que não é! hahaha
o livro é riquíssimo em detalhes científicos e estudos de caso, simplesmente carregado de informações úteis e que ajudam os introvertidos a compreenderem padrões que beneficiam ou prejudicam sua criatividade e produtividade, além de esclarecimentos sobre questões fisiológicas no cérebro.
todos deveriam ler para termos organizações, famílias e relações mais colaborativas.
comentários(0)comente



@andersontenorio30 14/07/2023

Eu recomendo para os introvertidos e os extrovertidos ......
E um livro que fala sobre os introvertidos, com uma olhar positivo para os quietos e mostrando como o mundo necessita de pessoas preferem tira um momento para ficar sozinho.
comentários(0)comente



Catiarribeiro 10/07/2023

Ficou muito claro que mesmo falando pouco, tenho muito a dizer e um mundo para me ouvir. Muito bom livro!?
comentários(0)comente



Menina Ciria 06/07/2023

Gostei muito do livro, da forma que a autora vai apresentando as ideias e aprofundando na temática. O tempo todo é ressaltado o quanto o mundo perde ao desvalorizar as pessoas tímidas e introvertidas. Mesmo falando pouco essa pessoas tem potencial acadêmico e profissional e podem contribuir consideravelmente para o crescimento de empresas e organizações. Cabe aos chefes terem a sensibilidade de enxergarem esse potencial escondido. Vale a pena ler!
comentários(0)comente



Miquéias Marques 16/06/2023

Uma visão positiva sobre introvertidos
É como se uma luz acende-se na minha cabeça. Uma leitura excelente com muito embasamento neurocientífico. As entrevistas com diversos profissionais e pessoas são intrigantes e quebram alguns mitos e estigmas. Quem se identifica como introvertido terá em mãos um material de excelente qualidade, um estudo muito bem elaborado.
Cada página me fez compreender esse meu lado "quieto". Em alguns momentos fui levado para situações minhas do passado, que olhando sobre essa perspectiva neurocientífica pude chegar a uma compreensão mais detalhada de certos comportamentos meus antigos e atuais.
Me senti aliviado ao perceber que minha sensibilidade é algo intrínseco ao meu temperamento, e que não há problema algum nisso. Na verdade não existe nenhum problema em ser introvertido ou extrovertido, pois toda sociedade é uma mescla de ambos.
O que faz diferença é o modo como cada cultura é conduzida, colocando limitações onde não deveriam existir.
Precisamos desmistificar esse Culto á Personalidade, onde o descolado é supervalorizado, isso foi criado dentro de um contexto inteiramente corporativo para fins próprios.
comentários(0)comente



minyleituras 31/05/2023

"Uma criança recebe um sabre de luz; outra, a educação de um mago."
O poder dos quietos é, de forma simples, esclarecedor!
Nele vemos os pontos fortes e fracos da introversão e extroversão, e, para quem cresceu introvertido como eu, é realmente uma sensação libertadora ler sobre as incontáveis qualidades que um introvertido possui quando vivemos em um mundo onde a extroversão é super encorajada.
É o tipo de livro que precisamos ler com calma e a leitura pode ser um pouco cansativa por conta de tantas informações, porém, ? a meu ver ? a autora se sai muito bem quanto a facilitar nosso entendimento do assunto.
Fiquei muito maravilhada ao descobrir que a introversão e extroversão vai muito além de um traço de personalidade, e sim, que há fatores genéticos para sermos quem somos.
Essa livro é necessário, não só apenas para quem possui uma personalidade introvertida, mas como um todo, já que nele há várias dicas de como lidar com ambas as personalidades e como cada uma se sente em determinadas situações (uma briga de um casal cujas personalidades são opostas, por exemplo.)

Eu, como introvertida, me senti muito mais tranquila e segura com meu jeito de agir após ler esse livro e realmente acredito que ele valha a pena para todos!
comentários(0)comente



Yasmin1609 20/05/2023

Muito bom
Sempre fui introvertida sem saber que ao menos existia essa palavra, e sempre tive a sensação que precisava mudar, que era errado eu ser assim. Aprendi que é normal após uma aula do Pedro Calabrez e isso mudou minha vida, esse livro ajudou a reforçar e a entender minhas qualidades sendo introvertida e que tudo bem eu ser assim
comentários(0)comente



Thuane 13/05/2023

O livro mostra como o universo tanto corporativo como acadêmico e pessoal divide a sociabilidade do indivíduo em extroversão e introspecção.
A autora traz muitos exemplos e referências de ambas personalidades e o que cada um tem de oferecer positivamente.
O mais confortante para mim foi ver o quanto o introspectivo é negligenciado e diminuído mas tem um papel fundamental nas relações e valor a agregar na comunidade.
comentários(0)comente



Gaabs7 27/04/2023

Um estudo sobre introversão
Todo introvertido deveria ler esse livro. Nos sentimos bem melhor ao finalizar. Não somos estranhos, somos apenas quietos por fora e batulhentos por dentro. Somos pessoas de pensamentos profundos.
comentários(0)comente



170 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |