Portões de Fogo

Portões de Fogo Steven Pressfield

Resenhas - Portões de Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vitoria 02/11/2023

O contrario de medo é o amor
Para uma narrativa focada sobre a batalha das Ternopilas, o livro parece uma carta de amor. Amor à nação, a honra, aos costumes, mas acima de tudo amor aos camaradas. Irmãos de guerra, seja no contexto do livro, espartanos ou não.
A história se Xeo e dos espartanos ao seu redor é brutal e de humor sombrio. Dos espartanos, já que as mulheres nessa história são menções breves e passageiras - apesar do autor mencionar a força das mulheres a seu modo. É o livro mais masculino que já li, mas isso trás charme e personalidade.
A história é sensacional, de verdade uma das melhores que já li.

jota 12/05/2016

Termópilas: quanto mais quente pior
O livro de Steven Pressfield combina ficção e história com bastante equilíbrio, ainda que privilegie a primeira: ele não é um historiador no sentido estrito da palavra; narra um acontecimento a seu modo. E valeu-se não apenas de sua prodigiosa imaginação para tratar do conhecido episódio dos ditos "trezentos de Esparta", a batalha das Termópilas, que ocorreu em 480 a.C.

Nessa recriação o autor americano se valeu de fontes literárias originais, ou seja, Homero, Heródoto, Plutarco, Pausânias, Deodoro, Platão, Tucídides, Xenofonte etc., mas coloca em cena um personagem fictício (Xeones), um sobrevivente da batalha capturado pelos persas. Ele narra “(...) um dos momentos mais significativos da era helênica.”, como Pressfield destaca. Com isso tenta tornar acessível (ou interessante) para o leitor comum o entendimento do que aconteceu bem lá atrás na antiga Grécia.

Os heróis de Esparta, então governada pelo rei Leônidas, lutaram bravamente contra os invasores persas, comandados pelo imperador Xerxes, numa curta e sangrenta batalha travada nas Termópilas, desfiladeiro na Grécia central conhecido como “portões quentes" ou "portões de fogo”, daí o título da obra. Sobre ela escreveu The New York Times Book Review: “Uma narrativa viva e emocionante… Pressfield traz ao leitor o que nenhum historiador foi capaz de oferecer - a visão única dos soldados no campo de batalha... Uma novela extraordinária.”

Por outro lado, as longas descrições das cenas da batalha, uma verdadeira carnificina com um rio de sangue a escorrer, mesmo que causem arrebatamento e forte impressão no leitor, por vezes também chegam a cansar um pouco. Há não apenas um excesso de sangue e violência, cabeças quebradas, peitos perfurados, braços cortados, olhos vazados, vísceras e ossos expostos; da mesma forma, há personagens demais para acompanhar.

Ainda que suas histórias sejam interessantes (são escravos e reis, heróis e covardes, homens e mulheres anônimos etc.) elas tornam o livro bastante longo (que já é grande no formato 16 x 23), interminável. Ao final da leitura é quase assim como um livro de História antiga, com muitos detalhes sobre a estrutura social e política grega. E igualmente com muita coisa sobre os persas conquistadores.

No entanto, ao contar as histórias desses personagens, Pressfield quase sempre destaca a ação, a aventura, as lutas, enquanto Marguerite Yourcenar escrevendo sobre Roma antiga, por exemplo, nos guiava para a reflexão, daí que seu livro Memórias de Adriano, do mesmo gênero histórico, permanece inesquecível em nossa mente, muito mais do que permanecerá o livro de Pressfield certamente.

Nem todos os romances históricos ou épicos são construídos da mesma forma ou com os mesmos objetivos, claro. Por isso, apreciamos mais algumas obras do que outras, elas vêm ao nosso encontro com distintas intensidades. Minhas considerações sobre Portões de Fogo são, desse modo, um pouco diferentes das de outros leitores, mais entusiasmados com o que encontraram em suas páginas.

Lido entre 25/04 e 10/05/2016. Minha nota: 4,2.
Márcio 23/10/2018minha estante
recomendo A RETIRADA DOS DEZ MIL (tanto a obra clássica do general Xenofonte, como um romance baseado nesse relato com o mesmo nome e disponível em formato ebook na amazon), que narra a expedição de mercenários gregos pelo interior do Império Persa.

Haislan 07/02/2024

Sinopse
"Portões de Fogo" é um romance épico escrito por Steven Pressfield. O livro narra a história da batalha de Termópilas, onde o rei espartano Leônidas e seus trezentos soldados enfrentaram o vasto exército persa liderado por Xerxes, em 480 a.C. Pressfield mergulha nas motivações, conflitos e sacrifícios dos guerreiros espartanos, enquanto eles lutam até a morte em defesa da liberdade de sua pátria. A narrativa é rica em detalhes históricos e emocionais, explorando os ideais de coragem, honra e dever militar.

Mantovani1914 02/07/2024

Portões de Fogo
Esse livro me fez sentir tanta coisa, me conectei mto com os personagens, a trajetória contada pelo Xeo... foi incrível, eu senti tudo que eles sentiram enquanto eu lia, parecia que eu estava lá vivendo ao redor deles...senti a dor de cada punição, a risada em cada momento, os aprendizados, a tensão, a luta pela vida e pela glória, senti a dor da perda (principalmente daqueles personagens que me cativaram).
Foi uma leitura muito interessante e gostosa, a história foi muito bem desenvolvida, ela me envolveu do início ao fim...sensacional??

Rafael Garcia 08/08/2014

Envolvente e emocionante!
Um livro extraordinário, que com toda certeza ficará marcado em minha memória por muito tempo. A verdadeira história dos 300 soldados de Sparta na batalha das Termópilas. Um final surpreendente e emocionante. A Cultura Helênica (grega) na sua essência.
Vale a pena a leitura e algumas reflexões pós-leitura!
Márcio 23/10/2018minha estante

Alexandre 20/01/2010

Ótimo
A riqueza de detalhes desse livro é impressionante.
Começo a ler e de repente me imagino ao lado de Dienekes lutando contra os Persas.

Com certeza é um dos melhores livros que já li.

RECOMENDO!

The 21/02/2021

Esparta e os 300
Mesmo amando ficção histórica essa foi minha primeira sobre Grécia Antiga, e fui surpreendida. De forma genial o autor, através de Xeo nos aproxima, primeiro de sua saga de infância a juventude, depois das principais figuras dos 300 pelos pontos de entrelace de sua vida com estes, fazendo-nos conhecer suas famílias, honra e falhas, até chegar a Batalha de Termópilas. A intensidade do relato nos transporta a cada cena e faz a leitura ganhar fluidez. Ao explorar o povo de Esparta, o autor inclui na trama ricas lições, passando pela força feminina, superação, irmandade e liberdade, de diversas formas, levantando a questão, do que supera o medo levando pessoas comuns a feitos eternizados? Um livro que ficará com você e te levará a buscar por mais.

site: https://www.instagram.com/p/CKe3YD-jDDy/?utm_source=ig_web_copy_link

Tiziu 06/01/2009

Excelente
Pra quem gosta de livros épicos vale muito a pena, também vale muito a pena pra quem curtiu o filme 300. O livro é definitivamente muito bom.

Beto 30/03/2012

Simplesmente Imperdível !
A Célebre batalha das Temópilas, ocorrida em 480 AC é contada através de um sobrevivente "Espartano" o Grego Xeones. Steven Pressfield conduz a narrativa de forma magistral. Já reli o mesmo ao menos 2 vezes e pretendo reler novamente. Certamente é um dos meus favoritos.

Don anttnio 03/06/2020

Emocionante.
O resumo da história dos 300 por si só é fantástico, mas nessa obra os detalhes da vida dos espartanos emociona.

A liderança do Rei Leônidas.
A coragem, autocontrole, resiliência, lealdade...
A honra dos homens em lutarem uma batalha sabendo da morte certa.
E as consequências motivacionais que fizeram os gregos vencerem os persas ao saberem da incrível luta, resistência e morte do maior de seus guerreiros: Leônidas!

Racestari 29/04/2019

Estupendo
Agora, além de Cornwell e Iggulden tenho Pressfield. O modo como o livro é narrado causou-me um pouco de estranheza no começo, mas depois fluiu como nunca. Fantástica a leitura e a internet nos permite complementá-la ainda mais. Recomendadíssimo.

Luiz.Goulart 15/09/2021

uma guerra cinematográfica
Elogiado livro de Steven Pressfield que mostra a luta de uma pequena tropa de 300 espartanos no desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo do rei Xerxes com seus dois milhões de guerreiros do império persa para invadir a Grécia. A história é relatada diretamente ao rei pelo único sobrevivente grego. O leitor entra em contato direto não apenas com a guerra, mas com o modo de vida desses antigos guerreiros, sua rotina e seus valores.

jonas.franca.1238 11/02/2019

Portões de Fogo: "Qual sentimento é o contrario do medo?"
Antes de começar vamos esclarecer alguns pontos. O filme 300 é baseado na HQ do mestre Frank Miller e não nesse livro escrito pelo Steven Pressfield, sim a hq é anterior ao livro e se ela expirou Steven a escrever o romance eu não sei dizer, mas duvido muito, ja que a batalha das Termópilas sempre foi um evento que fascinou historiadores, militares e até mesmo curiosos ocasionais.

O livro assim como os livros do Bernard Cornwell é narrado em primeira pessoa e existe muitas semelhanças narrativas entre os autores, ambos tem o poder de destacar qualquer personagem, não importa o tamanho da participação dele, e isso é incrivel, quase todos os personagens tem carismas, seja virtudes ou defeitos eles são apresentados de forma bem colocadas, não transformando em vilões por mais q o defeito seja mostrado.

Uma coisa bem colocada no livro é a vida comum dos Espartanos na sua cidade, algo q pra alguns é sinônimo de chatice é algo que gosto muito de ler, como as pessoas convivem e sobreviviam num tempo completamente diferente do nosso, acho q cronologicamente Portões de Fogo é o livro com cenario mais antigo que li. E um destaque é como hoje por causa dos filmes, achamos q os espartanos são apenas brutamontes que só viviam pra lutar, não é verdade, eles eram muito bom em arquitetura, artes cênicas e até na filosofia, a guerra era apenas mais um destaque no qual os espartanos tinha destaque maior. E continuando nesse parte de convívio mostrado no livro é bacana ver o papel das mulheres na sociedade Espartana, mas não vão achando que é a parte do mimimi, isso é uma das poucas coisas q existiam na cidade de Esparta.

O show do livro fica nos personagens, todos são bem explorados, e tem destaques bem colocados, mas nem tudo são flores, Xeones o protagonista do livro infelizmente fica muito apagado em boa parte do livro, seus companheiros que levam o livro de forma brilhante, claro que Dienekes, Alexandre e Polinekes são as estrelas e tem muito tempo de leitura, não da pra esquecer de Galo e o rei Leonidas, as maiores frases do livro estão com Leonidas e mesmo já tendo visto elas na h e no filme 300 aqui elas voltam a arrepiar os pelos do corpo.

A batalha final é até difícil de ler, vc vai se apegar aos personagens mesmo ja sabendo do fim deles, mas nossa é muito epico todo esse momento. Assim como nas Cronicas Saxonicas do Bernard Cornwell, recomendo vc ler a batalha final desse livro escutando as musicas Battle Hymn, Hand of Doom, Call to Army, Warriors of the World e Die with Honor da banda Manowar, fica muito foda principalmente a musica Die with Honor.

Portões de Fogo é um livro épico no estilo os filmes clássicos dos anos 50, vários personagens fodas, as batalhas bem descritas, quebra uns preconceitos besta criados sobre a sociedade espartana. Recomendo a qualquer um ler, duvido que se arrependam se fizer.

Monteiro 28/01/2019

Fantástico
Se você assistiu o filme 300 e gostou, esse livro vai fazer o filme parecer desenho animado!
Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6