Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Natalia Faria 02/06/2023

Clarissa Dalloway dará uma festa naquela noite e em meio aos preparativos decide sair para comprar as flores. Septimus Warren Smith não é o mesmo desde que voltou da Primeira Guerra Mundial e sua esposa teme que ele fique cada vez pior. Duas narrativas distintas, que se cruzam, mas não interagem, são os dois principais pontos de vista de "Mrs. Dalloway". A exposição a essas duas realidades evidenciará as diferenças e semelhanças entre o ambiente burguês de Clarissa e o desespero dos vulneráveis como Septimus.

Diante da leitura, o que me conquistou não foi a história em si, mas a maneira como ela é conduzida: beirando à confusão e requerendo do leitor uma atenção redobrada para compreensão. Isso porque a narrativa flutua de personagem em personagem sem aviso prévio, simplesmente estamos lendo os pensamentos de Clarissa quando no parágrafo seguinte, estamos na mente de um homem que se encontra ao lado dela. É como se tivéssemos o poder de telepatia e estivéssemos escolhendo os pensamentos de quem queremos ouvir como quem troca de estação de rádio. Essa maneira que Virginia Woolf escreveu Mrs. Dalloway é conhecida como fluxo de consciência e é na minha opinião, motivo suficiente para entrar em contato com a obra.

Em relação a narrativa vemos que ambos os personagens principais se assemelham em suas angústias, embora para Septimus elas cobram um preço muito mais alto. O desespero contrastando com a futilidade de uma festa fazem com que a leitura seja uma montanha russa de emoções. É muito interessante ao final da leitura buscar as inúmeras interpretações diante do propósito ou das possíveis intenções que Virginia Woolf teve para escrever, uma vez que alguns acontecimentos se assemelham à própria vida da autora.

Em suma, é um clássico que merece ser lido e que por conta da necessidade de atenção talvez demande que o leitor leia em um curto espaço de tempo.

Kiara | @livrosdakiara 01/06/2023

Não gostei
Confesso que fiquei decepcionada porque pensei que me envolveria mais. Quando tinha um personagem interessante e ficava um pouco legal já mudava para outra personagem ? me lembrou poemas e poesias, as vezes parece que faz o uso das palavras só pra deixar o texto bonito, ou seja, mto floreado. Sim, eu sei Que é pra ser um fluxo de consciência mas quem fica pensando floreado desse jeito? E o final ?????? Não indico. Foi penoso terminar, pensei até em abandonar.

domi_slender 01/06/2023

Vale a pena a leitura
Livro muito interessante e que vai ficando mais fácil de ler conforme as páginas vão passando. Porém, acredito que terei que reler algum dia para que consiga entender 100%.

Bren 30/05/2023

Impossível ler e não repensar a nossa mente a cada página. Essa obra foi meu primeiro contato com esse ritmo de escrita, que é diferente de tudo. Se eu pudesse escrever algo, sem dar spoiler sobre a obra, com certeza eu falaria sobre o fluxo de consciência. Sobre como Clarissa organiza seus pensamentos, e se move como se fosse uma dançarina, sendo conduzida por eles. Não é um clássico à toa.

Virginia Woolf flutua na mente dos personagens, coloca o leitor dentro de suas cabeças, seus questionamentos e comentários internos. Uma leitura não tão fácil, mas proporciona uma experiência muito compensadora.

Ainda não consigo expressar direito o que eu senti lendo esse livro nem sei se um dia conseguirei.

giovanna65 30/05/2023

Mrs. Dalloway levou parte da minha alma
O que esse livro fez com a minha cabeça foi coisa de maluco. A história perfeitamente bem estruturada e envolvente. E o que dizer sobre a morte de Septimus? Queria ter lido a última conversa entre o Peter e a Clarissa, mas tirando isso que livro devastador meu deus.

Leticia 29/05/2023

Peculiar
O estilo de escrita de Woolf se diferencia dos demais romances lidos até então. A narrativa traz um encadeamento de pensamentos misturados com descrições da cidade de Londres que pode por vezes confundir o leitor. Porém, sua forma de desvendar a mente das personagens é única.

Rildery 27/05/2023

Impossível não se apaixonar por Virginia Woolf
Fiz a releitura desse clássico para elaborar um ensaio da faculdade de letras. Já tinha lido uma vez e estava com medo de estragar minha experiência. No entanto, a partir de um olhar crítico sobre escrita e autoria feminina, consegui ficar mais apaixonado pela história de Clarissa Dalloway.
Aliás, uma história que é reconhecida por contar a experiência de um dia na vida de uma dama frívola da sociedade burguesa inglesa, não faz jus a toda grandiosidade dessa obra. Ao longo do fluxo de consciência bem executado da autora, somos transportados pela mente de diversos personagens, dentre eles está Septimus, um jovem que luta contra a depressão gerada por traumas pós-guerra.
A guerra é outro plano de fundo dessa história que tem Londres como um personagem. A paixão de Clarissa pela cidade é a causa de algumas ações que transformam a narrativa.
O duplo de Clarissa/Virginia, Septimus foi meu personagem favorito. A maneira que ele foi desenvolvido me cativou e me deixou intrigado. A maneira que a escritora descreve a depressão, uma conhecida dela, torna algo até poético em alguns momentos.
A edição da Antofágica conta com 3 textos de apoio incríveis, que enriquece a leitura. As ilustrações estão deslumbrantes juntamente com o projeto gráfico. Sem dúvidas, é a obra mais linda da minha estante.

gabirius 25/05/2023

Sútil igual uma batida de trem.
Uma leitura marcante, tanto pela dificuldade em ser lido e interpretado como ele afeta-o de dentro para fora. É interessante o uso do fluxo de consciência e a sua identificação com pensamentos muitíssimo existenciais dentro de um cotidiano fora da nossa realidade, mas semelhante em humanidade. Cada detalhe dentro do livro mostra espectros gigantes da alma das personagens e do leitor. É um livro de pequenas doses, você ler enquanto é lido também.

gaia :) 24/05/2023

Olha, eu nem sei muito bem oq dizer sobre esse livro pq eu simplesmente acho que eu nunca conseguiria descrever a genialidade da virginia woolf em mrs dalloway. o livro, a primeiro instante, parece apenas uma retratação da burguesia inglesa vitoriana, sendo essa composta de pessoas esnobes e fúteis, oq, de certa forma, é verdade e é apresentado pela autora. etntretanto, mrs dalloway é muito mais profundo e com muitas mais camadas do que isso.

fiquei com preguiça de terminar meu pensamento sobre esse livro mas ele me deixou pensando bastante e eu também me identifiquei muito com o septimus (eu sei, preocupante). se você quiser ver uma resenha bem feita e muito rica, veja o vídeo da tatiana feltrin no yt, ela arrasa.

Guilherme 21/05/2023

Ótimo pra quem gosta de clássicos
Eu li esse livro pra um trabalho da escola, e já digo logo, quem curte livros clássicos, com uma boa reflexão e uma narrativa muito interessante, vai amar esse livro. Ele não é pra mim, senti muito sono, entendi muita pouca coisa, lutei pra terminar, mas consegui. Eu provavelmente não gostei tanto por ter sido obrigado a ler, mas reconheço que essa obra é muito bem feita. A narrativa é a coisa mais incrível, em que você simplesmente vai pulando na mente de cada personagem e acompanhando o que eles estão pensando. Uma coisa que me deixou bem perturbado foi acompanhar a mente de um su1cid# sabendo que a própria Virgínia Woolf cometeu o mesmo ato. Enfim, o livro tem uma leitura fluida mesmo sendo um pouquinho rebuscada, então recomendo.

Brenda 18/05/2023

?O que importa o cérebro quando comparado ao coração??
Primeiro livro de Virgínia Woolf que eu tenho contato. Esta obra, confesso, me pegou bastante desprevenida diante da mistura de focos entre vários personagens. Senti que a Virgínia quis protagonizar todos, e não a culpo por essa intenção, mas não gostei de como foi executada. Foi um livro extremamente curto para abordar tantas nuances e sensibilidades, particularidades, complexidades diferentes nos personagens. E acho que isso afeta diretamente o contato que você tem com a leitura.

A escrita dela é linda, devo dizer. No entanto, não conseguia entender a mistura de ponto de vista, porque parecia mais uma salada de conteúdo mal executada para um storytelling, para uma comunicação clara e precisa. Talvez Woolf realmente não quisesse isso, sei lá. Mas devo ressaltar que não aprecio isso de forma alguma. Acho que a literatura é livre, porém esse estilo dela não me cativou.

Além de tudo, não senti nenhum objetivo real na leitura. Foi como um mero recorte da vida pessoal de algumas pessoas e seus problemas pessoais. Foi como ler o diário de cada um; ou mesmo seus pensamentos. E só. Apesar de achar pertinente algumas passagens na leitura, não são reflexões densas ou novas. São como um sopro daquilo que você já refletiu antes.

Bem, sendo honesta, não gostei do livro. Confuso e mal escrito (na minha humilde opinião). Mas estou curiosa para investigar mais das obras de Woolf.

Aline.Guimaraes 15/05/2023

Um livro complexo
??? ????????, de ???????? ???? é um clássico da literatura mundial. Lançado em 1925, o livro narra um único dia da vida de Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia, à noite.
Considerada uma obra inovadora por explorar o inconsciente humano por meio do ????? ?? ??????ê???? o livro se consagrou tanto pelo ???????????????? ?????í????? quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do período entre guerras. Virginia Wolf também foi pioneira ao falar sobre doenças mentais, que não era um assunto comum à época.
Já havia lido este livro há bastante tempo, reli com o Clube de Leitura e devo admitir que tive muita dificuldade para lê-lo e demorei muito mais do que pretendia para terminá-lo por três principais:
? ? ?????????? ?? ???????????
Uma das coisas que mais me irritam em um livro é a quantidade imensa de personagens e o fato de todos eles terem nome e sobrenome. É o caso de Mrs Dalloway, que tem mais de vinte personagens com seus próprios pensamentos e opiniões.
? ? ????????? ?????????
À medida que Clarissa sai de casa e vai passeando pela rua, encontra várias pessoas, as observa, se lembra do seu passado, pensa no futuro, pensa como a vida poderia ser diferente se tivesse agido de determinada forma. E de repente já estamos acompanhando o pensamento de outro personagem. O foco narrativo vai se alternando entre um narrador onisciente e o ?fluxo de consciência? de cada personagem. Ou seja: é muito fácil se confundir nesta leitura e perder o fio da meada.
? ?ã? ?á ?????õ?? ??? ???í?????
Não sou do tipo de leitora que só para de ler o livro no fim do capítulo, não tenho restrições quanto a parar na metade. Mas aqui o caso é mais complicado. Não há nenhum tipo de subdivisões e ler o livro todo de uma vez não era uma opção para mim, o que prejudicou bastante minha leitura.

Não é uma leitura das mais fáceis, mas é extraordinário ver o que se passa na mente de um personagem que poderia ser alguém como você. Recomendo a leitura se você gosta dessa pegada psicológica.

Giovanna 14/05/2023

Iniciei o livro imaginando que seria uma leitura simples e rápida. Mas fui surpreendida pela dificuldade dessa leitura, que, em si mesma, não contém grandes fatos, afinal se passa somente em um dia. Porém, a falta de divisões em capítulos, a variação de perspectivas que ocorrem de maneira sútil, e a não linearidade, foram tornando a leitura, a qual jurava que seria simples e rápida, em algo complexo e demorado. Ainda bem que assim foi!
Poder acompanhar os pensamentos de Mrs. Dalloway, decidida a ir ela mesma comprar as flores para sua festa, foi maravilhoso, assim como acompanhar a perspectiva dos personagens a qual ela ia cruzando pelo caminho.

Day 13/05/2023

"A Sra dalloway disse que ela mesma ia comprar flores."
"A Sra. Dalloway" é um romance modernista escrito por Virginia Woolf e publicado em 1925. A história se passa em um único dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher de classe alta que vive em Londres. O enredo é centrado em torno da preparação de uma festa que ela está organizando para a noite, enquanto reflete sobre sua vida e as escolhas que fez.
O romance é inovador, complexo e profundo.
Woolf revela as complexidades e nuances da experiência humana, explorando temas como a identidade, o tempo, a memória e a solidão.
Embora o enredo seja relativamente simples, o estilo de escrita de Woolf é complexo e envolvente,(o que eu amo)e a história é contada de uma forma única e emocionante é uma obra-prima da literatura moderna e é considerado um marco na história da literatura inglesa.