O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Roberta Oliveira 31/01/2015

Decepcionante!
Este, sem dúvida, é um dos piores livros que já li! Fui atraída pela sinopse da obra, que parecia bastante emocionante, mas foi uma verdadeira decepção! Primeiramente, a leitura é muito maçante e arrastada. A autora enche a narrativa de detalhes que não levam a lugar nenhum. Mais de 70% do livro descreve a fuga de Sonea, personagem principal, da perseguição dos magos do temido Clã. Em segundo lugar, o clímax do livro é alcançado praticamente no último capítulo, tornando todo o restante da história uma verdadeira encheção de linguiça. Comprei toda a coletânea em uma Black Friday da vida, mas não sei se vou ter paciência para ler os volumes restantes.
Grando 11/02/2015minha estante
Roberta, estou lendo, não estou nem na metade e já estou de saco cheio dessa fuja sem fim, nada acontece e pela sua resenha, só no último capítulo acontece.. Não sei se aguento.

gabi.gil.9 19/02/2015minha estante
concordo com vc Roberta...livro maçante..praticamente o livro inteiro é a fuga de Sonea, to quase abandonando...

Fabricio.Fracaro 06/05/2020

O Clã dos Magos
O livro tem um início esperado, aonde a Sonea descobre seus poderes e começa a ação.
Os personagens são bem cativantes, é fácil gostar dos bons, tem raiva dos maus e ter aquela suspeitas de alguns, foi um bom livro de entrada para a trilogia, mas espero que os próximos volumes me surpreenda bastante, vale a leitura.

Anienne 15/07/2020

O Clã dos Magos
Esse é o primeiro livro da "Trilogia do Mago Negro". Nunca havia lido nada da autora! O livro é escrito em terceira pessoa, do gênero fantasia, como o próprio título indica e eu amo tudo o que se refere à magia! Amo! Amo! Amo!

Sonea é uma jovem procedente das favelas e, sem que ninguém espere, nem ela mesma, seus poderes mágicos eclodem. Isso é algo incomum em pessoas de classe social baixa ou será que é apenas falta de oportunidade mesmo?

Nem os magos, nem a realeza se interessa pelos pobres que estão em contato direto com os ladrões. Eles querem manter essa classe sob o seu domínio, sem direitos, nem benesses. Como Sonea poderá desenvolver seus poderes? E o que é mais importante, ter controle sobre eles, porque se estiverem descontrolados podem matá-la e aos que convivem com ela.

Uma coisa que gostei bastante é que a história gira em torno do que descrevi, mas traz críticas sociais intensas que nos põe a refletir.

Já estou ansiosa pelo segundo livro. Eu amei! Sei que sou suspeita, mas indico muito essa leitura!

taehoodliday 23/04/2020

O universo que a autora criou é muito bom, e a trama em si é bem instigante. Porém, muitos acontecimentos não tem explicação, coisas simples que por não ter nem uma frasezinha explicando ficam vagas e te deixam perdido.
Não menciona o quão velha a Sonea e os outros personagens são, então tu começa a imaginar eles crianças, e na metade do livro tem que se forçar a mudar tudo o que tu já visualizou pra ter uma imagem deles mais velha.
Achei a Sonea muito bobinha, em algums momentos eu só queria que o capítulo dela acabasse porque não dá pra aguentar ela reclamando do Clã a todo momento. Tem episódios onde é tão forçada essa desconfiança dela que dói.
Cery e Akkarin são com certeza os personagens mais interessantes desse livro.

Mauro 03/12/2015

Sonea ou soneca?
Imagina só se você, do nada, descobre que tem poderes. Imaginou? Ok. Agora imagina um bando de magos te caçando por tudo quanto é canto. Parece interessante, né? Agora finge que você é uma protagonista sem personalidade e forçada. E aí, piorou bastante ou pouco? Se piorou pouco, combina essa protagonista com personagens superficiais e uma história enrolada. Pronto, você tem O Clã dos Magos!

O grande ponto fraco da história, pra mim, é a Sonea. E se você espera que eu elogie essa personagem em alguma parte dessa resenha, pode desistir, amigão. Ela é uma daquelas protagonistas que a autora tem que ficar descrevendo o que significa aquilo que ela está fazendo (sério, tem um capítulo chamado A determinação de Sonea). Além de uma personalidade fraca, todas as tentativas de emplacar a garota como forte e corajosa são um fracasso.

O livro é dividido em duas partes: na primeira, ela foge. Na segunda, a história acontece. O que me deixou muito infeliz com essa história foi exatamente sua primeira metade, que é demasiadamente cansativa e repetitiva. Além de toda a falta de caráter da protagonista, a autora nos presenteia com a mesma coisa por umas 200 páginas, e eu realmente não via como ou quando terminaria esse livro.

Aí, veio a outra metade. Me decepcionou também em alguns aspectos, mas quase fez valer a pena enfrentar todas as fugas da principal e lidar com os diversos personagens sem aprofundamento algum.

A magia em si, assunto que sempre me atraiu muito em livros, é tosca. É mais do mesmo, sabe? O diferencial mesmo fica por parte da mente de um mago, que prefiro não falar muito sobre para não dar spoilers. O Clã dos Magos não é um livro excelente, mas também não é péssimo. Não é original nem marcante. É um livro perto da média, mas que desanima após um início enrolado. Razoável.

Ainda assim, mesmo com tanta falta de personalidade na história, acredito que qualquer um possa dizer que essa é uma obra sobre preconceito social. E tenha certeza que ele está em todas as linhas dessa narrativa, seja quando um mago se pronuncia ou quando um próprio morador das favelas se refere a sua situação. É uma questão bem interessante para ser retratada em uma trilogia caso a autora saiba abordá-la. Nesse caso, Canavan foi certeira ao incluir certos tratamentos grosseiros e pensamentos maldosos. É um grande trunfo para se desenvolver nos próximos livros e, se feito da maneira correta, pode mudar bruscamente minha opinião sobre a série.

E sim, embora não tenha gostado muito do que li, já possuo as duas sequências em mãos e pretendo terminar.
Lucas 03/12/2015minha estante
desceu a madeira, mt boa resenha!

Bruxinhaa 25/06/2023

O clã dos magos
Cery eu te amo muito meu anjinho, vou te guardar em um pontinho para sempre, então pode espancar todo mundo que eu passarei pano

Yasmin 25/08/2012

Criativo e diferente.

Desde que o lançamento foi anunciado fiquei ansiosa para ler porque tive a impressão do livro ser parecido com "Estudos Sobre Veneno", que está entre os meus favoritos. Não estava enganada, a história narrada por Trudi Canavan é muito boa e a forma como ela construiu seu universo é bem criativa. Uma magia madura, uma trama a primeira vista simples que ao longo do livro ganhou complexidade e promete bastante nos próximos volumes. Um livro que só não entrou para a lista de favoritos por causa de um pequeno e irritante detalhe.

Imardin é uma cidade dentro de muralhas. Nos círculos centrais encontra-se o palácio do rei, casas reais e o Clã dos Magos. Nos círculos da borda as pequenas casas de comerciantes e pensões. As pessoas que moram nessa parte da cidade não são ricas, mas vivem bem. Há mais de 200 anos após um terrível inverno que varreu as áreas rurais o antigo rei ordenou que os magos promovessem uma purificação para limpar a cidade. Milhares de pessoas que haviam vindo do campo foram despejadas e assim nasceram as favelas. Os anos passaram, mas rei após rei a cerimônia de Purificação continuou. Sonea e os tios mudaram das favelas para a cidade anos atrás. Com os serviços que sua tia fazia conseguiam viver em uma pensão. Tudo ia bem até que a família dela foi uma das expulsas da cidade. Milhares de famílias se aglomeravam rumo às favelas. Sonea estava irritada com os Magos por participar desse horror, fora os milhares de boatos que conhecia sobre eles. Ela não imaginou que a pedra atravessaria o escudo, como também não imaginou que usaria magia. Sonea estava atônita e só teve tempo de fugir. O Clã inteiro estava atrás dela e ela não ia ser pega assim tão facilmente.

Essa é a premissa do enredo e a partir da fuga de Sonea o universo vai se construindo pouco a pouco. A história serve como uma apresentação muito bem elaborada de personagens, de contexto e do mundo onde se passa a história. A narrativa é muito boa, consegue ser leve, informativa e com detalhes dosados de acordo com a parte. Uma coisa que nem todo mundo vai gostar é o ritmo que a autora escolheu para entregar detalhes da história daquele mundo e da magia. Grande parte do livro é dividida entre o lado de Sonea sendo caçada e o dos Magos nessa caçada. Nesse meio tempo pouco da história do Clã, da magia e do reino é contada. Só recebemos algumas informações a partir do momento que Sonea é capturada.

O porém da narração fica por conta das abreviações e gírias que a autora optou por usar para diferenciar os moradores das favelas. No começo achei que seria algo mais sutil, nada contra um "cê" aqui e outro ali, mas a quantidade e variedade aumentou muito, tornando alguns diálogos ruins de ler. Chegou um ponto que estava lendo sem elas, visto que muitas eram dispensáveis na frase. A sorte é que isso foi compensado com bons personagens e uma boa história. Os personagens centrais são todos interessantes. Sonea é uma garota inteligente e arisca, que aposto tem segredos no passado importante para a trama central. Aliás, o final foi inesperado. Nem estava lembrando me daquela cena e a autora surpreendeu ao dar seu sentido justo no final.

A leitura é rápida, prende até o fim com uma história mais voltada para a apresentação. Uma mistura de suspense, ação e com magia de plano de fundo. A autora retratou de maneira crível o elitismo, as diferenças sociais e conseguiu dar uma face nova a magia. Não foram muitas informações, mas o suficiente para eu ficar curiosa em descobrir mais sobre como ela funciona nesse mundo. Lembrando que esse livro é de 2001, bem antes da chuva de livros de magia. A edição (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/07/resenha-o-cla-dos-magos.html

B. A Silva 25/06/2020

Surpreendente!!!
Comecei a ler esse livro por causa da MLI2020 que é a Booktubatona, uma forma de ler em conjunto. Um dos desafios era ler um livro favoritado por um amigo e escolhi esse que é o favorito da minha amiga Bruna.

Comecei a ler e já me envolvi logo de cara com a história, o desenvolvimento é maravilhoso, os personagens e suas ações condizem com o que mostram. A cada momento do livro la estava eu, super empolgada querendo que tudo se resolvesse.

A Sonea é uma garota muito inteligente e com muita personagem, o que eu adoro, porque mocinha água com açúcar não da, não é mesmo? A amizade dela com o Cery também me ganhou demais, assim como a do Rothen e do Dannyl.

Já no primeiro livro já teve várias tramas que te deixam vidrados no que vai acontecer e eu amei cada minuto dessa leitura, recomendo muito...

Fabiana 10/07/2023

Fantasia
Estava com saudade de uma leitura de descanso assim, fantasia gostosa e fluida. Um dos livros que estava de aniversário na estante e entrou pra meta de desencalhados desse ano. Já engatei no segundo, envolveu mesmo.

Matheus Braga 23/06/2012

O Clã dos Magos
Hey pessoal, tudo bem com todos vocês?

Quando recebi este livro para resenhar, estava com outra imagem da história. Contudo, mesmo não correspondendo às minhas prévias expectativas, ele conseguiu cativar e me deixar ansiosos para o lançamento do próximo volume.

O livro conta a história de Sonea, uma selvagem (termo dado aos magos que não possuem controle de seus poderes) que durante a purificação atira uma pedra em um mago e, não sabendo que possuía poderes, acaba por atravessar seu escudo mágico e deixa-o inconsciente. Após o ocorrido, todos os magos do Clã começam a caçá-la, já que é contra as leis do reino existir um mago fora do Clã. Sonea começa então a fugir, indo dos mais altos lugares até os esgotos para escapar de seu destino, dando inicio então à nossa aventura.

"Sua boca estava seca e parecia cheia de poeira. Engolindo com dificuldade, ela lutou contra o terror crescente. As batidas de seu coração pareciam ruidosas o bastante para traí-la. Será que ele conseguia escutá-la? Ou conseguia escutar o som de sua respiração?"
Pág. 67

Como havia dito acima, eu esperava outro tipo de história neste primeiro livro. Imaginava que Sonea seria capturada logo no começo e começaria seu treinamento para ser uma maga o mais rápido possível, mas, o que realmente acontece, é que os magos passam mais da metade do livro tentando encontrá-la e somente mais tarde que ela começa a aprender a controlar-se. Contudo, esse treinamento não é nada demais, apenas uma espécie de yôga onde ela precisa relaxar e evitar colocar fogo nas coisas sem querer. SÓ. Nada de bolas de fogo, treino de feitiços, etc. NADA.

"O cheiro de queimado chegou ao seu nariz. Sonea virou-se para ver uma figura estendida com a cara para baixo na calçada a alguns passos de distância. Embora as chamas comessem avidamente suas roupas, a figura parecia imóvel. Em seguida, viu a confusão escurecida que antes era um braço, e sentiu o estômago contorcer-se de náusea"
Pág. 25

Mesmo o livro estando focado apenas no que foi dito anteriormente, ele conseguiu me proporcionar uma ótima leitura. A escrita de Trudi é diferente e fluida. Seus diálogos são dinâmicos, mas infelizmente continham algo que me deixou extremamente irritado. É a terrível mania que os tradutores possuem de colocar palavras típicas da fala, no texto escrito. Isso tira qualquer um do sério, além de deixar o texto feio e pobre. Um exemplo do que estou falando é este trecho: "Com quem cê tá?". Juro que quando li isso desejei com todas as minhas forças que o livro entrasse em combustão espontânea. Sério produção, parem de fazer isso. É feio e ninguém gosta. ¬¬. Os personagens são muito cativantes, principalmente Cery, cuja lealdade que tem por Sonea é inabalável.

Outra coisa que gostei bastante no livro foi a narrativa em terceira pessoa. Estava com saudades desse tipo de leitura, já que sempre leio algo em primeira, fazendo com que os fato sempre sigam as linhas de raciocínio de uma só pessoa.

Pelo que pude ver ao final do livro, no próximo volume Sonea finalmente ingressa no Clã como um aprendiz e começa finalmente seu treinamento mágico. Teremos também muitas intrigas políticas e jogos de poder, literalmente. Não me estou aguentando de curiosidade para saber todos os mistérios envolvendo o Lorde Supremo. XD

Matheus Braga
Rafaela 28/06/2012minha estante
Foi exatamente assim que me senti ao ler o livro (principalmente sobre a tradução), e achei extremamente massante toda a fuga dela, mas gostei muito do livro, só espero que o segundo livro tenha mais ação.

Calidoni 01/02/2014minha estante
Boa resenha, concordo com grande parte. Só vou discordar quanto ao seu "apenas uma espécie de yôga", pois Sonea ainda não era uma aprendiz, na época, não faria sentido para Rothen [e isso foi dito no livro] ensiná-la a fazer feitiços se Sonea escolhesse voltar a ser uma favelada e ter seus poderes bloqueados. Também achei mais crível a fuga e perseguição dela, do que a garota ser simplesmente apanhada e forçada a aprender magia.

Enfim, espero que eu não seja levada a mal. Principalmente porque quase dois anos já se passaram desde essa resenha.

Emanuele 17/02/2023

D+
Adoro histórias que envolvem magia e gostei de dessa. Uma parte para Ladrões outra para os magos, muito bom

maria15723 05/06/2020

Por que ler "O clã dos magos"?
A história do livro se inicia no pior dia de Imardin, para os pobres que moram nas favelas e lugares borda dos quarteirões da cidade. É o dia da purificação, uma maneira nada gentil ou justa feita pelo rei e a alta sociedade de Imardin de expulsar as pessoas pobres para as favelas, e assim ficar bem longe da vista dessas pessoas. Mas a elite de Imardin usa um grupo muito especial para expulsar essas pessoas, os magos ou melhor o clã.
Um dos grupos de elite da sociedade de Imardin, é o Clã dos Magos, com diz o nome são homens e mulheres que possuem habilidade mágicas. No mundo de Trudi Canavan os magos tem sua magia através da habilidade mental, seu poder vem da mente. Algo diferente do que vemos em livros que tem magia como um dos seus elementos.
E é com esses elementos em mente que começamos nossa leitura, Sonea a personagem principal é uma garota simples vindo das favelas que assim como seus tios passa os dias tentando sobreviver. E naquele dia está no meio da purificação vendo a população sendo expulsa pelos magos. E aí que a história realmente começa, quando Sonea entre seus amigos observam a postura imponente e de pouco caso dos magos que os observam como um olhar de superioridade.
Uma raiva cresce em seu coração por ver todo seu trabalho desperdiçado e sendo obrigada a voltar para as favelas. E assim como outros ao seu redor jogavam pedras que eram desfeitas nos escudos do mago, no entanto quando Sonea ergue sua mão e joga aquela pedra seu mundo muda para sempre. Diferente de tantas outras sua pedra passa pelo escudo e acerta o mago. O que leva a um completo caos e inicia uma busca pela jovem que possuem poderes e está fora do clã.
A base do primeiro livro é esta o restante do livro é a busca de Sonea por várias pessoas por motivos diferentes. Temos o próprio clã que quer a maga que não está no clã e oferece uma ameaça por não saber controlar seus poderes e poder causar algo. O grupo são os Ladrões, um grupo de foras da lei que dominam o submundo de Imardin. E por fim outro personagem que representa a ideia elitista de que apenas pessoas vindas das famílias nobres podem estudar magia. O livro é escrito em terceira pessoa assim ao longo das páginas a história vai mudando o foco para a história daquele personagem.
A autora cria um mundo muito complexo e bem estruturado que arrisco dizer faz uma crítica ao preconceito e hierarquização muito semelhante a que vivemos na atualidade. Deixando claro como as classes altas odeiam os pobres e tentam os jogar o mais longe possível de sua vistas, o agrupando nas favelas. Se isso te lembrar algo caro leitor, posso dizer que não é meramente uma coincidência. Assim a autora trata de temas que são importantes em uma realidade diferente, mas que nos são tão caros.
Sonea é uma otíma personagem principal, pois vemos o quanto incomoda as mazelas do mundo que vive e seu desejo de fazer alguma coisa quando entra no clã.
Cery amigo de Sonea, é o exemplo de uma pessoa que vive na favela e faz o que pode para sobreviver. Ele é engraçado e corajoso além de um amigo leal. Pois faz de tudo para ajuda-la a fugir das pessoas que a perseguem e ainda tentar ajudar a entender seus poderes.
A segunda metade do livro é sobre Sonea entrar em um mundo tão diferente do dela, que era o clã dos magos. Lá conhecemos outros personagens que irão se tornar importantes no decorrer da história. Dannly é o mago que ajudou da busca por Sonea, ele é divertido e sarcástico, e claro adora uma fofoca. Ao longo da história descobrimos que Dannly sofreu preconceito e tem uma imagem ruim no clã, outro pedacinho de nossa realidade que a autora coloca em sua história. O outro mago que acompanha a jornada de Sonea, é Rothen o mago que irá ensina-la e tentar ainda "socializa-la" nesse novo mundo. Um mago mais velho que tenta sempre adotar os segregados para baixo de suas assas e os ajuda-los no que pode.
Mas o maior mistério dessa história é o Mago Supremo, uma figura estranha e sombria que comanda o clã e esconde um segredo que Sonea descobriu, mas que apenas será revelado nos próximos livros.
O Clã dos Magos é o primeiro volume de uma trilogia, que se trata de uma história de magia num mundo distante do nosso mais que apresenta os mesmos problemas que os nossos. Ainda posso dizer que os personagens são cativantes e bem construídos além de todo o mundo, descrito de uma maneira detalhada mas não enfadonha. Assim recomendo essa leitura.

site: https://lendopalavras.wixsite.com/lendopalavras

Giulia143 21/08/2020

A história e o mundo que a autora nos descreve é muito bacana. A leitura é fluida e, principalte dos 50% em diante, não dá mais vontade de largar.
Duas coisas me fizeram tirar uma estrela desse livro; primeiro, a autora leva metade do livro, literalmente, fazendo a nossa protagonista fugir do que pra nos leitores é óbvio que é o destino dela, coisa que ela poderia ter encurtado pela metade. Tá certo que serviu pra gente entender bem o lado daqueles que são contra os magos e também entender certos pensamentos e atitudes da protagonista mas isso é possível de se fazer em poucos capítulos; segundo, demorei um pouco a me conectar com a protagonista, parando agora pra refletir, acho que me conectei melhor com outros personagens do que com ela. Na minha opinião a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais na história e personalidade da protagonista ao invés de ter feito ela ficar de esconde-esconde com os magos 50% do livro.
Vi pessoas falando sobre a tradução e escrita do livro e tal, mas como não entendo nada sobre isso, não cabe a mim opinar.
Ainda assim é um livro gostoso e que vale a pena a leitura. Já estou ansiosa pelo próximo volume.

TraumadaAyA 10/01/2022

Maior prólogo da história..
Juro, o "prólogo" dessa história tem 300 páginas! ?

É um mundo legal, com personagens legais, mas tudo que aconteceu nas primeiras 300 páginas podia ser resumido em um prólogo e primeiro capítulo..

Acontece uma perseguição, que todos sabemos como vai terminar por muitas e muitas páginas!

Tô lendo o 2 pq minha irmã disse que vale muito a pena! ?????
Bora lá..