Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo

Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Alice2325 30/06/2024

Noites brancas
Foi o primeiro livro que li desse escritor.
No início eu não entedi absolutamente NADA! mas depois melhorou.
Eu espera um final diferente para o protagonista, fiquei morrendo de dó.

loupez 30/06/2024

Curto, mas profundo
Esse foi o meu primeiro contato com Dostoievski, e me surpreendeu muito. Consegui imergir no sofrimento do protagonista, não sou uma pessoa solitária, porém a maneira que eu senti todo o sofrimento foi algo inigualável. Uma coisa que me surpreendeu foi que apesar da linguagem rebuscada e muitas vezes puxando para algo mais teatral como os melodramas, o livro consegue fluir de forma natural. É uma leitura rápida, que trás diversos questionamentos e um final que nos faz refletir bastante tempo sobre o que acabamos de ler.

Rafa 30/06/2024

Comecei esse livro não só como porta de entrada para a literatura russa, como é amplamente recomendado, mas também porque o tema em si me interessa. Fiquei pensativa por em certo ponto por me achar parecida com o sonhador, o que me fez refletir bastante. O final... Uma série de reviravoltas que no fim, Te deixam triste, ou feliz pela situação do sonhador, para mim, um misto de tristeza e choque. Leia Dostoievski!

Vivian24 30/06/2024

Foi minha primeira experiência com o autor e, apesar de ter gostado, não gostei muito da escrita. Estou até pensando se dou chance para outras obras, mesmo querendo bastante, pois não sei se aguentaria ler um romance de mais de 300 páginas dele?

Debora 29/06/2024

Livro ambientado na cidade São Petersburgo,na Rússia. Onde um casal se conhece de forma inusitada em uma ?noite branca? (fenômeno natural), quando o ?nosso herói? salva a desiludida Nástienka ,de um estranho.
O rapaz é um sonhador, vive no mundo das ideias, chega ser cansativo, as vezes,a forma que ele se expressa na terceira pessoa.

Ellen256 29/06/2024

Simplesmente Perfeito!
Eu estava pensando que o livro seria chato por ser um clássico russo. Me enganei completamente, em questão de uma hora e meia ja tinha lido metade. Ele é simplesmente sensacional, genial, perfeito. Me surpreende demais, tanto com a história como com os personagens.
A história prende do começo ao fim, e no final deixa a vontade de mais.
Rodrigo D'urso 29/06/2024minha estante
Demais seu comentário.

Rodrigo D'urso 29/06/2024minha estante
Gostei muito.

frazão 29/06/2024

Essa mulher eh o cao pqp
li noites brancas pra começar a ler dostoieveski, nao queria ler um romance mãs era melhor ter começado com uma oba curta ner

Larissa3637 29/06/2024

Um ótimo começo em Dostoievski
Meu primeiro livro do Dostoievski e acho que não poderia ter começado por um melhor!

Estava com um medinho de ler as obras do autor achando que a narrativa/escrita seriam muito dificeís mas, pelo menos nesta obra, foi bem tranquilo de acompanhar!

A história é muito boa e a escrita de Fiódor é muito emocionante, ele traz palavras aos sentimentos do sonhador de maneira muito bonita e singela

Pobre coitado do sonhador sofreu horrores, mas já era de se imaginar, né?

(vi um comentário no tiktok que definia esse livro como ?500 dias com ela russo? e não pude deixar de achar engraçado kkkkkkkk)
Sander.Garcia 01/07/2024minha estante
Será o meu primeiro dele.. está na fila.. e eu ansioso.

Marivaldo.Barreto 28/06/2024

Um conto curto que conta a história de um jovem solitário e sonhador que vive na cidade de São Petersburgo. Em uma de suas caminhadas solitária acaba se encontrando com Nástienka, que também se diz solitária e sonhadora.
Essa não é a primeira obra de Dostoievski que leio, confesso que não foi a que mais gostei, pode ser pelo fato de terem sido escritas em épocas diferentes, ou fases diferentes, já que "Noites Brancas" foi escrita antes do autor ir parar em uma prisão na Sibéria.
Uma história que retrata sentimentos tão íntimos como a solidão, a tristeza, a felicidade e sentimentos melancólicos vividos por um personagem sonhador e não muito sociável.

Skoonly 28/06/2024

A leitura foi péssima porém é um livro bom. Foi meu primeiro livro de Dostoiévski e não foi algo que me agradou, mas vou tentar dar uma chance a outros. Pra mim, o simples fato do romance ser ilusório e totalmente exagerado já estragou o livro inteiro. Esse tipo de literatura não me agrada nem um pouco.. o final foi oque mais me agradou no livro todo, mas ao mesmo tempo, o ocorrido já era de se esperar.
fyodor ella 29/06/2024minha estante
eu, por outro lado, amei o livro! mas não pense que o dostoiévski é de todo assim! noites brancas faz parte da fase "menos madura" dele, o que faz do livro uma leitura leve e fácil. prepare o coração para quando chegar nos livros mais densos. particularmente, sou apaixonada por os irmãos karamázov.

luizacx 28/06/2024

Meu primeiro contato com uma obra de Dostoiévski, confesso que em um momento senti que não foi uma leitura produtiva, foi algo bem arrastado mas com o passar da leitura fui me prendendo de uma forma inexplicável.

O protagonista vive uma vida solitária, melancólica e sonhadora, me senti tocada em algumas frases e atitudes (digamos que me identifiquei um pouco).

Eu particularmente amei o livro e com certeza irei ler mais obras de Dostoiévski.

Tiago Doreia 28/06/2024

Literatura russa não decepciona
Noites brancas, mais um conto de alta qualidade de uma das minhas literaturas favoritas, a russa.

Nessa obra Dostoiévski conta a história de um homem mole, fraco, facilmente maleável. Que não trabalha, e isso seja uma das causas, de ser melancólico, desprovido de ambição e foco.

Tal homem se apaixona rapidamente por uma moça de nome Nastenka, ao qual implanta débil e inconsequentemente, todas suas expectativas e desejos, sem ao menos avaliar se serão correspondidas. E, como já é esperado, não acontece.

Podemos dizer que o sentimento pela jovem, que ele diz ser amor, na verdade não passa de uma paixão pueril, efêmera e com final previsível.

Apesar de não gostar do curso que toma tal relação, a narrativa é, como na imensa maioria das vezes, muitíssimo bem escrita e vale a experiência.

Recomendo a leitura!

Andrea 27/06/2024

Não gosto de leitura lírica, mas consigo perceber a grandiosidade de uma obra tão curtinha, mas intensa em sentimentos e emoções. Muito bom.