Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi - Volume 3

Suruassossaurus 05/05/2024

A elegante conclusão de uma saga de aperfeiçoamento
No último livro da trilogia temos, finalmente a conclusão da rivalidade entre Musashi e Kojiro. Este acontecimento, porém, é literalmente a última coisa que ocorre no livro.

Ainda em busca do aperfeiçoamento Musashi se desespera conssiderando ter chegado em uma espécie de beco sem saída e vaga a esmo adotando outros nomes e trabalhando de diferentes maneiras em busca da resposta. Enquanto isso seus amigos e inimigos passam grande parte do livro sem saber de seu paradeiro. Fatores políticos e a honra aos poucos moldam a história dos dois antagonistas. Kojiro se estabelece como instrutor de um clã e sua fama só cresce e faz com que a opnião pública tenda ao seu favor em detrimento de Musashi, que persiste em evitar duelos e desprovar as coisas negativas que boatos espalham sobre sua pessoa para buscar seu aperfeiçoamento.

Fiquei feliz com as conclusões que tantos núcleos de personagens necessitavam. Esforçando-me para não dar spoilers devo deixar a desejar em detalhes, mas garanto que Otsu, Iori, Gomenosuke, a velha Osugi e até mesmo Matahachi e Akemi tiveram suas histórias finalizadas.

Sendo o menor dos três, me questionei várias vezes se o final seria "corrido", deixando a luta sem graça ou então acelerando a conclusão. Estas preocupações não se concretizaram pois o autor se dedica a finalizar tudo o que estava pendente, da mesma forma que Musashi antes do duelo que pode resultar em sua morte, podendo focar apenas no objetivo da trama.

A saga de Musashi se encerra aqui, porém sei que ainda há um livro sobre seus conhecimentos e o mangá Vagabond (o qual com certeza irei atrás para ler). Analisando a obra toda sinto o que me marcou mais foram as descrições de costumes e cenários de um Japão antigo e dos caminhos percorridos por seus pés em busca de amor, honra, glória, riqueza e paz.
ÃÃêà ÃÃáÃÃáà 05/07/2024minha estante
É tipo o mangá de vaganbond ?

Suruassossaurus 05/07/2024minha estante
Ambas as obras são sobre o mesmo personagem histórico, mas não li o mangá ainda para poder confirmar para ti. Contudo acredito que seja a mesma história mesmo.

Raphael 03/10/2012

O livro e a trilogia são excelentes, o único defeito é não ter mais umas 200 ou 300 páginas no final. Já que depois q se está imerso em uma atmosfera "musashiana" é muito difícil dizer adeus...
Luis Felipe S. Correa 22/02/2023minha estante
11 anos depois, sinto que essa resenha descreve bem o meu sentimento após concluir o livro

EduardoCDias 30/07/2020

O fim espetacular
Último volume da saga romanceada do samurai Myiamoto Musashi. História muito bem escrita, com personagens apaixonantes, vivendo no século XVII no Japão. A luta particular de um samurai auto didata procurando seu aperfeiçoamento tanto como indivíduo quanto como no uso das suas técnicas.

Morinfon 17/08/2024

Então chega ao fim Musashi. Demorei-me muito mais do que deveria na leitura deste épico por uma variedade de motivos - nenhum deles relacionado a qualidade da história.
É uma versão obviamente romantizada do que pode ter sido a vida do famoso samurai, e carrega com si visões idealizadas de honra e do que é o samurai. Eu prefiro muito mais quando estas questões são trazidas de maneira crítica, como nos mangás de Hirata Hiroshi e nos filmes de Kobayashi Masaki, mas isto não vem ao caso.
Por ser considerado um "grande clássico", sinto que muitos podem acabar intimidados pelo trabalho, especialmente por seu tamanho, porém este é um medo infundado: Musashi traz sim diversas reflexões e possui uma mão pesada no que diz respeito a história e cultura, porém, dando um passo para trás, este é um épico de ação e aventura. Os diversos personagens são extremamente carismáticos, muitos deles se mostraram mais interessantes do que o próprio protagonista, como nos casos de Otsu e Akemi, personagens maravilhosas. As diversas tramas são como córregos de um rio que se afunilam e enfim se unem ao fim deste terceiro volume, tudo indo em direção ao lendário duelo de Musashi Miyamoto e Kojiro Sasaki. Os diversos combates e duelos são maestrais no que fiz respeito a desenvolvimento e momentum, e a tradução de Leiko Gotoda possui uma fluidez que faz com que eu consiga visualizar claramente a ação.
De críticas, sinto que a trama se perde um pouco quando começa a tratar das conspirações políticas relacionadas ao Shogunato; tramas como as de Daizou de Narai vêm do nada e vão para lugar nenhum, e os captores de Gonnosuke também; veja bem, eu entendo sua presença, é uma visualização do ambiente e dos ânimos políticos da época, mas sinto que poderiam ter sido melhor integrados as tramas dos personagens.
Esta parte final da história possuiu bons momentos, dentre eles o já citado duelo, é claro, mas mais ainda do que o clímax da saga, a conclusão do arco de Osugi e Otsu quase me trouxe lágrimas aos olhos.
No geral, é uma obra magnífica, recomendo fortemente aos interessados pelo mundo samurai assim como eu.

Erick.Silva 29/02/2024

Fim da saga
A saga de Musashi foi simplesmente incrível, os detalhes com que a cultura da época do Japão é descrita, as filosofias, os personagens, paisagens. Tudo magnífico, muito bem escrito, pensado. Esse último livro foi o único que começou a ter um aspecto um pouco clichê e previsível. Mas a história no geral, desde o primeiro livro, tem uma qualidade tão incrível que só posso dar a nota máxima. Recomendo demais! É sem dúvida um dos meus preferidos.

Gabriel2709 30/12/2023

Pra mim, este livro só não é perfeito pois o final acaba de forma muito brusca, mas não me entenda mal, faz muito sentido ele acabar naquele ponto, ainda mais por ter sido o auge do Musashi em questão de duelos, mas a história inteira que o Eiji Yoshikawa nos conta é tão, mas tão boa que eu fiquei com vontade de ler muito mais sobre a história do Musashi, contada do jeito do Yoshikawa.

É simplesmente esplêndido o quão rico de detalhes são os três volumes e o quão boa a história é, se conectando sempre e de muitas vezes de formas inesperadas (pois afinal é uma biografia, mesmo que romantizada, e na vida real acontece coisas que seriam consideradas improváveis e até mesmo impossíveis se feitas em histórias fictícias). É uma história que eu recomendo a todos, ainda mais nesta edição belíssima em três volumes da Estação Liberdade. Demorei muito pra ler os três livros, por conta do tamanho deles e por conta que o primeiro eu estava achando muito maçante, mas ao terminar vejo que valeu cada segundo gasto nele e ainda me pego com vontade de lê-lo novamente. Infelizmente o preço do box (que é a única versão nova, no Brasil, que está a venda) custa tão cara (270 reais no momento desta review, na Amazon, aparentemente fora de estoque ainda), mas se você achar ele num preço bom ali nos 100-150, vale muito, mas muito a pena mesmo, pois você vai se deleitar com a rica cultura japonesa e com a história do maior e provavelmente melhor Samurai da história.

Talvez tenha se tornado minha trilogia favorita, mesmo acima de Senhor dos Anéis, mas tenho que pensar sobre isso ainda e reler Senhor dos Anéis também.

Se você não quiser ler este textão, o resumo é o seguinte:
LEIA MUSASHI!

Lucas Burgos 01/08/2023

Um livro de ensinamentos
A trilogia de Musashi eh maravilhosa. Acompanhando o trajeto dessa figura tão espiritualizada você aprende muito sobre como enxergar o mundo e o verdadeiro caminho do guerreiro. O livro final termina uma história com tamanha elegância condizente à lenda representada nessas páginas, que eu fiquei atônito olhando para o final do livro. Com Musashi, aprendi misericórdia, paciência, dedicação. Termino essa saga me sentindo mais completo, disposto a implementar partes do Bushid? na minha vida, e disposto a enxergar o mundo e estar disposto a absorver tudo que ele tem a entregar.
Afinal de contas, quem já mediu sua exata profundidade?

Jussara163 12/06/2023

Reflexões
O terceiro e último livro, e maravilhoso.

Confesso que no 2 livro fiquei apreensiva, não encontrava as respostas, e bem definição dos personagens, mais o terceiro livro trouxe a resolução de todos os personagens e suas evoluções e transformações de caráter, modo de vida e aprenderam a perdoar.
Foram momentos de muita alegrias e angústias ao ler esse série, mais recebi tantos aprendizados e reflexões sobre as angústias da vida que vale muito a pena a leitura.

Luis Felipe S. Correa 22/02/2023

Virou o favorito
Eu lembro de ter tido o mesmo êxtase literário apenas com O Conde de Monte Cristo. O livro 1 foi um pouco difícil de ler, por conta da adaptação ao estilo literário, mas superado o período de adaptação, a leitura flui de forma brilhante. Encerro esse ciclo apaixonado pelo autor e os personagens tão bem construídos. Ouso dizer que é o melhor livro lido por mim, seguido do Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas e Cidade de Deus - Paulo Lins. Também ouso dizer que é uma leitura transformadora. Ainda sem palavras suficientes para descrever os sentimentos após a conclusão da leitura. Altamente recomendável.

Verona 31/01/2023

Que saga! Um dos melhores livros que já li, as aventuras, costumes, a história de Musashi é incrível!

Paula.Cacilhas 22/04/2021

Depois de muito insistir, finalmente encerrei essa leitura. Os três volumes são grandes e um pouco massantes, muitas voltas e desencontros, mas depois de muito tempo afastada, tenho uma sensação boa ao terminar. Um livro que é bom ler sem cobrança.

@Estantedelivrosdamylla 05/11/2020

Que livro!
Finalizei agora a história de Miyamoto Musashi, e posso lhes dizer : que obra prima.

O romance é dividido em 7 livros, e nessa edição em 3 volumes, sendo o menor do 3 esse último que, sem dúvidas, foi o melhor.

Os três livros mostram a incessante busca de Musashi pelo aprimoramento espiritual e da esgrima, tendo evoluído constantemente durante os vários anos que foi rounin.

No romance de Eiji Yoshikawa há uma escrita envolvente, e fluida , que me fez sentir leveza em uma leitura de mais de mil páginas no total. Os personagens são apresentados e se relacionam de uma maneira incrível, o que prova, mais uma vez, a habilidade do autor em escrever.

A história em si me prendeu bastante, tendo uma carga enorme de ensinamento quanto a cultura japonesa e o Zen budismo, me fazendo refletir acerca de aspectos da vida. Fora os momentos de muita emoção com os desfechos dos personagens e com os duelos travados entre Musashi e metade do Japão kkkk.

Por fim, super recomendo a leitura, principalmente para aqueles que gostam da história japonesa.

EduardoCDias 30/07/2020

O fim espetacular

Diogo 14/07/2020

Inspirador
1800 páginas da saga e ainda foi pouco para se dar por satisfeito. Cada capítulo um aprendizado. Vale muito!