Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Luana1472 27/06/2024

De fato... é uma OBRA PRIMA
Eu demorei muito para terminar esse livro, mas não porque a leitura seja dificil, na verdade é até simples Dostoiévski não escreveu um livro com uma escrita dificil e pomposa, no prefacio deixaram claro que o objetivo do autor era que o livro pudesse ser lido e entendido não só por intelectuais, mas pelos comuns também. Mas mesmo assim não é uma obra com uma escrita contemporânea, então ainda precisa de atenção redobrada.
A história em si é muito instigante, nós acompanhamos um protagonista que não é um herói, mas também não é um vilão, ele é um ser humano que pressionado por seus ideais e pela situação na qual se encontra, vemos de perto o seu processo de culpa, e até mesmo loucura, até o que pode ser reconhecido como redenção.
Não é o crime em si que nos preocupa, na verdade mesmo que seja o responsável pela narrativa, o que nos interessa é o processo pelo qual Ródia está passando. E não é um livro policial, pois a investigação também não importa, o que importa é apenas Ródia.
Conforme a narrativa avançava meus sentimentos sobre Raskólnikov se conflitavam, pois, ao mesmo tempo que eu o ?odiava? também me simpatizava e até compreendia suas ações, e me questionei se apesar de abominável seus ideais que o levaram a comete-lo não eram de todo o errado. Principalmente quando nos deparamos com personagens capazes de pensamentos e ações horríveis.
Os discursos de Sonia, Semiônovich e Razumíkhin são também incríveis, e os três são meus personagens favoritos.

Elô 26/06/2024

Final inesperado, até.
Estou encantada com essa história, apesar da palavra parecer um pouco perturbadora, no caso. Mas eu acho que essa era a exata essência da história; o que o autor queria passar. Esta classe de literatura russa me coloca em estados mentais muito confusos, pois, da para perceber que cada palavra é usada para te conduzir a uma linha de pensamento desejada, e a beleza disso, é se deixar fluir e sentir cada emoção (em maior parte negativas) que lhe é apresentada; mesmo que, ao mesmo tempo, haja o conflito entre aquilo que você acredita e aquilo que o narrador te impõe a creer e deliberar. No caso, Dostoiévski, em minha opinião é com certeza um dos melhores possuidores dessa habilidade de "por Gente para matutar". Suas histórias são verdadeiras experiências.

BeatrizPoz 25/06/2024

Um clássico extraordinário
Esse livro me surpreendeu de diversas maneiras. Inicialmente, identifiquei diversas facetas criminológicas estudadas por juristas que foram perfeitamente trabalhadas no romance, demonstrando sua aplicação na ?prática?. O personagem principal, Raskólnikov, me surpreendeu do começo ao fim, completamente imprevisível e nada raso. Mas os personagens secundários não ficaram para trás, cada um trazia consigo profundidade e singularidade.

O que leva uma pessoa a cometer um crime? Essa pergunta vem sendo estudada há muitos anos e desde a ordenação da sociedade, nunca houve uma resposta pacífica. Mas Raskólnikov demonstrou que, para ele, a prática de um crime pode ser motivado por um sentimento de superioridade. O que me causou estranhamento, foi o fato de que Raskólnikov tinha antecedentes bons, havia ajudado muitas pessoas pela simples benevolência. Mas isso faz dele uma pessoa ?boa??

Não vejo que há carta branca para uma pessoa cometer crimes, seja ela portadora de bons ou maus antecedentes, razão pela qual discordo totalmente das teses de Rodia.

O livro é maravilhoso, te prende do início ao fim. A sensação é que eu estava lendo uma novela. A temática é muito profunda, que nos faz refletir e ter ansiedade para saber o que vai acontecer. Amei!

?Aquele que tem consciência sofre, reconhecendo o erro. É o castigo, independente do das galés.?

?Todos serão julgados por Ele e Ele a todos perdoará: aos bons e aos maus, aos impudentes e aos humildes? E quando tiver acabado com esses, chegará a nossa vez.?

?Aquele que teve e há de ter piedade de todos nós, aos homens, Aquele que tudo compreende, é o único Juiz.?

?Deus é infinitamente bom e misericordioso, por isso espere o seu socorro.?

Bruna Wroblewski 25/06/2024

Sentimentos duvidosos
Crime e castigo é um clássico da literatura que nos leva a acompanhar a jornada de um assassino, porém durante as história por várias vezes até nos esquecemos que
Raskólnikov é um, e que inclusive o crime foi premeditado, com a desculpa convicta de que alguns merecem morrer para que o mundo seja melhor, enquanto que só alguns que tem a "permissão" para livrar o mundo dessas pessoas.
A maioria dos personagens deste livro são extremamente complexos, o castigo perdura por quase toda a narrativa, a culpa, a angustia e o sofrimento de Raskólnikov são descritos de uma forma maravilhosa, todas as consequências da escolha de Ródia e o sofrimento que isso causa a sua família e pessoas próximas são enormes.
O jogo psicológico entre o criminoso e o investigador também é sensacional.
A dualidade nas atitudes de Ródia, nos proporciona sentimentos controversos a respeito deste personagem, e por vezes chegamos até compreender seu crime.
Ródia só encontra sua redenção nas últimas paginas e através do amor que ele em sua sua infinita angustia e não se achando merecedor não enxerga.
A construção dos personagens e o diálogos são sensacionais.

Alice 25/06/2024

Não era bem o que eu esperava
Já tinha ouvido falar muito desse livro, afinal é um clássico, mas não sabia exatamente do que se tratava.
Agora que terminei de ler, percebi que era bem diferente do que eu imaginava, mas não me decepcionei muito. A história é interessante e traz algumas reflexões boas. O protagonista é complexo, do que você ama e odeia ao mesmo tempo.
Em geral me agradou bastante, mas achei o final um pouco forçado, não sei se senti muita verdade na suposta redenção do nosso Rodia. Apesar de tudo, valeu a leitura.

MathFeitosa 25/06/2024

Livro único e que traduz a importância dos autores russos na literatura mundial. Dostoievski aborda o pluralismo da realidade e psique humana de maneira singular.

Mab 24/06/2024

Acabei de ler essa obra prima e estou em estado de negação pois eu tava gostando muito ??

primeira obra do dostoiévski q eu leio, por recomendação de meu pai e eu ameiii, que gostosura de livro sério.

não sei exatamente oq posso falar sobre esse livro, mas quero dizer que é um livro ÓTIMO, e gostei bastante da escrita, achei q ia ser mais difícil de ser lido, mas foi bem fácil e é uma leitura bem gostosinha.

pretendo ler mais obras do dostoiévski pois achei ele divo.

Naldo.Vieira 24/06/2024

Crime e castigo!
Demorei horrores pra finalizar mas valeu cada dia. Não é a toa que é uma obra renomada. O difícil foi ler os nomes dos personagens mas não muda nada no entendimento. Super recomendo ler essa obra.

Lorena.Jade 24/06/2024

?Acontecem certos encontros com pessoas que desconhecemos inteiramente com quem começamos a nos interessar à primeira vista, como que de repente, súbito, antes que articulemos uma palavra.?
Visceral e profundo, no obscurantismo da humanidade

Malice 23/06/2024

Um novelão
Em que pese o livro ser reconhecido como um dos clássicos da literatura - e ainda mais assinado por um autor de destaque - eu achei que Dostoiévski poderia ser um ótimo novelista! Detalhes, cenas longas, agruras internas, dúvidas, emoções, situações estapafúrdias, há de tudo um pouco disso em cada página. E a história se prolonga com você lendo e querendo saber "no que vai dar"! Não tem final surpreendente, nem "viradas" sensacionais, mas o livro prende sim, e vai aos poucos te fazendo refletir sobre como as pessoas são diferentes entre si, só pra começar...

helenaslodk 22/06/2024

Que livro maravilhoso. Demorei um pouco pra terminar, fui lendo aos poucos, mas lendo com calma e captando tudo o que era escrito.

Se percebe muito o comportamento humano, inclusive foi assunto meu na terapia. Se pode fazer a análise dos personagens e seus pensamentos, a dualidade entre eles.

Acho que o melhor foi ter mostrado o crime logo no início e o desenvolvimento de quem é o Raskólnikov em si ter sido aos longo do livro. Ele era um personagem meio problemático, com conceitos e atitudes duvidosas.

O livro aborda outros personagens também, pra mim a Sônia também teve um bom desenvolvimento, mas fiquei em dúvida pela abordagem dela, parecia que ela era a "salvação" do protagonista.

Acho que o melhor foi ter visto as injustiças do mundo, vi que nas notas da edição fala sobre a influência do Victor Hugo no livro, realmente achei bem parecido.

PatrAcia157 21/06/2024

Que livro!
Que história diferente, esse livro me fez refletir sobre tantos aspectos da vida, eu quase enlouqueci do meio para o final, mas sobrevivi.
Que livro maravilhoso, que final, que enredo bom de ser apreciado.

Myrla.Garcia 21/06/2024

Um clássico é clássico por um motivo
Citaria vários motivos pra ser um clássico, mas com uma linguagem simples e direta, Dostoievski nos faz refletir sobre moralidade, justiça, culpa e redenção das pessoas. Poderia definir em: "Se ele soubesse tudo que ainda iria passar depois disso, quantas complicações, quanta mentira e quanta maldade ainda o esperavam, ele certamente teria ido direto à polícia confessar seu crime."