Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Cami Vitória 10/07/2024

Dostoiévski
Meu primeiro contato com uma obra russa e olha achei que seria um livro super massante e arrastado pra ler mas me enganei, ele consegue fluir não tem uma escrita tão tensa e rebuscada como eu imaginava, única coisa que achei mais complicada é entender os personagens, são nomes complexos e por vzs parecidos, volta e meia eu estava perdida sobre quem era quem. Acredito que por ser uma versão adaptada me ajudou bastante eu não conseguiria ler já de cara um livro nessa temática de 600 páginas, seria extenuante. Assim com uma versão condensada consegui conhecer a escrita do autor e a perspectiva de sua obra e adorei, de verdade vou procurar futuramente ler mais livros desse autor, a ideia de que a mente é nosso próprio inferno é abordada de forma genial! Um livro que é interessantíssimo pra quem tem interesse em filosofia e afins. Uma leitura que me agregou bastante gostei.

Nyve 10/07/2024

Crime e Castigo
Li ele em pedaços pois vira e mexe tava muito ocupado para ler, eu sinceramente gostei muito do livro e não teve uma parte que me desagradou, ele prende bem e me deixou curioso o tempo todo pro final, só queria que tivesse mais coisa sinceramente, provavelmente tem uma segunda parte e depois vou procurar. Os personagens são muito legais de acompanhar(exceto o Piotr por mim ele que 🤬 #$%!& ) e eu amo a Sônia e daria tudo por ela.
Não tenho muito o que dizer eu acho, gostei muito do livro e a tese do protagonista me deixou pensativo. Talvez mude isso tudo depois ou não também. Vi que minha versão é bem menor que a maioria, quero olhar outras também.

isadorampelotti 10/07/2024minha estante
ah é, tudo isso sob influência de Bungou Stray Dogs.
Faze oq ne

isadorampelotti 10/07/2024minha estante
mds, o texto deve ter ficado horrivel pq eu to com sono e borocoxo das ideia
mas se pudesse passaria horas falando disso dai

adoracomuna 27/07/2024minha estante
Eh uma mita mesmo ne veyr

adoracomuna 27/07/2024minha estante
Cult

eueduardalima 08/07/2024

"O amor os ressuscitou, o coração de um continha infinitas fontes de vida para o coração do outro."

Yara 08/07/2024

Resumo do resumo
Bom tem os desenhos tal mas a história em si é o resumo do resumo do resumo, já li um livro do Dostoiévski e sei q tem algo faltando aí, mas a história é boa do mesmo modo. Quero ler o original agora.

MARYNHA 07/07/2024

CRIME E CASTIGO, indispensável
Coloco somente o ano que li pois nao anoto tudo. No meu instagran tem videos sobre cada livro resenhado. Grata amigos

li um quadrinho do livro e resolvi resenhar o livro, exceletesquadrinhos. Tenho meu insta
Este romance é sobre um Crime. Óbvio o título . Quem o praticou e que motivos o levaram a isso é ponta pé da história mas qual o Castigo ? O autor nos deixa desconfortáveis com os sentimentos despertados em nós. Você não concordará com o fato mas desejará remissão do assassino. Para haver remissão é preciso arrepender-se e aceitar a punição. Mas quem ou o que fará se arrepender uma mente que se acha no direito de matar alguém por este alguém ser uma péssima pessoa na sociedade na opinião dele ? E se algo sair fora do plano ? Uma história com o jovem estudante de Direito Raskonikov que é cético, presunçoso porém... altruista, e tem seu destino cruzado com pessoas desprezadas pela sociedade como Sônia e sua família desajustada, uma jovem que mantém a fé em Deus em seu coração apesar de todas as dificuldades que enfrenta o que a faz usar um tal cartão amarelo ( e não é de crédito tá?😢) para sobreviver numa sociedade hipócrita. Temos um Detetive que confia no poder da consciência para resolver o crime. Temos intrigas. Extrema opressão. Brigas. Suicídios. Familias. Amigos. Etc. por fim...A humanidade e seus erros e recomeços.
Haverá Esperança ? Imperdível livro.
Para quem já leu vou deixar o link do filme de 1998 numa ótima adaptação com atores excelentes. O filme nao fugiu em nada do livro. Não veja o filme sem ler o livro pois É IMPOSSÍVEL um filme captar todo um livro.

O que você já leu de Dostoievski ? Você tem alguma História em Quadrinho ?

site: instagran @miniarte21 @livroscit tik tok @livroseamigos @livroscit

MARYNHA 07/07/2024

CRIME E CASTIGO, indispensável

Haverá Esperança ? Imperdível livro.

O que você já leu de Dostoievski ? Você tem alguma História em Quadrinho ?

site: instagran @miniarte21 @livroscit tik tok @livroseamigos @livroscit

manumoura18 04/07/2024

O primeiro desafio dessa leitura foi aprender o nome dos personagens e situar quem é quem ?

Uma leitura densa, complexa, as vezes cansativa, mas espetacular. Passa pela vida de vários personsagens, suas vidas, suas lutas interiores.

Vale muito a pena e me deixou com mais vontade de ler todos os outros de Dostoievski.

TerraDasLetras 04/07/2024

Pra mim, a porta de entrada para a obra de Dostoiévski. A trama é um caminho de autoconhecimento e de tomada de consciência do protagonista.
Raskólnikov, em seu ímpeto, tenta conciliar suas ideias de benefício dos injustiçados e o crime cometido. Ele valsa entre a ética do cuidado com o próximo e a sobrevivência do mais forte. E nós, leitores, o acompanhamos na jornada de saber se é possível reumanizar-se, depois de atos tão brutais.
Espetacular!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

anniely1 03/07/2024

Toda vez eu termino a leitura de Fiódor com o sentimento de que poderia ser melhor, é um bom livro, utilizei uma boa edição então isso ajudou muito, adorei a adaptação de texto da Principis pois durante a leitura nem me lembrei do livro ser russo, apesar dos nomes tenebrosos...

Eu gostei do livro, eu esperava mais pelo romance e recebi migalhas igual a Sônia ?

É um bom livro, dei 5 estrelas mas até agora não é o meu favorito do Fiódor!

hassdc 03/07/2024

AMEI
Crime e Castigo é um livro ciumento, gosta de exclusividade e não divide outras leituras ou o barulho do metrô.
Tentei por 3 vezes diferentes começar mas sempre me assustei com as palavras difíceis, nomes estranhos, até o dia que descobri que não é tão difícil assim, caso você já seja um leitor de longa data.
Não dá para pular linhas para adiantar o fim, assim você perde as conexões. Leia sem pressa, leia de cabeça.
Que livro incrível! Para quem tinha medo, eu já estou no quinto livro dele em menos de 5 meses.
Em Crime e Castigo descobri um novo autor favorito, que veio a se confirmar em outras escritas do mesmo

Jubookstan 02/07/2024

Um livro um tanto quanto maluco
Ler esse livro foi uma experiência e tanto, essa literatura russa é totalmente diferente do que eu imaginava, um livro muito complexo com personagens complexos e um final não surpreendente, algo que acredito que todos os leitores já imaginavam, aborda sobre diversas questões da vida, indico demais a leitura para você se aventurar e mudar sua perspectiva sobre determinadas coisas esse livro é transformador e genial porém é lento e não vou dizer que é um livro que prende sua atenção, porque não é!!

Mariasilv 02/07/2024

"Crime e Castigo" deveria ser lido por toda a gente! Os personagens, o enredo, os sentimentos, a humanidade colocada tão bem por Dostoievski em toda trama, questiona-nos ao ponto de nos fazer pensar até mesmo como Raskólnikov. Mas, ao final, temos uma lição belíssima sobre o amor, a redenção, a paciência e misericórdia.
"Ele sabia que com amor poderia redimir todo aquele sofrimento."
Vai para a lista dos meus preferidos!

Luca.Matheu 02/07/2024

Impactante, realmente sinceridade é a coisa mais difícil.
Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski, publicado em 1866, sendo este talvez o maior clássico da literatura russa e de fundamental importância para a literatura mundial. A genialidade com que Dostoievski descreve a mente perturbada pelo arrependimento do estudante de direito Raskolnikov, e os motivos que culminaram que nesse delatando a si próprio, são o que fazem essa obra ser tão icônica, assim como a profundidade dos personagens secundários.
A vida de Raskolnikov e as circunstâncias que o levaram a cometer seu crime obviamente não são das mais agradáveis de serem vividas, mas apesar de o próprio Raskolnikov admitir que a pobreza em que vivia não eram tão extremas ao ponto deste vir a cometer seu crime, é inegável que era uma situação miserável, porém na minha opinião o que realmente o fez sair de seu estado de inércia e aceitação de sua condição foi primeiro a vontade própria de saber se era realmente capaz de passar por cima de alguém para alcançar algo maior ou se não seria, para Raskolnikov os fins justificam os meios, porém este mesmo admite não ser o ser humano extraordinário que classificou em seu artigo, imaginava ser como napoleão, porém arrependeu-se e viu que napoleão não agiria da mesma forma em sua situação, já o segundo motivo de Raskolnikov foi sem dúvidas ver o sacrifício de sua irmã dunia para com ele, submetendo-se a casar com lujin um advogado de caráter vilanesco e já velho para benefício de seu irmão, e também o sacrifício de sua mãe que sacrificara a filha em benefício do filho primogênito.
A interação de Raskolnikov com personagens fora de seu ciclo familiar como por exemplo razumíkin seu melhor amigo e fiel companheiro com que mais tarde confia uma difícil tarefa. Ou mesmo Sônia sua redentora e confidente, com quem se vê livre e encorajado a finalmente sofrer com o castigo social que lhe seria imposto.
O Livro é extenso e conta com mais de 600 páginas, porém apesar de ser um livro russo escrito no século 19, é de fácil compreensão e uma leitura que não é nada massante, um livro excelente um dos melhores que já tive o prazer de ler.
Nota: 9,8