A Fera na Selva

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Claire Scorzi 29/01/2009

Perpétua surpresa
Leio e releio esta novela de James e nunca é o suficiente; ela me fascina, me intriga, me surpreende, não importam quantas leituras faça. Sempre sinto que há um segredo guardado para quem for bastante insistente para procurar...
É uma história de amor? É. É uma história sobre o temor à mediocridade e ao vazio? É. Mas há mais nela. Como uma fera prestes a saltar no leitor, a apreensão do que diz está ali - aguardando...
Gabriel 13/05/2014minha estante
Já vi vídeos seus comentando a respeito de alguns livros de Henry James, e, apesar de não ter gostado muito de A Volta do Parafuso, o primeiro que li do autor (em se tratando da história, pois tecnicamente trata-se de um livro admirável), seus comentários a respeito de A Fera na Selva me cativaram, senti que eu iria me identificar. Estou esperando chegar pelos correios. Adquiri este e A Madona do Futuro. Tenho certeza que vou gostar, pela temática por você exposta a respeito dos dois contos, são temas que mexem comigo e me perturbam diariamente. Estou me preparando para sair da zona de conforto.

Gabriel 23/05/2014minha estante
Terminei de ler. Muito obrigado pela indicação. Já está entre os meus favoritos!

Ale 16/02/2022minha estante

gabriel.a.brumatto 17/02/2024

A Fera na Selva - Henry James
Este foi o meu primeiro contato com a obra do escritor britânico Henry James. Sempre havia ouvido falar muito bem desse autor, e creio que ele faz jus à sua fama.
"A Fera na Selva" conta a história de Marcher, um homem muito reservado e vivente das eras passadas e de sua amiga, separada pela distância May Bartram, que sabe um segredo muito importante a respeito de Marcher, contado por ele próprio. Em determinado momento, eles se reencontram e depois de muita convivência, os dois começam a nutrir sentimentos amorosos um pelo outro. Mas, será que a insegurança de Marcher deixará esse sentimento se nutrir ainda mais? Isso você só vai descobrir lendo.
Enfim, recomendo a todos que façam a leitura, principalmente nesta edição, pois a tradução é perfeita! É um livro que te proporcionará grandes momentos de reflexão sobre a passagem da vida.

Cinara... 20/11/2020

"... como pode a coisa que definitivamente nunca senti ser a coisa que eu estava destinado a sentir?"

Então como o Sabino fala nada acontece!?

Franco 05/07/2021

O que não é dito e diz tudo
enredo:

John Marcher é perseguido por uma estranha sensação, a de que um dia algo, alguma coisa, irá acontecer, e será marcante, um fato decisivo em sua vida. Ele partilha da sensação com sua amiga, e ambos passam os anos numa expectativa compartilhada: o que será, quando virá, como é que a fera sairá da selva, revelará sua face, e dará o seu bote?

(possíveis) pontos positivos:

- enredo simples, direto, unifocal, somente com dois personagens;
- trama sutil, daquele tipo que o mais importante é o que não é dialogado, narrado ou descrito;
- atmosfera de mistério e dúvida sugerindo um final revelador.

(possíveis) pontos negativos:

- escrita com longos períodos e ideias intercaladas;
- narrativa bastante dissertativa sobre o que é pensado ou sentido;
- os personagens parecem existir num recorte abstrato, quase que somente um para o outro, como dois atores num palco sem cenário.

o que mais impressionou:

o leitor mais atento pode até pescar algo antes do final, mas este, quando chega nas últimas páginas, é recompensador. Mais do que recompensador, é um gatilho para a releitura: sabendo do desfecho, todo o livro pode ser apreciado novamente (o que recomendo fortemente, inclusive por ser um livro curtinho).

julydaily 27/03/2024

Densidade poética
Por um momento achei que não fosse capaz de ler devido a densidade dessa leitura mas consegui sobreviver kkkk. Por incrível que pareça ontem eu decidi que queria ler um livro sem final feliz e por pura intuição comecei essa leitura e só agora quando terminei me lembrei disso, claro que o final pode ter várias interpretações. A história é sobre John um homem que vive na espera de que algo extraordinário aconteça na vida dele e ele compartilha esse ?segredo? apenas com uma pessoa a May e a partir disso eles começam uma amizade. O autor descreve tudo com profundidade e muita metáfora, foi um desafio pra mim, várias vezes reli a mesma página/frase pra entender de fato e não deixar nada passar despercebido mas eu gostei por ser fascinante, desafiador e por não ter um ?final feliz? pretendo reler em algum momento no futuro.
Kaique.Vidal 27/03/2024minha estante
"reli a página", eu lendo clarice sou exatamente assimkkkkk

julydaily 27/03/2024minha estante
putsss eu tbm!!! Clarice é demais

Cintia295 28/07/2023

Uma amiga minha super recomendou como sou curiosa e confio também muito nela fui ler. PASSADA
Mexeu muito comigo tanto que não sei explicar e também não irei escrever aqui pois é algo particular.
Foi um tapa na cara, quero colo, também chorar. Foi tudo isso no final, quando entendi o que o autor quis passar, literalmente as últimas páginas.

Me lembrou bastante de Os Desertos dos Tártaros. Que também mexeu comigo.

Cuidado com a falta de sonhos ou sonhos muitos grandes ( não que seus sonhos não possam ser grandes, mas vivaaaaa), e esquecer o presente, a família, os amigos, os amores etc.

Leiam, leiam, leiam
Jamile.Almeida 01/08/2023minha estante
acabou comigo, nota mil

Bia 19/07/2023

"A saída teria sido amá-la; então, e só então, ele teria vivido. Ela, sim, vivera ? quem agora poderia dizer com que paixão? ?, uma vez que o amara pelo que ele era; ele, ao contrário, nunca havia pensado nela (ah, isso agora era claro a ponto de ofuscá-lo) senão na frieza do seu egoísmo e à luz do uso que poderia fazer dela"

Rafa 03/03/2021

Gostei do livro, apesar de adivinhar o final/enredo. Não é um livro muito fluído, mas tem reflexões interessantes e construções de texto muito boas.

Cris 12/02/2024

12.02.2024
O ensinamento que o livro transmite é ótimo, mas até chegar a ele, haja paciência! ? Relata a vida de Marcher que fica aguardando algo que vai acontecer em sua vida. E uma conhecida de dez anos atrás, que se chama May, sugere aguardar junto com ele. ?Ambos vão deixando a vida passar e não vivem o que devem viver. Um consciente disso, outro não, e quando descobre, já é tarde.

Dery 08/04/2021

nada como um passatempo...
foi o primeiro livro que li dessa coleção de novelas importantes. é um livro leve, de leitura fluida e que trás pequenas reflexões sobre a sinceridade na amizade, companheirismo e um toque sutil de auto melancolía do protagonista.
li em poucas horas, e acredito que essa coleção seja pra isso, ler em um dia pra fugir das ressacas literárias que a gente as vezes se encontra :)

13marcioricardo 24/06/2024

Henry, meu amigo...
É a segunda obra que leio do autor, depois de A Outra Volta do Parafuso e devo esclarecer que estou a uma unha de dizer que é dos meus autores preferidos.

Henry tem fama de escrever suas obras com pouca ação, mas bem introspectivas são suas personagens, cheias de dilemas. É o caso deste livro, um pouco diferente de tudo o que li, apesar do personagem principal ser um pouco tapado das ideias.

Agradada-me bastante a escrita finíssima de Henry e sua capacidade de manter o suspense. Seu estilo é um gótico leve, que amo. Acabei de adicionar mais uns quantos livros deste americano na minha lista e já decidi que vou ler pelo menos um por ano.
Regis 25/06/2024minha estante
Me deixou curiosa, Ricardo. Dele só conheço algumas adaptações. Vou conferir. ?

13marcioricardo 25/06/2024minha estante
Confira sim ?? Não deixe de ler A Outra Volta do Parafuso ?

Natalie Lagedo 19/04/2017

A Fera na Selva está ecoando em minha mente desde o fim da leitura. O enredo se desenvolve com requinte e ao mesmo tempo simplicidade. Parece ter existência autônoma, sem interferência humana na criação, um deleite para quem lê.

John Marcher acredita que um grande acontecimento marcará sua vida. É algo único e que não se sabe o que é. Eis o segredo, que é apenas partilhado com May Bartram, sea melhor amiga. Eles estabelecem uma amizade ainda na juventude, com o objetivo quase que exclusivo de que ela será sua cúmplice e guardiã. Os anos passam e a velhice se apresenta a ambos sem que o momento esperado e decisivo venha à tona. Marcher, apesar de julgar a si com um enorme diferencial diante de todos, procurou levar uma vida comum para manter as aparências, até que Miss Bartram o coloca de frente à verdade, obrigando-o a refletir e repensar tudo o que (não) fez até ali.

Este foi o meu primeiro contato com Henry James. Os flashbacks e o discurso indireto trazem os personagens para perto. Sugere mais do que efetivamente diz, abrindo um leque de possibilidades de interpretação. A progressividade no entendimento do enredo é constante. Até os personagens vão descobrindo os fatos pouco a pouco. A impressão é que o autor se deixou levar e também ia descobrindo o passo seguinte conforme a estória ganhava corpo, mas isso é só um palpite, pois sua intenção real é latente.

"Alguma coisa estava lá, a esperá-lo, nas curvas e torneios dos meses e dos anos, como uma fera à espreita na selva. Pouco importava se a fera na tocaia deveria matá-lo ou ser morta. O ponto definitivo era o bote do animal." O momento ideal. James traduziu o sentimento de expectativa por algo desconhecido e indelével que ronda o meu ser com a precisão do bote felino. Com absoluta certeza é um dos melhores livros que já li.
Nanci 19/04/2017minha estante
Ótima resenha, Natalie. Eu adoro esse livro - li no original e nessa versão traduzida (pretexto para a releitura ;)

Natalie Lagedo 19/04/2017minha estante
Obrigada, Nanci! Se ele é maravilhoso em português deve ser ainda mais incrível em inglês. Fernando Sabino, na introdução, disse que foi muito difícil encontrar termos e expressões que conseguissem transmitir com exatidão o texto original. Provavelmente vou fazer muitas releituras dele, como também de Uma Criatura Dócil, de Dostoiévski.

Martony.Demes 14/06/2023

Um livro diferente, como as diversas obras de James. Trata de relacionamento, de descoberta, de se envolver e não esperar. Claro, quando se trata de James, há um imbricado de questões relacionadas, e requer um estudo do pôs-fácil, de outros estudiosos sobre a obra. Foi o que eu fiz! E vale a pena ir atrás para entender! Lerei outra vez para compreender mais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5