A Ilha Do Tesouro

Edvaldo Arlégo

Resenhas - A Ilha do Tesouro

Beatriz.Nascimento 17/12/2022

Uma aventura empolgante
O primeiro livro que eu li por causa da escola foi uma versão condensada dessa obra e sempre tive vontade de ler o original. Enfim, o livro trás uma aventura empolgante com uma boa descrição das paisagens e dos personagens peculiares.

Victor 14/12/2022

Escolhi esse livro como uma leitura leve e divertida antes de me aprofundar em outros livros e não me arrependi. Amei o enredo, a forma de como tudo acontece, as aventuras de Jim Hawkins, tudo, principalmente as reviravoltas. Além da lindíssima capa, é claro.

Liny Arguilera 14/12/2022

Perfeitinho
Um livrinho de aventura gostoso para desbravar brevemente a Ilha das Antilhas, ir em busca do tesou do capitão Flint junto com o Jim Hawkins, filho de um dono de uma hospedagem, que recebe essa missão de um pirata após sua morte na estarem, e sua mãe desejar receber por todas as leis, e com a ajuda do doutro Livsey lá vão eles pelos mares.
O autor é escocês, e muitas das suas inspirações são de lá mesmo, no entanto viveu apenas por 44 anos.

Carolina 09/12/2022

Odiei este livro só li por causa da escola ,até doei o livro não tem aventura é muito chato linguagem antiga nossa horrível odiei

vluiz 08/12/2022

Começa devagar mas melhora a partir da metade da história
Iniciei esse livro sem pretensão alguma. No começo, confesso que respirei algumas vezes para não abandoná-lo. Achei a história um pouco parada e alguma coisa ali não me chamava a atenção. Mas a partir do momento em que o personagem Jim escuta uma conversa sem querer na embarcação, tudo passa a ser mais interessante.
A partir desse ponto eu não consegui mais parar de ler!
O final é surpreendente e justo.
Recomendo a leitura!

Luiz Gustavo 07/12/2022

Plots tiwter
Histórias cheias de reviravoltas, o final quase me surpreendeu, os personagens tiveram fins merecidos

Robson 05/12/2022

Bem vindos a ilha do tesouro
Gostei do livro, embora em alguns momentos eu tenha achado a leitura um pouco cansativa por ter muitas descrições detalhadas e uma narrativa não muito cativante, mas em outros momentos estavam acontecendo as brigas, mortes, traições, reviravoltas no enredo e do meio do livro pra lá o ritmo ficou bom na minha opinião.
Considerando que é uma leitura clássica que pelo que pesquisei foi um dos livros que deram origem a história dos piratas como conhecemos, trazendo todo esse lance de caça ao tesouro em uma ilha, pirata da perna de pau com um papagaio, piratas beberrões, a bandeira pirata (Jolly Roger) entre outras que vemos nos filmes, jogos, séries etc.

Wilber.Lacerda 05/12/2022

Um clássico de agradável leitura
Uma história clássica. Com várias reviravoltas e contada de maneira que prende você do início ao fim. Recomendo para quem quer uma leitura rápida e empolgante.

Anderson. 30/11/2022

Ih ho ho!
É a primeira vez que leio esse livro e olha, é incrível! Mesmo sendo pequeno, a história te prende no livro e te solta na imaginação. É aquele tipo de aventura que te deixa totalmente imerso.

Eu estive na pele de Jim Hawkings, um pré adolescente ainda, porém um já aspirante pirata. Porque o que ele faz durante a viagem, nem te conto...
Vai lá dá uma olhada no livro!

Flávia Menezes 29/11/2022

UM POR TODOS, E TODOS POR UM...E UMA GARRAFA DE RUM!
?A Ilha do Tesouro?, do escritor escocês Robert Louis Balfour Stevenson, é uma história infanto-juvenil que foi escrita cinco anos antes dele ter feito o seu médico se transformar em um monstro, sendo inicialmente publicada em partes, entre 1881 e 1882, pela revista infantil ?Young Folks?, alcançando tanto sucesso, que em 1883 foi publicada como livro. A inspiração para essa obra clássica cheia de aventura surgiu durante as férias em família em Braemar, nas Terras Altas escocesas, em 1881, onde Stevenson criou diversas histórias com sua mulher e entediados, e que depois seria publicada e popularizaria a figura do pirata no imaginário infantil.

Por mais que se trate de uma história infantil, quando falamos em piratas, homens de perna de pau e tesouros, o fascínio por uma boa história cheia de confusões, traições e muita diversão, também toma conta das mentes adolescentes e dos adultos. Não é o que fez com que o manga/anime ?One Piece?, essa história sobre um garoto (Luffy) que quer ser o rei dos piratas, chegasse à marca de mais de 1000 episódios/capítulos, e ainda continue sendo um sucesso?

Assim como o Luffy, Jim Hawkins é apenas um menino quando a história inicia, e é através do olhar dele que embarcamos nessa aventura, rumo à uma ilha onde o Capitão Billy Bones enterrou um tesouro. A história é a clássica aventura de amadurecimento de um garoto que, depois da morte do seu pai, deixa a sua casa para partir em busca de um tesouro.

Jim é a imagem do modelo de heroísmo, que vai deixando o menino tímido do começo da história, para ir amadurecendo, e se posicionando diante daquele universo meramente masculino, que embora seja recheado de muitas traições e bebedeiras, vai influenciando o garoto e de forma bastante positiva, oferecendo oportunidades para que Jim consiga desenvolver sua identidade com tudo o que ele vai absorvendo de força, determinação e inteligência.

Uma grande lição essa, já que todos temos dentro de nós os nossos pontos fortes, que são as nossas qualidades, tanto quanto temos os nossos pontos fracos, que são a nossa parte falha que faz de nós seres humanos. E é por isso que mesmo aquela pessoa que nos parece tão cheia de falhas, que parece fazer tudo errado, ou até ter um péssimo caráter, no fundo, e se olharmos bem, também terá uma parte dentro de si que tem algo que a faça se destacar nesse mundo.

E essa é uma lição que Stevenson explora com grande brilhantismo nessa história, já que seu protagonista vai passeando por cada uma dessas figuras de capitães à piratas, cozinheiros à médicos (e até do náufrago), absorvendo e incorporando diversos aspectos que impulsionam o seu crescimento e o desenvolvimento da sua identidade. E no final da história, temos um Jim muito mais amadurecido, corajoso, carismático e independente.

Apesar de ser uma história infanto-juvenil, Stevenson não poupa no linguajar náutico, fazendo com que a criança se esforce para adquirir novos conhecimentos, e até mesmo um vocabulário mais complexo. Além disso, o autor não também não vai poupar o imaginário infantil da realidade nua e crua, quando traz para a história a face dura e cruel da violência, da morte e das ações moralmente duvidosas.

Afinal, crescer requer começar a assumir responsabilidades, e por isso, ?A Ilha do Tesouro? é uma história que tanto vai aguçar o imaginário infantil com suas aventuras e personagens fascinantes, quanto também vai demonstrando que nem tudo no processo de crescimento são flores, e que também é preciso passar pela dor, pelas perdas, e sempre com muita coragem.

E é exatamente por isso que essa é uma boa história tanto para o universo infanto-juvenil, quanto para as nossas mentes adultas que buscam por um pouco de diversão, seja para se divertir em família, com filhos, sobrinhos ou irmãos mais novos, quanto para ter um breve descanso do nosso incansável mundo de muitas responsabilidades e deveres infinitos.

Muito embora eu não tenha me sentido tão presa a essa história tanto quanto gostaria, nem essa tenha sido uma leitura que tenha me fascinado, eu não posso deixar de colocar aqui todo o elogio a essa obra, porque ela tem muito a oferecer, especialmente para compor o imaginário infanto-juvenil, incentivando a leitura que promova a curiosidade para um vocabulário mais complexo e técnico (náutico), além de estimular a criatividade, que é uma qualidade tão importante para o nosso mundo tão competitivo, e que requer que tenhamos mais plasticidade.
Francisco 29/11/2022minha estante
Flávia, sua resenha exprime toda a grandeza desse clássico. Lembro que li quando tinha mais ou menos uns 12 anos e gostei muito. No entanto, há alguns poucos anos atrás fiz uma releitura e não me senti conectado com a história, algo que havia ocorrido anteriormente. Porém, é inegável a importância dessa obra, bem como outras de Stevenson que li e gostei bem mais: "Raptado" e "O Médico e o Monstro". Reitero meus parabéns pela excelente resenha. :)

Flávia Menezes 29/11/2022minha estante
Francisco, obrigada pelas suas palavras sempre tão gentis. Eu li ?O Médico e o Monstro? e essa foi um dos melhores livros que li nesse ano. Mas confesso que não senti o mesmo com esse. Mas como você fala da sua experiência, eu acabei refletindo sobre o que escrever, porque eu penso que existe um bom ganho na leitura desse livro pelo público ao qual ele se destina (infanto-juvenil), por tudo o que ele tem a oferecer. Mesmo que seu ritmo de ação seja mais lento, o que as gerações atuais até tem muita dificuldade de se conectar. E por isso mesmo, vejo esse livro como um bom exercício. Mas para nós, que já não fazemos mais parte desse público, penso que vale a leitura para indicar aos mais novos, e para quem gosta do tema, pode até se surpreender e acabar gostando. Obrigada por compartilhar aqui a sua experiência. Boa essa troca, porque quem pensa em ler, e se chegar aqui, vai poder ter uma ideia melhor do que o livro poderá oferecer.

Francisco 29/11/2022minha estante
Como sempre você disse tudo! :)

Vini 27/11/2022

A Ilha do Tesouro
Esse livro foi uma verdadeira nostalgia. Me fez revisitar diversos momentos da minha adolescência, época em que tive contato com as histórias de piratas, seja por meio da literatura e mesmo pelo cinema. Foi uma ótima experiência.

LeleChann 20/11/2022

Leitura que prende.
Sempre tive curiosidade pra ler algo relacionado a piratas, principalmente depois q descobri que alguns fatos do jogo assassins Creed Black flag e a série Black sails tinha fatos e personagens desse livro.

Começou meio monótono, sem prender muito, até começar a parte da navegação até a ilha, é só reviravolta atrás de reviravolta.

Bebela 19/11/2022

Até que é bom, mas eu não gostei tanto dele, acho que é por que não é muito o meu estilo e eu li ele a força, mas eu admito que gostei um pouquinho dele.

Luccx14 14/11/2022

Ilha do tesouro
Cara eu nao tenho palavras para descrever esse livro. Eu gostei da história, teve muitas desventuras e tragédias. Me liguei bastante na história e acho que merece um 4.0.