Grande sertão: veredas

Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli




Resenhas - Grande Sertão: Veredas


725 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Lud_Vaz 26/08/2021

Grande, mas muito grande mesmo sertão veredas
?O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.?

Jagunços e honra de que lado ficara na guerra? O livro Grande Sertão Veredas discorre sobre a vida de Riobaldo, suas aventuras e muitas guerras no cangaço alem de sua paixão platonica proibida hehehe. (O cara é claramente pan mas o universo nao está pronto pra essa conversa)

Nunca vi um ser humano viajar tanto e enrolar tando pra narrar um livro como o Riobaldo! 78 páginas de um conteudo sem pe nem cabeça de crise existencial.

Mas depois de todo esse sacrifício uau, surpeendida que valeu a pena. Quano a história começa a andar, apesar de o narrador enrolar muuuito, ela começou a melhorar bastante.
comentários(0)comente



Jéssica Dutra 26/08/2021

O livro deve ser bom mesmo e eu é que sou burra!

Linguagem difícil e cansativa, não foi uma leitura, foi um parto.
Sara.Silveira 26/08/2021minha estante
Sutil como o sertão kkkkkk


Karen Vitória 03/09/2021minha estante
Kkkkkkk


Marcos.Vinicius 10/11/2021minha estante
Olha, todo mundo diz que esse livro é de leitura difícil. Eu, particularmente, não achei uma leitura tão difícil, talvez por já ter tido contato com alguns contos do autor. Possui uma linguagem diferente sim e uma estrutura também diferente das narrativas tradicionais. Resumindo, é um livro muito bem escrito, tem a linguagem muito bem trabalhada, mas a história também achei bem fraca, cheia de rodeios. Não vejo essa profundidade toda que dizem.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



@quixotandocomadani 23/08/2021

Peguei para ler Grande Sertão ano passado, li até a pag 70 +/- mas não rolou e parei. Tentei de novo esse ano e que coisa, parecia um outro livro! A leitura fluiu desde o começo. Por isso, o momento que vc está faz toda a diferença ao ler um livro. Passei o mês de julho inteiro lendo só ele. Fui lendo devagar, alguns trechos em voz alta para entender, me acostumando com a linguagem dos jagunços e me envolvendo na travessia do sertão.

O livro inteiro é narrado por Riobaldo, suas reflexões filosóficas sobre o destino, amor, vingança, um balanço das escolhas que fez e as mudanças a que estamos sujeitos durante a travessia. Riobaldo abre sua alma, seus questionamentos e contradiçoes, sua vida... Se entrega e é incrível.

E sobre o amor, seus diferentes tipos... Amor de Riobaldo por Otacília x Amor de Riobaldo por Diadorim. Um amor cresce porque a gente quer que isso seja e vai ajudando. Outro.... é destino dado, “carece de querer”.

Daria para fazer um IG literário só dessa obra, com trechos e temas abordados, iria ter conteúdo sem fim! Ao mesmo tempo que me faltam palavras para expressar como me senti lendo.

Sou muito grata por poder ler essa obra no original. Porque ler traduzida, não teria nem de longe a mesma graça.

O que é o sertão?

“O sertão é confusão em grande demasiado sossego. ”

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
comentários(0)comente



Mateus.Ramos 22/08/2021

Grande sertão: veredas
Até a página 100 a leitura é extremamente difícil, tive que ler em voz alta para encaixar a narrativa e o modo de fala do sertanejo. Enfim.

O que interessa é o sentimento que esse livro causa, é de uma riqueza de detalhes que as vezes me vi perdido e relendo os contos, quando a história se encaixa e entra na linha temporal correta é: magnífico!

Recomendo a leitura, porque além de ser um clássico nacional e da língua portuguesa, é inovador. O final é de exímia sabedoria, uma palavra apenas: travessia.
comentários(0)comente



Luiz 19/08/2021

"Viver é muito perigoso" no Sertão de Guimarães Rosa
Livro: Grande Sertão: Veredas
Autor: João Guimarães Rosa

Sem dúvidas esse foi, o primeiro ou o segundo, livro mais difícil que já li até hoje. Algumas das dificuldades são o elemento regionalista da linguagem e o diálogo em estilo monólogo retrospectivo e episódico; são alguns elementos que tornam o texto bem denso e de difícil compreensão. Foram cerca de 2 meses de leitura.

Entretanto, cabe ressaltar que foi um livro extremamente marcante, e que possui uma essência extraordinária. Possui ricos dilemas éticos a serem abordados, debates metafísicos do mundo, questões introspectivas, discussões sobre a natureza humana... enfim, um livro que realmente faz jus à um verdadeiro clássico da literatura brasileira e que com certeza supera muita literatura estrangeira.

"[...]é uma história de aventura - de violência, amor e morte -, extraordinariamente atraente e impositiva, capaz de envolver por completo o leitor. Tarda, no entanto, a começar, como se nos jogasse primeiro numa espécie de limbo ou de labirinto liminar, entre fios entrecruzados, antes de definir o rumo."
(Davi Arrigucci | O mundo misturado [posfácio] p. 493)

"[...]eu toda minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divêrjo de todo o mundo... eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre - o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!"
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 18)

"[...]dum conselho que Zé Bebelo [...]. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesmo nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, é fato é."
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 173)

"O que meus olhos não estão vendo hoje, pode ser o que vou sofrer no dia depois-d'amanhã."
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 371)
comentários(0)comente



Fernando.Dias 02/08/2021

Nada menos que Incrível
Tenho que concordar com os comentários de muitos dos colegas aqui do Skoob. É difícil descrever o que senti ao ler esta obra magistral. Grande Sertão sempre me despertou curiosidade e medo. Pensava se tratar de um livro hermético, reflexivo, cuja única qualidade era a inovação na linguagem. E qual foi minha surpresa ao me deparar com tiroteios, batalhas, tocaias, pactos com o diabo, romance, lirismo e belíssimas descrições dos sertões de MG, BA e GO. Apesar de sempre ter vivido em cidades grandes, me identifiquei completamente com as estórias e causos contados por Riobaldo. Como se estivesse no meio de uma roda de prosa, ou acompanhando pessoalmente as andanças dos jagunços sertão afora. Brasil na veia!
A linguagem é uma atração à parte. Inicialmente o texto assusta um pouco, parece truncado, difícil e até confuso. Mas com o avanço da leitura acabamos 'nos acostumando' e percebendo o quão genial e original é a escrita de Guimarães Rosa. Sem dúvida um dos melhores livros que já li, e que me causou enorme impacto.
comentários(0)comente



Everton Vidal 31/07/2021

Tem muito conto, novela ou romance repleto de poesia, mas aqui, assim como em Clarice, é impossível demarcar uma linha. A sensação é a de que se está lendo um poema gigantesco que fala sobre tudo.

Os neologismos, a extrema oralidade, o linguajar do povo da sua região, o fluxo de consciência que é mais um fluxo de conversa, e o diálogo que não mostra nunca a voz do outro, são características importantes, sempre citadas, mas o que impregna (e até vicia) é a intensa musicalidade, que vem do uso de muitos recursos da expressão poética. Também se destacam, a forte “conotatividade”, pelo uso extraordinário das figuras de linguagem, e a metafísica que está além da narrativa, pois Grande Sertão é uma viagem sobre os grandes temas humanos.

Como se fosse pouco, é um livro de amor, com um final inesperado. Enfim, aquela sensação contraditória de que falar sobre o livro diminui a experiência de tê-lo lido, pois não abarca, não alcança, então.

O livro é incrível gente, e só.
Clio0 31/07/2021minha estante
É um dos meus favoritos também.


Carolina.Gomes 31/07/2021minha estante
É incrível mesmo




Fernando1355 30/07/2021

Riobaldo e Diadorim
A história é maravilhosa, por mais que tenha uma escrita sertaneja, não atrapalha muito o entendimento.

Até se acostumar com o estilo demora um pouco, mas é uma obra fantástica.

As melhores partes são sem dúvida o flerte entre Diadorim e Riobaldo.
comentários(0)comente



Thiago.Moreira 29/07/2021

Que final!!!
Guimarães Rosa consegue transportar o leitor em uma viagem ao Grande Sertão que engloba estados como MG, BA e GO. A leitura não é das mais simples e as vezes é um pouco arrastada, demandando um certo foco por parte do leitor, entretanto, a leitura ganha fluidez com o tempo a medida em que se acostuma com a narrativa. O livro tem de tudo, incluindo: Romance, traição, vingança, filosofia e brasilidades. Fico feliz por ter conseguido encarar esse grande clássico da literatura brasileira.
Juliana 29/07/2021minha estante
Você gostou desta edição da Companhia das Letras?


Thiago.Moreira 29/07/2021minha estante
Gostei sim, diagramação excelente e conteúdo extra interessante.




JoAo.Victor 29/07/2021

Viver é muito perigoso
Estou completamente sem palavras para descrever esse livro, só digo que foi uma pena Guimarães Rosa não ter ganhado o Nobel de Literatura
comentários(0)comente



Christiane 24/07/2021

O que falar sobre esta grande obra prima que já não foi dito? Como exaltá-la mais? Prefiro falar da minha experiência de leitura deste grande livro, deste clássico da literatura brasileira.

Normalmente considerada uma leitura difícil, com muitos regionalismos, que para quem não é da terra, das Minas Gerais, do sertão, se torna muitas vezes um desafio. Sabendo disto optei por me lançar na leitura de corpo e alma, e acabei vivendo uma experiência nova para mim. Eu escutei o livro! Li o livro com os ouvidos, se é que isto é possível.

Talvez por ter passado por uma análise psicanalítica isto se tornou possível, não sei, mas o fato é que fiz isto de alguma maneira. Ouvi Riobaldo, atravessei com ele este Grande Sertão e suas veredas.

Riobaldo elege um interlocutor, alguém a quem falar, para rememorar sua vida recontando sua história de jagunço nos sertões, e com isto reescrevê-la, dar-lhe outro significado, reconstruir sua história, fazendo a travessia de seus fantasmas. E qual o maior deles? o que rege sua vida? O pai. Filho bastardo, busca encontrar a lei, o pai que se reflete em Zé Bebelo, Joca Ramiro, o interlocutor, Medeiro Vaz, seu padrinho, no diabo. Busca de uma identificação capaz de lhe dizer quem é, busca inútil, mas que todos fazemos.

Interessante o amor dele por Diadorim, que é uma mulher, mas ninguém o sabe. Melhor retrato de que sabemos e não queremos saber? O Olhar, outro traço que rege sua vida, onde ele reencontra o olhar de sua mãe.

Li o livro com o ouvido, ouvindo este relato, esta construção de uma vida, seus medos, seus amores, suas dúvidas, o ódio, a alegria, ouvindo: Viver é perigoso! Travessia.
comentários(0)comente



Mayara666 23/07/2021

Genial!
História perfeita! O autor transporta a gente com a linguagem para o Sertão!
Confesso que o início foi difícil. Só consegui compreender a linguagem lá pela página 50, mas depois a gente engata que nao para mais de ler.
Esse livro é uma sequência de ensinamentos. Tem uma frase para cada elemento da vida: vc quer saber sobre o vento, no GSV vc encontra algo. Quer saber sobre a morte? Tb tem. Quer conhecer o amor? Tudoooo tem até mesmo o diabo vc conhece pelas palavras e vida do Riobaldo ?
Deixo aqui toda a minha admiração pela obra. Perfeita! Meu livro ta todo rabiscado. Lia com um lápis na mão. Sempre grifando algum trecho importante.
Leiam. Nao desistam do livro. Posso dizer que vale a pena.
comentários(0)comente



Pedro.Carboni 19/07/2021

Hermético, mas a travessia vale muito a pena. Após as 100 primeiras páginas, finalmente somos contextualizados cronologicamente na estória, que nos trás diversas reflexões existenciais e metafísicas de Riobaldo, além de seu poderoso amor por Diadorim. Sua busca incansável pela verdade. Uma travessia épica pelo sertão profundo, com seus mais diversos e peculiares personagens, e com as paisagens muito diversas e únicas (os Gerais, as Veredas Mortas, o Urucuia, o temido Liso do Sussuarão...). É um livro para ser esmiuçado...
Gabriela.Bustamant 20/07/2021minha estante
tô aguardando passar das 100 primeiras páginas ansiosamente, pq por enquanto não estou entendendo nada! kkkkk




725 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR