Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Will 12/10/2021

Sai, Neville!
Não existem palavras para descrever, o livro Eu sou a lenda. É uma obra fantástica, e merece todo reconhecimento. Para quem já assistiu o filme com o Will Smith, saiba que o livro é diferente em diversos aspectos, assim sendo vale a pena ler, pois é uma experiência única. Só lendo para sentir na pele como é viver em um mundo vampiresco, onde temos vampiros cômicos como o Ben cortman, no fim você vai aprender a gostar dele e verá que é o seu único elo restante com o mundo que um dia existiu.

Vinicius39 24/05/2021

Beemm diferente do filme
Uau.. gostei demais desse livro.

Que final!!

Foi um livro muito curto e rápido.

ana julia 20/07/2022

Uma lenda
Decidi ler essa história pós apocalíptica graças ao filme do Will Smith de mesmo título, e recebi algo completamente diferente. Enquanto o filme foca na ação, o livro enfatiza a solidão e a loucura de Robert Neville que acredita ser o último homem num mundo de vampiros.
A obra traz algumas reflexões interessantes, como: por que os vampiros se sentem ameaçados quando diante de uma cruz? E se a cruz funcionaria para vampiros que não foram católicos enquanto vivos?
Por fim, gostaria de ressaltar que o título "Eu sou a lenda" faz total sentido no final do livro, Robert se torna, literalmente, uma lenda.

Ludimyla Lopes 31/05/2021

É o acopalipse
Sufocante, tenso e surpreendente. Nunca havia assistido a adaptação e fiquei feliz por isso, pois a obra me surpreendeu de uma forma muito singular, o que talvez não ocorreria caso já conhecesse o filme!
Eu já disse que é surpreendente?!
Recomendo muito.

Natália 06/06/2021

Digo sem pensar duas vezes: melhor leitura do ano!
Leitura rápida, impactante, que te faz sentir todas as emoções que o personagem está sentindo. É um livro que te tira o fôlego e sempre te deixa querendo mais; querendo respostas. Um final de explodir a cabeça! Com certeza se tornou o meu favorito.

Thainá Matos 27/05/2021

3 estrelas porque to de bom humor.
Acho que fui com expectativa de ouuuuutra coisa!! E no final parece q eu li metade de um livro e não um livro inteiro.

Mas nada impede que eu volte aqui para me retratar depois de digerir o final.

Cervas 22/07/2021

Diferente do filme, mas incrível do mesmo jeito.
Muito diferente do filme. Tem um ritmo um pouco mais parado e introspectivo, menos ação. Mas o livro te fisga do mesmo jeito. Quem gostou do filme por causa da trama TEM que ler o livro, pois ela é completada pelo livro. O próprio título "Eu sou a lenda" só é explicado no livro. Vale a pena com certeza a leitura.

Tati 16/07/2021

Natureza humana
Ao terminar o livro, entendi que Eu sou a lenda sempre será uma leitura atual porque ela fala sobre sentimentos, do início ao fim, pura e simplesmente.

Angústia. Medo. Esperança. Desespero. Solidão (mesmo sem nunca estar verdadeiramente só). Frustração. Raiva. Amor. Perda. Sentimentos esses que não são exclusivos do protagonista e último ser humano vivo no planeta Terra, mas também de quem acompanha a sua busca por respostas ao longo de anos.

Robert Neville é um dos personagens mais humanos que eu já conheci, o que tornou possível me colocar em seu lugar e então poder compreender suas atitudes e encontrar lógica em seus pensamentos conflitantes. A sua jornada de pessoa tentando encontrar seu lugar no mundo foi algo incrível de se acompanhar porque, assim como ele, eu nunca achei que pertencia, de fato, a lugar nenhum!

A leitura foi super fluida, não me cansou ou entediou (nem nas coerentes e bem colocadas explicações científicas), me mantendo tensa e com o coração acelerado até a última frase (e que final !!!!!!), que era exatamente a experiência que eu buscava neste livro.

4 ?

Muryllo N. 17/06/2022

Eu sou a Lenda - Richard Matheson
Uma praga assola o mundo, e só resta um único homem e sua cachorrinha em todo o planeta.

Eu amei esse livro. É o melhor que livro que já li até hoje que explora tão bem a solidão, já que durante toda a história temos um único personagem, Robert Neville. É muito interessante ver como Robert vivia, sendo o último homem na terra. Ele e sua melhor amiga, Sam, uma cadelinha que sempre estava com ele.

A obra é muito bem escrita, imersiva, profunda, filosófica, curiosa, até bem humorada, tem suspense e ação. Uma excelente aventura!

O final do livro, é uma grande polêmica, tem pessoas que gostaram e tem pessoas que odiaram, eu particularmente....gostei.

Muryllo Neto T. Cavalcanti

Bells 17/07/2021

Não foi a leitura que mais gostei, mas como todos os clássicos, gostei de como a temática foi levantada.

Duas coisas que me fascinaram bastante na obra foi a capacidade do personagem principal em se adaptar a uma nova realidade, em um mundo pós apocalíptico, no qual, ele acreditava ser o ultimo humano vivo. E por outro lado, gostei de vê o processo de seleção natural e evolução da especie, no caso, de um tipo especifico de vampiros.

É uma leitura que pode nos levar a pensar em muitos símbolos. Como por exemplo, um único humano vivendo em um mundo infestado de seres semelhantes a raça humana, mas sendo eles vampiros, retratados como monstro, nos levando a pensar na solidão não como ausência do outro, mas sim, falta de afeto nas relações, dando a sensação de vazio, quando estamos cercados por pessoas e ainda assim, nos sentimos só.

O livro retrata como o personagem se sentia só, em um mundo no qual, ele acreditava ser o último da sua espécie. Ele buscou sentido em outras coisas, e o presente se tornou algo com o qual ele era capaz de conviver. Isso retrata bem como temos a capacidade de nos adaptar aos mais diversos contextos, e em meio a esse caos, ele buscou conhecimento, sobrevivência e formas de preencher o vazio deixado pela solidão.

Enfim, não é uma obra com muita ação, mas achei ela bem reflexiva, quando paramos para pensar em simbologias e processos psicológicos, de adaptação e evolução.

As explicações técnicas criadas para explicar a questão do vampirismo não me fascinaram tanto, mas achei criativo a forma como foi tratado, entretanto, não é a parte mais interessante da obra.

Nathan @nathan.deus 17/07/2021

Um dos melhores do ano
A sensação de solidão e desespero presentes nesse livro são colocadas com um talento inigualável. Claramente foi inspiração para O Iluminado, que é um dos meus livros favoritos da vida, um livro cru e arrebatador.

@leiolivros 17/04/2020

Animada com o fato de amar imensamente a versão cinematográfica de 2007, finalmente peguei Eu Sou a Lenda pra ler.

Robert Neville parece ser o último homem na terra. Bem, o único homem vivo. Ele passa seus dias reformando incansavelmente sua casa e suas noites escutando os sons horríveis das criaturas infectadas com a doença que assolou a população. Entre acessos de alcoolismo e desespero, Neville decide procurar pela cura do vírus, mas não pode ser tão fácil, certo?

Certo.

Fiquei feliz de ver nesse livro mais uma história com excelente construção teórica pra explicar o fantasioso. Seguindo a linha de 2001 e Planeta dos Macacos, o autor tece uma explicação biológica incrível do funcionamento do germe vampiresco, o que faz tudo parecer verossímil.

Neville é um personagem bastante pertubado e também muito bem construído. Sua evolução (e às vezes o contrário) no decorrer da narrativa transmitiam o que imagino ser o real sentimento de estar completamente solitário e desesperançoso, mas ainda ter forças pra lutar. Não é dos personagens mais afáveis, mas mesmo assim admirável.

O livro obviamente diverge muito da minha adorada versão do Will Smith, o que me agradou muito em alguns aspectos, como na explicação de como funcionavam os tais vampiros, e me decepcionou em outros, como o final.

Achei o final naquele naipe: falou muito o livro todo, esmiuçou explicações, mas correu demais com o desfecho, parecendo um pouco desleixado. A bela frase final "eu sou a lenda" poderia ser de bem mais impacto se tudo não tivesse acontecido tão rápido.

Apesar disso, gostei muito da versão literária. Foi uma leitura fluida e cheia de ficção científica, do jeitinho que curto!
Giesteira 08/05/2020minha estante
gênia das resenhas

Danilo.Benicio 20/07/2021

Obra atemporal!
Esqueça o filme, o livro é muito superior. Apesar de ter sido escrito a mais cinquenta anos atrás, a leitura flui de maneira surpreendente. Um dos melhores livros que já vi.

Sheilinha 23/07/2021

Surpreendente
Adorei o livro! Primeira experiência com o autor e uma excelente experiência. Me senti totalmente na história, me preocupei com o personagem, senti raiva e acompanhei a sua trajetória. Tinha conhecimento da adaptação do filme de 2007, mas o livro muito melhor.

Não vou escrever mais porque o livro e curto e não quero estragar a experiência de ninguém, mas que apenas assistiu ao filme, não.pwrde tempo, vai na fé que o livro é sensacional.

Lucas1429 28/04/2020

O conceito da lenda
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Eu peguei ele completamente por acaso, já que acho o que o filme com o Will Smith não passou uma ideia muito clara das ideias principais da obra, e agradeço muito ao acaso por tê-lo colocado em minhas mãos. Até porque é um livro curto, nessas épocas de quarentena dá pra ler num final de semana.
Achei o livro bem dinâmico e com arcos bem claros e separados, acontecimentos simples que realmente mexem com a nossa cabeça e nos fazem colocar na realidade do protagonista que, apesar de ter uma construção ligeiramente simples, cai como um luva tanto pra trazer empatia da parte do leitor quanto pra servir de ferramenta literária.
E o final, claro, merece elogios à parte, porque toda a sacana é realmente de tirar o chapéu.