Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Hana.Ferreira 05/05/2023

O doguinho merecia mais :*)
Muito bom, esse livro acabou me tirando de uma "ressaca literária", (apesar de não gostar desse termo, não achei melhor maneira de representar esse longo período longe da literatura) uma história de terror diferenciada, com um final perfeito -algo um pouco difícil de achar nesses tipos de livros.
Minha crítica negativa é no sexismo, com a objetificaçao do corpo feminino como máquina sexual, presente nos "mortos" e na personagem Ruth, em que o autor a descreve de forma sexual, retratando sempre seu corpo com um diálogo que considero um pouco exagerado, vale ressaltar que esse dipolo de descrição não é presente nos personagens do sexo masculino. E obviamente o fato da mulher ser "um ser frágil demais, não consegue sobreviver sem um homem, coitada" eu juro, o escritor foi mais respeitoso com o cachorro do que a mulher (não estou dizendo q o cachorro não merece respeito, eu defendo a ideia de que eles devem ser os mais respeitado, pois são melhores que os humanos). Mas em geral foi um livro bacana?

Zeca 05/05/2023

Eu sou a lenda.
Uma leitura simples gostosa, vc se sente na pele do Neville em boa parte do livro, sozinho sem ninguém, preso em uma ilha rodeado por vampiros sugadores de sangue, recomendo e demais a leitura desse livro.

02/05/2023

Bom, mas...
O livro é muito bom e prende muito, mas é diferente do filme. Creio que ir ler o livro esperando que seja igual o filme não é o costume de quem já é habituado com isso, porque na grande parte das vezes não é o que acontece.
História muito interessante e descritiva no ponto certo, não tem muito foco em falar sobre a doença ou os vampiros, e sim em como um ser humano reagiria a isso e a solidão de ser o único sobrevivente no planeta. Tem várias reviravoltas que incrementam a história e um final sem nenhuma ponta solta, bem previsível e esperado dos seres humanos, conhecendo a normalidade insana das pessoas. É bem diferente de livros de pós apocalíptico, mas é bem interessante.

Viccesar 02/05/2023

O verdadeiro monstro é a solidão
Já tinha assistido o filme, então fui com uma ideia de como poderia ser a história. Ela foi totalmente diferente do que eu esperava, foi muito melhor.
Achei que o livro teria muita ação, assim como o filme, e ele acabou sendo bem ?parado?, mas no bom sentido. Isso acontece porque, na minha opinião, o verdadeiro vilão da história não são os vampiros, mas a solidão que o protagonista sente. Isso fica aparente em como Robert consegue lidar com os vampiros, por mais horríveis que eles sejam, mas, nos seus piores dias, não suporta passar uma noite sozinho.
Outra grande diferença é o cachorro. Apesar de ele ser importante para o desenvolvimento do personagem, ele tem uma aparição muito menor do que no filme.
E o final? Incrível. Fiquei arrepiado lendo a última página. Só então que você realmente entende porque o livro se chama ?Eu sou a lenda?.

Garbulio 28/04/2023

O melhor apocalipse zumbi, mesmo não tendo zumbis!
Comecei a leitura quase sem querer e termino elegendo o livro como um de meus favoritos! Alem do tema terror que sempre me agrada a contextualização da história após termos enfrentado uma pandemia trouxe mais peso aos acontecimentos da narrativa! Uma história de ?zumbis? diferente e muito mais interessante que muitos ?The Walking Deads? por aí! Uma pena o filme (que assisti logo após a leitura) tenha alterado tanto a essência!

ThainAh.Ferreira 27/04/2023

Neville tenta sobreviver ao ataque constante dos vampiros e, ao mesmo tempo, busca encontrar uma cura para a doença que os transformou. Ele passa seus dias matando os vampiros adormecidos durante o dia e tentando descobrir uma maneira de se proteger das criaturas noturnas.

O livro explora temas como a solidão, o isolamento e a sobrevivência em um mundo hostil e desolado. A narrativa é cheia de suspense e tensão, com reviravoltas inesperadas ao longo da história.

Natallia.Domingues 26/04/2023

Eu sou a lenda
Para começo de conversa, o livro é TOTALMENTE diferente do filme, e as duas experiências são super válidas e tão diferentes entre si, que não há nem como compará-las.

Aqui tempos um livro narrado pelo ponto de vista de Robert Neville, um homem comum que se descobre imune à Praga que assolou a humanidade. Acompanhamos o seu dia a dia, seus devaneios, suas atividades e sua solidão, que é percebida a cada página. Portanto, este é um livro com quase nenhum diálogo.

A escrita é fluída até certo ponto, alguns parágrafos são mais enrolados, mas não é um livro difícil, pelo contrário.

Algumas explicações científicas deixaram a desejar, e deixou certos aspectos da infecção um pouco toscos.

O final achei surpreendente.

Recomendo para quem gosta do gênero.

Nika 24/04/2023

Um apocalipse vampírico que é científico
A leitura deste livro foi extremamente eletrizante e curiosa. Gostei muito de como o autor explora a dor da solidão humana em contraste com a esperança da salvação. O final foi surpreendente porque não esperava a reflexão que Matheson propôs sobre as mudanças que a humanidade sofre para sobreviver e se organizar. Apesar dos elementos caricatos relacionados à vampiros, o modo como ele tenta adicionar explicações científicas é muito divertido. Se você já viu o filme, não espere por semelhanças, pois são duas obras totalmente diferentes. Como é de se esperar, prefiro o livro.

Aline.Stano 23/04/2023

Ótima leitura
Leitura muito boa, esse livro me fez pensar muito! Assisti novamente o filme, havia escrito uma resenha antes, porém mudei de ideia. O livro é genial, e apesar de amar o filme, o livro é ainda melhor. Favorito da vida, sem dúvidas.

Icaro 22/04/2023

Ótimo livro!
Livro que inspirou o filme ?Eu sou a lenda? com Will Smith. Nunca tinha ouvido falar do autor, mas depois, pesquisando, descobri que é um grande escritor do gênero de terror. A história se baseia em uma sociedade pós-apocalíptica em que os vampiros dominam o mundo e sobra apenas um homem não infectado. Trata-se de um livro super interessante sobre solidão.

Isadora 22/04/2023

Gostei porque me divertiu, mas é só isso mesmo. A ideia de um micróbio que causa o vampirismo é bem interessante, assim como os questionamentos do personagem (e suponho que tenham sido do autor também) sobre como os vampiros são retratados na literatura.
É bom para se distrair. A escrita é fluida e, pelo menos na tradução que li, é um livro bem rápido e simples para se ler entre leituras mais pesadas.

Augusto 14/04/2023

Toda a história é muito intrigante e não parecia que tinha muito lugar pra ir com, mesmo assim me surpreendi.

Pralon 13/04/2023

Bão pó ler
Gostei de ler, ainda estou um pouco sentido os efeitos da leitura, como frustração e raiva.

O livro durante a leitura me provocou uma solidão muito grande, nesse quesito o livro brilha.

Vários momentos criei uma esperança muito grande em varias coisas e a forma que algumas foram tiradas me quebrou! É bom quando o livro provoca algo no leitor nesse senti muita raiva, solidão, tristeza e outras coisas negativas!