Crónica de una muerte anunciada

Crónica de una muerte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crónica de una Muerte Anunciada

1 | 2 | 3 | 4

Henrique_ 30/08/2016

Uma arte
García Márquez não decepciona nesta belíssima arte escrita inserida no realismo mágico. Narrada em estilo documentário, em que o narrador conta a história do assassinato de Santiago Nasar, homem rico, sem inimigos, talvez um ou outro, mas nada que justificasse um assassinato tão cruel. E pior, todos da cidade sabiam que lo iban a matar. E, ainda assim, ele é morto. O mistério é mantido ao longo de todo livro. Quem o matou? Que motivos levaram a matar Santiago? Como o mataram? Essas são apenas algumas perguntas que vão sendo respondidas por várias testemunhas que o conheceram, viram seu fim e que, por incrível que pareça, não fizeram nada para impedir a tragédia. Por quê?
Talvez esteja aí o grande trunfo da obra: captar o descaso, o drama, os costumes de uma época por meio da ironia e do humor.
Uma excelente obra.
edu basílio 30/08/2016minha estante
muy chique, muchacho :-D

Henrique_ 31/08/2016minha estante
Jejejeje

Zelenski 25/11/2014

Um desastre anunciado contado de forma natural
Creio que uma das melhores formas de treinar um idioma sem viajar é consumir produtos como filmes, livros e podcasts, em sua língua original. Li Crónica de una Muerte Anunciada com essa intenção e foi uma escolha certa. Além da repetição que faz aprender e guardar diversos termos e palavras, a história e personagens surpreendem.

O enredo é contado de forma natural e fluída, onde os absurdos parecem normais, ou são tratados como normais, por diversos personagens.

A trama começa do fim: o assassinato de Santiago Nasar pelos gêmeos Pablo e Pedro Vicário. O decorrer da obra cuida de mostrar diversos pontos de vista sobre Santiago e sua morte, além de mostrar como uma tragédia tão anunciada, onde todos, menos - talvez - Santiago, sabiam que algo podia ocorrer, não fora evitada.

Amarildo 13/08/2014

O que acontece quando...
...você começa a ler um livro cujo final já está na sua cara: estampado no título da obra, ratificado na primeira frase do livro? Gabo, mais uma vez engendrando um enredo fascinante, deixa "[...] em cada palavra o testemunho [...]" de sua "[...] devoção por suas virtudes de adivinhação, e por sua permanente vitória contra os indiferentes poderes da morte". Nesse livro, o final, que bem pode se dizer que é seu começo, está resignado a ser um esteio para uma das mais brilhantes narrativas feita em Nossa América.

Marlete 01/05/2012

Intrigante. Todos sabem desde o começo qual é o mistério, mas o Autor vai colocando aos poucos a visão de todos os personagens do povoado, e termina de uma maneira bem surpreendente. Lí a versão em Espanhol mas o vocabulário está mais fácil que Cuentos de Eva Luna, da Isabel Allende, que eu lí em Espanhol no ano passado.
Depois desta Crônica, vou buscar outros livros do Gabriel García Márquez.

Leo 23/12/2009

Embora o título já diga muita coisa, está longe de dizer tudo: García Márquez consegue ser imprevisível mesmo contando uma história cujo final, aparentemente, já sabemos desde o início.

A propósito: vale MUITO a pena ler o original em espanhol!

1 | 2 | 3 | 4