Ana Luisa 18/06/2024
"E eu soube que, apesar das rosas e dos beijos e dos jantares que o homem despejava sobre a mulher antes do casamento, o que ele secretamente desejava depois da cerimônia nupcial é que ela se estendesse sob seus pés como o tapetinho de cozinha da sra. Willard [...] daquele dia em diante, minha mãe nunca mais teve um minuto de paz"
Me ocorreu que esse talvez fosse o prisma da condição feminina. A narração de Esther, que quer ser poeta, é repleta de metáforas e de um estado de personalidade inerte e melancólico, "você tem o perfil ideal de uma neurótica", disse Buddy Willard. Talvez esse excerto ilustre bem a imagem construída pela Medicina sobre essa condição.
Esther via seus dias se estendendo diante de si como uma longa estrada vazia, em que tudo, ao final, levaria a nada. Porém, em vez de atravessá-la alheia ao seu fim, em paz, os anos pareciam uma espiral terrível, tão terrível como os tratamentos de eletrochoque.
É visível sua recusa diante dos papéis sociais atribuídos à mulher típicos do período, aspecto frequentemente relacionado ao desenvolvimento de sua depressão. Possivelmente, esse estado emocional inclinado a melancolia seja inerente à condição de poeta, uma vez que um sujeito que se debruça sobre a condição humana está fadado a confusão mental. Esse fator - uma sensibilidade aguçada diante do banal, característica dos poetas - associado aos papéis sociais de opressão vividos pela personagem, são capazes de desestabilizá-la profundamente, ao ponto de que a espiral, inócua e infinita, se bifurque: o suicídio seria o ato final.
Em diversos textos que se propõem a analisar a obra, a primeira menção feita é sobre o suicídio de Sylvia - "a mulher que inalou gás de cozinha até a morte" -, como se estivesse consagrado nesse fato a genialidade de seu trabalho. É deprimente como, em vez de celebrarem seu trabalho em vida, celebram sua morte.
"A multidão mastigando amendoim
Entra para ver
Eles me desembrulham de mãos e pés -
O grande strip-tease
Senhores, senhoras"
É mais uma vez o artista e a tragédia como um só, unidos e atados em um espetáculo.