A trombeta de vime

A trombeta de vime César Aira

Resenhas - A trombeta de vime

Ronnie K. 29/03/2009

Definitivamente, eis um livro para poucos. Quem não os têm na própria cabeceira, aqueles livros de conteúdo e estilo exóticos, os quais parecem que voce é a única pessoa (além do autor claro) que leu e adorou? Se não tem, devias ter. Mas falando francamente nem sei se te recomendaria esse. Não é por ciúme, ou talvez seja. Tenho pra mim que eu descobri esse livro, é meu segredo mais bem guardado. Mas talvez não o recomende temendo ser apedrejado. Você pode odiar esse livro, sobretudo por não saber em que classificação encaixá-lo. Do que tratam essas nattarivas? São contos? Ensaios? Digressões? Delírios? Confissões? É tudo isso misturado e um pouco mais. Uma transgressora e ilimitada imaginação comandam essas linhas. Um humor tresloucado de cartuns também é salpicado aqui e ali. Eis a essência desse Cesar Aira. Um tipo excentrico, infantil, irônico. Com um permanente sorriso cínico no olhar. Perguntaram a ele numa entrevista qual foi o processo de criação dessas narrativas. Segundo ele, todas as tarde saia para tomar um café, imagine-se um daqueles aconchegantes e belos cafés de Buenos Aires, e se sentava para escrever livremente, qualquer coisa, por uma ou duas horas. Dessa total liberdade e falta de assunto ao mesmo tempo nasceram essas inesperadas narrativas. Só lendo mesmo para saber do que se trata. A seguir um trecho, o início do texto intitulado "As duas bonecas":

“Evita tinha duas bonecas “Evita” em tamanho natural, que mandara fazer especialmente, idênticas a ela e entre si. Precisava delas por causa da quantidade de atos a que devia comparecer, em razão da importância de sua figura no ritual peronista. A idéia original era mandar fazer só uma, para que ela pudesse se duplicar e satisfazer mais gente com sua presença; mas depois pensou que com o mesmo esforço necessário para fazer uma podiam fazer duas, o que lhe daria mais margem de manobra. Na realidade, feita uma, também se poderiam fazer dez, ou vinte, ou mil; mas limitou-se a apenas duas porque com duas suas necessidades seriam cobertas, e achava um pouco chocante a idéia de ter uma legião de réplicas.”

Agora é com vocês!