Nêmesis

Nêmesis Philip Roth

Resenhas - Nêmesis

Aline 12/05/2021

Livro importante
Livro necessario para o momento em que estamos vivendo. Foi um pouco arrastada a leitura mas valeu a pena a conclusão.

Julia 12/05/2021

Em ritmo lento, o autor narra uma tragédia que acometeu o personagem principal. Uma triste percepção que uma epidemia não é justa e estamos todos a mercê do acaso. Mas também diz muito sobre perspectiva, sobre a necessidade de não se permitir ser as tragédias que te aconteceram. Acredito que é um chamado a uma vida mais equilibrada, percebendo todos os elementos que compõem uma história e não somente os maléficos.

Thai 11/05/2021

Passam-se anos e as desinformações ainda permanecem entre doenças e pandemias!
Nêmesis foi uma leitura essencial neste período de pandemia, pois conseguimos presenciar a realidade de como foi a luta da Poliomelite naquele período da história, o que vem de encontro com a pandemia em que vivemos.
A escrita é de fácil leitura, mas seu enredo não é envolvente. Não há muitas ações e seu personagem principal não agrada, primeiro por sua complexidade, segundo por sua falta de iniciativas na história. Há quem goste e feliz destes que se agradaram ao ler!
O foco mais importante do livro foi o excesso de desinformação passada a comunidade, algo que precensiamos ainda hoje após mais de um ano de pandemia.
Vale a leitura, para reflexão neste paralelo caótico em que vivemos.

Lissa 11/05/2021

Não tem muito o que dizer, achei o livro meio morno. Bom, mas só bom...
É uma boa história, mas não sei se ler um livro sobre uma epidemia, durante uma pandemia foi uma boa ideia ;-;

Marina.Castro.F 10/05/2021

Tema essencial, enredo a ser fortalecido
O ponto alto do livro é a reflexão sobre um tema tão importante: a disseminação de doenças e como lidamos com isso. No entanto não achei que a história me prendeu ou que houvesse algum grande plot. Por fim, a escrita do autor é muito boa e muito agradável de ler.

Inspirações Literárias 09/05/2021

????
Um livro que inicialmente traz angústia e promove anseios de repulsa, mas a beleza está justamente nesse impacto com a realidade da vida contemporânea, afinal, estamos me meio a uma pandemia que está revolucionando nossa forma de sentir e viver.

Kelly.Hayd 09/05/2021

Para um momento de pandemia, pode ser um livro gatilho. Afinal, conta sobre uma epidemia de pólio e te deixa bastante apreensivo com o decorrer das coisas, as opiniões, sugestões, atitudes e receios.

Lisi 08/05/2021

Achei a leitura arrastada e monótona, realmente foi difícil de terminar.
A história da epidemia de pólio em 1944 é interessantíssima pra que tenhamos uma noção mais real de como essa doença afetou a vida das crianças e jovens por tantas décadas antes da criação da vacina.

O personagem principal é a graça e passa o livro todo se martirizando por questões que fogem do seu controle.

inasantos 08/05/2021

Poliomielite ou Covid19?
Impossível ler esse livro sem relacionar com a atual epidemia de covid19.
Isso não tornou para mim a leitura pior ou melhor, apenas fiz associações.

O livro transmite o calor norte-americano, o sofrimento perante ao desconhecido e a incerteza divina com a mesma intensidade que nos arrasa ao imaginar cada criança e o sofrimento das famílias.

Foi um livro de difícil leitura não pela escrita, mas pelo o que estava escrito.
Mas ao mesmo tempo me trás esperança por esse uma doença praticamente erradicada.

Bianca 08/05/2021

Nada mudou
O livro trata de uma epidemia de poliomielite nos EUA durante a Segunda Guerra. Desinformação, pânico, fake news, inação dos governos, preconceito. Mais triste que a deformidade e/ou morte de crianças, é chegar à triste conclusão de que em 70 anos, não evoluímos nada como seres humanos.

Silvia.Leticia 07/05/2021

Incrível
Fazia muito, mas MUITO tempo que um livro não me tocava dessa forma. Talvez pq a questão do contágio da Poliomelite narrada no livro se assemelhe, de certa forma, a tudo o que tem ocorrido por conta do Coronavírus...enfim, vale MUITO a pena.

A TAG acertou em cheio!

Gláucia 06/05/2021

Nêmesis - Philip Roth
Publicado em 2010, pelo que li na revista da tag foi o último livro publicado do autor (pelo menos era intenção dele que fosse).
História curta e aterrorizante quando extrapolamos para os dias de hoje.
A trama se passa nos anos da segunda guerra e fala sobre uma epidemia de pólio numa época em que muito pouco se sabia sobre ela e ainda não existia a vacina do Zé Gotinha, salvadora. E em como essa epidemia vai afetar a vida do jovem Eugene Castor, jovem de 27 anos à época dos acontecimentos, um carismático professor de Educação Física.
Gostei muito da leitura, pra mim funcionou muito bem, foi desses que se começa a ler e não queremos parar pois precisamos muito saber como vai terminar.
Philip Roth faz parte do time de autores que li muito pouco, gostei do que li e quero ler quase tudo.

Robert125 05/05/2021

Sem palavras
"Algumas pessoas têm sorte, outras não. Toda biografia é uma questão de chance."

Esta é minha leitura #49 de 2021 e sinto que tudo que vivenciei ao longo de diversas narrativas nos últimos meses não me prepararam para chegar até aqui, abrir as páginas desta obra e me deparar com a escrita de Philip Roth, uma narrativa que tiraria o fôlego de um Robert que não estivesse inserido em uma pandemia mortal há meses.
Jurava que seria como sentir dores de dente mas com dentadura. Pensava que lembraria uma leve dor de cabeça que de tanto me perseguir já havia me familiarizado, mas não. Não foi isso que aconteceu! Foi dolorido como uma obturação sem anestesia. Uma enxaqueca sem medicação ou tratamento adequado. Foi cruel, pois as vítimas eram humanizadas e possuíam alma, dores e mesmo em poucas linhas: vozes.
Na minha atualidade as vítimas são apenas números, que atrapalham o desenvolvimento da economia e o andar da carruagem de um presidente genocida. Em meu contexto, só possuí voz quem tem importância social. Só possuí dor quem tem dinheiro e fama. A alma só existe para uma pequena parcela da população! Este, acima de tudo deve ser o papel da literatura, escanrarar que você só terá uma biografia se tiver chances e oportunidades, mas acima de tudo, privilégios.

Junia 04/05/2021

Há justiça em uma epidemia?
"Nêmesis", deusa da vingança e da justiça, dá título ao último livro de Philip Roth. Sob o pano de fundo de uma epidemia, neste caso a poliomelite, é contada a história de Bucky Cantor. Jovem, na faixa dos 20 e poucos anos, criado pelos avós, o sr. Cantor tinha como trabalho cuidar do pátio no verão, onde as crianças e adolescentes brincavam. Frustrado por não poder lutar na guerra por ser míope, ele desempenhava seu trabalho de forma exemplar, dedicada e era admirado. A polio, uma doença sem cura e cuja prevenção era desconhecida, retornava em mais um verão causando a paralisia e retirando a vida de crianças, jovens e adultos. Era 1944, o pior surto ocorrera 28 anos antes e ainda não se tinha informações fundamentais para o enfrentamento daquela doença. Aquele seria mais um ano devastador. Não se sabia como se dava o contágio, nem porque alguns sucumbiam tão rápido. Em poucos dias, a doença levava crianças a óbito. Era possível sobreviver, mas com graves sequelas e longos tratamentos. Neste cenário, muitas são as questões que se colocam nas reflexões de Bucky: a ausência de explicação e a crueldade com que assolava especialmente infantes atingiam a sua fé. No recheio dessa história, desinformação, medo, angústia e muitas vidas que precisam "seguir". Que escolhas, quais arrependimentos, quantos lamentos e perdas ocorrem "dentro" de uma epidemia? Como viver esse luto e ter esperança? Diante do título escolhido por Roth me pergunto a que vingança ou justiça ele se referia.