Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Luiza.Pilati 20/09/2024

!
O que dizer do machado de assis ne, mas eu gostei bastante do livro, ele é um pouco arrastado por vários fatores mas é mt intrigante, a história é contado pelo bentinho e me passou uma vibe de narrador não confiável, pq ao longo do livro ele passa por situações que pra eles são normais mas eu lia assim ?que isso bentinho????? nn sou mt fã dele e acho q a capitu não traiu, inclusive pobre coitada q teve que lidar com um louco desse, mas fiquei feliz de finalmente ter lido

Larissa.schelbauer 18/09/2024

Uma obra prima
Adorei a narrativa contada em forma de lembrança e completamente manchada com a narrativa do interlocutor. Sem dúvidas uma obra que todos deveriam ler nem que seja apenas pra entrar na discussão "e aí capitu trai bentinho?"

Mariela12 17/09/2024

Eu ODEIO o Bento, ODEIO! Ele é egoista e louco! Destruiu uma linda amizade e casamento. Coitado do Ezequiel. Não cabe a mim afirmar se Capitu é ou não traidora, capacidade ela tinha, mas de qualquer maneira a história é completamente enviesada então Deus sabe se lá o que acontecia de verdade nesse casamento. Só sei que meus personagens favoritos eram J Dias e Ezequiel ??
Sobre o livro em si, tem muitas partes que são desnecessárias, sinceramente, não entendo muito de literatura, mas achava um porre alguns capítulos.

fontffc 17/09/2024

Bentinho, eu te amava
Enrolei durante dois meses para ler e acabei lendo em dois dias. Um livro que trata de temas profundos com humor, um livro romântico que me fez suspirar com o envolvimento de Bentinho e Capitu, que tem uma narração impecável. Em certos momentos eu tinha raiva de Bentinho, na linha de baixo, dava risada com suas interações com o leitor.

Antes de ler, tinha como maior curiosidade a resposta para a famosa pergunta, e acreditava inclusive que o livro girava em torno da suposta traição de Capitu, mas ele é muito, MUUUITO mais do que isso. É um livro para ser apreciado, saboreado, para pesquisar significados no Google e pra dar risadas (sim, eu gargalhei muitas vezes) com as insanidades de Bentinho. Tem um lugar marcado no meu coração ?

Rudhi 17/09/2024

Lindissimo
O ultimo superlativo dito pelo agregado resume bem a obra. Machado de Assis é um deleite, não esperava menos. Lindissimo.

Jose497 16/09/2024

Fui um casmurro
Um clássico, mas confesso: me senti um casmurro. Oh vida ingrata foi a de Bentinho. Tinha que rezar mais

JoAo366 15/09/2024

Dom casmurro
O que dizer sobre essa leitura, gostei bastante da leitura, umas das minhas primeiras leituras clássicas, curti bastante

Caroline 15/09/2024

Capitú traiu ou não? ?
Capitú não traiu, quem traiu foi Bentinho, com o seu comportamento manipulador e inseguro. Vamos por partes:
? Bentinho não é um narrador confiável, tendo em vista que se contradiz em vários pontos do livro. Imaginação fértil e memória falha, mas como pode lembrar de tudo tão detalhadamente? Além disso, ele deixa claro que prefere os livros omissos, onde o narrador pode esconder as informações e cabe ao público preencher as suas lacunas.
? Bentinho tinha um suposto interesse por Escobar, mas não sabia rotular o que sentia e não era retribuído. Escobar tinha um suposto interesse por Dona Glória, mãe de Bentinho, o que lhe incomodava. A morte de Escobar foi responsável pelo delírio de Bentinho, sendo Escobar usado como motivação para a sua tentativa de suicídio.
? Bentinho tinha ciúmes excessivos por Capitú, isso atrapalhou o seu julgamento e fez que com que ele teorizasse a morte da esposa diversas vezes. Além disso, ele proibiu diversas práticas de Capitú. Impediu que ela ficasse na janela e que usasse vestidos que mostrasse os ombros, por exemplo, para evitar que outos homens à desejassem.
? Mais uma vez Bentinho se contradiz, provando que tudo não passa de ilusões de sua cabeça. Como Capitú pode ser tão semelhante a mãe de Sancha, tanto fisicamente quanto na forma de agir, sem ter nenhum laço sanguíneo (opinião de todos que a conheciam) e não passar de uma mera coincidência, e Ezequiel ser tão semelhante a Escobar, assim como no caso anterior, sem comprovação alguma de parentesco, e ser considerado traição?
? Bentinho, pouco antes de Escobar morrer, teve desejos sexuais com a sua esposa e melhor amiga de Capitú, Sancha. Mais tarde, percebeu que o interesse não era recíproco.
? Ezequiel imitava o comportamento das pessoas ao seu redor, comportamento normal de uma criança, mas as imitações de Escobar incomodavam Bentinho.
? Bentinho desejou e planejou diversas vezes a morte da esposa e do filho, seja pelo fogo e sangue, pelo veneno que colocou no café ou pela Lepra.
Como defendê-lo após os fatos?
Bentinho não só traiu Capitú com o seu comportamento manipulador, mas diretamente com a infidelidade, uma vez que desejou mulheres alheias e uma delas era esposa de seu melhor amigo Escobar, além de melhor amiga da sua esposa Capitú.

Rafaely35 14/09/2024

Bento!
Essa não é uma resenha que explora a grande contribuição dessa obra para a língua portuguesa exaltando suas características gramaticais e blablabla, pelo contrário, exalta apenas o prazer que foi ler isso.

Leitura obrigatória na escola, só fui ler depois de formada por puro entretenimento e aprendi muito mais sobre realismo do que na época do ensino médio.

Foi divertido me sentir por diversas vezes conversando com o personagem que contava a história. Machado é genial, as alegorias e metáforas que ele utiliza são perfeitas. Uma estória tão conhecida, mas que ainda assim conseguiu me surpreender.

Tive a sorte de ler uma edição histórica que só colaborou para tornar a experiência maravilhosa. Uma vez o patrão do meu tio, dono de uma chácara, estava jogando uns livros fora e meu pai me perguntou se eu não queria alguns. Fui garimpar e encontrei essa edição em uma pilha de livros jogados no chão.

Essa leitura foi importante demais porque me conectou com a literatura brasileira, me apresentou novos nichos de gênero que pretendo conhecer e desencadeou uma vontade de ler mais sobre Machado de Assis.
Gigol 14/09/2024minha estante
Nossa que achado, eu tenho vontade de ler machado de Assis nunca li

Luiza2672 14/09/2024

Lindoo livro!!
Li o livro para escola, achei ele genial. Por ser uma escrita antiga e extremamente moderna. I cara realmente era um bom escritor. Oq eu achei sobre a pergunta final: Acredito que bentinho n seja um narrador confiável, o livro inteiro deixou bel nítido suas fantasias na cabeça. Porém o lado de Capitu falando que seu filho era igual o amigo me pegou. No final pode ser tanto um quanto outro, O que mais achei genial.