Palestina

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta 07/01/2012

O outro lado da moeda
Joe Sacco soube muito bem adaptar uma reportagem investigativa sobre a Palestina para o formato dos quadrinhos; ele não apenas nos leva para dentro do mundo palestino como também o faz com humor, sarcasmo e ironia na dose certa, sem que, com isso, a obra perca a seriedade do assunto que ela envolve.

O conflito entre Israelenses e Palestinos é analisado sob o ponto de vista do "inimigo", afinal, como o proprio autor ressalta, o lado judeu já é muito bem representado pelos jornais, revistas, televisão e a mídia como um todo. Entender o lado palestino é fundamental para não julgá-los apenas como islâmicos fanáticos, extremistas e terroristas loucos que explodem os israelenses a qualquer custo.

Cada história no livro narrada e detalhada envolve o leitor e o leva para o lado da moeda que nunca é visto nem contado ou, se é contado, não mostra a real dimensão do problema da forma como propõe Sacco; muitas dessas histórias têm tantos pontos em comum que apenas os nomes dos envolvidos parece mudar. Alguns acreditam na paz, outros acham-na impossível de alcançar. Seria possível que hauvesse paz entre Judeus e Palestinos? Parece que enquanto esse nacionalismo estiver arraigado no coração de cada Judeu e cada Palestino, a tão almejada paz, seja lá o que ela representar, estará cada vez mais longe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5