A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

camila1326 12/07/2023

Me chamo agora Senhora Mellark
Por que sinto um enorme vazio como se tivesse deixado para trás toda uma era? Parece o dia em que vi Esperança Parte 2 na pré-estreia meia noite, céus? como nunca tive coragem de ler antes de ver os filmes?

Em Chamas sempre será meu livro favorito da trilogia, mas não posso deixar de dar créditos a Esperança que simplesmente destroçou meu coração em um milhão de pedacinhos para no final colocar um band-aid cor de rosa e me deixar com um beijinho. INACEITÁVEL. Quase não li direto por causa da fatídica e deplorável aquele inútil do Gale que na primeira oportunidade sequer foi rever a amiga numa realidade que no fundo ele a forçou apenas para livrar a família do pior, um verdadeiro hipócrita descarado. Ao Peeta, meus votos de eterno amor, pensa num cara boa pinta último romântico do mundo? Pois então, multiplique por dez e teremos nosso lindinho que quando pude não deixou a Katniss de lado a esperou pelo tempo que precisasse.

Certas pessoas tinham que aprender um pouco mais com isso? ai ai. Meu coração aperta só de lembrar das pessoas que se perderam nessa libertação, quantas vidas que desejavam apenas uma Panem melhor e quantos amores foram destroçados por ambições tóxicas? Ver como a revolução pode ser corrupta é um tapa na cara de quem ama distopia onde apenas um dos lados é o condenado, um verdadeiro puxão de orelha aos leitores que esperam o mais puro dos heróis. Katniss tinha seus defeitos, seus anseios e sonhos que precisou desistir para viver a expectativa de uma nação que estava em seu limite. Ao meu ver, uma personagem vítima do poder que a condenou às cinzas do luto.

Em breve lerei o extra sobre o babaca do Snow jovem, muita meditação e calmante para aturar o velho que era um baita xuxu. Enfim, não me arrependo de ter iniciado esse universo e fico até feliz de ter lido apenas agora pois sei que pude aproveitar cada mísero detalhe.

#PEETASEULINDOEUTEAMO

Jacke.Mery 09/11/2022

Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro.
folktarci 09/11/2022minha estante

amanda 15/04/2021minha estante
bota alerta de spoiler!

Tuísh 15/04/2021minha estante
Sorry!!! ????? esqueci antes, ma ja coloquei ?

PeterJohnson0 18/12/2022

Resenha de "Jogos Vorazes: A Esperança"
? E chegamos ao FIM dessa trilogia que é mais uma que eu digo "PQ EU NÃO LI ANTES?" kkkkkk

? É simplesmente SENSACIONAL essa trilogia, Katniss é uma personagem SENSACIONAL, muito bem feita, muito bem trabalhada, e acho tbm que não temos personagens INÚTEIS aqui kkkkkk

? Não diria que esse é o MELHOR LIVRO da trilogia, eu colocaria "EM CHAMAS" como meu livro favorito ?

? Desse livro em específico o único "DEFEITO" (muitas aspas aí kkkk) pra mim é o fato dele ter capítulos LONGOS e eu ODEIO capítulos longos kkkk olha o TEMPO que eu levei pra terminar essa leitura mano ? MAS eu finalizei e tá tudo certo ??

? Pra fechar, eu dou 5 ESTRELAS pq é MUITO BOM porém ele só não entra na lista dos favoritos por conta dos Capítulos GIGANTES kkkkkkk
thaybooks⤠18/12/2022minha estante
Também acho o segundo livro o melhor da trilogia. Sim kkkkk, capítulos longos é uma dor, isso fez com que eu lesse 220 páginas em um só dia. Kkkkk

Emanuel 27/01/2024

"E que a sorte esteja sempre ao seu favor!?...."
Nesse fechamos a saga dos vitorioso de Panem, o terceiro não pode ser o melhor da trilogia, mas sim, o mais triste, tudo está ali como "não é um final feliz, jogos vorazes não é pra ser um final feliz". E um livro sagaz, idôneo e lindo (por assim dizer). Foi o que eu mais me conectei na história, foi o mais emocionante.
Na Realidade foi uma saga em que momento me senti feliz lendo, outros nem tanto.
Mas de qualquer forma jogos vorazes e uma história incrível. (Recomendo demais lerem, é muito melhor do que o filmeee).

Mell 02/08/2021

Resenha - A Esperança
Acabei esse livro recentemente, ele ainda não devolveu meu coração e ainda não consegui me hidratar novamente do tanto que chorei.

Após as escolhas feitas por Katniss terem causado danos irreparáveis, o que estará aguardando por eles?
O que a Capital ira fazer diante de tudo que aconteceu?
Os vitoriosos estão ilesos?
Quem é o verdadeiro inimigo?
Teremos outros Jogos Vorazes?
Quem esta em perigo?
Em quem podemos confiar a final de contas?

Nem eu mesma sei...
Madu 02/08/2021minha estante
Eu amo tanto

malu 25/06/2021

Terminei esse livro hoje de madrugada, 2 horas da manhã eu me encontrava chorando e inconsolável, com o sentimento de que não deveria ter lido tão rápido porque estou vazia. Pra ser sincera, me apeguei demais a essa trilogia e, pra mim, ela foi perfeita.
Esse último livro em questão, me trouxe o sentimento de saga finalizada com sucesso mas também a vontade de mais, poderia ler pelo menos mais 10 livros do universo. Os personagens e o enredo me marcaram, mesmo quando eu não estava lendo me pegava pensando na história o tempo todo.
Embora já tivesse assistido os filmes milhares de vezes nada se compara com a magia dos livros, o poder de me levar pra uma realidade diferente no meio de uma pandemia, de me fazer chorar, sorrir e amar pessoas que nunca existiram. Como a leitura é poderosa, né?
Por fim, a frase proferida pela Katniss, ?O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera.?, foi tão poderosa e o encaixe perfeito para um final, pois nos leva de novo ao primeiro livro e a história do pão, quando a protagonista narra a esperança que ela sentiu quando viu um dente-de-leão na quadra da escola, a sensação de sobrevivência pela primeira vez em meses. Sendo assim, representa que o Peeta é a esperança dela nos piores dias e que eles sempre foram pra ser.

Ps: Taylor Swift magicamente conseguiu representar toda a história nas músicas ?Eyes open? e ?Safe and sound?, ler escutando ambas canções foi sensacional!!
Vi | @viajantesdopapel 25/06/2021minha estante
que resenha linda! eu amo demais essa trilogia ?

malu 25/06/2021minha estante
obrigada, meu bem!? estou completamente apaixonada na trilogia também

Karen 09/12/2012minha estante
Petta nada mais foi que um prêmio de consolação! Triste, esperei mais do livro!
A autora encheu linguiça o livro todo e o final foi um sopro, acabou e até agora me sinto perdida e frustrada!

Dai 08/01/2013minha estante
Concordo totalmente com você! Além de ter ligação com Prim, acho que ela não ficou com ele por ele já ter uma vida lá no D2. Nunca tinha parado para ver melhor, mas agora caiu a ficha. É como se ela não amasse o Peeta e só tivesse tido filhos porque ele queria ~consciência pesada~ Suzanne deu um rumo ruim desde o momento que o Esquadrão Estrela pisou nas ruas da Capital.
E não faria mal dar nome aos filhos da Catnip u.u

Consuelo 13/09/2014minha estante
Já vai sair o filme (parte 1) do último livro THG A Esperança, e realmente gostei do livro até o ponto do último capítulo. Concordo plenamente que desde o primeiro livro da trilogia, não gostava dessa encenação de "amor" entre a Katniss e o Peeta (parecia um "cachorro no cio" - sorry!. Qdo foi chegando ao final do livro minha torcida para ela e Gale se resolvessem foi crescendo... mas depois eu percebi que quando da estratégia da Coin em ter um último THG com as crianças da Capital e consequentemente a morte da Prim (principal amor incondicional da Katniss desde o começo da trilogia), o envolvimento do Gale (ela achando ele culpado das circunstancia) e a o Peeta (para mim ele ainda estava bem "lesado" e acho que ele iria acabar matando a Kat - aliás não consigo aceitar essa "recuperação" dele no final), ter acabado dessa forma. Para mim no segundo livro, ela fica mais abalada com o beijo roubado do Gale (demonstrou muito mais sinceridade e real amor por ela) do que o beijo forçado no Peeta (para que todos da Capital achassem que eram um casal - puro mkt), a ficha (minha também) da Kat caiu. Só que até agora não concordo com a relação "felizes para sempre" da Kat com o Peeta (principalmente quando ela fica sabendo que Gale esta no D2 e ela fica imaginando o que estaria fazendo, ou quem ele estaria beijando... aha!! aí percebi que ela amava ele sim!!!! Agora o Peeta, concordo com a Karen (comment), ele foi prêmio de consolação (me poupe) .

Jorge Luiz da Silva 10/05/2024

A esperança é resistência
A arena foi cruel, mas nada é eterno.
A Esperança é a maior resistência contra a maldade. Peeta também foi vítima do cruel Snow.

Nábia 04/05/2022

Um final digno da trilogia
Tô devastada. Amei tudo, apesar de ter dado uma pausa de dois meses pra realmente ler de vez esse livro, acho que foi a melhor decisão que eu tomei. Li o livro quando estava no clima, amei toda a ambientação de guerra e conflitos políticos, acho o Snow um inimigo excelente, ao mesmo tempo desprezível e inteligente. Gostei que é diferente dos filmes, a katniss se machuca bem mais nos livros e tá bem mais ?mentalmente instável? do que parece nos filmes. Mesmo sabendo o plot do final, eu ainda fiquei chocada quando aconteceu, a katniss é realmente doida! Amei o final, quando ela finalmente volta pro 12 e vive feliz, talvez nem sempre em paz, mas enfim ela tem um bom final, uma vida bem a cara dela kk. Chorei no final, é como se eu tivesse sofrido tudo isso junto com ela e o peeta. Vou esperar uns meses pra ler A cantiga, pra dar tempo digerir o final da trilogia. Se tornou um favorito da vida!

ah_ana 21/01/2024

Jogos Vorazes
Acredito que depois de terminar a trilogia e sendo alguém que viu os filmes muito antes de se interessar pelos livros, esse momento de fechar a capa e pensar no que obtive com a conclusão desse enrendo, só me permite formar o pensamento de: "nossa, isso foi um acontecimento".

Jogos Vorazes teve a capacidade de me fazer ter diversas comparações com a realidade, é uma história que pode parecer absurda quando vista pela ideia de que é só uma ficção, mas quando coloco as atitudes e os pensamentos de determinados personagens como tema central, é possível pensar o quão longe isso poderia estar de se tornar realidade.

E acredito que esse seja o objetivo, no final das contas, nos colocar de frente a um espelho que amplia nossos comportamentos, quem nos tornariamos em situações tão violentas e complexas?

Ter acesso aos pensamentos de Katniss traz toda a encruzilhada de ser uma pessoa imperfeita que busca fazer algo certo, não por uma devoção ou humanidade afloradas, ela apenas quer salvar alguém, sua irmã, sua mãe, seu melhor amigo e Peeta (cujo status demora um pouco para se definir). Mas em suma, é isso. Quando esse objetivo parece sumir de suas mãos, quando alguém parece distante demais para que ela possa protegê-lo, ela queima em raiva e desejo de vingança. Algo que me mostra o quão humana ela é, de fato, e o motivo pelo qual se torna uma figura central nesse jogo.

Embora sinta que alguns detalhes poderiam ter sido inclusos na conclusão, acredito que essa tenha sido uma boa leitura que supriu minhas expectativas. Não a toa tem a proporção que merece.

sa36 12/09/2023

Amei tanto essa trilogia!!

a escrita continua mt boa e o desenvolvimento nos livros é incrível demais. recomendo mt.
Hisabela 12/09/2023minha estante
Sim! A história do Finnick com a Capital... Esses livros são incríveis demais

sa36 12/09/2023minha estante
simm

Thiago Araujo 01/12/2020

Respira Katniss...
Já tinha falado que não era fácil torcer pela Katniss. Teoria confirmada!

Mesmo sendo um personagem amadurecido pelas circunstâncias da vida, Katniss não perdeu sua ingenuidade de uma hora pra outra, o que foi um ponto bastante positivo para a narrativa.

As perspectivas de vitória não são as mesmas para as diversas pessoas envolvidas e fica esse ensinamento para quem lê essa trilogia.

Agora imagina como é conviver com as derrotas? Algumas lições também ficam bem expostas.

Os traços do jovem-adulto são marcantes, mas não atrapalham. Foi uma experiência muito positiva conhecer essa trilogia, que, pra variar, foi muito mais interessante que os filmes.

Julinye 08/05/2022

A Esperança
No último livro dos Jogos Vorazes, finalmente irá começar a revolução.
Katniss tem apenas uma responsabilidade: ser o Tordo.
Agora os rebeldes do Distrito 13 estão prontos para lutar, e finalmente acabar com a crueldade da Capital.

Na minha opinião jogos vorazes foi uma experiência incrível!
Eu gostei mais do primeiro livro mas os outros dois não deixaram de ser tão incríveis como o primeiro!
É uma leitura que eu recomendo muito!