Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

leticia cordis 14/05/2021

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Detesto o Ulisses, não consigo, pra mim ele é só um arrogante do caralh*. Perdoem-me, não me dei bem com essa obra, não criei carinho nem pela Lóri, só queria q acabasse. Lamento.
Bem escrito é e gosto bastante de Clarice, inclusive Agua Viva um dos melhores livros que já li.
leticia cordis 06/03/2023minha estante
Reli e mudei de ideia rsrs. Agora aprecio a história de Ulisses e Lóri.

Josi 17/05/2021

Uma grande enrolação e... então temos um romance
Esse foi o livro de Clarice que menos gostei... Não li toda sua obra ainda, mas já tinha lido uns outros 5 livros dela, além de alguns dos contos e ods infantis e esse aqui não me arrebatou. Pelo contrário, fiquei com a sensação de história esticada, não sei. Claro, tem seus momentos de epifanias geniais que levam a grandes reflexões, mas são pontuais. Não sei se eu criei alguma expectativa errônea ou se o livro é que não é isso tudo mesmo (existem registros da própria Clarice dizendo que não curtia muito essa obra, mas não pesquisei a fundo isso). Valeu por conhecer mais da obra da escritora, o que acho muito válido pois sou fã da escrita dela, mas não acho que é pra todo mundo não.

Max 09/12/2022

A força do feminino...
A força do feminino, não esse do frágil, mas o que busca corajosamente a liberdade, a compreensão de si mesma, a partir de dentro, sem toda aquela alegoria imposta pela sociedade. E tateando, vai se construindo à medida em que usando desta liberdade, se encontra e encontra também seu amor. Clarice Lispector se impõe pelo que questiona, pelo que incomoda, tão intuitivamente que continua a ser atemporal. Que mulher!
Débora 09/12/2022minha estante
Que bonito, Max!

Max 09/12/2022minha estante
Obrigado, Débora!?

Karla Gomes 28/06/2020

Um livro que começa com uma vírgula e termina com dois pontos, representando bem a vida.
"Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma."

Você se considera uma pessoa inteira? Consegue se entregar sem nenhum receio as incertezas do mundo? Ou possui alguma máscara que omite o seu verdadeiro eu? Aquele que nem você conhece?

"Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" tem como tema todas essas inquietações que nos cerca ao longo da vida. Lóri, a protagonista desse romance, é uma personagem que por muito tempo evitou o mundo, as dores, e as suas incertezas. Sempre optou por um estilo de vida tranquilo, sem muitas emoções. Até que ela conheceu Ulysses, um personagem que irá instigar um mergulho no eu, para que depois eles possam mergulhar um no outro.

Além de tratar sobre questões existenciais, Clarice também irá abordar por meio dos seus personagens a necessidade de nos conhecermos antes de nos entregar ao o outro. Lóri antes de se entregar a qualquer sentimento que tem por Ulysses embarca na viagem que é se encontrar consigo mesma e entender as dores do mundo.

"Lóri achava que se ela fosse ela, os conhecidos não a cumprimentariam na rua porque até sua fisionomia teria mudado. "Se eu fosse eu" parecia representar o maior perigo de viver, parecia a entrada nova no desconhecido."

Clarice mais uma vez conseguiu me encantar através dos seus livros. Sabe quando você sente que leu um livro no momento certo? É assim que eu me sinto. Há muito de Lóri em mim. Desde dos seus medos até a sua necessidade de se conhecer verdadeiramente antes de estar com o outro.

LAvia 26/02/2022

Único e perfeito
Não é exagero quando dizem que Clarice é uma feiticeira das palavras e da linguagem. Ela brinca com a gramática, desafia sua própria estilística e coloca o leitor no centro de um relacionamento entre Ulisses, o homem desejado e equilibrado, e Lóri, a mulher em busca de autoconhecimento e amor (próprio?). Com reflexões maravilhosas sobre Deus, amor, filosofia, simbologias naturais e astrológicas, feminilidade e masculinidade, é o tipo de livro que dá vontade de marcar inteiro. Se tornou um dos meus preferidos.

Renata Barreto 28/03/2021

Esse segue sendo um dos meus livros favoritos da vida. Engraçado que tem um cara muito podre em papel importante na história e mesmo assim ele não consegue deixar o livro ruim. Amo como a Clarice tece com a linguagem nesse livro, falando sobre os caminhos de Lori no tornar-se mulher.

anaartnic 29/12/2022

O sabor de uma fruta está no contato da fruta com o paladar
O que de mais valioso tem esse livro é, de fato, a busca de Lóri por si mesma. Antes de ser um livro de romance, é uma história de aprendizagem: nos parece tão normal saber viver, quando às vezes não nos damos conta de que apenas nascemos e estamos contidos neste mundo. E é necessário coragem para reconhecer isso.

"A coragem de Lóri é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir sem se conhecer exige coragem"

O enredo que envolve essa história de aprendizagem é um romance, bem água com açúcar, entre Ulisses e Lóri. Apesar de se sentirem atraídos um pelo outro, eles não estão prontos um para o outro. Ulisses se torna uma espécie de guia para que Lóri esteja pronta e aprenda. Mas o trabalho de aprendizagem é mútuo, apesar do foco ser em Lóri.

Se fosse o romance por essência, eu com certeza não teria gostado do livro, sobretudo por conta do Ulisses, ele é basicamente um intelectual chato. Tem uma passagem que ele diz que a Lóri deveria o ter consultado para cortar o cabelo???

Agora, a jornada da Lóri é sensacional, ela vai se construindo, enfrentando medos e sentindo prazer com a vida. Ela se redescobre, passou a sentir menos medo de sofrer e, com isso, a viver novas e mais experiências.

"(Lóri se cansava muito porque ela não parava de ser)"

Lóri se liberta de uma amarra que ela mesma criou, ela não conseguiu todas as respostas e não abriu mão de todas as suas incertezas, mas com certeza aprendeu. Por fim, ainda que o fim de sua jornada seja Ulisses, acredito que, acima de tudo, Lóri fez isso por si mesma.

""Se eu fosse eu" parecia representar o maior perigo de viver, parecia a entrada nova do desconhecido"

Renata.Orlando 20/09/2021

Clarice sendo Clarice
As personagens comuns que têm momentos de epifania e enriquecem sua vivência são a marca de Clarice. Adorei esse livro.

becxj 18/02/2023

Acho que criei muitas expectativas nesse livro e acabei me decepcionando. Eu daria uma nota menor, mas o final e a Lori em si salvaram ?

"Lóri suportava a luta porque Ulisses, na luta com ela, não era seu adversário: lutava por ela"

Giovanna 07/07/2023

"A mais premente necessidade de um ser humano era tornar-se um ser humano."

Esse foi o meu primeiro contato com a Clarice, no início achei meio complicado pra me acostumar com a escrita dela, mas com o decorrer do livro eu me apaixonei. É impressionante o quão bem ela descreve os sentimentos e a evolução da Lóri.
Matheus 07/07/2023minha estante
eu adoro suas resenhas, escreva sempre pfv, vc sempre me induz os livros q vc faz resenha

ass: seu maior fã

naluisafabri 18/01/2024

Mulheres meio Lóri
É até difícil escrever sobre um livro como esse, que reflete a grandiosidade de uma autora tão maravilhosa que é Clarice.

Ainda estou em êxtase, mas posso dizer que essa leitura foi simplesmente TRANSFORMADORA.

Estou na minha jornada de aprendizagem, assim como Lóri. Assim como ela, estou aprendendo a amar para ser amada. Assim como ela, estou na minha ?busca do mundo?. E vivo, apesar de.

?Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberana versus a minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só.?

lucielebrm 19/01/2024minha estante
viver apesar de. ?? muito feliz que você esteja sendo tocada pelas palavras da clarice! recomendo a hora da estrela.

naluisafabri 20/01/2024minha estante
já li! ?

Ibrittos 29/07/2020

Sem dúvidas, uma aprendizagem
É incrível como a cada leitura de Clarice eu tenho um novo favorito, e por enquanto essa classificação é de A aprendizagem ou o livro dos prazeres. Nunca vou deixar de agradecer pela dádiva que é ter existido no mesmo mundo em que Clarice e nunca vou conseguir parar de admirar sua genialidade. Os ensinos desse livro, a história, o desenvolvimento de cada personagem... não sei o que dizer, apenas lágrimas. As lições e reflexões que esse livro me passou não poderão em momento algum serem apagadas de mim. Amém, Clarice ??

Carol 08/07/2023

Transformador
Como pode a clarice ter escrito um livro que traduz tao bem o que é ser uma garota e viver a girlhood? parece que ela escreveu esse livro sobre mim
Karina.Marinho 08/07/2023minha estante
Já salvei para ler depois! Será uma de minhas próximas leituras!

Amanda 01/11/2021

Engraçado que hoje eu estava conversando com meu irmão e ele começou a citar um trecho da Clarice que caiu na prova de concurso público que ele fez ontem.... e era um trecho desse livro haha. Eu pensei: "coitado, deve ter sido difícil".

Que Clarice escreve de um jeito único e rebuscado é fato. Agora sobre o livro: eu não gostei tanto. Pra mim Ulisses é um esquerdomacho extremamente irritante e a Lori precisa de um psicólogo (que não seja o Ulisses, por favor).

Algumas reflexões são muito bonitas, mas acabei achando bem cansativo.

Obs: talvez eu que não tenha a inteligência emocional e figurada para entender a amplitude do livro, mas só estou dando a minha singela opinião.
Egito 06/04/2022minha estante
Que bonito, vc foi sincera!