Éramos seis!

Éramos seis! Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

-mandss 04/03/2023

Éramos Seis
Foi um livro bem legal de se ler, mostrou a realidade de muitas mulheres que viviam nos anos 30, eu particularmente, curti bastante, porém devo dizer que o final foi muito triste! Nossa a protagonista não merecia isso, mas infelizmente não acontece isso apenas na ficção. Ela deveria ter evoluído um pouquinho mais.

_stars.books_ 02/03/2023

Que livro maravilhoso, no começo foi uma leitura meio arrastada tanto por conta da diagramação e o tamanho dos capítulos, mais depois foi só ladeira acima.
Eu chorei no final e muito, nunca tinha chorado assim em nenhum filme, série ou outro livro.
Sério, esse livro ganhou meu coração.

Liliane Lu 28/02/2023

Éramos Seis
O livro é muito real, cada personagem é feito com veracidade. Conseguimos enxergar eles no dia a dia e até suas decisões são palpáveis, totalmente incrível. Todas as decisões que Dona Lola faz como mãe são justificáveis, impossível não ter um apego emocional sobre ela. Apesar de todos os esforços, os filhos seguiram caminhos que escolheram para si mesmos.

Gabriela1213 23/02/2023

Romanticamente trágico, esse com certeza é um dos livros mais bonitos que já li até hoje, conta sobre a vida difícil de uma mãe com seus filhos e marido. O livro passa em torno da infância até a vida adulta de cada um deles, fala sobre as dificuldades na guerra, na vida financeira , na sociedade, na perda... O amor está presente, a rebeldia mais ainda, até o fim você se torna refém dos acontecimentos, que não são poucos.

Czarcesar 17/02/2023

Quase uma viagem no tempo. É muito triste, você sofre junto com os personagens, mas é realmente incrível

Italo 11/02/2023

Já não éramos seis, como um ano antes
Dolorido e melancólico: conta-se a história da família Lemos através do ponto de vista de dona Lola - submissa às vontades do marido detestável na qualidade de esposa e completamente devota aos filhos na qualidade de mãe. Numa linguagem maravilhosamente despretensiosa, somos guiados através dos anos pelas conquistas e perdas dessa família tendo não raramente panoramas históricos como plano de fundo; também temos um retrato competente da classe média, e vemo-lo na forma com a qual a família resiste em despedir a empregada da casa mesmo não tendo dinheiro sequer para comer ou nas eventuais falas racistas e classistas que reproduz. Há na construção de uma das personagens, e em suas atitudes e destino, um anticomunismo bem tacanho. O final do livro é bem emocionante, em especial um episódio um tanto anterior ao seu desfecho. Fica-se-nos um peso na mente, uma abertura no coração e um amargo duradouro na boca.

João Luiz Ramos 22/01/2023

Trágico e emocionante
O livro começa lindo, com todos os personagens cheios de sonhos e esperanças. Mas ao decorrer dele percebemos que o principal vilão é a própria vida. Recomendo demais!!

Elle.Marques 21/01/2023

Luta e sobrevivência
Éramos seis é um romance histórico/drama que acompanha a vida de uma família em um período de 30 anos, começando em 1924. O livro consegue perfeitamente mostrar a luta e sofrimento de uma família de baixa renda brasileira, e a autora não teve medo de explorar situações do cotidiano como a desvalorização dentro de casa, sistemas políticos (capitalismo e comunismo) e o processo de luto.

Beatriz 16/01/2023

História triste, mas palpável
Marido detestável, filhos detestáveis, memórias de uma São Paulo que conheço e desconheço. Através de D. Lola, entramos numa história que tanto vemos nos dias da família brasileira: casal monta família, vem os filhos, eles crescem, criam asas e voam. Conhecer a intimidade da família Lemos através de sua matriarca deixa o leitor reflexivo sobre as relações familiares que já estamos habituados, mas sem um acalento de momentos bons ou finais felizes. Apenas fragmentos de momentos alegres.

Sofhia.Schmoeller 15/01/2023

Éramos Seis
Gostei muito do livro, traz assuntos importantes, e a realidade de muitas famílias brasileiras. A escrita é fácil e te envolve, fazendo você conhecer mais os personagens.

5o005 15/01/2023

Finalmente terminei! Essa foi uma leitura demorada, pensei em abandonar várias vezes. Fiquei um ano sem ler, mas resolvi voltar a algumas semanas... É um livro muito emocionante e muito triste, mas acredito que vale a pena, pois me fez refletir sobre a vida...

Murilo.Barbosa 15/01/2023

Éramos seis
Que belezura de livro, encantador do começo ao fim, repleto de situações comoventes entre todos os personagens. Ao ler, senti como seu eu os conhecesse a todos e fossem da minha família, da minha roda de amizades ou pessoas que circulam o meio em que vivo.
Estou super ansioso para ler a continuação, o livro 'Dona Lola'.

Santosmalu 14/01/2023

Resenha ?
Éramos seis conta a história de Dona lola, uma mulher forte, batalhadora e que nunca desistiria de seus sonhos,principalmente de seus amados filhos, os quais que ela defendia com unhas e dentes!
Já seu marido Júlio com quem gerou seus quatro filhos: Carlos de nove, Alfredo de sete, Julinho de cinco é Isabel de dois anos no início da narrativa.
Júlio Abílio De Lemos é o famoso chefe da família tradicional brasileira, que, por trás de seu enredo ( sua morte ) deixa as coisas um tanto quanto pesadas para a família.
Uma família de classe baixa com a quantidade de filhos encontrados na Avenida Angélica, na capital paulista local onde a família viveu por 12 anos.
O livro apresenta contos reais para uma família real com problemas a serem resolvidos. As críticas sociais são importantes para o enredo do livro, quanto mais vc sabe mais fica pesado
( no meu ponto de vista)
Confesso que. Éramos seis faz parte da série de livros de fansatia" Vagalume " quando o livro foi lançado foi um choque para seu público alvo, que portanto já estavam acostumados a altas fantasias, para um livro de drama de família brasileira.
( um pouco pesado em alguns pontos)