Éramos seis!

Éramos seis! Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Vini Lemos 27/04/2021

Bom, eu comecei a ler o livro em janeiro de 2020 e simplesmente cheguei no meio do livro e o abandonei por bastante tempo. Retornei a ler em abril e agora terminei. O livro é uma ótima opção para quem gosta de romances, ele mostra com detalhes todos os acontecimentos e utiliza de uma série de coisas para cada vez enfatizar o título, como nos doces que a mãe de Lola mandava para São Paulo; no início do livro eram seis, e na medida em que os personagens vão deixando a matriarca a quantidade vai diminuindo. 5, 4, 3, 2, até que no aniversário de Lola, ela recebe 1 doce. É um livro simplesmente apaixonante.

JV 26/04/2021

Me interessei pela história através da novela (versão que passou no SBT), vi alguns trechos dessa nova versão da Globo e continuei interessado em ler o livro. Gostei bastante da leitura. Que personagem incrível a Dona Lola. Emocionante, realista e injusto. É a vida.

Murilo 23/04/2021

"Cada um é que faz seu próprio mundo, faça também o seu."
Estou em prantos com este livro, realmente sem palavras para descrever o tão emocionado estou. O livro é muito real e não tem como não sentir os sentimentos de nossa protagonista, D.Lola. Me emocionei de verdade e carregarei as dores e ensinamentos desta mulher comigo.

"Viver é se sacrificar por aqueles que amamos."

Grace @arteaoseuredor 15/04/2021

?Éramos Seis, de Maria José Dupré
Maria José Dupré é paulista. Nasceu em 1905, na fazenda Bela Vista, município de Botucatu. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe e seu irmão, estudou música e pintura. Transferiu-se para São Paulo onde se formou professora pela escola normal. Seu primeiro romance foi publicado em 1941. Mas o que a tornou famosa foi ?Éramos Seis?, publicado em 1943, traduzido para vários países. Entre diversos prêmios que conquistou, destacam-se: Prêmio Raul Pompéi, da Academia Brasileira de Letras e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.
?Foi um livro que teve inúmeras adaptações. Em 1945 lançaram o filme Argentino dirigido por Carlos Borcosque, no mesmo ano também foi novela na Rádio Tupi. E na televisão virou novela nos anos 1958, 1967, 1977, 1994 e 2019. De todas, assisti somente a novela de 1994, quando Dona Lola foi interpretada belamente por Irene Ravache.
?O livro tem uma escrita fácil, minha edição é de 1973, da Coleção Vagalume que adoro. A história é contada por Lola, que começa lembrando sua vida desde que seus filhos eram pequenos e elas os tinha todos perto. No início são 6, Lola seu marido Júlio e seus filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. Ela conta as boas lembranças, conta o sofrimento que é pagar a casa própria, depois os sacrifícios que faz para criar seus filhos sozinha, cada um deles com sua personalidade, seus ideais. Aos poucos a casa vai ficando vazia e Lola sofre com cada filho seguindo seu caminho. Temos outros personagens interessantes, como Clotilde e Olga irmãs de Lola, e sua vizinha Dona Genu, um personagem que gostei muito, ela fica feliz quando vai ajudar um conhecido com seus mortos. O livro se passa em São Paulo, nos anos 10 e vai até os anos 40. Mostra um pouco a realidade feminina da época.

Maria Hildebrand 14/04/2021

Resenha
Afinal não sei se gostei ou desgostei o livro tem um linguajar muito fácil comparado a outros clássicos da época.
Achei história demorada demais, para mim começou a ficar interessante na página 130 este livro é cheio de picos de emoção porém não durou tanto tempo.
A personagem principal dona Lola, era uma senhora muito bondosa e o seu final extremamente triste.??

Aline Donatoni 04/04/2021

A referência do título é sensacional
É um livro simples mas carregado de sentimento, apaixonante. Conta a luta de dona Lola para criar seus 4 filhos, sempre os colocando em primeiro lugar, fazendo de tudo para educa-los e viverem da melhor forma possível. É o retrato de muitas histórias reais, com o sofrimento, carinho e dedicação de dona Lola, a personalidade e destinos completamente diferentes dos filhos apesar de receberem a mesma criação, o abandono e indiferença na velhice, é aquele ditado uma mãe cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de uma mãe...emocionante e me fez chorar no final
Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Fiquei curiosa por essa leitura! Conheço a história pela novela, mas fiquei com vontade de ler agora.

Aline Donatoni 04/04/2021minha estante
Não assisti a novela, mas vi na internet que eles mudaram o final pra dar um final feliz

Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Eu conheço mais por cima a história, não cheguei a assistir na íntegra, do início ao fim.. uns capítulos pingados

Carolina.Gomes 07/04/2021minha estante
Esse livro é triste demais.

Malu 26/03/2021

Drama familiar
Eu adorei o modo em que foi contado o drama de cada personagem foi apresentado no livro. Cada um tem uma personalidade bem demarcada mostrando o qua?o u?nicos eles sa?o e, no caso dos filhos (Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel) como podem ser ta?o distintos mesmo tendo a mesma criac?a?o.
A ambientac?a?o e? muito boa tambe?m, nos conta alguns detalhes de como era a vida durante as de?cadas de 20 e 30 (a histo?ria comec?a no ano de 1914 e acaba em 1934), alguns fatos histo?ricos presentes no peri?odo em que a histo?ria e? narrada. O livro nos emociona pela semelhanc?a que podemos encontrar nos dias atuais: algumas dificuldades existentes no peri?odo ainda existem hoje, como o fato de muitos de no?s termos que trabalhar muito para dar o melhor para os filhos e conquistar a casa pro?pria (menos se voce? tiver a profissa?o de herdeiro); pelos sentimentos que Dona Lola transmite para no?s. Voce? se apega ao drama familiar.
Um dos pontos que na?o gostei no livro e? que a narrativa e? um pouco lenta e demora a se desenvolver (talvez pela riqueza de detalhes ou porque drama na?o e? um dos meus ge?neros preferidos), demorei um pouco a pegar o ritmo e tornou a leitura um pouco cansativa, mas nada que na?o fac?a valer a pena ler.

Erick 20/03/2021

Quanta sofrência nas costas de uma só mulher... Conhecia "Éramos Seis" apenas da novela do SBT, e admito que fiquei com um pé atrás ao ler o primeiro capítulo e testemunhar uma narrativa por meio da Dona Lola e já esta antecipando um pouco das tragédias que estavam por vir - porém isso foi logo dissipado ao acompanhar nos capítulos seguintes as dificuldades, conflitos e os elos dessa família, descritos de uma maneira singela, porém de tal forma emotiva que não tardou a me fazer ficar realmente interessado em saber qual o próximo evento que enfrentariam em seu lar e, apesar do livro nunca criar grandes expectativas nisso, torcer para que no meio de tantos infortúnios pudesse haver ao menos um desfecho mais leve e feliz entre eles. Eu vi a novela do SBT quando criança, logo não me recordava de absolutamente nada em relação a sua história.

Foi um ótimo romance, ainda que tristonho demais e às vezes incômodo pois mesmo sendo uma família vivendo décadas atrás alguns de seus dramas tão comuns colidiram bem com eventos pessoais, algo que talvez até tenha ajudado a criar um laço maior com o livro - em certo dia chegou a me pegar de tal maneira que não toquei mais nele até o dia seguinte, contudo isso está longe de ser um atributo do qual possa reclamar, somente foi além do que eu esperava quanto a influência que poderia exercer em mim.

Só dias depois de lê-lo é que descobri haver uma sequência, mas dessa vez estarei preparado, viu...

Ana 19/03/2021

Me tocou de um jeito...
Éramos Seis é um livro relativamente simples, não há ocorrências extraordinárias nem muito fantasiosas, e é incrível justamente por isso.

Pode ser que o que se obtenha dessa leitura seja precisamente subjetivo, mas fato é que o leitor acaba se inserindo no cenário e na vida daquelas personagens de uma forma surpreendente. Você ou se identifica em muitas das situações ou relaciona-as com histórias muito comuns, porque são reais e o livro as apresenta de forma muitíssimo real também, te passando sentimentos tão genuínos que acabam penetrando.
Keum 19/03/2021minha estante
PERFEITO ??

Ana 19/03/2021minha estante
Eu também amei ?

arthurzito 15/03/2021

Éramos seis
A história do livro narra a trajetória da família de D. Lola, seu marido Júlio e seus quatro filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel em São Paulo a partir dos anos 20. Um relato de memórias muito emocionante feito por uma mãe muito trabalhadora e dedicada que passou por desigualdades sociais, crises econômicas e revoluções para manter a família unida e feliz.
Eu gostei muito dos relatos da história e me senti muito comovido com a história de vida desta família. O livro é cheio de emoções fortes e para mim a mais memorável vai ser a ingratidão, tive e tenho ódio dos filhos da D. Lola; acho que vai ficar para mim como uns dos piores personagens de engolir. Tirando isso eu gostei muito desta leitura.

Celente 14/03/2021

Perfeito
Esse é o livro xodó da minha prateleira, li ele 4x e choro em todas elas. Ele é lindo, emocionante, triste e repleto de emoções .... Vale a pena ter ele sempre em sua casa.

Jenifer Alves 03/03/2021

Excelente, história de vida emocionante!
Éramos seis conta a história de uma família pobre, que vivia em São Paulo, pela perspectiva da matriarca D.Lola. A história faz menção as lembranças da família, nós fazendo refletir sobre a desigualdade social, criação dos filhos, política tudo isso com uma perspectiva muito emocionante de uma mulher forte que faz de tudo por sua família. Conseguimos ver de perto a dificuldade dos pais em sustentar a casa, dar alimento aos filhos e uma boa formação. Além disso, existem os dilemas de mãe, que criam os filhos com muito esforço e carinho, e nem sempre eles seguem o caminho que os pais sonharam ou imaginariam, mas que continuam amando da mesma forma. As diferentes personalidades e sentimentos que cada filho despertam na família. Também, vemos grandes amizades, que servem para uma vida inteira. Uma vida cheia de emoções, tristezas, perdas, mas também, com lembranças saudosas de amor e felicidade. Uma trajetória do éramos seis, até que sobrou apenas um.
Recomendo esse livro a todos, pois nos mostra diferentes perspectivas de vida, nos emociona, nós faz refletir e muito mais!!

Samira 21/02/2021

Os desafios de uma família
Um grande clássico da literatura brasileira traz os desafios de uma família no final do século 1920 é um passeio por momentos de uma São Paulo de antigamente amo a forma como essa autora escreve trazendo a riqueza dos pequenos detalhes e é impressionante ver que por mais que os anos passaram os desafios são muito parecidos dos com os dos dias de hoje ainda mais por estarmos falando de uma família que é igual a gente ou muita que conhecemos que lutam mês a mês para ter as contas pagas, dar um bom exemplo aos filhos mas no fim tudo segue um destino próprio sem termos muito como intervir. E fiquei pensando muito também na condição dos idosos em asilos que as vezes julgamos que foi os filhos que os abandonaram lá mas também pode acontecer de muitos deles estarem lá por vontade própria simplesmente pra não incomodar nem ser mais um agregado na casa de algum parente.
Enfim é uma história que traz muitas reflexões, tiveram várias novelas que foram escritas com base no livro mas ao que andei vendo são de certa forma uma releitura da história pois são muito diferentes do contexto original da obra.

site: https://pensexplore.blogspot.com/2020/09/resenha-livro-eramos-seis-maria-jose.html

Vee 15/02/2021

Triste, muito triste
Uma história de uma família comum, com suas dores e dificuldades, me tocou bastante esse livro, embarquei naquela antiga São Paulo, maravilhoso, tocante, e triste, muito triste.