A Festa das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Blind Q. 09/09/2024

Me prendeu do início ao fim
É mais um dos livros da autora que eu não consegui prever o final, e que acabou me surpreendendo positivamente.
Eu gostei da referência a contos/personagens da mitologia grega e como isso tem um certo impacto no fim do livro.

Eu senti que foi um livro bem poético e triste no final, talvez pela imagem que eu criei do jardim e de alguns dos personagens, não sei.

Matsufugi 07/09/2024

Não tão bom assim
De todos os livros da Agatha esse foi o que eu menos gostei. Tudo se desenrola de maneira bem monótona, o caso não te prende tanto assim e o plot é bem previsível

Jptc 04/09/2024

Poderia render mais.
Um livro muito bom em questão de escrita, porém, faltou aproveitar mais do momento onde tudo começa a se conectar, pois nas 30/40 páginas finais, que tudo começa a acontecer realmente, fazendo o resto do livro ser um pouco monótono.

dianatenorio 02/09/2024

A Noite das Bruxas
Durante os preparativos para uma festa infantil de dia das bruxas, a Joyce, uma adolescente que inventa histórias mirabolantes, revela que presenciou um assassinato quando era mais nova. Como sempre, ninguém acreditou. Para todos, a Joyce não passava de uma mentirosa que só queria chamar a atenção de uma escritora de romance policial famosa que estava presente: a Mrs. Oliver. Pouco tempo depois, o corpo da Joyce é encontrado afogado próximo a uma bacia de maçãs. E agora, existe ligação entre a revelação da Joyce com o seu próprio assassinato? É óbvio que sim. Mas até que ponto podemos acreditar 100% no que a Joyce afirmou? Independente disso, quem a matou? Esse é mais um caso pro famoso detetive belga Hercule Poirot resolver.

A leitura é fluida durante o livro inteiro, embora seja um pouco maçante no início, inclusive, eu acho que o começo poderia ter tido um desenvolvimento melhor. Sem falar nos personagens que são super descritivos, o que deixou a história arrastada em alguns momentos. Eu entendo que a descrição é importante para o leitor criar as suas próprias conjecturas, principalmente se tratando de uma obra da Agatha, mas nesse caso, eu achei um pouco exagerado. Também fiquei incomodada com algumas respostas que o leitor não tem ao final do livro. Sendo fã da Agatha, isso é inédito pra mim!

Eu me diverti muito com a parceria ? que não é de agora ? entre o Poirot e a Mrs. Oliver. Ela é divertida e sagaz, uma espécie de alter ego da Agatha Christie, como muitos dizem, e eu assino embaixo, afinal de contas, elas são famosas escritoras de romances policiais. Qualquer semelhança não é mera coincidência haha. Eu curto muito quando a Agatha traz personagens de outros livros para as suas histórias. Não foi só o caso da Mrs. Oliver, mas do Inspetor Spence também. Eu amo esse sentimento de identificação e nostalgia!

No mais, não foi um daqueles casos surpreendentes que me deixam vidrada do começo ao fim e arrebatada com o final, mas foi uma história satisfatória. Vale a leitura se você gosta do gênero e de uma leitura rápida (embora eu tenha demorado séculos pra terminar por falta de tempo) e divertida! Eu criei algumas teorias só pra não acreditar no óbvio, mas é quase certo que a Agatha vá no óbvio. Eu acertei uns 10% da história, mas se você acertou TUDO, parabéns, procure o FBI, eles estão precisando dos seus serviços! Ah, se você não curte diálogos, esse livro talvez não seja pra você, mas te digo que no final todas as frases soltas fazem total sentido. As dicas estavam lá o tempo todo!

p.s: o Hercule Poirot não é nada modesto, eu sei, mas eu nunca tinha visto ele tão amostrado igual ele tava nesse livro e preocupado com a sua aparência ?. Te amo, Poirot, e amo o seu bigodão!
arthur 03/09/2024minha estante
Mrs. Oliver muito divaaaa

arthur 03/09/2024minha estante
amo esse

dianatenorio 04/09/2024minha estante
Mais divertida que a Miss Marple ?. Não foi um dos meus preferidos, longe de ser, mas foi uma leitura divertida, Arthur :)

Alex 12/09/2024minha estante
Preciso retomar a leitura da obra de Agatha. Parei no início.

dianatenorio 13/09/2024minha estante
Quais você leu, Alex?

Alex 13/09/2024minha estante
Diana, estou lendo em ordem e parei no quinto livro, Poirot investiga. Acho ele um saco, kkkkk.

dianatenorio 14/09/2024minha estante
Talvez ler em ordem não seja uma boa ideia, Alex. Tenta ler os mais conhecidos primeiro. Eu nunca li esse mas você já me deixou com 0 curiosidade kkkkkkk

Alex 14/09/2024minha estante
Não, o livro não é ruim, o Poirot arrogante que me dá ranço rssss. Mas as histórias são ótimas.

Nathhhhr 02/09/2024

Nem cheirou nem fedeu
Achei okay mas nada de memorável ou extraordinário. Como foi minha primeira leitura da autora e confesso que por estar acostumada com a escrita estilo Sherlock Holmes, essa aqui não me prendeu tanto...

Estava com elevadas expectativas e não foi uma leitura ruim, apenas odiei o detalhe de que passei 70% da leitura sem entender oq estava acontecendo, a escritora nos apresenta uns 20 personagens totalmente distintos entre si e quer que nos lembremos e ainda tenta nos surpreender com o tal assassino (você nem lembra mais quem é o indivíduo na fila do pão) e acaba sendo algo que passa batido.

É uma boa leitura para pessoa pacientes e minuciosas, oq acaba não sendo o meu caso, mas caso alguém leia meu review e arrisque, talvez tenha uma experiência mais positiva que a minha.

Tenho outras obras da autora as quais não tenho pretensão de ler mas talvez futuramente mude de ideia, quem sabe

luizrantunes 31/08/2024

O que Mrs. Oliver, Steve Jobs e Isaac Newton têm em comum?
Meu segundo livro de Agatha Christie, sendo o primeiro com o famoso detetive Hercule Poirot. Talvez as expectativas tenham sido elevadas demais após o livro anterior (E não sobrou nenhum), que foi absolutamente fantástico. Acho que esperava mais ação, enquanto o diálogo foi o principal elemento deste enredo. Seria injusto dizer que não é bom; é como comparar Bastardos Inglórios e Os Oito Odiados do Tarantino: um tem mais ação, o outro, mais diálogo, e ambos são ótimos dentro da sua própria essência.

Neste clássico romance policial, Agatha Christie nos leva a uma pequena vila inglesa, onde um crime perturbador ocorre durante uma festa de Halloween. Hercule Poirot, conhecido por sua mente brilhante e lógica implacável, é chamado para resolver o caso com a ajuda da escritora Ariadne Oliver. Em um suspense que se desenrola de forma leve e lenta até a primeira metade do livro, "A Noite das Bruxas" apresenta um enredo bem mais simples e previsível do que eu esperava.

Pela temática de Halloween e por se tratar de Agatha Christie, eu esperava um pouco mais, mas sinto que a culpa não foi do livro em si, e sim da minha expectativa. É um bom livro, e eu o recomendaria para quem gosta do gênero e quer uma leitura rápida e fluida.

Evellyn521 30/08/2024

?Muito garboso?
Meu primeiro contato com Ágatha Christie, e foi simplesmente fantástico. Apesar das palavras difíceis, é uma leitura super fluida.

Alexandre663 29/08/2024

Nem muito quente, nem muito frio.
Agradável, mas não é um dos melhores da Agatha. Eu diria que fica um gostinho bom na memória. Em alguns momentos a leitura passa por longas descrições do cenário e alguns diálogos/debates extensos sobre assuntos da época (como a abolição da pena de morte e a interpretação sobre a mente homicida), o que torna cansativo às vezes. Porém ainda assim a leitura de modo geral é gostosa e o desfecho é satisfatório. Alguns detalhes meio "forçados" mas ainda assim verossímeis.

Mikaelen.Bezerra 28/08/2024

Divertido
Mais um livro da gatinha lido esse ano, e novamente uma leitura super gostosa e divertida.

Aqui temos uma sinopse muito interessante. Uma criança é encontrada morta em uma festa de Halloween infantil, o que por si só já é bem diferente já que não é tão comum a Agatha matar crianças em seus livros. Aliás uma coisa muito interessante dessa história é as crianças. Todas elas muito peculiares. Os personagens todos são bem legais e funcionais. Óbviamente o destaque vai para nosso detetive favorito, Hercule Poirot, que aqui está acompanhando também da escritora Mrs. Ariadne Oliver. Eu amo demais essa dupla. Qualquer história fica mais interessante quando se tem esses dois juntos.

O mistério é bem amarradinho, e como sempre, me deixou chocada. É impressionante como eu sou péssima pegando pistas. Esse livro é um daqueles que a Agatha joga informação na nossa cara, e no final a gente só fica com a cara de palhaço. Porém a história deixa algumas pontas soltas (não relacionadas ao mistério), mas nada que incomode muito.

Então é uma leitura que eu recomendo para quem estiver procurando algo divertido e gostoso para passar o tempo.

Dani 26/08/2024

A noite das bruxas
Mais um livro da Agatha que eu dei check!! Faz tempo que queria ler esse em específico por causa do filme. Amei o filme e amei o livro (mas são duas obras totalmente distintas ?). Sem palavras para os livros da Agatha! A escrita dela é única, bem direta e objetiva! Fico completamente imersa nas histórias. Com esse livro não foi diferente! Simplesmente a rainha do crime!!

Sany 24/08/2024

Sou suspeita de recomendar os livros da Agatha Christie, sou muito fã dela.
Reli esse livro por causa do filme, mas são bem diferentes.

Gisele637 21/08/2024

Essa foi minha primeira leitura da Ágatha Christie e bom, é um livro interessante de se ler mas eu esperava um pouquinho mais? um ponto positivo do livro é que no fim todo o suspense é bem explicadinho e não fica nenhum ponto solto. Ele prende em algumas partes mas no geral não foi meu esto preferido de suspense.

Maria10219 20/08/2024

Não tenho uma opinião
Não tenho uma opinião formada,eu já imagina que a Mrs Drake era a culpada,eu só não sei se eu gostei do jardineiro ser o cúmplice tmb,de resto a história é boa,eu acho também que não deveriam ter matado o irmão da menina,não acho que mudava alguma coisa na história.
Dani 23/08/2024minha estante
Amiga, é bom vc marcar essa resenha como spoiler viu

Mariana113 27/08/2024minha estante
Sua quenga eu ainda tô lendo

lemuratian 20/08/2024

Minha opinião
Livro muito enrolado, aprofunda demais personagens desnecessarios, descreve demais paisagens e aparências. Plot twist muito fraco e sem poder de persuasão?
Espero que os outros livros dela sejam melhores