O Homem que Matou Getúlio Vargas

O Homem que Matou Getúlio Vargas Jô Soares

Resenhas - O Homem que Matou Getúlio Vargas

Itala 04/12/2012

Surpresa!
Depois que li Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, do mesmo autor e ver que não era só eu que achei o livro meio xôxo, fiquei com medo de ler este. Mas acabei lendo e me surpreendi. O livro é hilário, bem escrito, uma verdadeira viagem na história. Me fez ter vontade de ler o outro livro do Jô Soares: O Xangô de Baker Street.

ELI 26/09/2012

A história é cheia de detalhes, muitos personagens, acho que excedeu tanto que deixou a historia um pouco cansativa.
A organização histórica com a pitada de humor do Jô é bem interessante porém não é uma leitura que prende muito a atenção.
Mas a saga de Dimitri é hilariante, um cara todo atrapalhado que acaba fazendo parte de várias passagens históricas nacionais e internacionais.

Isabella 26/09/2012

Dando voltas
Não sei se estava com uma expectativa muito grande mas não gostei muito do livro. Jô Soares é perfeito no quesito "levar para algum lugar", ele descreve perfeitamente a situação histórica porém neste livro achei que ele viajou muito com o personagem. Eu lia o livro e nunca que chegava o famoso assassinato. Apesar de tudo continuo elogiando o grupo Jô Soares.

DaniloLima 21/09/2012

Conta os principais acontecimentos do mundo entre 1920 a 1960 de uma forma muito cômica
Um livro muito bom, que tem como protagonista um anarquista desajeitado que vaga o mundo procurando uma vítima para seus dons que lhe foram ensinados. Sempre tropeçando com figuras ilustre daquelas décadas. Do seu ponto de vista contando cenas verídicas (outras ficam as graças da imaginação do leitor). Vale a pena a leitura, Jô soares é intrigante, cômico e inteligente.

Marcelo 15/08/2012

Jô Soares - Umberto Eco do humor
Tá. Exagerei! Ou não...
É uma mistura de realidade e ficção mostrando os grandes momentos históricos do mundo e do Brasil pela narração, ora do protagonista, ora de outras pessoas.

Leandro 15/07/2012

Muito bom.
Gosto dos livros do Jô Soares, me divirto ao ler seus livros.
Nesse livro é bem interessante e divertida a forma como o autor mescla fatos históricos reais com a narrativa da história, fazendo uso de documentos reais, como fotos ou cartas...
Vale a pena ler.

Iva 14/04/2012

Esse foi o 1º livro ‘grosso’ que eu comprei, eu tinha de 13 para 14 anos.

Apesar de a história girar em torno do tema política, tanto nacional quanto internacional, as situações vividas por Dimitri são tão ridículas e improváveis que não há como não rir. O assassino sempre está no meio de algum acontecimento importante e sempre se atrapalha! Acontece de tudo com ele, desde engolir uma bomba até a atirar na pessoa errada.

Há uma passagem desse livro que eu me lembro com muita clareza: ‘Soube por uma carta de Poirot, de quem fiquei amigo, que o cabo Fouchard morreu atingido por uma bomba. O artefato não chegou a explodir, mas caiu por acaso precisamente sobre a sua cabeça.’

Ótimo livro para dar boas risadas.

Wesleey 27/12/2011

"E quando o humor é o caminho ideal..."
Mais uma obra de um dos mais respeitados escritores Brasileiros, Jô Soares. Que com grandes mistérios envolvendo as suas tramas, acaba se destacando cada vez mais.

Porém nesse livro, pudemos contar com um auxiliar de Jô, o humor, as vezes irrelevante. Não que a história do louco aventureiro Dimitri não seja legal, pelo contrário, chega a ser em parte inacreditável que tudo estava acontecendo com um único personagem. Mas, quando o humor se envolvia com Dimitri, era ali que as melhores histórias apareciam.

Recomendo a leitura, pelo fato de ser um escrito fiel bibliográfico das eras. Curtam esse novo escrito de Jô.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Esse é um livro para dar muitas risadas, Jô Soares fez uso de uma criatividade impar ao escrever essa história que é a pseudo biografia do suposto assassino de Getulio Vargas.

O pai de Dimitri Borja Korozec era um anarquista estremo e para ter certeza de que seu filho também seria de esquerda, amputou seu testículo direito, e quando Dimitre nasceu a primeira providência a ser tomada foi amputar o testículo direito do seu herdeiro, garantindo assim a “visáo política” dos seus descendentes.

Dimitri foi treinado em uma escola de assassinos, onde aprendeu sobre manuseio de armas, construção de bombas e outros artefatos explosivos, tecnicas de guerrilha. Por uma deficiência comgênita, Dimitri nasceu com dois dedos indicadores na mão direita, seu pai dizia que era um assassino nato por esse fato.

Mas esse homem que nasceu para matar era muito atrapalhado, sua principal característica é a espantosa dificuldade em atingir as metas as quais se propõe, esse é o tempero humoristico da história. Dimitri se coloca em situações deveras engraçadas, a que mais me marcou foi quando o assassino estava em uma missão para eliminar um lider político, mas ao apertar o gatílio com a sua dupla de dedos indicadores estes ficaram entalados na arma, além de náo conseguir atirar, teve que fugir escondendo a arma que não conseguia soltar de sua mão para não ser acusado do drime que não conseguiu cometer.

Porém, não lhe falta perserverança e ele vai mudando de cidade e de país, sempre convencido de que sua missão é matar tiranos, é assim que Jô Soares mistura realidade na sua ficção, colocando o seu personagem em circunstâncias histórias e convivendo com sujeitos que fizeram parte da história mundial, desse jeito Dimitri estáva sempre no meio de algum acontecimento histórico interessante.

Fogui 23/11/2011

Hilário!!!

O Homem Que Matou Getúlio Vargas.
Jô Soares.
1999.

Sou mega suspeita para escrever qualquer coisa sofre os livros do Jô Soares. Sou completamente alucinada, apaixonada pelos textos deste comediante, entrevistador e autor. Posso até ter alguma ressalva a fazer ao entrevistador, agora o autor é simplesmente maravilhoso.

A palavra chave deste livro é HILÁRIO, não há outra forma de classificar este texto. Fiquei parecendo uma louca, lendo e rindo ao mesmo tempo. Ainda bem que procurei ler dentro de casa. Pelo menos, apenas a família sabe da minha sandices.

Sou apaixonada pelo destrambelhado do Dimitri.

RECOMENDADÍSSIMO!!!

ADORO!!!

Tiemi 17/11/2011

Seguindo a Linha de humor do Xangô de BackerStreet, este livro também me rendeu muitas risadas. Dimitri (personagem principal) lembra um pouco o Mr. Bean por ser um cara "excêntrico" e atrapalhado. Ele recebe um treinamento para ser "O" terrorista (talvez pudesse ser, se não fosse os 6 dedos em cada mão). Vale a pena dar uma conferida!

Andre 04/11/2011

Fantástico, divertido! A mistura que ele faz de realidade com ficção é a melhor parte.

Andréa 26/08/2011

Diversão sem maiores pretensões
O Homem que matou Getúlio Vargas é um livro onde história e ficção dão vida a um atrapalhado anarquista que tem como meta de vida, eliminar do mundo, os tiranos. Escrito de forma a lembrar uma biografia, Jô Soares narra a vida de Dimitri Borja Korozec, nascido na Bósnia de mãe brasileira, e sua quase carreira de sucesso como "assassino profissional". A leitura é fácil e por muitas vezes divertida, misturando ficção à personagens reais como importantes chefes de estado e o mafioso Al Capone. Destaque para os capítulos em que o azar peculiar do personagem é superado pelo do enciumado anão Motilah. O trabalho ilustrativo é maravilhoso, capaz de despertar a curiosidade durante a leitura, o humor está presente do início ao fim, mesmo nos piores dias de Dimitri, mas em alguns momentos alguma coisa não flui como devido. Dimitri foi um personagem que não me envolveu ao ponto de torcer por ele ou contra ele, ficou no "quase", apenas li, indiferente. Mas sem dúvida é um ótimo livro para passar o tempo sem moiores pretensões.