Aprendendo a Viver

Aprendendo a Viver Júlio Emílio Braz

Resenhas - Aprendendo a Viver

Mel 20/12/2013

Acho que a história é boa, bem escrita, inclusive acho que poderia ter sido mais explorada, o cotidiano da família poderia ser mais detalhado, mas no geral o livro é bom.
A história é contada pela Cláudia, de 18 anos, que mora com a irmã e os pais. Logo no começo do livro já conta que os pais brigavam muito, o pai era alcoólatra e acabou se suicidando, depois de descobrir que havia contraído AIDS e passado para a esposa. E assim começa a batalha das filhas e da mãe contra a doença, ao mesmo tempo que Cláudia descobre estar grávida do namorado, com quem começa a ter vários problemas devido ao fato dele não aceitar o filho convivendo com o virus.

Eduarda :* 22/03/2014

Viver é uma delícia *-*
Virgínia venceu seu medo, e descobriu que sair do sofá é a melhor coisa do mundo, descobriu que viver é uma delícia

Barça 25/07/2018

Só sei que jamais será tarde demais
O que achei do livro: Emocionante! Talvez seja por ser um livro diferente do que costumo resenhar, ele tenha me deixado em estado de graça tão fortemente. Nada de casais e histórias com finais felizes clichês. Claudia se faz narradora da vida de sua família, pondo sua mãe como a protagonista de uma história sem vilões bafônicos, somente o acaso na roleta russa da vida (acho que filosofei). A história não maquia nada, pelo contrário mostra vividamente os questionamentos, conceitos errôneos no entanto engana-se quem pensa os temas tornam a obra mórbida e penosa, a maioria das verdades é que se trata de uma celebração a vida! #carpediem

Tem um trecho de música que me lembrei enquanto lia o livro e que acho se encaixaria num encorajamento tanto para as personagens quanto para você me caro leitor se chama Jamais será tarde de mais de uma banda chamada Rosa de Saron: Só sei que jamais será tarde demais / A dor e o temor nunca serão fatais /Cada ferida vai cicatrizar, no mesmo lugar, uma nova pele vai se formar/ O amor pode te tocar em qualquer momento

site: http://www.descajadaminhanuvem.com/2018/02/aprendendo-viver-de-julio-emilio-braz.html

Hanna 13/03/2022

Minha professora de literatura passou e é muito melhor do q eu esperava!!
É sobre uma mãe q é soropositiva (tem aids, pegou do marido), e tem que enfrentar esse problema tendo uma vida difícil, ela tem q superar todas essas batalhas da vida, e aprende que a vida é muito mais do que a tristeza, você pode superar qualquer coisa, e tudo fica mais fácil quando você se reconhece e procura ajuda, é de fato um livro muito bom

Gabriela3743 25/06/2024

Livro encantador
Aprendendo a viver aborda um assunto que envolve um preconceito enorme em nossa sociedade, um livro que mostra a realidade de muitas famílias, que não tem uma comunicação boa e trás de forma genuína que quando se trata de cuidado são sempre mulheres que cuidam. Esse livro em poucas páginas consegue trazer uma história excelente e muito emocionante.