A Faca de Dois Gumes

A Faca de Dois Gumes Fernando Sabino

Resenhas - A faca de dois gumes

Naaty Reis * 26/03/2010

Realmente, os finais das três histórias não são dos mais felizes - muito pelo contrário. De qualquer modo, a trilogia é maravilhosamente narrada, acima de tudo devido ao invejável domínio da escrita de Fernando Sabino. Além disso, as histórias contam também com uma incrível combinação de detalhes e aliam perfeitamente em poucas páginas a tensão e a engenhosidade dos romances policiais ao cenário carioca do final do século XX repleto de personagens contraditórios e complexos mas de uma verossimilhança impecável.

Perfeito para os amantes de mistérios policiais e de casos amorosos complicados. Eu recomendo.

Ptah 01/12/2009

Esse eu tenho autografado
Numa galáxia muito distante, há muito tempo atras, eu fui numa bienal do livro sem planejar, no improviso. Entrei, estava vazia ainda (época de pouco acesso), quando me deparo com um senhor sentando para dar autográfos... era o Fernando Sabino!!! E não tinha ninguém na fila O.o!!!!!!! Prontamente pulei na estante, comprei de novo o Faca de Dois Gumes e pedi um autográfo. Batemos cerca de 30 minutos de papo, ele falando dos livros preferidos dele, eu babando de felicidade. Enfim, chegou mais gente, a bienal nao era só minha, fui embora feliz, porque além de ter o autográfo, eu tinha um bom livro na mão.

Para quem quer encurtar o caminho, Faca de Dois Gumes tem uma adaptação para o cinema. Recomendo ler e assistir, o enrodo intrincado de deixa paralizado no final.
Erika 16/04/2018minha estante
Que sorte é essa que vc teve, mulher????

Márcia 31/08/2009

Humor Inteligente

As 3 histórias são de um humor inteligente e contagiante. Gostei do inicío e do meio de cada uma, mas não tive a mesma opinião dos finais - que mesmo assim, não deixam de ser magistrais, apenas não gostei de tanta tragédia. Das 3, minha predileta foi "Martini Seco"; adorei a confusão que essa história causou em minha mente, enquando me sentia completamente envolvida, a confusão não atrapalhou em nada a compreensão do texto.
Esse é o meu 2º livro de Sabino, o primeiro foi O Encontro Marcado, e esse mestre do romance brasileiro mais uma vez me encantou. Seu jeito de escrever passa segurança ao leitor, tenho a impressão ao ler seus livros de que ele não teve a minima dificuldade em criar histórias simples e ao mesmo tempo complexas que instigam nossa mente, nos fazendo pensar no que estamos lendo sem que a leitura se torna enfadonha e enjoativa. Sabino nos faz deslizar os olhos pelas páginas sem sentí-las, não nos causando aquela ansiedade costumeira de virar as páginas e, ao mesmo tempo, nos deixando loucos para saber o final da história.