Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Lucas 27/02/2022

No balanço de um saveiro
O livro é uma saga de um homem que vive do mar e pro mar e com sua fé sua inabalável por Iemanjá enfrenta os maiores perigos e desafios pra sobreviver.
Pensava que ia ser uma leitura difícil mas foi totalmente ao contrário. É uma leitura poética e tranquila como o mar, mas pra alguns leitores mais novos, e com uma nova perspectiva pode ser uma leitura problemática por conter alguns temas e referências machistas da época.

Rafa 22/02/2022

Um dos meus preferidos
O livro é muito bom, recomendo pra quem gosta de aventura, poesia, mar e coisas relacionadas a isso kkkkk. O livro é basicamente sobre a vida de Guma(personagem principal do livro que mora em Salvador)e suas aventurar no mar. A leitura é simplesmente incrível e te faz esquecer das coisas da vida e se prender a história, por conta de ser tudo retratado em volta do mar e a vida das pessoas que vivem no mar, é uma realidade completamente diferente, me fez querer viver aquilo, é louco pensar que é outra vida completamente diferente viver na terra e viver no mar. Leiam, é muito bom mesmo, já li capitães da areia do jorge e gostei muito mais de mar morto.

Beatriz.PerpAtuo 21/02/2022

Encantador!
Mar morto me escolheu, entre vários livros empoeirados e usados, ele refletiu um brilho diferente pra mim. Desde a primeira vez que li Jorge Amado eu me conectei com ele. Seu livros falam de amor, de luta diária de sonhos nem sempre realizados. Mar morto não é diferente.
Acompanhar a trajetória de Guma foi uma experiência que guardarei pra sempre, suas aventuras como mestre de saveiro, sua dualidade, escolhas nem sempre boas... Mas seu amor por Iemanja, pelas suas águas. As histórias de tantos canoeiros filhos da mãe do Mar se cruzam aqui. Ela guia e espanta, um amor que assusta. Um amor rápido e forte de furacão.
Um livro incrível!

Alisson.Cristianin 17/02/2022

Odiei o final mas gostei do livro ?
Então , este é quarto livro que leio do Jorge Amado , gostei de todos , são escritos com leveza e profundidade , simplicidade e sofisticação ,misturas que só esse homem consegue fazer ??.
Durante toda a leitura, eu aproveitei muitoooooooo cada linha do livro,em alguns momentos parecia que eu estava dentro do Valente , ouvindo o som do mar e apreciando os cabelos de Janaína ??
Massssssss o final da história é bem decepcionante.Rufino e Guma não mereciam o final recebido e outra coisa que me incomodou foi a mudança repentina da Lívia.
Entretanto, apesar de não eu gostar do final , o livro é maravilhoso, super recomendo a leitura .

Leiaaa !!!!!!!

Pr.Thiago 17/02/2022

MAR MORTO
"Agora eu quero contar as histórias da beira do cais da Bahia. Os velhos marinheiros que remendam velas, os mestres de saveiro, os pretos tatuados, os malandros sabem essas histórias e essas canções. Eu as ouvi nas noites de lua no cais do mercado, nas feiras, nos pequenos portos do Recôncavo, junto aos enormes navios suecos nas pontes de Ilhéus. O povo de Iemanjá tem muito que contar.
Vinde ouvir essas histórias e essas canções. Vinde ouvir a história de Guma e de Lívia que é a história da vida e do amor no mar. E se ela não vos parecer bela, a culpa não é dos homens rudes que a narram. É que a ouviste da boca de um homem da terra, e, dificilmente, um homem da terra entende o coração dos marinheiros. Mesmo quando esse homem ama essas histórias e essas canções e vai às festas de dona Janaína, mesmo assim ele não reconhece todos os segredos do mar. Pois o mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem."

Amanda 11/02/2022

Literatura e música
Como não ler esse livro e colocar de fundo Dorival Caymmi (no youtube tem um vídeo preto e branco muito bom)... "O pescador tem dois amor/ Um bem da terra, um bem do mar/ O bem da terra é aquela que fica na beira da praia quando a gente sai/ o bem do mar é o mar/ É o marrr/ Que carrega com a gente pra gente pescar..."

gigica 11/02/2022

JORGE AMOR DA MINHA VIDA
Primeiro livro que eu li do Jorge amado e foi amor do começo ao fim. Não vou ficar escrevendo grandes coisas sobre o autor, a melhor maneira de conseguir expressar tudo oq eu sinto por esse homem é ELE É FODA DEMAIS, simplesmente.
Chorei horrores lendo esse livro, é tão íntimo, me senti na mesma vila que os personagens, viajei nos mesmos saveiros, conheci e aprendi a amar a mesma Janaína, compartilhei das dores, das canções, das alegrias e mazelas, vivi essa experiência 100% e recomendo a todos.
cecília :D 11/02/2022minha estante
Esse livro é absolutamente PERFEITOO
Nossa só de lembrar já me vem imagens dos saveiros no cais de salvador, maravilhoso demais

Débora 15/02/2022minha estante
Jorge tbm é o amor da minha vidaaaaaa ?

Abreu 05/02/2022

Se há uma pessoa suspeita pra falar dos livros de Jorge essa pessoa sou eu, amo todos os livros que já li dele, mas esse ganhou um lugar especial no meu coração.
Mar Morto é um livro incrível, com personagens muito marcantes e uma história extremamente envolvente, a qual não se torna maçante em momento algum.
Enfim, leiam Mar Morto.

Maria.Luiza 30/01/2022

É doce morrer no mar
A escrita do Jorge Amado é incrível.
É poética, sabe? É bem única mesmo. Eu já tinha tido uma amostra da escrita do Jorge Amado quando li Capitães da areia e amei, Mar morto não deixou por menos e confirmou ainda mais o quanto a escrita dele é imersiva.
E é ainda mais fascinante a estória, os personagens, o mar, que é quase como um personagem também, toda a mitologia de Iemanjá, que já faz tanto parte da vida de quem vive no cais. Como precisam lidar com a realidade de uma morte iminente (em que, por vezes, nem os corpos dos marinheiros eram encontrados). As esposas que ficavam desamparadas, os filhos sem pais, o legado que fica e a vida que segue.
"É doce morrer no mar...."
Essa parte mais pro fim do livro me pegou: quando o pedido anunciado no rádio de que as devotas rezassem pra que corpo de um marinheiro morto no mar fosse encontrado, e a noiva de um navegante ouve aquilo e sente um arrepio (e medo pelo próprio futuro) e vai pro quarto rezar.
"O destino ninguém muda."
Perfeito. Por favor, se você nunca leu um livro do Jorge Amado, LEIA!
Inclusive pesquisei um pouco e existem vários e vários materiais de apoio que refletem sobre essa obra, é bem interessante pra quem gosta!

Jesnner 28/01/2022

Vejam! Vejam! É Janaína
Excelente obra, a leitura é muito simples e fluida. Mais uma das obras de Jorge Amado que leio e sinto como se estivesse assistindo, vivendo a história.
As descrições dos personagens (Guma, Lívia, Rufino, Rodolfo, Francisco, Dulce) é dotada de sentimento; o diálogo é feito de forma simples e a linguagem é local. O mar é o personagem principal, sempre imponente e misterioso, regido por Iemanjá (ou Janaína). Mesmo mar que dá e tira o sustento, justifica e finda vidas.
Recomendo muito a leitura, principalmente para quem gosta de boas tramas e histórias dotadas de misticismo e ideologia.

Laura 25/01/2022

Perfeito
Mar Morto é de um lirismo e um misticismo profundo, impossível não se apaixonar pelo mar, não ouvir a canção de Caymmi dizendo que é doce morrer no mar e não imaginar os cabelos de Iemanjá se espalhando pelas águas numa noite lua.
O primeiro capítulo já arranca a emoção do peito com a mesma violência com que a tempestade sacode o saveiro de Guma, e a gente sofre na beira do cais junto com Lívia.
O livro é uma aula sobre a Bahia, o povo do cais, o misticismo e sobre o mar.
Até agora é meu favorito de Jorge Amado e acho que todo mundo deveria ler Mar Morto pelo menos uma vez na vida.

isa 24/01/2022

a invenção da Bahia pelo lirismo de Jorge Amado. a criação do sublime, do que há de melhor no Brasil. mar morto é, certamente, um ponto fundamental na construção da visão sobre a cultura baiana que se tem hoje. mas, diferente de outros romances amadianos, a natureza é apenas um personagem secundário do amor entre Guma e Lívia, por mais que o mar seja o amor da vida do primeiro. grande inimigo de Lívia (aparentemente), o mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem. compreendido apenas por Iemanjá dos cinco nomes, mãe e esposa dos amantes do cais. afinal, é em seu colo que os homens do mar fazem sua cama de noivo quando o destino se completa. são os cabelos da Rainha do Mar que banham as ondas quando a lua vem e vidra os marinheiros. é Ela que se materializa em Lívia e origina a mais bela tragédia contada no cais da Bahia.
obras que só reafirmam que é doce morrer nas ondas verdes do mar. narrativa que traz esperança. Jorge Amado escreve um milagre.

Antonio 22/01/2022

Vida, amor e morte daqueles que vivem do mar
Uma lindíssima obra, que transita entre a prosa e a poesia com lirismo, mas também com um realismo impactante sobre a vida e a pobreza daqueles que vivem do mar.
Apresenta uma realidade pouco conhecida de uma imensa quantidade de pessoas que vivem dos mares e dos rios em um país continental como o Brasil.
Indispensável para conhecer o Brasil e, em especial, a Bahia.

Karol.Urie 21/01/2022

Passei muita raiva, mas tirando isso foi até legalzinho.
Eu que já tenho medo do mar, acabei tendo mais medo ainda ?
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante