Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Julia 03/08/2024

Macbeth
Amei demais essa leitura, mesmo sendo um livro curto, a história é bem elaborada e tem uma grande carga emocional.
O livro nos passa uma sensação de estar sendo seduzido junto com o personagem principal, é possível perceber o conflito entre fazer o certo ou seguir os desejos mais profundos.

É uma obra genial.

sophiea.machado 02/08/2024

Estava com medo de começar a ler Shakespeare por causa do formato de de peça que os livros contém e que eu não estava acostumada, então começar a ler Macbeth que é uma peça curta mas ágil foi uma escolha muito boa. A obra é envolvente, com diversas coisas acontecendo e com diálogos lindos e poéticos, que para mim serviu como uma ótima introdução ao dramaturgo.

ayasolem 31/07/2024

Há algo muito poderoso naquelas três, adorei tudo envolvendo as previsões e suas consequências na cabeça do protagonista, mas em geral não me entreguei tanto quanto esperava, um clássico grandioso que não chega a ser super cativante, mas ainda é forte

Fabi 29/07/2024

Releitura necessária.
Releitura depois de muitos anos. Agora mais madura, consegui perceber mais a importância e as responsabilidades de cada personagem. Sinto a necessidade e vou estudar mais para entender melhor as várias camadas desse texto. Experiência maravilhosa, mas quero entender melhor as questões de ambição, destino, livre arbítrio etc.

Greice21 25/07/2024

Sangue , coroa, poder?
Primeira obra de Shakespeare por mim lida até o momento. De início fiquei bem insegura, quanto a leitura por se tratar de uma peça teatral, e sua organização atual quem fala é este, aí sai   fulano entra o ciclano, mas logo que me entrosei com o cenário, fiquei bem envolvida, imaginando as cenas, como se estivesse num teatro ou mesmo dividindo o campo de batalha ou o salão do castelo com o personagem. E o grau de poder feminino de Lady Macbeth, para influenciar o marido a cometer um ato de tamanha crueldade, utilizando-se de adjetivos diminutos que fere a masculinidade, poder e imagem do homem, para que o mesmo não pense duas vezes em acatar. As que envolvem misticismo dão um ar bem medieval para o roteiro e deixaram tudo mais interessante.

Farleyzinia 23/07/2024

Se a verdade for boa demais, desconfie!
Já é a 4ª peça de William que leio e faz todo sentido ele ser tão aclamado! Esse fica em segundo lugar no meu ranking de favoritos, perdendo só para "A megera domada".

Achei a leitura deste mais fluida que a de Hamlet, a sequência da tradição, ascensão e queda é muito linear e simples de acompanhar, diferente de Hamlet que em alguns momentos me senti confusa junto com quem estava próximo de Hamlet.

Aqui a loucura de Macbeth é menos efusiva, mas bastante perceptível, e creio que se o contraponto dele o Banquo, permanecesse um pouco mais em cena teria sido mais interessante, já que é ele quem tenta manter a razão sobre a aparição das feiticeiras e pedr pra que desconfie do teor da profecia delas.

Adorei a leitura!

pirocadeperuca 20/07/2024

Ótima peça, sombria do início ao fim. Apesar de ser tão ágil, acontece muita coisa, não dá descanso ao leitor. Gostei, mas acho que haveria gostado mais se houvesse maior profundidade

Breno.Franco 15/07/2024

Impressionante
Amanhã, e depois de amanhã, e depois de depois de amanhã
Se arrastam a passo lento, dia após dia,
Até a sílaba derradeira do tempo registrado;
E todos os nossos ontens apenas iluminaram, a nós tolos,
O caminho até a campa empoeirada. Apaga-te, vela efêmera!
A vida é apenas uma sombra que caminha, um pobre ator
Que se empertiga e esbraveja por uma hora sobre o palco
Para nunca mais ser ouvido. É uma história
Contada por um idiota, cheia de som e fúria,
Significando nada.

(V.5. 19-28)

shell.shocked 13/07/2024

O belo é podre, e o podre, belo sabe ser. Ambos pairam na cerração e na imundície do ar.
É com essa frase que começa essa tragédia, simplesmente SOMBRIA!
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
“Mas é estranho, porque muitas vezes, no intuito de conduzir-nos até a destruição, os instrumentos de Satã contam-nos verdades, cativam-nos com insignificâncias claramente honestas, só para trair-nos em consequências as mais profundas.”
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
“Deixas que o teu ‘Não me atrevo’ fique adiando tua ação até que o teu ‘Eu quero’ aconteça por milagre; como a gata, coitadinha, que queria comer o peixe mas não queira molhar a pata.”
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
(...) fazemos de nossas faces máscaras para nossos corações, disfarçando-se assim o que eles são
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
"Coisas para quais não há remédio não devem ser contempladas"
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
"A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco - faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."

(Impossível ler sem lembrar de Crime e Castigo)

thaisraiz 12/07/2024

Daora, legal. É uma vibe meio criativa a floresta descendo e a morte por um homem que não nasceu de mulher. Interessante e faz a gente pensar sobre o que era consagrado na época da apresentação da peça

Jpmalcher 10/07/2024

"Sangra, sangra, pobre Pátria. E tu, poderosa Tirania, podes assentar com segurança tuas fundações, pois o Bem não ousa contrariar-te. Podes desfilar com o teu saque, pois teu título recebeu confirmação."

"Apaga-te, apaga-te, chama breve! A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco ? faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."

abibliotecadamica 04/07/2024

Excelente.
Escrita entre 1603 e 1607 e ambientada na Escócia medieval, a obra narra o plano de conspiração da ardilosa Lady Macbeth e seu marido para assassinar o Rei Duncan e assumir o seu trono.
Macbeth é um general do exército escocês, muito apreciado e valorizado pelo Rei Duncan da Escócia, que retorna vitorioso de uma batalha, junto com seu amigo Banquo, após derrotar as forças aliadas da Irlanda e Noruega.
Ambos têm um encontro com 3 bruxas que profetizam que Macbeth será feito Thane Cawdor (título do pariato da Escócia) e na sequência estará destinado a ser rei.
Após o encontro com as bruxas, Macbeth é de fato nomeado Thane de Cawdor, o que o intriga e potencializa a idéia de que poderá chegar ao trono. A cobiça claramente o estimula, mas ele tem compreensão de que para tal fato ocorrer teria que assassinar o rei. Macbeth escreve, assim, para sua esposa, Lady Macbeth, relatando o ocorrido. Ela, desejando o reinado para seu esposo, planeja o assassinato do rei para aquela noite. Se para Macbeth há desde o início algo sedutor, mas incerto, sobre a profecia das bruxas, para Lady Macbeth não há nenhuma hesitação. Ela consegue assolar toda a resistência do marido e convencê-lo a executar o seu plano . É aqui que conhecemos a maldade e a inteligência desta vilã. Porém, após a conclusão do ato, começamos a acompanhar as mudanças sofridas por ambos, da insanidade até a total ruína.
Macbeth é uma peça sombria, trágica, intensa e poderosa. Explora a ganância, a cobiça, a maldade e a culpa. Riquíssima no concernente aos diálogos, à intensidade dos personagens, esta tragédia nos traz o mal em seu auge. Fabulosa!

Isabella638 17/06/2024

Muito bom!
Eu não gosto de Shakespeare, mas reconheço que o cara sabia escrever, viu! Excelente tragédia, obrigada Cliver!

Alexandre663 15/06/2024

Não atingiu minha expectativa
É um ótimo livro, porém estava com muitas expectativas pelo nome do autor e o livro não foi capaz de me impactar. Apesar disso a história me prendeu e me emocinou até certo ponto, com certeza irei ler outras obras do Shakespeare futuramente.