Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Bruna 26/01/2022

Classico! Leitura básica! Tantas reflexões, deixe o passado no lugar dele. Se não ha presente, não terá futuro. Machado de forma poética me ensinou muito.

emily 26/11/2021

Ruim
Personagens fracos, sem personalidade, mal construidos, chatos. A história só enrola e enrola, da vontade de desistir, só não o fiz pois preciso para a escola.

O plot twist é fraco, até eu pensaria em algo melhor. Machado já fez trabalhos melhores.
Akilla 26/11/2021minha estante
"Preciso pra escola"kkkkkkkk,amei,também leio muitos livros da escola forçada

Kecia.Viana 24/01/2023

HELENA Livro 5/2022
Como assim um dia eu não gostei desse livro??

Machado falando de tanta coisa proibida para época.

Uma narrativa mega legal e com um final surpreendente.

Essa é minha 3 vez no livro. Só agora li certo!! ??

de Paula 22/03/2021

Helena: Primeiro contato com Machado
Helena foi um dos meus primeiros contatos com a obra de Machado e a mais diferente possível do autor, pois esta é romântica e bem ao estilo do ápice do romantismo, com os elementos de amor impossível e as últimas instâncias que pode levar o desespero humano.

Essa obra continua com lugar cativo em meu coração, por ser muito bem escrito, com angústias reais e uma história completamente envolvente, sem nenhuma declaração tácita, porém com o entendimento do profundo e complexo amor que Helena tem que esconder de todas as pessoas mais queridas.

Helena é a filha bastarda de um conselheiro muito rico, que ao falecer, deixa em seu testamento a obrigação da família em compartilhar a herança financeira, assim como receber a jovem na sua casa, cuidando dela como se fosse filha legítima. Estácio é o filho do conselheiro, que de bom grado, aceita os últimos desejos do pai, enquanto a tia, Dona Úrsula, não é muito afeita da ideia de ter uma jovem estranha na casa. A jovem chega e começa a encantar a todos, menos o amigo de anos, Doutor Camargo. Sua filha, Eugênia, era a prometida de Estácio e com a interferência de Helena, ele temia que de alguma forma sua filha fosse prejudicada. Após uma grave doença, Helena ganhou a tia de todo o coração, no entanto, os passeios matutinos à cavalo começaram a ser motivo de suspeitas e curiosidade de muitos.

A narrativa se desenrola com noivados, amores fracos, mentiras, interesse financeiro e muito desprezo pelos escravos (como se fossem nada além de objetos, não pessoas, embora o fossem lembrados em caso de suspeitas que se levantam para cima da protagonista), descobertas sobre os verdadeiros sentimentos e a grande e misteriosa origem de Helena.

Apimentado com os toques de amigos e do padre, uma situação que poderia ter sido resolvida de forma simples, em nome dos bons costumes se tornou algo completamente trágico e fora de controle.

A crítica social presente é sobre o Conselheiro, que se vê no direito de ter as mulheres que quer, mesmo magoando a esposa e independente das consequências na vida das outras pessoas e famílias, simplesmente porque ele pode, por ser rico. Isso o autor deixa claro, embora, com o desenrolar da história, as pessoas se esqueçam dessa premissa e se lembrem apenas do desenlace amoroso de Helena.

Uma história que vale a pena ser lida, além de comparada aos maiores clássicos do Romantismo, que poderá ser notada como uma obra prima, com todos os elementos da época, com alguns detalhes do estilo machadiano, bem singelos na obra, considerando que é seu terceiro romance, o mais distante de tudo o que escreveu, mesmo assim, magistral.

Mika 27/07/2021

"Perdi tudo, padre-mestre!"
As últimas páginas foram com os olhos banhados, mas o coração se alegrava de ter lido essa obra belíssima e marcante.

Carol 14/02/2022minha estante
Machado é maravilhoso demais.

Flávia 03/06/2022minha estante
Sim!! pretendo fazer uma maratona machadiana

iza 27/07/2020

Muitos conhecem Machado apenas por suas obras realistas, porém sua fase romântica é muito boa! É massante, realmente, mas tem reviravoltas e o final é o auge desse livro. Vale a pena ler.

Amanda2676 22/10/2022

Não esperava por tão bela obra!
Realmente Machado não é tão prestigiado de graça.
Eu me surpreendi positivamente com esse belíssimo livro. No início, confesso que a linguagem mais robusta e a estória me fizeram desanimar. Contudo, dediquei mais atenção e tempo a ela e aí sim pude contemplar a obra de arte. Helena é um livro que com certeza irei reler para matar a "saudade" do Padre Melchior (que personagem!! ).

@Matcholo 17/11/2020

O melhor livro do Machado que já li, escrita perfeita, personagens e ambientação muito melhor que os demais que tenho lido dele, sem dúvidas se destaca positivamente em relação aos últimos que li e se tornou meu preferido, achei alguns problemas no final, mas sigo apaixonado por helena então preciso recomendar a leitura desse clássico, mesmo pra quem não gostou muito de dom casmurro e dos outros mais famosos do machado.
Layla.Ribeiro 17/11/2020minha estante
Ual , fiquei curiosa pra ler

@Matcholo 17/11/2020minha estante
não espera muito do final com eu disse, mas de todos que eu li do machado esse foi o único que não li "por obrigação de conhecer o clássico" kkk, a historia me pegou de jeito.

Denise.Marreiros 02/04/2020

A escrita do autor te ganha de cara, Helena é uma heroína fascinante mas tirei uma estrela pelo final.

Dayane.Franca 07/08/2022

Leitura agradável
Livro muito bom, leitura fácil e fluída para quem quer começar a ler clássicos. Machado de Assis nos inspira com seus ensinamentos e sua forma poética de escrever.

Emi - Espider-Gil ;) 22/08/2021

? Helena
Vi uma resenha de Helena no canal ?Ler Antes de Morrer? e fiquei com vontade de ler e ter o meu primeiro contato com um livro de Machado de Assis.

E foi assim que umas 23h peguei o livro e comecei a lê-lo e coloquei como meta só ir dormir após termina-lo.

Confesso que me senti entretida com a história, apesar de não ser do meu gênero favorito. Me lembrou muito uma novela da Globo, mas acredito que muito melhor (onde já se viu comparar o aclamado Machado de Assis com uma novela, da Globo ainda?).

Com esta comparação rasa que fiz, pensei que iria acontecer uma coisa bem mais trágica (não que não tenha sido um final triste), porém foi totalmente diferente como pensei.

Nas minhas conclusões finais devo dizer que a história é muito boa (como não poderia ser, já que fui dormir mais de 1h querendo saber o final kakaakkaaka). O desfecho trará aquele típico drama e moral dignos do romantismo, usado muitas vezes até os dias atuais.

??
manoel 29/08/2021minha estante
Vale a pena ler. Li há poucos dias. Adorei

Emi - Espider-Gil ;) 29/08/2021minha estante
Verdade! É um livro muito bom!

Ju 15/08/2023

Laços não tão familiares
" Há sonhos que deviam acabar na realidade do outro século "

Já li alguns livros do nosso querido bruxo, mas tenho certeza que até agora nenhum me arrebatou como esse. Que maravilhosa surpresa! Encontrei em suas palavras conforto e uma sede pela leitura que há muito tempo não tinha.

Helena é uma bela controvérsia, desde sua personalidade até suas atitudes. Ela sabe o que quer, mas também é prisioneira do destino que planejaram para ela. Os personagens secundários completam essa trajetória de forma cativante.

Machado de Assis nunca se prendeu ao que a sociedade esperava de um romance, e com esse não foi diferente. Soa mais como uma história verídica, e talvez isso em união com suas palavras perspicazes e sagazes torne tudo tão interessante.

Estou apaixonada ?

Renata 05/09/2022

Helena
Uma leitura envolvente e curiosa que nos prende do começo ao fim.Realmente Helena é encantadora e cativa todos ao seu redor.Fiquei chocada com o final.Machado de Assis é sensacional.Super recomendo está leitura.