Erks -  O Mundo Interno

Erks - O Mundo Interno Trigueirinho

Resenhas - Erks - O Mundo Interno

Carla.Parreira 14/10/2023

Erks, mundo interno
O livro apresenta uma civilização intraterrestre chamada Erks (Encontro dos Remanescentes Kósmicos Siderais) que é muito mais evoluida do que as civilizações da superfície. Nela vivem seres de diferentes galaxias e até mesmo da Terra. A consciência, quando se polariza com niveis mais elevados, produz uma irradiação que estimula e ajuda a humanidade em geral, podendo acorrer a partir disso uma abertura nos canais de comunicação entre a personalidade e o eu superior, inclusive durante a noite enquanto o cerebro fisico está dormindo. O lado direito do cerebro está ligado as questões espirituais superiores enquanto o lado esquerdo está relacionado ao materialismo inferior e instintivo.
A harmonia é necessária e o bem estar nos conduz a ela. Entretanto, ese bem estar não debe ser confundido com prazer, pois este produz uma insatisfação crónica, uma ansiedade eterna e uma sede insaciavel. Quando estamos imersos no prazer, a dor nos consome e, ilusoriamente, tratamos de não ver essa dor fingindo que ela não existe.
A humanidade é um dos fatores que provocam cataclismos. Muitas vezes estes podem ser uma forma com que a natureza terrestre responde as agressões que lhe fazemos. As emanações etéricas e astrais não podem ser detidas pela tecnologia terrestre atual. O homem pensa em sua imaginação humana que toda a matéria que compõe a terra existe somente para que ele usufrua de seus benefícios, mas em verdade tudo funciona em prol de um equilíbrio maior e para o próprio funcionamento do planeta como um todo, e não para o uso indiscriminado de quem quer que seja. O homem já liberou energia nuclear em excesso desde que explodiu seu primeiro dispositivo atômico.
Através do lançamento de foguetes e satélites ao espaço, alimentado por métodos considerados primitivos em comparação com os utilizados pela maioria dos mundos mais adiantados (que não comprometem a integridade do espaço), o homem está destruindo um delicado equilibrio, e interferindo nos reinos da matéria tanto física quanto etérica, ainda desconhecida. Experiências espaciais estão quebrando as freqüências vibracionais que podem se tornar perigosas quando ficam desequilibradas. Cataclismas anteriores de grande importância como os ocorridos na época de Lemúria e Atlántida serviram para realinhar as forças terrestres e para possibilitar ao homem recomeçar seu trajeto evolutivo dentro de uma nova experiencia.
Como se sabe, Lemúria foi destruida como consequencia do mal uso que a humanidade fez das forças instintivas. O mesmo aconteceu com Atlántida que fez mal uso das forças emocionais canalizadas na satisfação dos desejos através da magia negra.
A terra atualmente, segundo algumas profecias, terá que mudar o curso mental dos homens para que a inteligência seja utilizada segundo o plano evolutivo divino. O desmatamento e a dizimação de animais a cada dia agridem mais o meio ambiente natural. Seres espaciais tentam ajudar o caos do nosso planeta. Possuímos sete corpos que em ordem ascendente são: Físico, Etérico, Astral, Mental Inferior, Manásico (Mental Superior), Búdico e Átmico, que em seu conjunto constituem quaternário e o ternário, a PERSONALIDADE (Físico, Etérico, Astral e Mental Inferior) e a INDIVIDUALIDADE (Mental Superior, Búdico e Átmico).
Vejamos:
1 - O Corpo Átmico: É o Corpo onde reside a Mônada (centro de força do Logos) humana, nosso Deus Oculto que nos dá a Vida e a Autoconsciência.
2 - O Corpo Búdico: A palavra buddhi vem do sânscrito e traduz-se por sabedoria. Este é o corpo da Sabedoria divina, da intuição, dos lampejos divinos e dos sentimentos superiores. É a contraparte superior do Corpo Astral ou Emocional. É a sede do Amor Incondicional pelo Criador e pelo próximo, da Renúncia, do Perdão, da Pureza, da Síntese, da Unidade.
3 - O Corpo Manásico, ou Corpo Mental Superior ou Corpo Causal: É o corpo da nossa Mente Abstrata, que pode ligar-se à Fonte Suprema e captar diretamente o Conhecimento Universal, sem esforço intelectual de qualquer natureza Neste corpo atuam os Mestres, filósofos e gênios que trazem novas revelações ou novos aspectos da Verdade Universal à Humanidade. A prática da meditação é a principal porta de acesso a este corpo. Neste corpo reside o nosso Anjo Solar, ou nosso Mestre Interno, ou nosso Eu Superior.
4 - O Mental Concreto ou Corpo Mental Inferior: É o veículo do pensamento. Com uma estrutura mais sutil e menos definida, ele contém nossos processos mentais, nossas idéias e geralmente aparece aos videntes na forma de uma auréola dourada. Este corpo possui 7 subdivisões.
Estas subdivisões ou subplanos inferiores constituem propriamente o mental inferior, que é dissolvido em cada encarnação, enquanto que as três subdivisões superiores constituem o imortal mental superior ou corpo manásico. Ali residem os pensamentos nossos de cada dia, ou seja, as preocupações, o raciocínio prático, lógico, analítico, egoísta, calculista, enfim o tipo de pensamento que gera carma e mantêm-nos afastados de tríade superior. A sua contraparte superior é o corpo mental superior (Mental Abstrato, ou Corpo Causal, ou Corpo Manásico).
5 - O Corpo Astral: O corpo astral interpenetra o corpo etérico. É o veículo das emoções, desejos e paixões; corresponde exatamente à matéria física que a interpenetra, cada variedade de matéria física atrai matéria astral de densidade correspondente. Tem a forma ovóide e é constituído de radiações coloridas que os videntes descrevem quando observam a aura. Nos homens mais primitivos sua constituição áurica é grosseira. É a sede dos instintos, das emoções fortes, desejos e paixões. O amor terreno que vibra egoisticamente, com necessidade de posse, ciúmes, autopiedade etc, tem origem nesse corpo. À medida que evoluiu e seus sentimentos começam a se expressar nos subplanos superiores, o indivíduo sublima este corpo e começa a ligar-se à sua contraparte superior, ou Corpo Búdico (ou Corpo Intuicional, ou Corpo Crístico), sede do Amor Universal incondicional.
6 - O Corpo Etérico: É o veículo do prana, da força vital universal (o Ki do ReiKI). Este corpo absorve o prana ou vitalidade e o distribui pelo corpo físico. É a ponte entre o corpo físico e o corpo astral, transmitindo a consciência dos contactos e as sensações físicas ao corpo astral. Inversamente, também transmite a consciência astral e dos corpos superiores ao cérebro físico e ao Sistema Nervoso.
7 - O Corpo Físico: Serve para nos manifestarmos no plano tridimensional, chamado comumente plano denso, que é onde a matéria tem sua completa manifestação. É claro que este veículo é adaptado para este plano físico. Ele é o laboratório, através dele poderemos trabalhar nossa evolução. Destrinchando o tema, vale explicar que cada homem possui doze mônadas-almas e cada uma delas possui uma forma de curar, aprender e trabalhar. Cada uma dessas por sua vez se divide em doze corpos.
A mônada principal chama-se hierarquia maior, a qual não trabalha como as mônadas. Cada mônada em si busca uma virtude e se encontra em um dos planetas do sistema solar. Portanto, são doze o número de regentes solares, ou seja, hierarquia de mônadas.
Cada mônada um dia se converterá em Logos. O homem deve, necesariamente, universalizar-se e impersonalizar-se a fim de manifestar a sua realidade que é divina. Seu sentido de personalidade dá uma representação obscura e egoísta diante do universo e da consciencia.
Somos um ser físico, mental, emocional e espiritual, conectados por um corpo de luz que irradia energia e nos liga a uma progressão infinita de seres de luz. O aumento de energia interior ativará talentos ocultos e fará renascer habilidades psíquicas, tais como a clarividência, a clariaudiência, a telepatia e a consciência perceptiva que envolve o ?saber?. Felizmente, o medo tem um antídoto simples. O amor dissolve o medo, então você precisa saber recuperá-lo quando ele se afasta temporariamente. A gratidão é um tipo de expressão de amor que tem um poder enorme.