Maravilhas do Conto de Aventuras

Maravilhas do Conto de Aventuras Diversos

Resenhas - Maravilhas do Conto Universal

Henrique Fendrich 09/02/2020

Achei que esse volume está um nível abaixo dos demais dessa maravilhosa coleção que é a "Maravilhas do conto".

Os contos mais interessantes para mim foram o do Simbad, das "Mil e uma noites", e o de Homero, com a história do Ciclope, mas uma parte desse interesse se dá pelo fator histórico das obras. O melhor conto do livro talvez seja a “Descida do Maelstrom”, do Poe, que, no entanto, eu já conhecia. As imagens que esse conto cria são realmente muito marcantes.

Esse livro me ofereceu a oportunidade de ler os primeiros textos de Byron (“Mazzepa”), Júlio Verne (“O Motim da ‘Bounty”) e H. G Wells (“O tesouro da floresta”), mas não apreciei muito os seus contos. Nem o conto do R. L. Stevenson, de quem costumo gostar, foi do meu agrado (“A ilha das vozes”). O de Kipling, “Toomai dos Elefantes”, beirou o insuportável.

Observei também que são poucos os contos em que não acontece alguma forma violenta, pois isso parece associado ao conceito que se tem de “aventura”. Nenhuma morte, no entanto, terá sido mais escandalosa do que a de um bebê que é segurado pelos pés e jogado de encontro ao tronco de uma árvore, rachando o seu crânio. Isso está no conto “A cativa”, de Caroline Gordon, e quem cometeu a atrocidade foi um índio.

Isso também é uma coisa que me incomodou em alguns textos, as noções etnocentristas, a caracterização dos outros como “selvagens” e a atribuição a eles de atos desonrados e reprováveis. Isso talvez seja inevitável em mundo ainda por descobrir, cheio de terras desconhecidas. Agora já não há mais muito espaço para os exploradores, mas é bem possível que a aventura – e os preconceitos – continue um dia em escala cósmica.

Botaram um conto de Tolstoi no livro também, “O prisioneiro do Cáucaso”, que achei razoável.