Perto do coração selvagem (eBook)

Perto do coração selvagem (eBook) Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Nah S 27/11/2023

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
Finalizei este livro com uma sensação gostosa no peito. Quase como uma nostalgia. Como se tivesse entrado no universo particular de outra pessoa e conhecido todo o seu íntimo. É assim que vejo essa leitura, que para mim, meio que funde a história dos personagens com o relato dos sentimentos da própria autora, como num diário. Clarice transcreve as emoções de Joana e de todos os personagens com uma profundidade tão grande que só uma pessoa que realmente sente aquelas emoções poderia descrever.

O livro traz uma experiência de vida bastante profunda de Joana, sua infância, o relacionamento com o pai, com seu marido e com a amante deste. Joana tem uma ânsia muito grande por viver, realizar-se. Suas emoções e percepção do mundo ao seu redor são tão à flor da pele que é interessante notar pelas metáforas presentes.

Adorei notar que Clarice remete a figura de Joana e suas emoções, frequentemente, como semelhantes ao mar. Todos sentem algo ao se aproximar dele. Como a profundidade, sua imensidão, sua profundidade, sua explosão de força e a beleza de sua calmaria. A possibilidade de mudança de "humor", de tempo, reviravolta. Realmente amei essa leitura. A linguagem figurada e poética dele exige do leitor uma maior atenção, paciência e perspicácia, para perceber o sentido contido nas entrelinhas. Sem dúvidas, foi o livro mais desafiador que já li na vida.

Apesar de não ter uma linguagem direta, acredito que a beleza maior de tudo está em poder ter adentrado o universo particular da autora. Com certeza quero ler mais da Clarice no futuro e descobrir se ela mantém sempre esse padrão de linguagem, com muitas metáforas e mensagens subentendidas. Sempre tive curiosidade de conhecer seus livros.

Enfim, neste livro estão presentes personagens profundos e eu adorei as reflexões quando a narrativa passava a ser escrita do ponto de vista deles.

Super indico:

*****Meu trecho favorito:

" "Não sei" não é resposta. Aprenda a encontrar tudo o que existe dentro de você."

gabi 26/11/2023

"No entanto sentia que essa estranha liberdade que fora sua maldição, que nunca ligara nem a si própria, essa liberdade era o que iluminava sua matéria. E sabia que daí vinha sua vida e seus momentos de glória e daí vinha a criação de cada instante futuro."

rillari. 25/11/2023

Finalmente terminei
Demorei mais que o esperado para terminar esse livro por causa da faculdade, mas talvez tenha sigo algo muito bom eu pude me deleitar sobre as profundidades que o livro me propôs de uma maneira mais perene. Simplesmente uma obra de arte.

Sofia136 24/11/2023

10/10
Senti tanta coisa lendo q n tem nem como explicar, o pior foi ainda se identificar com a personagem e os sentimentos q trás junto vsfff

citraterranova 18/11/2023

Finalmente terminei este!!!! apesar de a escrita ter sido maçante pra mim porque eu gosto de entender o que to lendo e é difícil acompanhar o fluxo de pensamentos da clarice, eu adorei o livro e me identifiquei muito com a joana.

cajuleituras 14/11/2023

Não teria dado conta de ler esse livro se não tivesse meu professor de literatura brasileira toda terça e quinta falando sobre ele por duas horas.

Ryanhappy 13/11/2023

Para dentro de si
Perto do coração selvagem (1943) não é um livro e sim um monumento,Clarice nos transporta por meio de um Fluxo de consciência insano, que na história nos faz ter a sensação de que estamos sendo levados por meio do bombeamento de um Coração para o mais íntimo de cada personagem da historia,
Então caro leitor não tente entender cada minúcia desse livro,encare como uma experiência sensorial e emotiva que vai lhe penetrar o seu Ser cada vez mais fundo,como as ondas do mar.

debora-leao 12/11/2023

Livro bom e exigente: não dá pra se desconcentrar
Neste primeiro livro de Clarice o fluxo da consciência me assustou pela intensidade. Isso, unido a uma personagem às avessas de Macabéa, como é Joana, mulher totalmente introspectiva, poética, flutuante, resulta em um livro poético em detalhes, que precisa de atenção a cada palavra para que se acerte o ritmo. Não conseguia lê-lo qualquer dia em qualquer situação. A narrativa em si acaba ficando em segundo lugar, pq o livro é sobre relacionamentos com uma pessoa como Joana (ou sobre relacionamentos sendo uma pessoa como Joana).

Para mim, pessoalmente, foi cheio de gatilhos de momentos e lembranças e sensações que tive e vivi, quando mais jovem. Eu comecei pq queria poesia para ver, justamente, se as lentes sobre meus olhos que me mostravam um mundo com cores mais brilhantes e profundas voltariam, mas não foi suficiente. Foi como ver um filme, em vez de viver. Mas há que se dizer, acima de tudo que disse aqui, que ler Clarice é uma experiência extremamente pessoal. Ela precisa do seu repertório, do seu olhar sobre a vida para tecer suas histórias, e, com isso, cada leitura é única. Daqui a alguns anos, checarei como estarei.

Isabelle 11/11/2023

De Profundis
Li Clarice no ensino médio nas aulas de literatura e não conseguia compreender a profundidade da sua escrita. 11 anos após a minha última leitura de Clarice resolvi ler Perto do Coração Selvagem, consegui compreender algumas partes e até me identificar com a protagonista Joana, mas acho que a cada leitura de Clarice compreendemos um pouco mais sua forma de escrita e seu metaforismo.

Pasklan 09/11/2023

Um livro com várias perspectivas
O livro traz uma história de forma bem abrangente e com várias formas de compreender cada personagem.

Gabi 07/11/2023

Ainda fico muito impressionada com o jeito de escrever da Clarice Lispector, principalmente com sua incrível desenvoltura em dar sentido e conseguir descrever e representar o funcionamento da mente e a diversidade de informações que perpassa por ela na elaboração dos pensamentos.

O livro é muito bom, mesmo com a estrutura complexa.

haruurane 07/11/2023

Que livro lindo. a personagem é tão intrigante, seus pensamentos sempre tão poéticos são encantadores, por mais ruins que sejam.
tudo pelo que ela passou confirma a frase "não se nasce mulher, torna-se mulher."
um evento canônico da vida de toda mulher é lidar com um turbilhão de decepções ao mesmo tempo e se identificar com a pearl, encontrar refúgio nos livros da clarice.

awildphoenix 05/11/2023

É facil de se perder.
Pra mim não funcionou e suspeito que tenha sido porque não li o livro num só fôlego. Acho que ele funcionaria melhor assim. Me peguei lendo à força em alguns momentos, mas certas porções da narrativa me emocionaram bastante, por isso as duas estrelas. Espero que numa releitura eu consiga aproveitar mais.

Flavia 05/11/2023

Muito mundo interior
Eu já esperava que o livro retratasse bastante do mundo interior da personagem, Clarisse Lispector é reconhecida justamente por isso e já li outros livros delas que gostei muito e justamente por isso. Mas esse não me pegou. Acho que o retrato introspectivo da personagem é tão prioritário, que me fez falta maiores dados de enredo para aproveitar a leitura.
É o livro de estreia da escritora, tenho a impressão que nós seguintes esse balanço é mais equilibrado