Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Carlos770 17/07/2023

Como acabar com a Guerra Fria for dummies
Obra máxima do inglês AlaMó (e, segundo alguns, dos quadrinhos), Watchmen é clássico até dizer chega. As oito primeiras edições beiram a perfeição. Acho que a coisa perde um pouco o gás no último quarto (nºs 10-12), mas é impossível negar que é um final criativo e marcante, embora um pouco ingênuo.

Marcelo573 10/08/2023

Uma das coisas mais densas que ja li na vida.
Não tenho muitas palavras para definir o que é Watchmen, e menos ainda o porque ele é tão bom. Me deixou estramente pensativo, empolgado em alguns momentos e chocado em outros. Não é uma leirura indicada para quem esta começando a ler quadrinhos ou quem não conhece nada de super-heróis, mas se você gosta do gênero e ja esta familiarizado com suas convenções, leia imediatamente.

pazuzuls 05/09/2023

Olha eu já vi muita gente reclamar do final de Watchmen e agora lendo tudo eu entendo muito o motivo, honestamente e lembrou um filme infantil da Disney chamado “Bolt - o supercão”. Talvez pra época deve ter sido inovador (ou não, não sei), mas eu sinceramente achei um final ingênuo demais pra uma obra tão… Complexa? Com muita ruindade? Não sei se vou conseguir me expressar direito.

Mas de qualquer forma, eu gostei muito de Watchmen, já é a terceira vez que leio, porém a primeira que consigo chegar até o final (infelizmente a faculdade me impediu de ler tudo das outras vezes) e gostei muito, mesmo que a história perca um pouco o ritmo mais ou menos nos 2-3 últimos volumes.

Renan 29/09/2023

Claramente uma das melhores hqs que já li, não só pelo roteiro da historia em si, mas a própria arte e alguns detalhes da edição (a cada capítulo tem uma página que os divide com uma imagem de um relógio na parte inferior e na superior um ?sangue? que escorre e vai aumentando a cada capítulo, conforme a história avança) que tornam a experiência da leitura muito gratificante.

Eu não conhecia a história completamente, sabia de trechos, conhecia alguns personagens, mas nada disso atrapalhou a leitura. Inclusive na edição que li tem alguns textos extras no final explicando detalhadamente sobre eles e o todo universo envolvido. Enfim, agora pretendo ver a série da hbo que me disseram que é legal (aparentemente tem um filme que não é tão legal e disseram pra evitar). Leitura divertida, recomendo.

Icaro.Morbeck 13/10/2023

O suprassumo da nona arte
Watchmen não se trata apenas de um dos melhores quadrinhos que já li, mas uma das mais incríveis experiências literárias que já tive. Cada página que passava me fazia apreciar o cuidado minuscioso que foi tido com essa história, e isso me deixavam em êxtase. Os capítulos são tão ricos em conteúdo, e a narrativa tão cheia de personalidade é o que eleva o patamar desta obra para um nível inigualável.

A maneira como Alan Moore e Dave Gibbons compoêm os planos e quadros possui uma virtude cinematográfica. A dupla tem conhecimento de como um plano influencia diretamente no seguinte, e fazem cortes motovados em favor da narrativa, que
manipulam de maneira inteligente e criativa. Isso, faz com que os dois aproveitem tudo do que a mídia dos quadrinhos pode oferecer.

É brilhante a maneira como os quadros, embora mostrem duas cenas paralelas, fazem uso dos diálogos e dos balões de pensamento para comumicar uma mesma ideia, em conjunto com a ilustração. Dessa forma, a frase sendo dita em uma cena, faz
completo sentido quando inserida no contexto da outra.

A coesão na obra de Alan Moore é algo para se inspirar. Sua história foi tão bem elaborada, que o leitor constantemente se encontra tentado a voltar à capítulos anteriores em busca dos detalhes perdidos que, só foram ganhar maior relevância depois na história. Isso torna as cenas muito mais significativas e completas. Me vi fazendo isso até a última página.

ElisaCazorla 24/10/2023

O projeto que deu errado
Ler quadrinhos é uma experiência muito interessante. Super heróis e super poderes me cansam mas cheguei no fim. Considerando a história em si, não é o meu Alan Moore preferido, mas considerando a construção dos quadrinhos e a maneira como a história foi contada é o meu preferido. Adoro o fato de não ser linear e ter me deixado com a sensação de totalmente perdida durante uma boa parte da leitura mas, de repente, tudo parece se encaixar de forma brilhante. Achei GENIAL os quadrinho onde a imagem está num momento da história e o texto do quadrinho está em outro momento e, muitas vezes, até em outro tempo, ou seja, um diálogo acontecendo antes ou depois do quadrinho que estamos vendo. Genial! Sensacional! Parece confuso, mas não é. Brilhante.
A partir do contexto histórico no qual o autor do quadrinho está inserido no momento que escreve sua obra, é compreensível esse ambiente constante de guerra, URSS sempre vista como a grande inimiga mas, pra mim isso também é muito cansativo.
Ao final nos é apresentada uma ideia de esperança, uma tal utopia que eu considero muito infantil sobretudo quando enxergamos esse desejo por uma perspectiva mais atual e depois de tantos outros debates e livros que pensaram essa tal utopia. Alan Moore não é o único. É interessante pensar que autores que viveram as duas grandes guerras tinham esse desejo utópico de um mundo de paz e me parece que acreditavam mesmo na possibilidade de paz mundial e oferecem um possível caminho para chegar nela. Autores mais recentes já entendem que se pudéssemos começar de novo, estaríamos exatamente no mesmo lugar.
O ser humano é um projeto que deu errado.
Muito embora não tenha sido a minha obra preferida do Alan Moore e tenha me cansado algumas vezes, eu adorei ler! Me diverti e me impressionei com a capacidade incrível dos autores. Realmente, ler quadrinho é uma experiência diferenciada!

Luiza2542 16/11/2023

This Is Quadrinhos
O mago Alan Moore não erra.
Um deleite atemporal, um verdadeiro quadrinho com todas as suas nuanças.

Jonatasinho 21/12/2023

Perfeito
Eu amo dms essa hq, como pode o Alan Moore te uma mente tão genial pra escrever isso. Como pode o personagem mais poderoso desse universo ser um indo ali

enzobernardi 12/01/2024

Watchmen
Simplesmente incrível! Um dos melhores quadrinhos que já li. A história é extremante viciante, de modo que você quer sempre saber o que vai acontecer a cada capítulo que passa.

Para quem gosta de detalhes, pode ler toda a parte por trás da história, como foi a composição, detalhes de ilustração? Vale a pena!

Rafael.Garrote 18/01/2024

Alan Morre - genialmente hipócrita
Alan Moore decidiu usar dos super heróis para arrancar a carapuça e mostrar a verdadeira identidade, reaça, mesquinha, sádica e feita para conservar as ordens socias que estão por trás.
O único erro é tentar acabar com os super heróis usando eles, dá para perceber que não funcionou muito bem ...

Leticia.sc 18/01/2024

"Who watches the watchmen?"
A história se passa em uma América dos anos 80 em que os heróis se tornaram ilegais, após pressão popular. Nesse contexto, o assassinato de um antigo herói se torna o começo de uma cadeia de eventos que põem em risco a deflagração de uma guerra mundial. Com isso, antigos heróis que estavam escondidos tentam descobrir o que realmente está acontecendo.
Alan moore mais uma vez entregando uma obra cheia de debates e questionamentos pertinentes.

Lucas.Jose 01/02/2024

O filme é ruim mesmo.
Eu já tinha assistido o filme quando adolescente e achei ele incrível, ano passado reassisti e achei meia boca, e agora com o quadrinho o filme virou ruim. Enfim, se eu não soubesse da trama talvez a leitura seria muito melhor, mas pude aproveitar bem.

Luis361 01/02/2024minha estante
Eu disse

Natalia.Eleodoro 01/02/2024

PERFEIÇÃO
Alan Moore mergulhou de corpo e alma nessa obra, simplesmente perfeito! Indico para todos que querem iniciar uma HQ e não sabem por onde começar, essa aqui é perfeita! Muito bem escrita e desenhada, com uma leitura muito fluida.

pqpestela 02/02/2024

ALAN MEU MANO
Todo mundo gosta demais de watchmen ... realmente é muitoooooo boooom

o desenho é fenomenal, a historia é maravilhosa

(SPOILER: que FINAL foi esse, MATARAM meu querido rorschach como ele fosse merda ... merecia mais)