Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Fpalhares 23/04/2023

Excelente.
Hesse novamente nos convida a nos achar, para assim conseguirmos olhar o mundo pelo nossos próprios olhos.

Emy 22/04/2023

Alugou um palácio na minha cabeça
Eu acabei esse livro alguns dias atrás mas precisei me deixar relaxar a mente um pouco para escrever sobre ele. Me prendeu do início ao fim e tem uma escrita tão linda, e cenas tão bem desenvolvidas que eu me senti crescendo com o Sinclair, eu me senti junto com ele em todos os momentos e escolhas. O crescimento e o olhar do Sinclair para o novo mundo, Também despertou em mim.
Com toda certeza irei ler novamente, marcando ainda mais, parece o tipo de leitura que quando mais você lê, mais tem coisas que deixou passar despercebido.

Mai.lendo 18/04/2023

Auto-conhecimento e reflexão
É uma obra que te faz pensar, refletir sobre a vida e sobre si mesmo, sobre suas escolhas e seus atos.
Acompanhamos Sinclair com suas dúvidas, medos, inseguranças, qual caminho seguir, o certo e errado, e Demian, com todo seu conhecimento e mistério, que levam o amigo ao importante encontro com si mesmo.

Tiago343 18/04/2023

Não sinto que estou bem
A realidade nunca prevê escapatória

Viver é uma busca para encontrar a você mesmo, encontrar o que você é. O livro é muito difícil de ler, levei bem mais de duas semanas para ler ele, ele é difícil não nas palavras mas nos sentimentos que ele provoca, não posso afirmar com certeza se é pelo que eu estou vivendo agora, mas acabei de ler o livro no trabalho agora... e não estou psicologicamente me sentindo bem, tô triste, desci 6 paradas após a minha para voltar andando pra casa, casa entre aspas, não me sinto em casa mesmo estando em casa.

O livro é forte, tem muita, absolutamente muita coisa nele, não sinto que através de uma resenha poderia descrever e estou triste por isso pq sei que lendo a essa resenha vc pode ler ou não ao livro mas por favor leia.

PS: eu tenho a marca de Caim.

Karina Paidosz 16/04/2023

No início da leitura, não tava dando nada pra esse livro.
Acho que, lá pelos 18% a história vai se direcionando para algo bem diferente, bem ao estilo Herman Hesse. Dividido entre o mundo ideal e o real, com suas interpretações.

O que amo demais TBM nessas obras quando trata de misticismo e autoconhecimento, da busca da essência do Eu. A obra narra principalmente os conflitos internos e isso me pega demais.

Só não dei 5 estrelas pq acho que ficou um pouco vago, os aspectos existenciais em relação a personalidade de Sinclaír. Acredito que poderia ser mais aproveitado.
Essa foi a minha percepção. Queria mais de Demian. Contudo, ainda assim, foi uma excelente leitura ?

maitecoropos 15/04/2023

DEMIAN - Hermann Hesse
Tenho tanta coisa pra falar...
A leitura me fisgou do início ao fim. Li muito rápido porque não conseguia parar. O Sinclair carrega uma tensão que é apresentada na primeira página, e que só se resolve nas últimas palavras do livro. É impossível acompanhar a trajetória dele e não se identificar em algum nível. Em alguns momentos eu até esquecia que é um livro de 1919, porque as principais questões dele são muito atuais! Quando o livro vai chegando a final, a tensão vai chegando ao limite, e é como se o conflito interno do Sinclair (ou talvez de toda a humanidade) culminasse na guerra. E é impressionante comparar essa trama com o que estamos vivendo em 2023, mais de 100 anos depois. É a humanidade completamente adoecida com conflitos internos que não sabe resolver, apelando para a violência, buscando a morte para lidar com a dor. Que livro necessário! Recomendo 100%.

Habib's_131 07/04/2023

Ainda estou processando, mas favoritei ?
Se tornou num dos meus favoritos e verdadeiramente adorei, talvez isso varie de pessoa pra pessoa, mas definitivamente é meu tipo de livro.

Dá pra ver a filosofia de Nietzsche nesse livro. Fiquei refletindo sobre ele e virei a noite pra terminar ontem kkkkkkk

Paloma 05/04/2023

Se tornou um dos meus autores favoritos ?
?O livro é um clássico da literatura alemã e conta a história de Emil Sinclair, um jovem que se vê dividido entre dois mundos: o luminoso, onde estão os valores familiares e religiosos, e o sombrio, onde estão as tentações e os mistérios da vida. Ao conhecer Max Demian, um colega de escola enigmático e carismático, Sinclair inicia uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento, que o levará a questionar tudo o que lhe foi ensinado.

?É um livro que explora temas como psicologia, filosofia, religião e simbolismo, de forma profunda e envolvente.

?Minhas impressões

Essa é minha segunda leitura desse autor e eu sou totalmente facinada pela escrita dele. Demian foi um livro que literalmente me parou e me fez refletir sobre minha própria identidade e destino. Apesar da leitura ser um pouco densa em alguns momentos, eu super recomendo, principalmente para quem gosta de romances de formação e de desafios intelectuais.

? Curiosidades

- O livro foi publicado originalmente sob o pseudônimo de Emil Sinclair, nome do narrador da história, mas depois Hermann Hesse revelou ser o autor.

- Foi escrito durante a Primeira Guerra Mundial, como uma forma do autor expressar sua crítica ao nacionalismo e ao militarismo da época.

- O livro serviu de inspiração para a era Wings do grupo de k-pop BTS, principalmente para a música Blood, Sweat and Tears. (alô armys ??)

Brenda.Pita 30/03/2023

Demian
Não consigo traduzir muito bem a profundidade que essa história carrega, é preciso consumí-la para compreender verdadeiramente. É um livro curto, porém, bastante carregado de conceitos filosóficos, não foi uma leitura rápida pra mim, só que foi uma leitura extremamente tocante. Darei 4 estrelas por ter consciência de que é uma história excelente, mas que não faz muito bem o meu tipo de livro.

Charleees 27/03/2023

Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe, Sinclair se rebela contra as convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas.
Durante todo o livro percebemos um Sinclair em desenvolvimento, acompanhamos todas as fases de sua vida, desde a infância a fase adulta. Só no último parágrafo Hesse deixa claro que Sinclair finalmente encontrou o que buscava - seu eu - ele finalmente consegue enxergar a si mesmo, e graças a Demian, que no início do livro revela ser um jovem precoce, inteligente e carismático, um ser completo, que acaba virando guia para Sinclair que caminha ora pelo bem, ora pelo mal, pelo inquieto e pelo tranquilo, a busca e o encontro, a tristeza e a alegria.
Aqui nós não temos o Demian adulto, o Demian adulto vai ser o Harry Haller em O lobo da Estepe (segundo algumas pesquisas que fiz), Harry Haller é o personagem mais autobiográfico de Hermann, (basta perceber as iniciais dos nome Hermann Hesse He He e Harry Haller Ha Ha). Hesse traz muitos elementos autobiográficos aqui em Demian também, durante toda sua vida ele tentou se encontrar, assim como Sinclair, foram três casamentos, uma viagem a Índia e tantas outras coisas.
Falando mais sobre o livro é realmente fantástico, com uma linguagem/escrita/vocabulário fácil (o que me surpreendeu) você consegue lê-lo facilmente,(minha edição de bolso tem 157 páginas, um libro curto) mas, com uma história repleta de antíteses, metáforas e significados.
Foi bom começar Hesse por aqui e fica minha inteira observação para quem quiser começar a ler Hermann Hesse começar por esse livro também

* Resenha Outubro 2015

Nay 27/03/2023

A consciência em nós
Demian transborda de filosofia, reflexões e exploração do mais íntimo de uma pessoa. Acho que qualquer pessoa, em qualquer época, poderia ler Demian e encontrar algo que o puxa, o atrai e o faz parar e pensar profundamente.

Pasando por um momento difícil, me senti guiada em alguns momentos e, como o protagonista Sinclair, também senti o impulso de rejeitar esse chamado. Principalmente quando o que está te atraindo te puxa para longe da luz reconfortante da zona de segurança, mesmo que em direção a um lugar igualmente reconfortante. Mas a escuridão amendronta, e se esperar até que esteja pronto ao invés de segurar a mão do guia com confiança, você ficará preso no que já perdeu ou não te pertence mais.

Acompanhei Sinclair como um filho pródigo que retorna e depois se despede adequadamente para, enfim, abrir-se e abraçar tanto o mundo sombrio quanto guardar com carinho a lembrança do mundo luminoso.

Muitas vezes durante a leitura me peguei distraída destrinchando e tentando entender algumas passagens e sem perceber, me perdia de bom grado em meus pensamentos. Embora algumas vezes tivesse a impressão de que me faltava compreensão, aprendi com Demian a confiar no meu instinto. Não uma confiança cega, mas a que surge de uma relação de respeito para consigo e sua alma.

Demian é como a imagem de um guia, mas também (no meu entender) da consciência calma e perspicaz que devemos construir em nós mesmos.

"Terás que ouvir em ti mesmo, e então perceberás que estou dentro de ti."

Lulu 26/03/2023

Demian
Esse livro acabou comigo... Mais do que qualquer outro... 200 páginas que me fizeram refletir e talvez entender o que o autor buscava... Definitivamente essa obra é um dos bens mais valiosos que já pude experimentar.

Rafael.Rovath 25/03/2023

Reflexões profundas
Hermann Hesse é um dos meus escritores preferidos. Seus livros trazem inúmeras e profundas reflexões. Sua obra tem características filosóficas, além de passagens pela psicologia e religião. A música também está sempre presente.

Demian foi o primeiro romance que li deste premiado autor. E o li em um momento da minha vida em que havia tomado umas das decisões mais difíceis e, por muito tempo, refleti se havia sido a melhor escolha.

Por isso, um trecho ficou cravado na minha memória e até hoje o revivo, feliz por ter seguido adiante:

"Todos as pessoas vivem esses momentos difíceis. Este é o ponto da existência em que surge a maior oposição entre o avançar da própria vida e o mundo em derredor, o ponto em que se torna mais duro conquistar o caminho que conduz à frente. São muitos os que unicamente esta vez passam na vida por aquele morrer e renascer que é o nosso destino, somente esta vez, quando tudo o que chegamos a amar quer abandonar-nos e sentimos de repente em nós a solidão e o frio mortal dos espaços infinitos. E há muitos também que se embaraçam para sempre nesses escolhos e permanecem a vida toda agarrados a um passado sem retorno, ao sonho do paraíso perdido, o pior e o mais assassino de todos os sonhos."

Se gostarem, vale apena ler a trilogia Demian, Sidarta e O Lobo da Estepe, que retratam respectivamente a juventude, a fase adulta e a maturidade dos personagens em busca do autoconhecimento.

Recomendo muito!

Cristiano15 19/03/2023

A jornada até o eu.
"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo"

Livro bem profundo.... recomendo. Certamente é aquele livro que teremos que ler várias vezes ao longo da vida.

Rafael2157 14/03/2023

Todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo
Durante a nossa curta estadia nesse mundo, vamos encontrar pessoas loucas, estranhas, e até mesmo perigosas. Mas até no irracional existe um misticismo que desperta em nós aquilo que individualmente não seríamos capazes de pensar sobre. Demian é uma dessas pessoas.

O livro é repleto de dualidades antagonizantes. Mas é acima de tudo sobre a construção da personalidade de um protagonista em busca de sentido. Desde sua infância com a ruptura do berço familiar, os impulsos adolescentes e por fim, a afirmação de sua própria personalidade.

A valorização da individualidade, dos impulsos naturais imorais, a fidelidade ao destino, o impulso ao incerto, a aceitação das mazelas e o mais importante: tu te tornar efetivamente quem és.
Tudo isso é Max Demian, e tudo isso é o ubermensch. Aquele que procura a si mesmo, afirma-se em si mesmo, segue diante de seu próprio caminho, e através dele, as tradições serão rompidas e novos valores se estabelecerão.

Com tudo isso, constrói-se uma narrativa que amarra todas essas reflexões em uma áurea mística, com uma escrita poética e tão visceral que é possível sentir as próprias experiencias pessoais do Hesse nas pouquíssimas 196 páginas.