O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Marcos Bulzara 27/04/2011

FASCINANTE!
Draco Saga é mais do que uma trama envolvente e rica em detalhes
em que dragões e humanos dividem o mesmo planeta. Se fosse só por isso, já valeria a pena a leitura.
Fábio Guolo lança mão de uma narrativa que evolui à medida em que
a história avança e a conduz de forma primorosa.
Draco Saga não é uma história sobre dragões. Melhor do que isso,
o livro usa esses personagens como pano de fundo para revelar algo surpreendente. Vemos corrupção, ganância, suborno, paixão e vingança entre outras misérias humanas.
Draco Saga é um retrato fiel do nosso próprio mundo e daquilo que podemos nos tornar.
Leitura muito mais do que recomendada!!
F. G. CARD 28/04/2011minha estante
Muito obrigdo Marcos!

ana paula 11/04/2011

Dragões e uma grande aventura
O que você acha de embarcar em primeira pessoa em um livro cujo narrador é um dragão? Seria diferente. Confesso que esta aventura me agradou bastante. Fabio Guolo contextualiza sua estória entre magia, humanidade, diálogo e harmonia. Aponta com perfeição os inúmeros erros das condutas humanas. Nascidos e dominantes em um outro planeta, os dragões são seres com um refinado senso de lógica, astúcia e justiça. Por um erro de magia, o seu mundo é invadido por humanos, que resolvem transformar o novo habitat numa réplica da Terra. Destruindo tudo o que está à sua volta, os humanos se transformam em verdadeiros predadores e incomandam os antigos habitantes da planeta. Os dragões precisam tomar uma atitude contra esta praga. Para tanto, resolvem se infiltrar no mundo e nos costumes humanos, através da possibilidade de se metamorfosearem como homens. Mas nem tudo é ruim. Sentimentos, como o amor, nunca outrora conhecido pelos dragões, lhe são apresentados e vividos.
Gostei muito da narrativa, do suspense, da guerra, da espionagem, do enredo, tudo muito bem elaborado. Estou muitíssimo curiosa para saber a jornada que Dyfr (o dragão narrador) deverá fazer para se aprimorar.
Recomendo com muita enfase!

F. G. CARD 12/04/2011minha estante
Obrigado Ana!!!
Pessoal... a Ana é autpra de Apátrida.
Um livro excelente!
Muito me honra tê-la agradado da maneira como ela descreve.

Patty 30/05/2011

História interessante
Gostei muito do livro, apresenta uma história interessante com partes emocionantes e algumas mais descritivas, um pouco mais lentas. Há momentos em que o leitor não consegue desgrudar os olhos da leitura! Apenas uma crítica construtiva seria com relação à revisão do texto, que apresentou alguns erros de Português e/ou digitação. Mas, no geral, está de parabéns!!
F. G. CARD 30/05/2011minha estante
Obrigado Patty!

Dr. 25/04/2011

Maravilhoso!
Em viagem à Joinville-SC eu, que não posso ver uma livraria e já vou entrando, passando em frente a uma em shopping da cidade, entrei.

Sempre fui da opinião que os livros mais expostos são apenas os que pagam para assim estar e não são necessariamente bons. Portanto, como de praxe, segui para as prateleiras.

Eis que me chama a atenção este livro, com um dragão heráldico na lombada, única parte do livro à mostra. Saquei-o da prateleira e, depois de ver o mesmo dragão heráldico grande na capa, folheei, li orelhas e capas e comprei. 2 dias depois concluí que foi um dos melhores investimentos literários que já fiz.

Conheci o próprio Skoob através do livro que apresenta os links na última página e, antes de escrever aqui, percorri algumas opiniões já postadas. Percebi que as únicas notas abaixo de 4 estrelas são de moças jovens ainda muito ligadas à modinha do estilo fundado por Crepúsculos e afins. Se você é desta turma não leia este livro, pois provavelmente não gostará e não entenderá.

Mas falando do que é bom: O livro.
Nunca vi nada nesta linha. Existem diversos livros e filmes sobre Dragões, mas mostrando o ponto de vista deles, nenhum que eu saiba. Colocando os humanos como vilões de fato, também nenhum que eu conheça. O autor simplesmente expõe a sociedade humana a um julgamento que provavelmente jamais terá e induz o leitor a reflexões que poucas pessoas teriam uma vez na vida. E tudo sem a introversão dos grandes filósofos e analistas.

A narrativa discorre fácil e o modo peculiar dos "Dracos" se expressarem é uma atração à parte. É como se eles realmente tivessem aprendido um português arcaico ontem e da maneira correta de se falar sem dialetos, gírias e tantas bobagens que enfeitam a linguagem cotidiana atual.

O enredo que, ao longo do texto, adquire um ritmo vertiginoso, na minha opinião é excelente, conciso e muito bem construído e entrelaçado. Ficam evidentes as influências do autor e suas fontes de inspiração e mais evidente ainda sua capacidade de criar. Apesar de ter um ponto de partida perceptivelmente bem fundamentado na literatura fantástica e jogos de RPG os escritos de fato não se parecem com nada que eu já tenha lido.

Para ressaltar pontos negativos do livro posso dizer que encontrei um ou outro errinho de digitação e pontuação, mas como, enquanto leitor, considero a criatividade ACIMA DE TUDO em um livro, não há nada que mereça perder uma estrela sequer. Muito pelo contrário.
F. G. CARD 25/04/2011minha estante
Obrigado Doutor!
Além da paixão pela literatura, aparentemente temos em comum o apego pelos animais.
Também sou protetor.
Grande abraço!

Nathalia Cabral 18/03/2011

Draco Saga: O Despertar (Vol. 1)
Se você gosta de ler só por diversão, você pode ler Draco. Agora, se gosta de história e/ou de dragões só tenho uma coisa a dizer: super recomendado.
...
É um livro forte ou talvez eu diria intenso, leva a reflexão em vários momentos e mostra que a literatura nacional tem muitos autores de qualidade que merecem um espaço no mercado e que infelizmente tem muitas dificuldades quanto a isso.

(Para ler o texto completo, acesse: http://estantedossonhos.blogspot.com/2011/03/draco-saga-o-despertar-vol-1-sorteio.html)
F. G. CARD 19/03/2011minha estante
Obrigado Nath!
Adorei a resenha!

FC 23/04/2011

Um dos melhores livros que já li.
Tá... demora um pouco a engrenar, mas é o começo de uma série e isso justifica tudo.

Pouco antes da metade do livro um rítimo alucinante se imprime na narrativa e não é mais possível largar até terminar.

A narrativa sob o ponto de vista de um Dragão? Uma sacada fantástica!
E a inversão de papéis colocando a humanidade como a grande vilã da história também matou a pau!

Quem não parou para pensar nas questões colocadas por este livro, sinceramente, talvez não tenha tido maturidade para compreendê-lo e com certeza não entendeu a profundidade da mensagem que ele transmite.

Nunca fui um grande fã de litertura fantástica, mas este eu digo, é mais do que fantástico e me valeu cada centavo que gastei em sua compra.
F. G. CARD 25/04/2011minha estante
Obrigado FC!

Tuas palavras são uma Honra para mim!

Lu 12/02/2013

Muito fraco
Ao ver a capa do primeiro volume da Draco Saga, eu esperava algo entre as "Crônicas do Mundo Emerso" da Lícia Triosi com uma pitada da ácida crítica religiosa da ótima trilogia "Fronteiras do Universo", de Phillip Pullman.

Minhas impressões foram por água abaixo logo nas primeiras linhas, com a narrativa pomposa do Fábio Guolo. Era tudo tão perfeito e cheio de frufrus, que eu imaginei um cenário meio de desenho de Disney e o dragão de aspecto assustador da capa ganhou a roupagem de um gorducho pônei amarelo. Na minha inocência, eu achei que o autor estivesse sendo irônico, veja você.

Mas ele não estava, e aí é que está o cerne do problema de "O Despertar" : ele fica em cima do muro. O texto não é suficientemente cretino para ser um reverso do divertido e comovente "Como Treinar o seu Dragão", ao mesmo tempo que não funciona como drama épico porque a todo momento se é bombardeado com pérolas do tipo "Se eu não fosse tão poderoso e glorioso, diria que ela me enfeitiçou com o olhar". Seria cômico, se não fosse tão exasperante.

Eu até compreendo que a intenção do autor seja que o leitor veja o personagem como ele o vê: como um grande, assustador e admirado guerreiro. Mas não é com cenas de reverência e crianças boquiabertas que se consegue isso. Pelo menos, não no meu caso. Quando eu leio uma cena como essa, o personagem automaticamente perde pontos comigo. Grandeza é algo que se demonstra com atitudes, pensamentos. Quando penso em grandes personagens, imagino Harry Potter, Lyra Belacqua, Jon Snow, Percy Jackson, Aragorn e Lisbeth Salander. Personagens menosprezados, maltratados por seus pares e que tiveram que provar o seu valor. E Pônei Gorducho ganhou um monte de prêmios e gente lambendo o chão onde pisa por causa de quê? Sinceramente, não sei dizer.

E com isso, fui perdendo o interesse pela história. Ia acontecer uma caçada, mas eu temia que ela tivesse o mesmo nível de emoção com que PG dizimou uma vila, copulou e falou com um amigo: nenhuma. A narrativa do autor é até bastante clara e detalhista. Mas acaba ficando um pouco over por causa dos exageros. Menos firulas e mais história teriam resultado numa leitura mais interessante.

Resumindo: "Draco Saga: O despertar" é um livro que não diverte, não emociona e não me convence. E eu nem vou entrar no mérito da discussão religiosa proposta porque simplesmente não vale a pena.

Não recomendo.

Márcia 03/12/2011minha estante
AMEI. Há tempos eu gostaria de ter paciência para escrever uma resenha como esta sobre este livro. Sinceramente, Lu, observe as notas e as resenhas que este livro recebeu... Não entendo. Acho que as pessoas que conseguem passar da página 20 simplesmente entram em coma e terminam a leitura como zumbis, só pode.

Lu 02/06/2012minha estante
Também prefiro dragões como animais selvagens, mas achei que seria interessante ler algo diferente. O problema é que não basta ter uma boa ideia. É preciso saber executá-la. Preocupação em demasia sobre como o leitor deve ver o personagem atrapalha o andamento da trama.

Márcia 13/02/2013minha estante
Até me interesso por dragões inteligentes, apesar de nunca ter lido um livro onde os dragões fossem o centro da história. Minha máxima experiência com eles se resumo Às Crônicas do Mundo Emerso. E mesmo aí não curti muito.

Será que não gosto de dragões?

Mas independente dos seres escolhidos pelo autor, o livro em si é ruim. Adorei sua qualificação da narrativa como "cheia de firulas". Concordo plenamente.

Lu 13/02/2013minha estante
Talvez seja o caso: vc simplesmente não gosta de dragões. Mas eu ainda sugiro dar uma lida nas Crônicas de Gelo e Fogo. A mitologia dos dragões é bem interessante.

No caso da Draco Saga, a firula só piora as coisas. Não adianta ter firula, se narrativa, construção de personagens e mitologia não são bem desenvolvidos.

Andrea 27/03/2018minha estante
Obrigada, me salvou de gastar um crédito do PLUS à toa.

Fulana Leitora 27/09/2012

Resenha feita por Kezia Martins no Blog Fulana Leitora - http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/09/resenha-de-book-tour-draco-saga-fabio.html
Uma nova visão.

Os Dracos, novos velhos conhecidos dragões, são seres extremamente poderes e desenvolvidos, são superiores. Em nossas histórias, lendas e contos de fadas, vemos os dragões como o mal a ser exterminado. Como a besta a ser caçada por nossos bravos heróis, guerreiros e cavaleiros montados em um cavalo branco. Mas, e se nós, seres humanos, fossemos o mal?

Draco Saga é narrado em primeira pessoa pelo Draco Dryfr, o guerreiro. Após despertar de uma hibernação que durou 29 décadas, Dryfir se depara com um mundo novo. Nada mais é como antes. Seu mundo foi infectado com uma praga altamente destrutiva e que se prolifera rapidamente. A praga em questão somos nós, seres humanos.

O mundo de Dryfr era habitado pelos Dracos, poderosos, de sabedoria elevada. Apesar de haver seres inferiores, como os elfos e anões, o mundo era um lugar pacifico e prospero. Mas, em sua inferioridade, os elfos romperam o equilíbrio ao tentar executar uma magia e a praga chamada humanos encheu seu mundo.

Por anos os Dracos ignoraram os humanos por achar que não passavam de seres inferiores como os outros. Muito insignificantes para preocupar os poderosos Dracos. Mas, com o tempo, os humanos se mostraram uma praga maior do que o imaginável. Com sua sede por riquezas e posses, os humanos, aos poucos, foram devastando tudo ao redor. Ao perceberem a magnitude dos estragos causados pelos humanos, os Dracos se reuniram para tomar as providências necessárias. E a única alternativa possível era cortar o mal pela raiz. Os humanos deveriam ser exterminados.

Os Dracos começam a armar a estratégia para liquidar com os humanos, mas percebem que não é preciso se dar ao trabalho. Os humanos, em sua ignorância, se destruiriam a si mesmos, precisavam apenas de um pequeno empurrão. E, é ai que Dryfr enfrenta o maior desafio de sua existência, se infiltrar entre os humanos. E sentir na pele, literalmente, os sentimentos e emoções que nos afligem.

Nessa guerra silenciosa entre Dracos e humanos nos é apresentado, em riqueza de detalhes, o multiuniverso medieval. As vilas e reinos humanos, divididos sejam por questões políticas ou religiosas, são de encantar qualquer um.

A forma como o Fabio Guolo descreve os cenários é surpreendente. Não é possível negar a influência de Tolkien em sua obra. E eu, como grande fã de O Hobbit, posso dizer que Draco Saga não deixa a desejar em nada.

A estória te prende do inicio ao fim. Com muita aventura, mistério, magia e descobertas surpreendentes. Draco Saga oferece ao leitor uma nova visão da humanidade, suas falhas e fraquezas. Nos apresentando um novo mundo de possibilidade e quebrando os nossos conceitos. Ao terminar de ler, você se pega pensando se nós somos realmente os seres dominantes.

Terminei essa leitura extasiada e ansiosa. Quero ter em mãos o mais rápido possível Draco Saga: A Sentinela.

Laisy 09/08/2012

O livro é narrado em primeira pessoa pelo dragão Dryfr - O Grande Guerreiro. Em uma manhã normal, ele desperta após sair de sua hibernação de inverno e se depara com criaturas estranhas nunca vistas antes de sua hibernação. Após estudá-las e observá-las durante um dia inteiro, chega a conclusão que realmente nunca as viu antes, e decide procurar o Mestre Wyrmygn. Durante o encontro, para sua surpresa, descobre que na verdade dormiu por mais de vinte e nove décadas. Descobre também que os seres estranhos com o qual se deparou, são os humanos. Seres inferiores que invadiram o multiverso (universo no qual eles vivem) e que querem se apossar de tudo o que pertence aos dragões.

A história gira em torno do plano que os dragões têm para destruírem os humanos, já que estes, por serem seres inferiores, não podem e também não possuem responsabilidade e condições reais para controlarem as forças existentes no multiverso, colocando em risco o lugar em que vivem.

Recebi Draco Saga - O despertar, de um Book Tour que me inscrevi e estava super entusiasmada para começar logo a leitura, pois nunca tinha lido nada sobre dragões especificamente, mas infelizmente tenho que relatar que me decepcionei. A minha leitura desse livro foi muito sofrida. Isso mesmo! Sofrida! E vou dizer o por quê: o livro possui personagens com nomes que eu tive muita dificuldade de decorar. Imaginem uma cena em que vários dragões estão em uma reunião. Agora imaginem todos eles falando na reunião e que os nomes deles sejam: Dryfr, Wyrmygn, Drywt, Fwlyr, Gwrtyr e por aí vai. Eu ficava louca, pois não sabia quem era quem no meio desses nomes e no final não sabia quem estava falando o quê. E não pensem que escrevi esses nomes aqui por que no final consegui decorar!!! Só consegui escrevê-los aqui, por que depois de muito sofrer na leitura sem nunca saber quem era quem, por não conseguir decorar esses nomes impossíveis, descobri que no final do livro existe uma listagem com esses nomes e dizendo quem é quem.

Não consegui viajar pela história, como sempre acontece quando leio meus tão adorados livros de fantasia. Isso porque depois do momento em que li: "Então Dryfr e Wyrmygn se abraçaram", achei totalmente impossível imaginar dois dragões na forma que conhecemos e imaginamos, se abraçando como pessoas, (pois se era abraço de dragão não foi descrito como era).

As vezes eu tinha a impressão que estava lendo um livro sobre qualquer outros seres, menos dragões, pois tinham algumas atitudes muito humanas. Não conseguia imaginar de jeito nenhum dragões falando e fazendo o que era descrito no livro.

Uma pena não ter gostado e como sempre digo aqui, irei sempre dar a minha opinião sincera sobre o que achei. Lembrem-se que o fato de eu não ter gostado, não significa que vocês também não irão gostar.

Esta resenha também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Lá você também encontrará resenha dos mais variados tipos de livros. Fiquem a vontade para visitar! www.perdidasnabiblioteca.com

Leticia2354 07/09/2011

Resenha: Draco Saga: O Despertar.
Já imaginou viver em um mundo onde nós somos considerados invasores? Onde nós somos a praga? Onde planejam nos exterminar pelo fato de estarmos perturbando, atrapalhando e se envolvendo na vida dos outros seres que já habitavam àquele mundo?
Pois é exatamente o que acontece em Draco Saga: O Despertar.
Um mundo onde existem as mais variadas criaturas, os dragões sendo uma dessas, tem um de seus, como narrador: Dryfr, um dragão dourado, muito prestigiado e conhecido entre todos os outros. Onde os dragões se dizem, e são os seres mais evoluídos em seu planeta, são surpreendidos com uma nova raça, uma raça que mesmo sendo inferior, ameaça a existência dos dragões, que há muito tempo viveram em paz.

Continue Lendo:

Leko 21/01/2011

"Humanos inferiores, Humanos inferiores"
Se tirassem essas duas palavras dos primeiros cinco capítulos do livro... bem, o livro começaria quase no capitulo 6.
E o livro segue aquela tendência dos livros hoje em dia, com narrador em primeira pessoa, coisa que eu acho que limita muito o texto. Porém o escritor consegue, se aproveitando de super velocidade, super visão e super inteligência do dragão-narrador, dar uma visão bem ampla dos acontecimentos, abrangendo vários planos da história ao mesmo tempo.
Até o meio do livro, a história é um pouco parada e monótona, com intervenções narrativas para as famosas "explicaçõesa do porque as coisas acontecem assim naquele universo", mas até que o livro da uma guinada, e a história começa a correr num ritmo alucinante e que cria MUITA expectativa, fazendo com que eu devorasse a segunda metade do livro na metade do tempo q levei para ler a primeira. Se os nos próximos dois volumes esse ritmo se manter, a Saga tem tudo para ser uma das grandes sagas escritas nos ultimos anos.
F. G. CARD 22/01/2011minha estante
Obrigado pela resenha Leko!
É bom ouvir críticas também, pois nos abrem pontos de vista, as vezes, novos.

Confesso que não é a 1ª vez que alguém fala que a história está devagar até a metade, mas não tive como fugir disso justamente por se tratar de um universo inteiramente novo (como citaste) e que precisa ser explicado.

O próximo volume não terá esta necessidade tão latente e começará com um ritmo mais rápido.

E não serão 3 volumes. Serão 5 no mínimo! hehe...

Obrigado mais uma vez!

Andy 13/09/2011

Excelente
Otimo livro para quem gosta de historias épicas.

Diferente de boa parte de livros medievais o detalhe que se destaca neste é a forma clara e direta expressa na narração, o que torna a leitura mais emocionante e menos massante.

Personagens magnificos e detalhados de forma estupenda, os cenários fantasticos(elaborados de forma que só um mestre em rpg faz.

Algumas partes cliches, porém com desenvolvimento surpreendente.

E é claro, algo que me intrigo de forma positiva e tambem negativa foram os nomes dos Dracos, que emboram fossem nomes belos e escolhidos cuidadosamente, sao nomes muito complexos ate mesmo na pronuncia, pois o idioma no qual eles estão ainda não consegui decifrar, fora que para memorizar também é trabalhoso, nessa parte alivia que o nome dos humanos na era medieval sao menos complexos.

Quero agradecer ao Fabio que é um excelente escritor, além de ser um otima pessoa, pelo livro, que este vai ficar em cena durante muitos anos, que me deu uma das melhores leituras que eu ja tive.

Ja aguardo ansioso o lançamento do 2º volume

Viviane 12/04/2012

Resenha feita por: Viviane do blog Razão e Resenhas
Minha Resenha

O livro Draco Saga – O Despertar é uma obra de fantasia escrita pelo autor nacional Fábio Guolo.
Nesse primeiro livro da saga vocês serão apresentados ao Dragão Dryfr que nos conta sua história e aos conflitos vividos por sua espécie após serem descobertos pelos humanos. Depois de despertar de uma hibernação de 290 anos Dryfr recebe o título de sábio entra para o Conselho dos Sábios, se casa, engravida sua fêmea e vai em busca de vingança pela morte do irmão, torturado e executado por humanos. Dryfr embarca em uma aventura fantástica e uma batalha violenta contra os seres que desejam usar os Dragões como meros animais de guerra e destruição.
Adorei a caracterização dos personagens, o autor os descreve tão mágicos, imponentes e inteligentes quanto cheios de tormentas e sentimentos contraditórios, foi isso que senti ao compreender mais profundamente o dragão Dryfr.
Infelizmente em algumas horas a narrativa me cansou um pouco, principalmente nos detalhes das guerras e as minúcias que o autor usou para descrever as armas, talvez por ser mulher eu não tenha apreciado devidamente essa parte. Também achei difícil pronunciar os nomes dos dragões mas nem por isso me desanimei e continuei a ler, e quando me acostumei aos nomes eles me soaram perfeitos ao contexto.
O enredo principal onde Dragões e Humanos tornam-se inimigos é fantástico, adorei.
A descrição da ganância humana é fiel aos homens da época narrada no livro e acho que serve bem aos nossos dias inclusive. A descrição da espécie Draco, seu amor pela natureza de onde os dragões retiram sua força motriz, o cenário inventado pelo autor será apreciado pelos os leitores, especialmente aqueles que amam o gênero fantástico estilo Eragon, Senhor dos anéis e Harry Potter, pelo teor "animais de lendas" que são infinitamente inteligentes. Também agradará aos aficionados por RPG, pois foi fácil pra mim lembrar de "Dungeons and Dragons",e outros. Como já contei aqui no blog anteriormente, fui jogadora de RPG de mesa.
Juntando fantasia e mistério, Fábio Guolo fez uma obra na minha opinião bem marcante e muito bem desenvolvida. Ansiosa por poder ler em breve a continuação da série e voltar a saber mais sobre a vida e saga do Dragão Dryfr e sobre o que acontece com todos os personagens desse mundo mágico criado por esse autor nacional que tanto me surpreendeu .
O livro tem sua diagramação comum, páginas brancas mas a leitura não me cansou as vistas e foi fluida.
Encontrei alguns poucos erros ortográficos, mas nada que pudesse me deixar incomodada ou que importunasse a leitura.
Livro recomendadíssimo.

Gêmeas 02/05/2011